20 setembro, 2006

Miguel Sousa Tavares – Nortada

O silêncio dos culpados...

1 - Como já se percebeu, em termos penais, o Apito Dourado vai dar em nada: vai dar em apito encalhado, como eu escrevi logo de início. Uma vez mais, sucedeu o que já se vem tornando uma regra nos chamados processos mediáticos: a justiça avança com todo o espalhafato possível, querendo mostrar ao pagode que não recua perante os poderosos. Escudados no secretismo das investigações e no desconhecimento que os suspeitos têm sobre o valor real das suspeitas que sobre eles, os responsáveis pela instrução dos processos vivem dias de glória no seu papel de incorruptíveis justiceiros, tratando aos poucos de ir promovendo a condenação dos seus alvos junto da opinião pública, através de judiciosas fugas de informação— mais tarde investigadas pelo senhor Procurador-Geral da República, sempre para concluir que não há responsáveis, apenas os irresponsáveis dos jornalistas. Assim se vão consumindo os suspeitos em lume brando, sem possibilidade efectiva de defesa e tidos já como bandidos aos olhos da opinião pública. Mas eis que chega o momento da verdade: a instrução chega ao fim e entram em cena os advogados de defesa e os mestres especializados em vendas de pareceres jurídicos. Em breve se conclui que não há matéria efectiva para condenação em juízo e os processos são arquivados, sem que as pessoas percebam como. É este o destino mais do que provável do Apito Dourado.

Mas sobra, entretanto, o foro desportivo-disciplinar. Se as escutas não são válidas ou suficientes para obter uma condenação criminal dos implicados, ou se as provas recolhidas nada provam, resta que há, no que vem sendo divulgado, matéria mais do que suficiente para acusar disciplinarmente todos os implicados nas escutas e varrê-los a todos, sem excepção, iniciando uma vasta operação de higiene e limpeza, verdadeiro acto refundador do futebol português. Mas, como é óbvio, tal operação não será nem poderá ser levada a cabo pelos órgãos da Liga e da Federação actualmente em funções e que são, eles próprios, os principais implicados nesta geral porcaria.

Pelo que, sugiro medidas de excepção: que o governo tome posse administrativa da Liga e da Federação, que as regenere se for possível, que as extinga se for inevitável, mas que, nomeando gente séria e fora do futebol, instrua os processos que forem necessários e corra com todos os implicados de uma vez para sempre: dirigentes associativos, dirigentes de clubes, agentes, árbitros, treinadores e intermediários.

O que não é possível é continuar a escutar o silêncio ensurdecedor deste bando de cavalheiros e continuar a vê-los, impávidos, em funções, como se nada tivesse sucedido e nada tivéssemos sabido. A ver se o pau vai e vem e as costas folgam.

2 - Agora, o futebol, propriamente dito. O Sporting pagou o preço da sua brilhante vitória sobre o Inter e da falta de maturidade competitiva da sua jovem equipa— tal qual como José Mourinho tinha previsto que poderia suceder e como Paulo Bento tinha também avisadamente temido. É verdade que perdeu contra o Paços de Ferreira com um golo falso e irregular, mas no jogo anterior tinha também ganho com um golo irregular. Contas feitas, perdeu um ponto em Alvalade e ganhou dois na Madeira: o saldo ainda é positivo.

O Benfica ganhou como habitualmente, quando ganha: sem talento e sem garra. Na Dinamarca, jogando para a Champions contra uma equipa menor, Fernando Santos cometeu o erro de declarar previamente que o empate já não era mau. E os jogadores tomaram-no à letra, com uma exibição confrangedora de falta de ambição e coragem. Ficaram todos muito aliviados por não terem perdido, mas, ou muito me engano, ou vão pagar caro este empate.

O FC Porto de Jesualdo vai em três vitórias tranquilas nos três jogos feitos para o campeonato e um empate comprometedor no mais importante dos desafios: o da Champions, contra o CSKA. Teve azar neste jogo, desperdiçando suficientes oportunidades para ter ganho, mas não disfarçou nunca a falta que faz McCarthy ou um ponta-de-lança para jogos a sério, e deu sempre a sensação de ser uma equipa vulgar arrastada por um génio, o miúdo Anderson.

A meu ver, Jesualdo Ferreira é um homem sério, inteligente e que sabe de futebol. Gosto da atitude dele fora do campo, incluindo o mau humor que lhe atribuem. Mas falta-lhe o teste de fogo de ganhar com um grande. E, quando digo ganhar, não é ganhar o campeonato nacional, porque isso qualquer um pode conseguir à frente do FC Porto. Ganhar é ganhar o respeito da Europa, ultrapassar a fase de grupos da Champions, pôr a equipa a jogar um futebol que leve gente ao estádio, estar atento aos novos valores e dar à equipa uma verdadeira atitude de campeão. Compreendo e acho inteiramente legítimo que ele ainda esteja na fase de conhecer os jogadores e só por isso não é urgente tentar dizer-lhe desde já que, por exemplo, ele não vai a lado nenhum na Europa com o Bruno Alves a central e o Hélder Postiga na frente: a seu tempo, sem dúvida que o perceberá por si. Para já, o mais preocupante é a estranha onda de lesões que já pôs no estaleiro jogadores importantes como o Pedro Emanuel, o Ibson, o Raul Meireles ou o Bruno Morais, e a extrema dificuldade, que já vem de Adriaanse, de a equipa conseguir chegar ao golo contra adversários que se fecham e defendem bem.

3 - Jogo após jogo, vou cimentando a minha opinião, manifestada logo após o primeiro jogo que lhe vi fazer: este gauchinho do Anderson, a menos que alguma coisa de muito má e muito estranha lhe aconteça, está destinado a vir a ser um dos melhores jogadores do Mundo, não tarda nem um par de anos. E, se dúvidas houvessem, aí está já o baile dos vampiros voando sobre a sua cabeça para ficarmos esclarecidos. E lá vamos nós, portistas, viver a habitual saga que já conhecemos do Jorge Andrade, do Ricardo Carvalho, do McCarthy ou do Deco: cada vez que há um fora de série na equipa, ninguém nos dá tréguas, no desejo expresso de o ver rapidamente pelas costas, exportado à primeira oferta. Mas, neste caso, ficaria bem um pouco de pudor: o miúdo tem só 18 anos, chegou há apenas um ano e foi preciso esperar seis meses para que começasse a jogar. Dêem-lhe ao menos tempo de aquecer a camisola e não o queiram ensinar já a transformar-se num mercenário!....

# in "A BOLA", 2006.09.19

14 comentários:

  1. É o que eu digo, a exigência dos adeptos do FCPorto é mesmo fora do normal. Jesualdo chegou há um mês, tem os jogadores que não escolheu, teve de mudar de sistema táctico e o MST já quer que ele seja o melhor do mundo, já nem chega ser campeão?!?! O pessoal tem que ter calma e para já até acho que as coisas estão correr muitissímo bem. Pelo menos em relação ao que a maioria esperaria até o próprio MST.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Zirtaev.

    Na verdade MST escreve bem e é correcto nas suas análises mas tem ideias incompreensíveis como a do jogo da Liga dos Campeões. Diz ele que o Porto "teve azar neste jogo, desperdiçando suficientes oportunidades para ter ganho, mas não disfarçou nunca a falta que faz McCarthy ou um ponta-de-lança para jogos a sério, e deu sempre a sensação de ser uma equipa vulgar arrastada por um génio, o miúdo Anderson."
    Realmente um avançado que na época passada marcou meia dúzia de golos em todas as competições em que o clube participou faz uma falta do carago! E a equipa é vulgar sem Anderson? Pois, não demora muito e está a criticar o puto e a dizer que a equipa é vulgar sem o Lucho, o Ricardo Quaresma, o Helton, o...basta um dar nas vistas durantes dois ou três jogos seguidos para os outros serem tratados de vulgares por ele. Enfim...

    ResponderEliminar
  3. boas amigos, obg ZIRTAEVA PELO ESCLARECIMENTO...
    pois o MST e bom no que diz mas as vezes e rigido de mais ....

    queria deixar aqui uma nota e ki sa um tema pra um post, AMIGOS O NOSSO F.C.P TA DE ANIVERSARIO.
    FAZ HOJE 50 ANOS QUE O NOSSO F.C.P COMEÇOU A BRILHAR E A DAR QUE FALAR NA EUROPA....PASSO A CITAR
    - HA MEIO SECULO,OMAPADAS COMPETIÇOES EUROPEIS ESTENDEU-SE A INVICTA, COM A ESTREIA DO FCPORTO NAS PROVAS UEFA, EM UM JOGO DA PRIMEIRA MAO DA PRIMEIRA ELIMINATORIA DA TAÇA DOS CAMPEOES, FRENTE AOS ESPANHOIS DO ATLETICO DE BILBAU. NO ESTADIO DAS ANTAS.
    O FC PORTO PERDEU O ENCONTRO E FORAM POSTERIORMENTE ELIMINADOS NO PAIS BASCO,MAS ANOS MAIS TARDE A EUROPA RENDEU-SE AO FOGO DO DRAGAO...... PALMAS PRO NOSSO F.C.P

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  4. Ora... pois isto de se vir para longe, em aventuras e desventuras, tem destas coisas: não se pode ir ao dragão todos os 15 dias, dar largas à voz e à alma azul e branca que se carrega cá por dentro. vá, que nestas férias consegui apanhar o fcp-u leiria e o fcp-cska... mas não bastou para apagar as saudades. mais a mais, os suecos não morrem de amores por futebol: é um castigo pô-los a conversar sobre o tema. eu, com a minha capacidade de persuasão, lá lhes vou ensinando umas coisitas (pô-los a dizer Lucho é que foi lindo!!:)). amigos e família, em telefonemas, dizem que têm saudades minhas e que há coisas mais interessantes para falar do que de futebol (que treta!!!:)). enfim. hoje, numa de encontrar um escape para a minha veia azul e branca, pus-me a navegar pelos blogs... este comentário não é propriamente um comentário ao post: é um comentário ao blog. ou melhor, é uma ameaça ao dito cujo: vai-me ter de visita e comentadora muitaaaaas vezes:)
    inté

    ResponderEliminar
  5. Ora boas bLuE fRiEnDs...

    Zirtaev - não tenhas dúvidas... é mesmo como tu dizes... nós, estamos como a outra diz: super, hiper, mega mal habituados... mas ainda bem, não achas?... oxalá eu continue neste campo sempre mal habituado enquanto por cá andar... é que isso é muito bom sinal... muito bom sinal mesmo!!!

    Alvaro - Acredita que o MST por vezes é duro naquilo que diz... e acredita que nunca manda dizer nada por ninguém... há muitos anos, muitos anos mesmo que o leio sempre atentamente, e olha que ele raramente se engana... raramente, digo eu... mas como qq ser normal, tb por vezes, se esborracha ao comprido, mas tem sempre a humildade de reconhecer o erro e os seus enganos... neste caso especifico, eu entendo bem onde ele quer chegar com a piada do Mc Carthy... será que nós todos, nós todos!!!, não pensamos o mesmo?... não nos falta no plantel um matador???... olha que sim, olha que sim!!!... quanto ao génio, bem, sabes tb muito bem, que onde há um génio, os outros são sempre considerados vulgares, mas isso é a verdade "la palisse"... o que não quer dizer que sejam importantes e muitas vezes, imprescindiveis no onze... mas génio, há sempre um e por isso é tratado como tal, os outros, são simplesmente guerreiros e não nrs, se me faço entender!!!... uma equipa é um TODO e mesmo havendo génios, ele não pode nem consegue ganhar sozinho... nunca!!!... mas génios, são génios!!!

    Miau - Bigado pela lembrança... sabes muito bem que 2 cabeças pensam melhor que uma só, verdade?... eu conto sempre convosco para ajudar nas dicas para novos posts... e este é um desses casos, mas já vai tarde... lamento... e ademais, tens conhecimento das minhas actuais deficiências técnicas para poder manter o blog actualizados nestes últimos 2/3 dias e que se devem manter até ao final da semana... depois, aí sim, entro novamente em velocidade cruzeiro... mas obrigado pela lembrança... mas para a próxima, tenta ser um pouquinho mais célere e avisar com antecedência para me dar tempo útil de organizar o post no momento exacto... eheheheh

    Catarina - Acho que não é preciso dizer mais nada... tu já disseste tudo, Senhora Bióloga das Escandinávias... eheheheh... bigado pela visita, curta mas simpática, e espero vê-la então, a passar por cá muitas mais vezes e a botar faladura com a sua visão feminina do nosso amor «azul e branco» que nos consome a alma!!... bem vinda e bota faladura nisso, carago!!!
    JoKaS bLuEs
    (PS - já te visitei... eheheh)

    aKeLe aBrAçO bLuE fRiEnDs
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Também já coloquei um link para o teu blog no meu, óbvio! Já tinha vindo cá ler o teu blog! Um abraço d'O Tal Ivan.

    ResponderEliminar
  7. amigo blue boy obg pelas tuas palavras, mas nao deu pra te (avisar) mais cedomas nunca e tarde pra (AMAR)ok????? nao te esqueças disto mais vale tarde que nunca , quanto ao resto tasseeeee bemmmmmmmmm

    nota :o porto no qual eu referi :F.C.P-1 BILBAU-2

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  8. MAIS, EU ATÉ PROPONHO O SEGUINTE: Como existem tantas dúvidas acerca da legitimidade das vitórias do nosso grande "FCP" desde os idos anos oitenta, e como é igualmente "legítimo" que eu duvide da legalidade existente nas vitórias de todos os outros clubes até então e também depois, propunha que: "todos" os "clubes" que ganharam "alguma coisa" a nível futebolístico -já não falo nas outras modalidades, mas também as podemos abranger, se estiverem com isso de acordo- desde que existem competições em Portugal -porque não venham com a cantiga que corrupção é únicamente "coisa" dos nossos dias- peguem em todos esses troféus, dêm baixa deles nos livros de registos se existirem e fôr necessário, façam com eles uma enorme fogueira, em local e dia a combinar entre todos os Portugueses façamos simultâneamente uma grande festa tipo "arraial nacional" -uma nova Aljubarrota do desporto- e partamos depois "limpamente" para a competição a sério a partir do dia e do "ponto zero"....Ah e não esqueçam, façam como sugere o MST, limpem também toda a gente que está ou esteve umbilicalmente ligada ao futebol: dirigentes, árbitros, juízes-desembargadores ou embargadores, ministros ou secretários de estado do desporto ou doutras àreas, Presidentes da República, Primeiros-Ministros e autarcas que andaram para aí de "cachecolinho" ao pescoço sempre que lhes dava jeito, etc, etc, etc, etc....Ponham-nos a "todos" no lugar que merecem numa "fogueira inquisitorial" deixem-nos lá estar até ficarem bem "passadinhos" e aí sim podemos respirar um pouco mais à vontade, mas só um pouco, até que os "novos" chicos-espertos comecem a "proliferar como cogumelos",coisa que não irá demorar muito para voltar a acontecer concerteza, como todos também imaginamos certamente...Enfim será a "fogueira" do nosso descontentamento....E mais um enorme contributo para o alargamento do buraco do Ozono...

    ResponderEliminar
  9. Blueboy, essa coisa de estarmos bem ou mal habituados é um pau de dois bicos. Tudo bem que os adeptos sejam exigentes, mas o nosso clube, quer queiram quer não, não é candidato a vencer a liga dos campeões, nunca. Se a ganhamos duas vezes foi como "outsiders". Somos um clube de top na Europa precisamente por conseguirmos as vitórias com mérito e humildade e não com aquisições multimilionárias dos melhores, que aí sim obriga os clubes a serem candidatos.

    As pessoas devem entender que não pode ser tudo perfeito sempre. Todos queremos isso, mas temos de ter a real noção dos nossos limites para os podermos ultrapassar.

    Tudo precisa de tempo e para já o Jesualdo está-se a sair bem com as armas que lhe deram. Mais para a frente deve-se então exigir mais.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. AMIGOS , VCS ATE FALAM MUITO LINDO E BONITO COM ESCRITA CUIDADA E TUDO , MAS EU QUERO VOS DIZER QUE SE NAO FOSSE ESTA EXIGENCIA, CORAGEM, ADMIRAÇAO,ESFORÇO ETC DOS ADPETOS,SOCIOS,FANATICOS, ETC O NOSSO F.C.P NUNCA TINHA CHEGADO A INTERNIDADE OKKKKK.......
    SEGUNDO SE ESTE TREINADOR EM CLUBES MAIS (FRACOS) FEZ ALGO , NO PORTO , NO MINIMO TEM QUE GANHAR TD QUE HA PRA GANHAR KA EM PORTUGAL E TB NO MINIMO PASSAR A PRIMEIRA FASE DA LIGA DOS CAMPEOES OKKKKKK......
    ISTO E O MEU PENSAMENTO A MINHA (EXIGENCIA).

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  11. MeirelesPortuense... precisava de abordar contigo um assunto que poderá ou não ser do teu interesse... se te despertar a curiosidade, queres mandar-me um email e eu na volta logo te explico o que estou para aqui a pensar com os meus botões?
    Bem... aguardo noticias tuas... o meu mail está identificado no topo superior direito, junto ao meu profile... mas manda para o mail do GMAIL, ok?
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Sobre MST e referindo-me apenas ao campo desportivo:
    Também sou, de há muito, seu leitor assíduo.
    E muitas vezes estou francamente em oposição às suas ideias.
    Mas nunca em relação aos seus IDEAIS !!!
    É que podemos não concordar com o seu pensamento, mas sabemos que se trata de um pensamento LIVRE, DESINTERESSADO, VERDADEIRO, CONVICTO E DETERMINADO (e, no futebol, será onde ele é, felizmente, menos desinteressado).
    É essa a grande qualidade de MST (para além, claro está, de ser PORTISTA !!!).
    Qualidade essa que é FUNDAMENTAL e decisiva para que MST tenha ganho o respeito de todos aqueles que prezam tais valores.
    Acresce que a sua escrita é BRILHANTE !!
    A partir daí...cada qual tem a sua opinião.

    Em relação a esta crónica em particular, lá está...em boa parte discordo.
    E concordo com o Zirtaev e o Álvaro.
    Também na minha opinião a exigência está, desde há 2 anos a esta parte, em níveis demasiado elevados. Diria até mais, em níveis IRREALISTAS (embora perceba a sua lógica, caro Blue Boy) !!!

    ResponderEliminar
  13. Caro Blue Boy: Dá mais umas dicas para eu "digerir" melhor...
    Já agora um comentário se puderes à entrevista de hoje do Orelhudo...Cumprimentos portistas!

    ResponderEliminar
  14. MeirelesPortuense... digamos que é um assunto relacionado com este blog... tenho lido com bastante atenção os teus "pensamentos & opiniões" e lembrei-me de te apresentar uma sugestão...
    Obviamente que gostaria de abordar esta situação mais um pormenor, mas através de email e não aqui na caixa de comments...
    Uma coisa sem compromissos... mas que poderia ser deveras interessante e enriquecedora para todos, e em especial, para o blog.
    Portanto... aguardo noticias tuas.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar