15 fevereiro, 2007

Eternamente Sua Santidade

“O Cantinho do Sr. António”

Começo por pedir que não estranhem a nova foto do Sr_Antonio, mas eu fiz há alguns dias uma operação plástica num cirurgião de renome e fiquei com estas belas trombas que aqui estão a ver. Mas adiante que atrás vem um elefante.

Então não é que a figura de Sua Santidade, Jorge Nuno Pinto da Costa, anda a ser posta em causa pelos seus próprios fiéis?! Muito bem, eu acho que já me expressei desde o início da minha colaboração neste espaço de reflexão portista (…) Nãoooooooooo… não posso crer… cada vez que escrevo a palavra “portista” no meu “Word”, a palavra aparece como não existindo no português, ou seja, aparece sublinhada a vermelho (grrrrrr!!) como se se tratasse de um erro, mas se escrever “benfiquista” aparece como existente no português, ou seja, como correcta. E não, não estou a brincar, vejam se isso também acontece no vosso “Word”, a sério, vejam lá e depois digam-me alguma coisinha. Será que até a merda do Windows também é mouro, mas afinal que é isto??? Alguém me explica??? Será que o Orelhas também andou a meter aqui a pata?! Há que “inbestigar”, há que “inbestigar”… hum. Vou já telefonar à Morgadinha dos Canaviais.

Bom, ia eu dizendo que Sua Santidade tem sido bastante criticada por algumas franjas do universo portista (lá está a dar erro outra vez), eu sou daqueles que também me sinto incomodado com o seu silêncio, mas que me oponho frontalmente a essas “opiniões” de que Ele já não se deve recandidatar. Compreendo quem tem essa opinião, mas discordo dela por completo. Vamos por partes:

1 - O Presidente tem-se mantido calado perante os vários ataques que têm sido feitos ao bom-nome do nosso Clube. É uma realidade inatacável. E eu pergunto-me porque será? Já se perguntaram porque será? Alguém tem dúvidas que se o nosso Presidente achasse que estava em posição de poder “estrebuchar” como sempre fez, Ele não estaria já a disparar em várias direcções? Eu não tenho a menor dúvida que sim. Ou seja, o nosso Pinto não tem piado porque a conjuntura em que estamos não o tem deixado.

2 - Ele está pura e simplesmente abandonado: pela SDA (Sociedade Demasiado Anónima), onde habita um ninho de cobras cuspideiras, mortinhas para espetar o veneno sempre que a oportunidade se proporcione, e que só não o fazem mais às claras porque não querem por em risco futuras candidaturas presidenciais. Pelos amigos de ocasião, que não querem envolver o seu nome com o dele, e que espreitam a oportunidade de o ver afundar, sem se comprometer, para prosseguir com os seus negócios empresariais à custa do nosso Clube. Por alguns adeptos, que começam a pedir a sua cabeça, esquecendo tudo o que este Homem fez por nós. Pela claque do Clube, que desde o episódio do Co Adriaanse nunca mais o encarou com os mesmos olhos, e que no passado davam a “ pele”por Ele se fosse preciso.
E este abandono ainda se refere apenas ao universo azul e branco.

3 - Por outro lado tem contra si: uma comunicação social agressiva e facciosa que explora o processo “apito dourado” como se de um “processo Pinto da Costa” se tratasse. E que nos impinge essa ideia pelos olhos a dentro como um facto consumado, a cada noticiário das 8 da noite, para júbilo dos marroquinos espalhados por este país. Tem contra si federação, liga, conselho de arbitragem, e todos os organismos do futebol, que de repente viraram todos paladinos da verdade, tanta hipocrisia. E mais grave, tem contra si o próprio poder político, que lhe impôs uma magistrada que mais não faz do que tentar por todas as “maneiras e feitios” reabrir processos já apreciados, onde o seu nome esteja envolvido. Poder político esse, que tantas vezes lhe beijou a mão quando necessitou do seu apoio em campanhas eleitorais, e que até o sondou para uma possível candidatura eleitoral, que Ele prontamente recusou por amor ao nosso FC Porto, ao contrário do Valentim por exemplo.

4 - Nós no FC Porto estamos a deitar-nos na cama que fizemos, no FC Porto, ao contrário dos clubes dos bairros da capital, sempre se falou a “uma só voz”, e essa voz era a do Presidente, se Ele agora não se pode manifestar deixa de haver voz no Clube. Se tivéssemos um treinador do estilo Mourinho, essa ausência de voz do Presidente seria mascarada pelos argumentos de guerrilha de um treinador que sabe tirar proveito desta conjuntura, mas como todos sabemos, o nosso actual treinador é do estilo “low profile”, e ninguém o pode criticar por isso, e daí notar-se mais a ausência de defensores da nossa amada Instituição.

5 - E se Sua Santidade não fala qual é a solução? Perguntam vocês caríssimos Blues. A resposta é a “compreensão”. Sim, isso mesmo, a compreensão. Quem pôs a sua vida ao serviço deste clube merece esse esforço da nossa parte não merece?! Eu cá penso que sim. Acredito que assim que a poeira deste processo sujo, no qual o estão a tentar envolver, vai assentar, e quando isso acontecer Ele vai voltar à forma que sempre nos habituou, não duvidem. Nunca se esqueçam que em última análise o que está em causa não é só achincalhar Pinto da Costa, é achincalhar o Presidente do FC Porto, é esse o prazer da escumalha marroquina. Ele não amansou, Ele, que alguns querem ver afastado, é o mesmo Homem que levou pedradas em Faro, em Portimão, em Campomaior, que aguentou com sacos de mijo em Paços de Ferreira, que foi ameaçado em plena catedral da merda, que deu a cara por um clube regional e que o transformou à custa de muito suor, esforço e dedicação num Clube Mundial. Conhecido em qualquer canto do Planeta. Abram os olhinhos, quando o Pinto se reformar, o nosso FC Porto vai penar, e não vai ser por pouco tempo.

Quem aqui entre nós fez mais pelo FC Porto que Ele?! Quem?! Ele deu tudo por nós, está na hora de retribuir e dar tudo por Ele. E já agora, quem nunca pecou, que atire um calhau de 7 metros (não estou a falar de droga, essa aproveitem e vendam), se puder com ele é claro :)).

Saudações,
Sr_Antonio

14 comentários:

  1. Mais uma vez, o Amigo sr_antónio "on fire"... bem, nem mais nada a acrescentar, nem vírgula, nem ponto final!
    Depois de um inicio de semana com um texto em discussão para agitar consciências, aqui está a resposta ao nível d'um Grande Portista... caso para dizer que basta de agitar as mentes, unir-nos e centrar o pensamento num único objectivo e numa única direcção: MÁGICO FC PORTO!!
    6ª feira, é hora de recuperar o tempo perdido!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. OLA AMIGO SR.ANTONIO;
    MUITO BEM...MAS MUITO BEM MESMO...GOSTEI DE TODOS OS PROMENORES DESTE TEU POST...PARABENS PARA TI E PRO "PÁPA"...

    PS:UM APARTE,SERA QUE O HOMEM TB NAO ESTA TIPO...AMEDRUNTADO???
    SABEM E QUE EU AINDA SOU DO SECULO PASSADO, E EU AINDA ME LEMBRO DE CASOS MUITO PARECIDOS COM ESTE "APITO DOURADO", E O SR.PDC NUNCA SE CALOU,SEMPRE RETALIOU,SEMPRE SACUDEU...OU ESTAREI ERRADO????

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  3. Claro Sr.António que tem razão em quase tudo o que diz e numa coisa eu o apoio totalmente: não quero que a minha consciência - a que mais conta para mim - me acuse de ser injusto para com Jorge Nuno! Tenho a obrigação de confessar que lhe reconheço todo e absoluto mérito em todas as conquistas que o PORTO conseguiu ao longo destes trinta anos! Teve todo o mérito e merece toda a minha gratidão e homenagem! Mas quanto ao seu silêncio?!...
    Não me parece de peso argumentar que na conjuntura actual ele está impedido de reagir! Não quero alongar-me muito mas não acredito que ele não possa falar, ele que nem sequer foi constituido arguido nos processos em que está envolvido, mas apenas ouvido em depoimentos judiciais! Poderá ser estratégico? Claro que sim, mas aí deveria abertamente confessá-lo! Estará constrangido pelas autoridades e forçado ao silêncio? Pois que outros digam o que ele não possa dizer!
    Ele é o nosso timoneiro desportivo e o seu silêncio tem um peso descomunal, assim como tem o seu peso - e não é pouco - sabermos publicamente das suas divagações amorosas...Mas neste aspecto respeito o seu posicionamento, cada um é livre de escolher os seus amigos ou amigas! No entanto acho que teria forçosamente de ter algum cuidado especialmente nas actuais circunstâncias...E não me parece estar a tê-lo! Portanto pelo menos nestes dois aspectos deveria ter e manter - na minha modesta opinião - um posicionamento diferente e mais adequado à sua importância Institucional!

    ResponderEliminar
  4. Nem mais. O PdC merece toda essa nossa compreensão, a dívida que temos com o nosso presidente será eterna. Entrar no jogo da mouraria e ajudarmos a fazer a cama ao nosso grande timoneiro seria um acto de traição ao clube e ao presidente.
    Excelente texto, Sr António, subscrevo em absoluto.

    ResponderEliminar
  5. O que é que queriam que PdC dissesse numa altura dessas?! Pelo amor de Deus, numa altura dessas há que deixar a justiça funcionar naturalmente!Quem for culpado que seja julgado e condenado, quem for inocente que seja ilibado!
    Não podemos fazer é nenhum filme de terror com o silêncio de PdC!
    Filme de terror deveríamos fazer é com 6pontos perdidos em 2 jogos e a eliminação da taça...isto sim é que é motivo de reflexão!
    Concordo quando se refere no texto que FC Porto vai penar (e muito!!) quando PdC sair...não vejo ninguém à sua altura...

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez concordo consigo Sr_antónio.....
    No Porto sempre se falou a uma só voz , a voz de PINTO DA COSTA e agora que este GRANDE HOMEM esta a rasca ele ja não presta, quem o quer ver fora do clube é ingrato porque não só ele fez do clube um clube mundial como respeitado mais fora do país doque dentro do país porque este país esta cheio de invejosos, onde quem tem sucesso é corrupto.....
    O cilêncio de PINTO DA COSTA, sou sincero a mim incomoda-me, mas tambem penso que ao estado a que isto chegou ele não pode neste momento dizer o que na realidade quer e sabe....
    Apoio PINTO DA COSTA até ao fim pois o que ele fez ou não fez foi tudo em defesa do NOSSO GRANDIOSO CLUBE - F. C. PORTO.
    Só conheci um Presidente - Pinto da Costa.



    Saudações AZUIS

    DRAGÃO AZUL
    dragao.azull@sapo.pt




    P.S. - Mas alguem ainda duvida de PINTO DA COSTA.... ACORDEM CARAGA...

    ResponderEliminar
  7. Caro Sr_António,

    Realço esta frase: "Abram os olhinhos, quando o Pinto se reformar, o nosso FC Porto vai penar, e não vai ser por pouco tempo."

    BRAVO !!!

    ResponderEliminar
  8. Excelente texto de uma pessoa q nos habituou a grandes posts. Parabéns.
    Amanhã estarei no dragão e apoio é q n pode faltar à nossa equipa...
    Convido-o, caro amigo, a vir ao meu blog e comentar as alterações q serão necessárias fazer no onze base do FCPorto...Blog do Lucho:
    www.sergiopmgomes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. é o unico ser há face da terra que vi fazer milagres ......mais ninguém conseguia tirar o poder a nivel futbolistico aos MOUROS a não ser o NOSSO presidente.

    Por mim fica lá até morrer.


    Miau está enganado o PdC só não pode falar devido ao sj porque de resto ele sozinho chega para esses montes de MERDA

    ResponderEliminar
  10. Nada a acrescentar a este excelente post.
    Também comungo e não só de agora que quando o Presidente sair vamos ter de nos preparar para uma travessia no deserto mesmo que a transiçaõ seja pacífica e devidamente preparada. O Pinto a dormir é melhor que qualquer um acordado e numa gerência tão longa a sucessão será sempre dolorosa.
    Que continue e tem claramente de ter o nosso apoio embora tenha que mudar muita coisa dentro da sad.

    ResponderEliminar
  11. Sr António :

    Mas , alguém , que seja realmente PORTISTA , poderá deixar de concordar no essencial , com o que de forma fluente aqui deixou escrito ?

    ResponderEliminar
  12. Boa sorte para logo à noite.

    ResponderEliminar
  13. Querem ver que vamos ter que fechar o clube quando o PC nos 'deixar '?!

    TENHAM JUÌZO !!!

    O FCP deve muito ao PdC mas há vida para além do nosso Presidente.

    Coitadinhos de nós se estivessemos dependentes de um homem só.

    Essa é precisamente a tese dos ORELHUDOS e outro tipo de GADO que por aí anda e pensa que acabando com o PdC acaba connosco. Estão REDONDAMENTE ENGANOS!

    ResponderEliminar
  14. deko :

    É evidente que "há vida para além do nosso Presidente"...

    É evidente que não estamos "dependentes de um homem só"...

    É evidente que "acabando com o PdC" não acabam connosco...

    Mas, também é evidente que , enquanto tiver saúde (física e mental), ainda QUEREMOS este PRESIDENTE no governo do CLUBE.

    Só isto!

    ResponderEliminar