21 setembro, 2006

O regresso… de SuperMário

Se nada de anormal acontecer, na próxima 6ª feira, pelas 19h15, voltaremos a ver pisar o nosso relvado, o SuperMário… aquele de quem um dia se disse que “adorava voar sobre os centrais”.

Recuando no tempo e puxando pelo livro das memórias, recordo-me de um Jardel naquele seu ar destrambelhado e trapalhão, a quem os pés pareciam «estorvar»… mas de uma eficácia gritante e a todos os níveis fantástica… vi-o marcar com os meus olhos, golos de cabeça (a sua arma especial…), de pé direito, de pé esquerdo (o cego…), de letra, de trivela, de bicicleta, etc, etc, etc… lembro até um golo contra o Chaves, em terras de Trás-os-Montes, marcado com a «bunda».

SuperMário apontou apenas e só, a bonita soma de 167 golos ao serviço do FC Porto durante as 4 épocas que representou os ‘dragões’ entre 1996 e 2000. 130 golos na Liga, 17 na Taça e 20 nas competições europeias… uffaaaaa

O homem era mesmo Super… era, digo eu… até ao momento que, qual adulto com miolos de criança, e regressado a Portugal, depois de uma fugaz passagem pela Turquia, onde chegou a aparecer com um cascol «azul e branco» envolto no seu pescoço, se deixou tentar pelos maus vícios da cosmopolita Mourolândia, e entre história de mulheres, mulheres, mulheres e mais mulheres, misturada com aquele pó que faz rir… acabou quase definitivamente destruído pela fama fútil e pelas más companhias de alguns Al Beigas da época.

Começou a partir desse momento o seu calvário familiar e desportivo…. correu meio mundo à procura de fama e afirmação, mas só encontrou o esquecimento e o desprezo pelo seu passado recente... foi então, que aos 32 anos de idade, o seu conhecido treinador Inácio o «repescou» para o seu plantel mesmo ao lado da Ria de Aveiro e este começou a «renascer» para o futebol… com muita paz e tranquilidade!!

Neste momento, já leva 2 golos facturados em 3 jornadas… nada mau, nada mau!!

Deixo aqui algumas das suas últimas palavras sobre o reencontro da próxima 6ª feira:

“Vai ser muito emocionante abraçar os meus amigos e em especial o Baía. Os anos que representei o FC Porto foram sem dúvida os melhores da minha vida, não só pelos títulos alcançados, mas também pelas inúmeras amizades que construí”

“Estou ansioso para saber como vou ser recebido no Estádio do Dragão. Tenho lá muitos amigos e o FC Porto é o clube que me recebeu e onde conquistei os maiores êxitos da minha carreira. Os meus filhos nasceram no Porto e tenho o maior carinho pelas suas gentes”

Por mim, SuperMário, mesmo que sozinho, estarei lá a prestar-te o tributo que mereces e a aplaudir-te, se possível, em pé, em forma de agradecimento por tudo o que de bom nos trouxeste e as alegrias que me proporcionaste enquanto equipavas de «azul e branco»… sabes, felizmente nós, os verdadeiros Dragões, temos boa memória, muita boa memória... e nunca nos esquecemos de agradecer aos «nossos» nos momentos certos e apropriados!!

Eu, por mim, já esqueci a forma como tu te dirigiste a mim e a toda a Superior Sul do velhinho Estádio das Antas, aquando de um jogo FC Porto vs Sportêm, e depois de teres falhado um primeiro penaltie defendido pelo enorme Vítor Baia, o mestre «João Pinto» voltou a conseguir sacar mais um, e dessa vez tu não falhaste… lembro como se fosse hoje a forma como tu a nós te dirigiste, mas já te perdoei isso… nessa altura, já não eras o SuperMário que todos nós conhecemos e «amávamos».

Resta-me dizer por tudo o de bom que nos proporcionaste…
O meu obrigado, Super Mário!!

PS - Só mais uma coisa… nem penses em voar sobre os nossos centrais!!!... nem penses!!!

12 comentários:

  1. o SUPER MARIO , bem e verdade que ele nos deu muitas alegrias mas agora quero que ele vai trabalhar pra pedreira pq como referes neste post, o que ele fez quando marcou o penalty nao tem perdao... sei que ele tava sobre influençias malignas de marrocos e dum tal ELEFANTE BRANCO, DROGA E ALCOOL, mas nao quer dizer que nao tenha culpa , pois nao fui ninguem que o obrigou a entrar nessas "ondas"...

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  2. Ele se quiser voar sobre os centrais, tem que atar uns valentes baloes de helio nas orelhas pois com aquela barriga não dá pra grandes voos! :lol:

    Pinto Azul

    ResponderEliminar
  3. Ao contrário de outros que costumam ter a memória curta, nós não esquecemos quem nos faz mal mas também sabemos receber quem deu tudo com a camisola do nosso clube e como Jardel foi um deles merece ser aplaudido quando pisar o relvado do Dragão.

    Porque o que Jardel fez nesse jogo não pode ser mais forte do que os muitos golos que marcou ao serviço do FC Porto e de qualquer maneira nessa altura andava com os parafusos desapertados portanto...;)

    ResponderEliminar
  4. ... sempre me irritou profundamente a maneira como alguns adeptos assobiam impiedosamente todo e qualquer jogador que, tendo já estado no seu clube, se mudou. é estúpido. aliás, é ridículo. a verdadeira traição é não seguirmos os nossos sonhos. de resto, o jardel sempre foi uma criança muito grande. até na ingenuidade com que respondia aos jornalistas. eventualmente, teve que crescer. the hard way. mas o que ele fez pelo fcp (e como o fez...) não é coisa que se esqueça. estivesse eu no Dragão, e aplaudia-o de pé. o miúdo grande merece. desde que não marque nenhum golo, nesse caso é cacetada nele:).

    ResponderEliminar
  5. Boa malta, depois de ler os vossos comentários acho que deviam ler outra vês os comentários do BLUE BOY em dourado essas palavras são retiradas de uma entrevista dele, depois de tantas alegrias que ele nos deu só chego a esta conclusão não percebeis nada de futebol. Fico muito contente por ver mulheres a escrever e a dizerem coisas tão valiosas e verdadeiras neste blog força CATARINA.

    ResponderEliminar
  6. OI pessoal, BLUE BOY estamos com um grande problema a pedido de varias famílias mete ai o vídeo da CICARELLI oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderEliminar
  7. O AZUL, NAO A PIORRRRRRR,QUERES MOTOR DE ARRANQUE? DA A CHAVE DO CORSA TA,EHEHEHEHEHEEHEH SO TU MESMO COMPANHEIRO......

    PS:ALGUEM SABE QUE ACONTEÇEU A NOSSO AMIGAO BICHO E DEVIRA ?

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  8. Visita o nosso blog e deixa o teu comentário ao texto sobre a entrevista do Senhor Vieira!!


    www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt

    Deixa o comentário

    ResponderEliminar
  9. bLuE fRiEnDs...

    Miau - Olha que não... Jardel merece o nosso tributo, as nossas palmas de agradecimento... a atitude que teve nesse jogo foi irreflectida, mas nessa altura, ele já andava «noutras ondas» e como tal, temos de lhe dar um descontozinho... e pq não, perdoar?... eu já perdoei!!

    Pinto Azul - LOL... eheheheh... és capaz de ter razão... és capaz de ter razão... eheheheh... mas olha que se ele recuperar a forma fisica (menos barriguita, digo eu), pode voltar a ser um «perigo à solta» pq instinto de matador tem ele que chegue e sobre... basta estar limpo na «cabeça».

    Alvaro - Disse... e repito... eu vou aplaudi-lo, mesmo que sozinho! Ele merece o meu reconhecimento.

    Catarina - Toda a razão... uma criança muito grande, foi o que ele sempre foi... mas merece o nosso reconhecimento e o meu aplauso. Eu cumprirei a minha parte, mesmo que sozinho!

    Azul - Bons olhos te vejam... eheheh... lá vens tu com as tuas tiradas polémicas "não percebeis nada de futebol"... eheheh... eu tenho boa memória, disso não tenho dúvidas... e por isso, saberei hoje demonstrar o meu reconhecimento ao SuperMário quando ele pisar o relvado do Dragôm.
    PS - Vou ver o que posso fazer com o vídeo da Cicarelli, senão, amanhã tb ainda vens dizer que eu não percebo nada de futebol... LOL

    FCPMirandela - Não estou esquecido do nosso assunto... no fds vou dar uma vista d'olhos ao teu email e respondo-te com a minha opinião.

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. O Jardel não devia ter ido nunca para o Sporting, devia ter ficado por aqui que era a sua casa...Ir para o Sul quase obrigado, foi a destruiçao do seu equilibrio emocional...A culpa parece ter tido apenas um nome: Octávio Machado! Mas não se pode dizer que esteve sósinho, ele foi apoiado nessa decisão e o resultado foi mais um campeonato para o Sporting...E uma busca desenfreada por quem o pudesse substituir devidamente...Não podemos colocar a cabeça na areia, devemos confessar que ele foi um óptimo colaborador do FCP enquanto aqui esteve e nunca renegou a sua simpatia por nós, sempre que foi confrontado com tal mesmo longe da cidade do Porto...Manteve até há bem pouco tempo casa na nossa cidade e sempre que recorda esses tempos, considera-os os seus momentos de ouro e associa sempre a isso o nascimento dos seus filhos, os seus momentos de felicidade. Portanto o Jardel é "sentidamente" um homem do Porto como é o Victor Baia ou como eu sou, devemos capitalizar isso a nosso favor e gostaria muito, que ele recuperasse toda a sua boa forma e voltasse a vestir a camisola azul e branca...

    ResponderEliminar
  11. Eu sei Blue. ;) Percebi isso no teu post...estava a responder ao Miau por me parecer que ele ainda não tinha perdoado ao Jardel o que ele fez no tal jogo.

    ResponderEliminar
  12. Para os portistas ele sempre foi o Jardigol, Super-mario foi invenção dos mouros qd ele foi para aqueles lados.

    E sim, merece o nosso aplauso, deu-nos muitas alegrias e não tem culpa da cabecinha de criança que tem.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar