06 fevereiro, 2007

Algumas razões… do actual insucesso!

Estávamos nos últimos dias do ano de 2006 e nada fazia prever o que está actualmente a acontecer no universo do Dragão. O que tinha tudo para ser um alegre e descontraído passeio até à consagração final, começa inexplicavelmente a dar um ar de contornos muito próximos de uma qualquer ‘tragédia grega’, com tendência para piorar, se nada for feito rapidamente.

Aqui neste espaço, e mesmo contra a opinião de alguns ‘amigos’ comentadores (sim, todos os que aqui comentam são amigos!), que não mais, mas que acredito piamente possam ser tão Portistas quanto eu, que ando a dizer que algo vai mal, muito mal no FC Porto, quer na área administrativa, quer na técnica.

Ainda agora, e mesmo contra as evidências que estão aos olhos de todos os que as queiram ver, apesar de respeitar totalmente a opinião de cada um, não concordo, não aceito, nem concebo que um Portista que se preze, aceite resignado e com a maior das tranquilidades ao que está a acontecer. Volto a repetir que respeito, mas não concordo!

Não posso aceitar que me supliquem: "ah e tal não se pode assobiar, ah e tal não se pode criticar, ah e tal não se pode apontar o dedo; ah e tal temos é de apoiar, ah e tal etc". Querem mesmo saber a minha opinião? Eu digo-vos:

“Ah e tal, o carago. Eu não sou adepto d’um qualquer clube de m****. Sou adepto do mágico FC Porto e como tal, não estou habituado, nem quero pactuar com o que estou a ver. Se o estão vocês que querem pactuar com o que estamos a ver, mudem vocês de clube, porque eu não mudo; eu sou Portista, e Portista morrerei. Eu, aceito qualquer derrota, qualquer empate, qualquer coisa, mas que se ‘perca de pé’, não como cobardes, falhados ou meninos mimados”

Como tal, deixo aqui a minha visão sobre o que ‘na minha modesta opinião’ vai mal no Reino do Dragão, quer na vertente administrativa, quer na técnica:

Vou dizer algo, mas que não é uma critica, mas sim e apenas uma constatação. Quer gostem, quer não gostem, o nosso Grande Presidente PdC está claramente fragilizado, aliás, muito fragilizado pelo tornado Apito Dourado e pela obra ‘merdária’ da Vaca Carol. Já tenho saudades do ‘guerrilheiro’ que não dava tréguas a quem nos ofendia, a quem nos atacava, a quem nos ousava defrontar. Hoje em dia, o que vemos afinal? Resignação! Não posso admitir, repito, não posso admitir. Não misturo as coisas, ou seja, podem acusar-me do que quiserem, menos de não ter memória. Se hoje somos quem somos, devemos tudo a esse homem, de seu nome: Jorge Nuno Pinto da Costa, e isso não esqueço e só tenho a agradecer e mostrar o meu respeito. Agora, o actual ‘silêncio estridente’, incomoda-me, incomoda-me muito mesmo.

Como muitos de vocês sabem, desde o início sempre fui um defensor da contratação do Prof. Jesualdo Ferreira, o nosso técnico… e podem ter a certeza que o continuo a ser. Agora, isso não me ‘impede’ em nada de criticar quando acho que algo vai mal. E mal, vão muitas coisas:
1) Uma estupidez do tamanho do mundo a defesa da paragem natalícia, aliás, o único treinador a fazê-lo. Os ‘meninos mimados’ já agradeceram.
2) Incompreensíveis e sistemáticas apostas em jogadores que já nem '0' conseguem dar ao FC Porto, mas sim '-0'. Vide caso de Ricardo Bosta com João Paulo a penar no banco.
3) Onde páram Fucile ou Marek Cech que estavam bem e a cumprir, e principalmente, com habituação ao sistema de jogo?
4) Para quê continuar a insistir em Paulo Assunção e Raul Meireles em jogos claramente de pender ofensivo para o FC Porto, e ainda para mais, estando à vista de todos que Raul Meireles caiu vertiginosamente de rendimento após as férias?
5) Para quando uma explicação sobre o desterro a que foi votado o goleador da época passada, Adriano, em detrimento de Sokota que está apenas parado há 2 anos?
6) Na ausência de Anderson, e porque não há mais ninguém no plantel com essas características, porquê o desaparecimento de Jorginho? Ainda se lembram do jogo em Setúbal?
7) Para quando uma atitude firme e de ‘general da tropas’ do treinador perante o plantel ou perante uma exibição (e já tantas oportunidades teve para isso desde o inicio de Janeiro), em vez da conversa mole que já começa a meter nojo?

Estas são na minha opinião, algumas das razões para o actual insucesso. Ou rapidamente encontram um ‘antídoto’ para reparar os actuais ‘erros de casting’, ou preparem-se que o mau tempo está à porta, e com tendências para piorar.

Uma coisa é apoiar e estar com o FC Porto e estou, podem ter a certeza disso, porque como já o disse atrás e quem me conhece, sabe bem que é assim, ‘Portista nasci, Portista morrerei, nem que seja a vê-lo jogar nos distritais’outra coisa bem diferente, e para isso não contem comigo NUNCA!, é assistir passivamente ao desmoronar do ‘castelo do Dragão’ que tanto trabalho deu a erguer e fazer de conta que nada se passa de mal e que tudo está bem, quanto tudo ou muita coisa está mal.

Vamos aguardar que nestes próximos 15 dias (enaaaa, mais umas férias para os nossos meninos que eles estarão ao que consta muito cansadinhos), e até ao próximo jogo no Dragão com a Naval 1º de Maio, muita coisa mude… muita coisa mesmo!!

Apesar de tudo, e como sempre, aposto todas as fichas no meu FC Porto... mostrem-me que eu estou completamente errado, e então, humildemente, baixarei a guarda com todo o gosto!!

Adenda – Só depois de publicado é que reparei faltar aqui qualquer coisa… os jogadores. A esses, sinceramente, conoto-lhes a ‘maior’ responsabilidade na actual situação, porque são esses que marcam, são esses que defendem, são esses que correm, mas também são esses os primeiro a não correr, a não lutar, a deixar andar, etc. Aliás, como se calhar ao contrário de muita ‘opinião generalizada entre adeptos’, eu falo por mim, muito antes de me lançar à Direcção ou ao Treinador, começo sempre ‘apontar o dedo’ aos jogadores, porque são esses sempre os primeiros obreiros das vitórias, mas também das desgraças quando elas chegam. E quando eles nada querem, nada a fazer mesmo; o treinador bom ou mau, é que paga sempre. E como às vezes o futebol é tão injusto. Por isso, se são os primeiros a ser recompensados quando as ‘vitórias’ chegam, por mim, são também os primeiros a ser ‘responsabilizados’ quando chega a desgraça e ponto final!

17 comentários:

  1. Blue Boy,

    Acalma-te, a procissão ainda vai no adro.

    Vamos ser solidários, vamos ajudar, vamos ter calma.

    O Jesualdo nunca ganhou nada, eis a oportunidade de o fazer, só no FCP alguém consegue ganhar algum titulo... OFICIAL! (Taças da amizade não contam).

    Trata-se de um bom técnico, habituado a sobreviver em clubes menores, ao estilo do Braga ou da Merda.

    Alguém só precisa de lhe explicar que que está a treinar o maior clube do mundo e arredores, o moço vai lá.

    Estamos em primeiro lugar, com uma vitória de avanço sobre o 2º classificado, que pensa que depende de si próprio para ganhar este campeonato regional, CALMA MEUS AMIGOS DO SCP! AINDA TÊM QUE VIR AO DRAGÃO!

    ResponderEliminar
  2. Caro Blue Boy, numa análise fria parece-me que são vários os factores que explicam estes maus resultados, sobretudo factores técnicos (algumas opções de Jesualdo e falta de qualidade de alguns jogadores que, coitados não têm culpa de não prestarem para nada, culpa tem quem os põe a jogar!)e factores que têm a ver com a conjuntura actual (apito dourado e lançamento do best seller...), não me parece que a direcção tenha muitas culpas no cartório!O que tem acontecido são erros relacionados com opções de jogadores que deitam por terra todo o trabalho dos que se esforçam!
    Também não podemos esquecer, os erros de arbitragem!Tendo sido maracado o penalty em Leiria (como foi logo marcado em Alvalade...)perderíamos aquele jogo?Não tendo o Quaresma sido expulso (como não foi o Sr.Derlei...)perderíamos aquele jogo?Tendo sido marcado o penalty feito pelo Fonte do Estrela (para o Benfica todas as bolas na mão do aversário são penalties...é ou não é?!?!)perderíamos aquele jogo?!
    São questões a reflectir...

    ResponderEliminar
  3. Falta aquela mistica tao caracteristica do Porto do Joao Pinto,Jorge Costa e Baia. Até o Pedro Emanuel esta afastado devido a lesao. Não ha carisma e isso o dinheiro não pode comprar!O plantel do Porto esta desequililibrado e isso é obvio pelas escassas opções que o Porto tem. O Jesualdo preferiu nao comprar por comprar. Os que vieram são bons a meu ver. Nº 10 com qualidade custa balurdios de dinheiro e dinheiro nao ha( por outras razoes da SAD). Há que esperar o regresso do Quaresma e companhia aos bons velhos tempos. Saudações azuis

    ResponderEliminar
  4. Amigo, bLuE bOy ser portista é isto mesmo nunca estar satisfeito com o que se tem , perdemos 3 jogos vamos em 1º e como é evidente não podemos estar satisfeito porque nunca gostamos de perder mesmo que tivessemos a 20 pontos do 2º classificado perder isso nunca é a nossa mentalidade, nossa (de todos os adeptos portistas) porque a dos jogadores ja ponnho em causa.
    Em relação ao assobiar, criticar, e apontar o dedo eu gostava de perguntar uma coisa, mas afinal quem é que paga o bilhete, as quotas todos os meses são os jogadores, treinadores ou a SAD? Se nós pagamos se estamos no estadio para apoiar a equipa tambem estamos a espera de emcontrar uma equipa que nos respeite mesmo não ganhando o jogo.
    Só pesso que a equipa e terinador não brinquem com os adeptos porque estão a brincar com o fogo do dragão, nós não servimos só para criticar os arbitros ou atacar os nossos inimigos penssem bem o que vão fazer nos proximos jogos....
    É evidente que o nossso presidente Pinto Da Costa esta fragelizado por causa do apito dourado e este cilencio, confeço que me esta a deixar um pouco mal disposto porque quem tem feito a defesa do nosso clube são os adeptos principalmente os que teem colunas de opinião nos jornais ou comentão nos pogramas de radio ou televisão...

    Saudações AZUIS


    DRAGÂO AZUL
    dragão.azull@sapo.pt


    P.S.- Isto que acbei de escrever serve para todos os que neste momente pertencem ao clube jogadores, treinadores e SAD, porque o F. C. Porto não é só futebol tambem tem outras modalidades....

    ResponderEliminar
  5. Ser portista não significa pactuar com o que não está bem...
    E não está bem o silêncio imenso do Presidente quer na comunicação social - que diabo, lá por estar acossado com o apito naõ foi condenado e é inocente, pelo que pode e DEVE falar do que se passa senão não pode continuar no cargo - quer no balneário, se lá foi ou tem intenção de ir desconheço, mas acho que lá deve ir e fazer-se ouvir alto e bom som...
    Quanto ao resto, concordo na generalidade com a análise do Blue, bastante assertiva em relação aos nossos males internos.
    Claro que está feito o cozinhado para nos prejudicarem, basta ver as arbitragens mas continuo na minha, em situação normal continuaríamops a ganhar sem precisar disso, jogassemos nós bem e não existissem equívocos na equipa.
    Isto é defender o nosso clube, pedir ao Presidente mais intervenção, o mesmo, exigir aos jogadores e ao treinador também...
    E que se encha o estádio rapidamente com a Naval para ver se recuperamos o tempo perdido.

    ResponderEliminar
  6. ola presidente e amigos blues:

    concordo em pleno com a tua "analise",falta aquela arrogançia + bairrismo que sempre tivemos,falta jogadores no plantel que nasceram na casa....

    BLUE DEVIL,CALMA!!!!O NOSSO "MUNDO" NAO FOI FEITO A BASE DE CALMA OK????????

    RCBC, SEMPRE FOI ASSIM ,SEMPRE FOMOS ROUBADOS E SEMPRE LUTAMOS E VENCEMOS A MAIOR PARTE DAS VEZES,POR ISSO AXO ESSA TUA ANALISE, MILHO PRA PITOS...

    EL COMANDANTE,METADE DA TUA ANALISE, TA EM SINTUNIA COM A MINHA , O RESTO NAO CONCORDO ATE PQ A SAD QUE SE F....,POIS QUE GERISSE BEM O DINHEIRO QUE GANHOU NESTES ULTIMOS ANOS,QUE NAO ANDE A GASTAR DINHEIRO A COMPRAR MER.....

    DRAGAO AZUL + JORGE, ESTAMOS EM SINTONIA GLOBAL...PARABENS


    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  7. Concordo com a análise do bLue bOy, com todos os pontos focados, mas acho que o que falta realmente ao nosso FCP neste momento, e que acontecido sempre que a equipa entra nestas "crises", é uma demonstração clara de força, para fora e para dentro do balneário! O Presidente tem que se mostrar, tem que aparecer e "dar um murro na mesa"!
    Imaginem se os erros de arbitragem que têm prejudicado o FCP (não estamos assim exclusivamente por causa da arbitragem mas é sem dúvida um das mais importantes causas!) eram em prejuízo dos clubes da mouraria.... o escândalo que o Orelhas não iria fazer..... mas por aqui não se passa nada!....
    É comer e calar.....
    Espero que esta paragem (mais uma!!) faça bem à equipa. Espero também que nenhum dos jogadores convocados pelo palerma LFS sequer jogue.... o que mais nos faltava era mais jogadores lesionados....

    ResponderEliminar
  8. Concordo quando dizem que nunca deveremos estar satisfeitos e que nunca devemos deixar passar em branco o que achamos estar mal no clube. Nestes aspectos estamos de pleno acordo e eu próprio tb critico.

    Mas expliquem-me uma coisa. Qual é o objectivo durante um jogo do FCPorto? Como é óbvio é que o FCPorto ganhe. E o que ganha a equipa com assobios, quer a toda a equipa, quer a um jogador em particular, numa altura em que o jogo ainda está em aberto? Não ganha absolutamente nada. Aliás, ganha, ganha intranquilidade, ganha uma bola com picos que começa a queimar de cada vez que vai para os pés dos jogadores. Por certo não é isto que os adeptos querem e se calhar se pensassem assim guardavam os assobios para o fim do jogo. Por mais chateado que esteja só de pensar que um jogador poderá ficar nervoso e começar a prejudicar a equipa, prefiro logo aplaudi-lo, fazer com que se sinta acarinhado e incentivado para fazer melhor e consequentemente ajudar a equipa. No fim, ou qd já nada se poder fazer para conseguir a vitória, aí sim, protestem, assobiem, chamem nomes, o que quiserem.

    Eu quero que o FCPorto ganhe, quer jogue bem ou mal, por isso vou ao estádio para apoiar a equipa e não para a intranquilizar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Boas amigos!
    Concordo plenamente com o meu amigo BLUE BOY.
    Tenho a dizer que também acho que nós estamos muito mal habituados pois basta o nosso FCP empatar para perdermos a cabeça minha modesta opinião é que não existe mística nenhuma naquele balneário, lá vai o tempo em que os jogadores eram autênticos guerreiros.Bem haja a todos os BLUES.

    ResponderEliminar
  10. boa tarde amigos!!!!!!

    na minha opiniao sabem o que falta???
    hã?hã?
    NÃO FALTA NADA!!!!!!!!!!!!

    eu acho que eles "meninos" têm é tudo,carros,casas,roupas,joias....tudos eles têm tudo.

    quando olho para trás e vejo "guerreisros" com o CAPITÃO jOÃO PINTO que só tinham a camisola para suar, isso é que é amor á camisola é o que falta a estes meninos ricos e mimados....trabalhem e corram porque esse emblema que trazem ao peito vale mais que mil ferraris...

    mostrem que QUEREM CARALHO se não a porta da rua é o caminho....


    DASSE....se fosse eu até a merda da relva comia,e jogava com os 2 pés partidos......isto até me deixa com uma RAIVAAAAAAAA

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  11. É preciso que o FC Porto volte às exibições de luxo que nos habituou e que de uma vez por todas mostre, especialmente às galinhas vermelhongas que já estão a sonhar alto, quem é a melhor equipa a jogar futebol em Portugal.

    ResponderEliminar
  12. Ah grande Caxana, assim é que é falar, é isso mesmo, aqueles meninos estão a precisar de uns bons puxões de orelhas e até digo mais, umas boas lambadas do "professor".
    Já não se fazem jogadores da fibra do capitão João Pinto, ainda me lembro dele a trincar a língua com os nervos da derrota. E quando me lembro dele, lembro-me do Bicho, do André, do Paulinho Santos, todos jogadores que deixavam a pele em campo.

    Tens toda a razão caro Miau, nada neste mundo se fez com calma. O tribunal tem que se levantar de uma vez por todas para julgar os meninos, o professor e as "mãozinhas da Sad"

    Saudações a todos Blues, e para ti em especial Blue Boy, ninguém como tu poderia fazer uma análise tão correcta.

    ResponderEliminar
  13. Aqui temos o Blue Boy , com paixão mas também com razão , no que diz !

    Só acrescento uma ideia :

    O F.C.PORTO tem que ser capaz de GANHAR mesmo contra os árbitros ou contra quem quer que seja !

    Com ou sem penalties sonegados , com ou sem jogadores expulsos , com ou sem o que se quiser ...

    O F.C.PORTO tem que ser igual a si próprio- UM VENCEDOR NA ATITUDE PERMANENTE EM CAMPO OU FORA DELE !

    O BLUE BOY TEM RAZÃO!

    ResponderEliminar
  14. PARABENS PRESIDENTE !!!!ESTOU MARAVILHADO COM O QUE LI HOJE (20.00H) NO JORNAL RECORD...O TEU ESPAÇO JA ENTRA NA CRONICA DO BLOGOESFERAS DO JORNAL RECORD???'HUMMMMMMMM QUE ALEGRIA TIVE AO LER NESSE ESPAÇO UM EXERTO DO TEU POST ANTERIOR RELACIONADO AO JOGO PORTO&AMADORA...NEM QUERIA ACREDITAR....PARABENS MAIS UMA VEZ E TB UM ESPECIAL AGRADECIMENTO AO CRONISTA DO BLOGOESFERAS DO JORNAL RECORD.....

    TAS COMO EU SEMPRE ACREDITEI, SEMPRE A CRESCER, SEMPRE A EVOLUIRRRRRRRRRRRR...

    PS:PRA QUEM NAO SABE,PEGUE NO JORNAL DE HOJE(TERÇA-FEIRA), VA A PAGINA 11 E LA PODE VER QUE NAO ESTOU A MENTIR.......

    ResponderEliminar
  15. Faço um apelo à serenidade, o pessoal está muito nervoso, isso dá direito a atitudes irrefletidas (não sei se leva um ´c´ antes do ´t´).

    Os ataques ao Adriaanse foram o resultado de mentes loucas e em êstase, e tudo começou assim...

    Portanto, eu acho que devemos para e reflectir, pensar e ajuizar, com 'dranquilidade'.

    O Sr Jesualdo merece um tratamento à altura, mas nada de exageros, ele só é benfiquista desde pequenino, desejar a morte ao homem é desiquilibrado.

    ResponderEliminar
  16. Caros Portistas

    Nunca ouviram dizer que o peixe morre pela boca. Na minha opinião a estratégia do Presidente é mesmo essa, deixá-los falar para se enterrar.
    Reconheço no entanto que algo vai mal no reino do Dragão.
    1 - Mudança do defesa esquerdo porquê?
    2 - Dois médios defensivos, nos jogos em casa porquê?
    3 - Porque não joga Jorginho na posição 10?
    4 - Vieirinha tornou-se muito vaidoso, não tem lugar, porque não joga Alan?

    Questões pertinentes e muito bem abordadas pelo Blue Boy.
    Quanto aos assobios, a minha opinião é a de que os adeptos do F.C.Porto, estão muito mal habituados, porque se fossem adeptos dos rivais, então é que se fartavam de assobiar. Equipas treinadas por Pedroto, Artur Jorge, Ivic, António Oliveira entre outros, ouviram também muitos assobios, e não deixaram de ser campeões.

    A nossa diferença para os nossos adversários, não é só ganhar, é ganhar com qualidade, com espectáculo.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  17. la vem estes com as teorias no "NILTON"...axo quem morre pela boca sao vcs(BLUE DEVIL + FCLIMA)... que eu saiba e me lembre,nao foi assim que o nosso clube chegou a topo...calados e quietos...tb que eu saiba e me lembre os assobios so sairam quando o arbito apitava erradamente ou depois de sofrermos o golo....ou estou errado????....quanto aos nossos rivais, caguei pra eles, eles que se mate...nós é que somos o MOTOR do país...okapa...mentalizem-se disso...nós e que somos o motor deste país a nivel geral...nao só do futebol....pois o resto e so xulos a viver a gola do estado...e nós (norte tb) e que mantemos este país de xulossssssssssss...sem mais okapa.......

    ps:parabens pro blog..bibo-porto-carago.blogspot.com

    ResponderEliminar