23 fevereiro, 2007

Na ressaca…

Depois da meia-desilusão da noite passada, é hora de fazer uma breve análise ao que todos nós pudemos presenciar (outros, pela tv) ao que se passou no Estádio do Dragão, no jogo da 1ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, que opôs o nosso mágico FC Porto aos ingleses do Chelsea, com um empate enganador de 1-1 no final dos 90 minutos.

Aqui vai a minha visão mais a frio sobre o que vi “ao vivo”:

A nossa equipa…

… encheu-me as medidas completamente. Depois das misérias futebolísticas do pós-natal a que tínhamos assistido nos últimos jogos, admito que apesar de todo o optimismo com que habitualmente costumo encarar qualquer jogo do meu mágico FC Porto, seja ele o adversário que for, com maior ou menor dimensão planetária, tinha algum receio do que iria encontrar ao longo daqueles 90 minutos… era sempre bom recordar que do outro lado estava uma «equipa de milhões».

Que bela surpresa! Em largos períodos do jogo, à excepção dos primeiros e últimos 10 minutos do jogo, tomamos as rédeas do jogo e colocamos aquela «equipa dos milhões» em completo sentido. Quem diria que íamos ter o prazer de ver o “papa chiclas” a gesticular, a protestar, a saltitar de nervoso, não concordam?

Não obstante a nossa superioridade em campo, o que não se traduziu no resultado final, mais uma vez ficou provado que com raras excepções, o futebol português é muito bonito, muito técnico, assim ao estilo «brasileiro» da Europa, mas falta sempre qualquer coisa… e essa coisa são os golos e os pontas-de-lança. Talvez, digo eu, talvez o McCarthy nos tivesse feito um jeitaço neste jogo, talvez!

Agora, falta jogar a 2ª mão em Londres, na esperança que a «sorte» que nos faltou cá, se traduza lá em Londres no final dos 90 minutos. Uma coisa é certa, a responsabilidade de ultrapassar esta eliminatória cabe unicamente ao Chelsea, não a nós. Por isso, tudo o que vier para os nossos lados, será como que um «prémio merecido». Nada temos a perder; mas temos muito a ganhar. Peço apenas que continuem a lutar… nós acreditamos!

O nosso treinador…

… surpreendeu-me na globalidade, muito pela positiva (a única excepção foi não ter convocado Ibson, que acredito, depois do que vimos, na minha opinião, muito poderia ter ajudado naquele meio campo, quando já caminhávamos para a fase final do jogo).

E surpreendeu-me porque cá em Portugal, é usual, aliás, demasiado usual, os treinadores portugueses nestes jogos de vital importância, entraram em campo «borrados de medo» pelo bicho-papão do outro lado do campo. Não aconteceu desta vez, e há que elogiar esse mérito do nosso treinador, o Prof. Jesualdo Ferreira.

Achei emblemático e elogioso o facto de a determinada altura do jogo, e sentindo a possibilidade «real» de derrotar o “papa chiclas”, meteu toda a carne no assador… Quaresma, Postiga, Lisandro e Bruno Moraes; e posteriormente, trocando Postiga por Adriano. Com o que tinha, fez o que pode e ninguém o poderá responsabilizar minimamente. Gostei! E espero seja para manter esta atitude «à Dragão».

Os nossos adeptos…

… estiveram magníficos, vibrantes e sempre ao lado da nossa mágica equipa. Que saudades de ver este nosso Estádio do Dragão a abarrotar de paixão e calor humano que se transmite lá para dentro do campo… e até mesmo para todos nós que ali habitualmente «moramos» naqueles 90 minutos.

Na entrada em cena das equipas, ver aquele estádio a cantar/vibrar em uníssono em torno de um clube mágico, e poder desfrutar daquela magnifica coreografia de mistura de cores azuis-e-brancas, foi brutal!

Se o resultado final dependesse do apoio dos nossos mágicos adeptos, concerteza teríamos dado uma «abada» aos ingleses… infelizmente, não depende! Espero apenas que esta atitude, esta paixão e este apoio desenfreado e incontrolado pelo FC Porto, seja para manter, seja qual seja o adversário… seja qual seja o resultado!

Ao “papa chiclas”…

… queria apenas dedicar-lhe meia dúzia de palavrinhas, que nem tenho tempo para mais, nem ele merece mais. Para mim, apesar de se calhar ter a convicção de que no final desta eliminatória, provavelmente, ficarás a rir-te (mas onde raio pára mais uma vez o meu optimismo, carago?), foi reconfortante ver-te com medo do «Dragão», tal era o teu grau de nervosismo, sempre a protestar, sempre a gesticular, sempre a barafustar com o «homem de preto» (e que bela prenda ele te deu com a expulsão perdodada ao Essien, não? Já te estavas a borrar todinho, aposto!) e com as tangas com que o nosso Harry Potter presenteava os teus súbditos. Foi pena o resultado, foi sim senhor, mas lá no fundo, sou eu que continuo a rir-me na tua cara: em 2 jogos na tal «Sicília» a que te referias há bem pouco tempo, levaste bem com que contar. Na primeira, meteste a viola ao saco com a nossa vitória «real» por 2-1. Desta vez, voltaste a ter que engolir em seco, quando já te preparavas para te rir da nossa cara e dizer “ahhhh, eu é que sou bom”; puro engano! Mais uma «derrota moral» para encaixares, por isso, embrulha mais esta!!

11 comentários:

  1. Meus caros amigos Blues, desde já foi um gosto conhecer o Sr. António pois espero que se adapte bem ao grupo. Um bem haja para si.
    A minha análise ao jogo, penso que houve uma debilidade da nossa equipa no meio campo, pois penso que com o nosso magnífico Anderson em plena forma nós fazíamos grandes estragos.
    Penso também que precisamos de um grande ponta de lança.
    Quanto à nossa família adepta do nosso clube esteve um estádio deslumbrante, isso só comprova que cada vez mais estamos mais unidos.
    Um bem haja a toda a família Blue

    ResponderEliminar
  2. Caro Blue,

    Mais um grande texto !!

    Diria mesmo que foi uma excelente... ressaca :-))

    Parabéns !!!

    Se a nossa atitude em Londres for a mesma, não sei, não...

    ResponderEliminar
  3. bom dia amigos,

    exelente moldura humana a fazer lembrar as épocas de ouro.

    fiquei fodido com o resultado ....mas tb temos que concordar que nao estamos a jogar com a naval, mas tenho a esperança que podemos fazer qualquer coisa de histórico em Londres, embora pense que ainda nao tenhamos aquele estofo para aguentar a pressao dos grandes jogos.


    Concordo com o meu amigo Bicho que falta um grande ponta de lança,mas o que mais fico fodido é com as bolas paradas nao há um jogador que marque livres. há quanto tempo nao marcamos um livre directo,é o quaresma,depois vai o bruno alves depois experimenta o lucho....dassse eles nao treinam durante a semana?.......


    ps: se eles quiserem eu posso lá ir marcar os livres,ou emprestar o meu pé esquedo a alguém.....hehhehe



    abraço

    ResponderEliminar
  4. Bem, devido à excelente primeira parate do nosso FCP tive uma rapidinha fenomenal do Felino, no intervalo. Ele estava mesmo entusiasmado. No final do jogo, confirmando-se o empate, dei-lhe uma massagem para relaxar!!!
    Tenho saudades de ir ao Dragão e envolver-me em toda aquela massa h~umana!!! Tenho mesmo!!!

    Vim aqui a conselho do CAXANA e voltarei! Este também é o meu mundo CARAGO!!!


    LOL

    ResponderEliminar
  5. ola presidente e amigos blues;

    pois A RESSACA!!!!
    a minha ainda nao passou,estou revoltado com este resultado que o porto cedeu ao chelsea,pois cedeu mesmo,eu digo cedeu pq pra mim alguem errou bem naquele lance que deu o golo do empate do chelsea...espero bem que no dia 6 eles deem a recompensa...

    ps:1-nao me apetece comentar mais estes dias....RESSACA...
    2- O felina...isto nao e um blog de quecas!!!!nós nao precisamos saber se deste uma queca no intervalo do jogo...ok!!!!miauuuu

    ResponderEliminar
  6. Antes de mais, um grande abraço ao "Eterno Capitão", o gosto em te conhecer foi meu, espero que seja a primeira de muitas vezes de alegre convívio.
    Caríssimo Blue Boy, tens aqui mais um daqueles posts de excelente qualidade, estou em total sintonia com a tua opinião, como é habitual. Os adeptos foram incansáveis no apoio e não esmoreceram mesmo depois daquele golo traiçoeiro; o Jesualdo esteve bem, pese embora eu achar que o Adriano devia ter sido titular, penso que daria mais luta àquela defensiva compacta do Chelsea, e também não concordei nada com a não convocação do Ibson. Quanto ao Mourinho, bem, não me queria alongar muito, acho que já foste incisivo o suficiente ;)
    Saudações

    ResponderEliminar
  7. Burgueses
    JORGE MAIA


    1 José Mourinho está diferente. Aburguesou-se. Durante os dois anos e picos que passou no FC Porto, só por uma vez o vi ficar tão contente com um empate: foi contra o Manchester United, mas na altura era ele que treinava o FC Porto contra uma equipa milionária e aquele empate, que valeu o apuramento dos portistas para a fase seguinte, foi arrancado no último minuto, não foi defendido com unhas e dentes durante quase uma hora. Talvez seja o facto de já não ter nada a provar, ele que já até já foi campeão europeu pelo FC Porto, mas o facto é que nos tempos que correm, Mourinho satisfaz-se com aquilo que antigamente o deixaria ougado. Aliás, não é o único. Há mais quem, à falta de melhor, se satisfaça com os empates dos portistas na Liga dos Campeões. De resto, o FC Porto também não tem nada a provar. Já o Chelsea nunca provou o sabor de uma vitória nas competições europeias, demonstrando que nem só com milhões se escreve a história do futebol. E demonstrando, finalmente, que se foi Mourinho quem fez do FC Porto campeão europeu, foi o FC Porto quem fez de Mourinho o melhor do Mundo.

    2 Afinal, o Conselho de Justiça não reuniu na quarta-feira. Faz sentido. Não havia processos urgentes para decidir e, com este tempo, o melhor mesmo é ficar no quentinho proporcionado pela lareira do clube de bridge a beber um Rémy Martin e a pensar como gastar os quase 200 euros da senha de presença na última reunião. Um dia destes, quando já ninguém estiver à espera, o CJ vai tomar uma decisão sobre o recurso do FC Porto por Quaresma e vamos todos poder dar mais umas boas gargalhadas. Um dia destes.

    ResponderEliminar
  8. Bicho - como já disse algures, falta-nos alguém que acompanhe o Quaresma na magia... Anderson e um ponta-de-lança de qualidade comprovada, chegávam bem para humilhar os ingleses.

    Situacionista - sinceramente, é uma questão de atitude... a ver vamos.

    Caxana - Pé esquerdo? mas qual pé esquerdo?... tu é que vês filmes... lololol... se calhar, pensas que é o mesmo que comer batatas fritas, não? ohohoh

    Felina - Sejas sempre bem vinda... e já agora, continuação de boas cavalgadas ;-)

    Miau - uiiiiii, tão sensivel que ele está... ohohohoh... tás mesmo de ressaca carago; nem parece teu eheheheheh

    Sr_António - que tenhas feito uma boa viagem de regresso a Vale do Grilo... e vai dando noticias fresquinhas aos mitras ;-P

    Meireles - já tinha lido essa crónica no Jogo... e não podia estar mais de acordo. O fecho do ponto 1 está magnifico e elucidativo tb de uma verdade suprema: "E demonstrando, finalmente, que se foi Mourinho quem fez do FC Porto campeão europeu, foi o FC Porto quem fez de Mourinho o melhor do Mundo."... nem mais; na mouche!!

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Ainda me estou a rir do epíteto "papa-chiclas" !!!!!

    Bem caçada , Blue !

    ResponderEliminar
  10. Blue Boy tenho visto o pessoal falar do Essien mas a esquecerem-se dum lance ainda pior e também ele sancionado pelo árbitro e não admoestado com o devido cartão.
    Por volta dos 30 minutos, Makelele dá um pontapé no ventre de Lucho tudo isto enquanto saltava.Aqui o arbitro tava a não mais d 2 metros e mm assim nenhum cartão levou.
    Por isso ao intervalo se o chelsky tivesse 9 jogadores não era favor nenhum...

    ResponderEliminar
  11. Mais

    Não tenho dúvida nenhuma que se Essien fosse do Porto e Quaresma do chelsky essien ia para a rua

    ResponderEliminar