13 fevereiro, 2007

Qual a fronteira entre a ficção e a verdade?

Andava eu entretido a fazer a minha ronda habitual e diária pelos meus blog’s de eleição ‘azuis-e-brancos’, quando deparo com um texto ‘sentido’ que, admito, francamente me fez parar para pensar e ao mesmo tempo reflectir em muitos dos factos que lá estavam narrados… sem o querer, acabei a fazer um «rewind» da minha memória.

Entretanto, deixo-vos aqui esse texto para que o possam também ler:


Sim ou Não? Voto em branco

Este ano, lá para Abril-Maio (+-), haverá eleições no FC Porto - isto se a actual direcção, não prolongar o mandato por mais um ano como estatutariamente pode fazer. Não sabemos se o irá fazer, como não sabemos se PdC encabeçará um nova lista. Sabemos é que já corre há alguns meses um abaixo-assinado para convencê-lo a recandidatar-se, e se o fizer ganha.

Nestes anos só conheci PdC como presidente do FCP, nos anos de Américo de Sá nem sabia que havia um presidente - o Porto era o Gomes, o Oliveira, o Freitas, o Simões, o Fonseca, o Duda, o Ademir, o Rodolfo, ... quando comecei a descobrir que havia um presidente, já este era PdC, e admirava-o. Ele estava sempre lá a defender o FCP, era sempre o primeiro a dar o peito às balas, eram famosas as suas entrevistas, e eu revia-me nelas e na sua luta pelo FCP, pelo Porto e pela regionalização. Os anos foram passando, o FCP a crescer, os títulos a aumentar e PdC era definitivamente o principal rosto. Pelo meio ia ouvindo muitas coisas sobre ele, sempre as ouvi como ataques ao FCP e nunca lhes dei crédito, mesmo quando uma semana, após um FCP-Famalicão em que um jornalista da RTP foi agredido, vi PdC a conversar muito amigavelmente com o agressor junto ao pavilhão das Antas. Li o "Golpe de Estádio" e achei aquilo muito naïf. Vi a retrete a ser penhorada e indignei-me. Vi uma piscina olímpica não construída e a culpa era obviamente da EDP. Assinei baixo-assinados para o estádio ter o nome de Pinto da Costa.

Até que veio a criação da SAD, que votei a favor, e comecei a interessar-me mais pelas questões extra-desportivas, aquelas que estão além da vitória/derrota, da bola que entra ou que bate no poste. E PdC começou a desiludir-me. Comecei a não gostar de ver promessas não cumpridas, comecei a não gostar de ver compras a pacote, comecei a não gostar de ver questões pessoais de PdC a interferirem no FCP, comecei a não gostar de ver empresários a gravitar, comecei a não gostar de ver ligações a políticos, mas continuei a votar em PdC. Até que veio José Mourinho e aí verifiquei pela primeira vez, que a importância do treinador era maior que a do presidente, e apesar das vitórias importantes de 2004 decidi não votar em PdC - com a decisão final a ser tomada pela inclusão de Fernando Gomes (ex-presidente da câmara) e de Paulo Teixeira na lista, e pelas pazes com a SIC / patrocínio do Andebol (sem a mínima explicação aos adeptos).

E se em 2004 estava desiludido com a gestão de PdC, fundamentalmente pela vertente económica, hoje estou muito mais. Nestes 3 anos, as causas/problemas pessoais de PdC tiveram um impacto negativo na imagem do clube, as questões financeiras só pioraram, continua a não haver pavilhão (era a grande promessa de PdC para este triénio que está a acabar), o FCP deixou de ser uma referência na prática desportiva não competitiva na cidade, isto sem esquecer a época 2004/2005 que foi do mais puro surrealismo que se possa imaginar.

Não tenho dúvidas que PdC não será minimamente beliscado em termos criminais no "Apito Dourado", mas sinceramente isso não me basta. Uma coisa são questões criminais, outra questões de dignidade e imagem do clube, e aquilo que é público das escutas, não deixa boa imagem. E nisto não acho que se possa passar um cheque em branco a PdC, por muito que o FCP lhe deva - PdC tem que se explicar aos sócios e não basta lançar insinuações que outros fazem o mesmo ou pior - para comícios desportivos já me bastou o "comício" contra o Record (na época da história da viagem do Calheiros ao Brasil), Record com quem mais uma vez PdC fez as pazes sem uma palavra aos sócios.

Durante algum tempo acreditei que o melhor, quando PdC saísse, era ficar alguém da sua confiança, depois do exemplo que se passou em Barcelona após a saída do Nunez, e pela falta de confiança que tenho actualmente da SAD - na sua globalidade, não creio que essa seja uma boa solução.

Quer isto dizer que, caso haja eleições e caso PdC seja candidato, eu não votarei em PdC. Nem em nenhum delfim, caso PdC não seja candidato. Mas também não votarei num pára-quedista qualquer. Como acredito que PdC se vai candidatar (ou prolongar por mais um ano), não creio que apareça ninguém credível a queimar-se enfrentando-o, por isso nas próximas eleições já há pelo menos um voto em branco.

# texto raptado do blog ‘óculos azuis e brancos

Sou franco, quando se trata do meu Presidente, do nosso Presidente, do Presidente de todos os Portistas, Jorge Nuno Pinto da Costa, admito, não conseguiria nunca votar em branco, até porque como alguns de vocês já o sabem, já subscrevi a nova lista de candidatura no último jogo caseiro, que diga-se de passagem, foi de muita má memória para nós.

Por outro lado, Jorge Nuno Pinto da Costa será eternamente para mim o Mítico Presidente do FC Porto, venham os que vierem depois dele … esse lugar, será sempre dele por mérito próprio. Se hoje somos respeitados fora de portas (cá dentro, já sabemos bem como funcionam as coisas, não é?), se hoje temos o estatuto que temos, se hoje temos os troféus nacionais e internacionais que temos, se deixamos há muito de ser os «andrades» para ser os «dragões», devemos tudo a um homem… Jorge Nuno Pinto da Costa.

Não esqueço, não tenho a memória curta, nem sou ingrato… desde há muito que me habituei a confundir FC Porto com Pinto da Costa e vice-versa. Esse homem, volto a repetir, será sempre para mim o Mítico Presidente do FC Porto.

Mas, e há sempre um mas… alguém de bom senso e que consiga ter algum poder de discernimento e consiga por um momento, separar o FC Porto de Pinto da Costa, é capaz de me identificar uma única inverdade neste texto? Eu não consigo… e é isso que me assusta, juntamente com o actual silêncio «ruidoso»!!

26 comentários:

  1. Temos o caldo entornado!! Já são quase 2:15 da manhã e por aqui me fico, pois a soneira já tomou conta de mim, amanhã transmito. Concordo com alguns pontos de vista desta opinião, mas aquela frase final denuncia tudo: "Quer isto dizer que, caso haja eleições e caso PdC seja candidato, eu não votarei em PdC", por amor de Deus!! Onde é que nós estamos?! Este também deve ser daqueles que acha que Ele se devia ter demitido depois de ter rebentado o caso "Apito dourado"... numa palavra: Ingrato!!! Por aqui me fico, amanhã há mais.

    Ah, também detesto os palhaços da SDA, e todos os parasitas que andam a mamar no nosso querido FC Porto, mas não confundo o Pinto da Costa com essa escumalha, não sou cego ao ponto de afirmar que Ele não pactua de certa forma com isso mas talvez estaja neste momento sem outra saída saída.

    ResponderEliminar
  2. POIS É PARA PODER VER OS "PUTOS" DO F.C.PORTO COM O LEIXÕES (GRANDE VITÓRIA POR 3-0) NÃO VOTEI.MAS TERIA VOTADO SIM.......EM CONSCIENCIA...

    ResponderEliminar
  3. o que mais me intristesse é ver que ha portistas que são levados na treta dos mouros invejosos...o Pinto da Costa pode ter errado, o seu principal erro foi ter feito confiança a uma puta, ninguém é perfeito, mas eu APOIAREI SEMPRE INCONDICIONALMENTE O NOSSO GRANDE PRESIDENTE. Sem ele o Porto não seria 10% do que é hoje, mesmo se depois da criação da SAD, nem tudo é um mar de rosas, tenho que concordar.

    Nunca acreditarei neste processo apito dourado, enquanto o LFV e o Veiga não forem incluidos nas investigações, porque também existem "escutas", e bem mais explicitas, por parte destes dois. Quando o EStoril-Benfica do Campeonato da treta for investigado, etc etc...nessa altura acreditarei que o apito dourado é para o bem do futebol português e não para bem dos clubes invejosos da segunda circular, fartinhos de levar na peidola nos ultimos 25 anos...

    www.flthedragon.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. boas,

    1- confirmo que o meu amigo blue já subscreveu o apoio ao nosso presidente,pois vi lá o dedo dele carimbado....heheheh

    2-quem nao apoia PdC não é portista....só um mouro é que pode dizer uma coisa destas.....é arrumar já esse blog da lista.

    3- estou-me a cagar para os gajos da sad eles que roubem o que quiserem desde que o meu MÁGICO ganhem pra mim tá tudo....


    ps: tb carimbei o dedo ......


    abraço

    ResponderEliminar
  5. Há que separar o 'trigo do jóio', ou seja, uma coisa é o que o PdC representa para o FC Porto, outra bem diferente, é o que tem acontecido desde a criação da SAD com o mesmo PdC à frente dos destinos do clube.
    Ninguém pode escamutear que mesmo depois disso, os troféus continuaram a conquistar-se; o FC Porto continuou a vencer e a convencer; etc.
    Agora, nesses 'entermeios', muita coisa de estranha se tem passado, culpa ou não de PdC... não é isso que está em questão, até bem pelo contrário.
    O que o Amigo João Saraiva do blog 'óculos azuis e brancos' chama a atenção é para algo mais nebulosa e duvidoso... tudo aquilo que gravita em torno da SAD.
    E não adianta 'esconder o sol com uma peneira', pq as situações dúvias são tantas, que já não há conta de quantas.
    O problema quanto a mim não é PdC... é tudo aquilo que gravita em volta da SAD, culpa ou não de PdC, não importa.
    Alguém consegue dar uma explicação plausível, repito plausivel, não é virem com a cassete que 'é melhor estar calado', do que o silêncio do nosso Presidente a todos os ataques que nos têm sido feitos nos últimos tempos? a nós, não!... a ele!!!... porque é que ele não fala para a 'nação portista', e falando para nós, se defende dos ataques, contra-atacando ou não os inimigos? porquê? porquê tanto silêncio 'ruidoso'?
    Não me lixem... quem não se sente não é filho de boa gente, carago!
    Sempre me ensinaram que a melhor defesa é o ataque... porra, se não quer atacar, que ao menos se explique, para que o nosso bom nome não ande diariamente nas bocas do mundo e na lama, carago!!
    Alguém que fale, alguém que explique, alguém que se defenda!!!
    Não posso pedir mais que isso... que se defenda e ao próprio clube!!
    Mas agora temos que ser 'carne para canhão'?
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS - Já o disse e volto a repetir as vezes que forem necessárias... o Mitico PdC será sempre o meu Presidente, sempre!!!... agora, fale, defenda-se carago!!... nós cá estaremos todos, sem excepção, para o defender contra tudo e contra todos. Assim, é que não!!!!

    ResponderEliminar
  6. amigo blue, se ele fala muito, nem no tribunal vai poder se defender...tudo o que ele tem que falar é dentro do tribunal, não para os me(r)dia da capital, que estão mortinhos para o enterrar ainda mais. Alias nem convém falar muito. é melhor deixar a justiça fazer as coisas. A minha pergunta é simples...existem escutas do LFV a escolher arbitros, porque é que ele não é arguido no apito dourado?
    Cabala mainada

    ResponderEliminar
  7. Caxana - tu andas a precisar de ir para a 'Celestinha' aprender a 'interpretar' o que eu escrevi, e porque não, o texto do blog 'oculos azuis e brancos', não? isso é o que dá ler na diagonal... depois, sai asneira. lol

    FL - Amigo, entendo onde queres chegar, mas desculpa discordar que o 'silêncio' como em tudo na vida, tem limites!! e eu sou de opinião que já há muito passou os limites do tolerável para se manter este silêncio que permite ataques diários por todos os lados... se vocês acham que o silêncio é o melhor, tudo bem por mim... respeito, mas não concordo nem um pouco... tudo tem limites!!! Eu não quero que o PdC fale para fora porque esses merecem unicamente o nosso desprezo... o que insisto é que ele tem que falar para dentro, para nós, para os Portistas, entendes?

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Concordo com o bLuE bOy pricipalmente no facto do cilêncioa.... se o nosso grandioso presidente PdC não pode falar sobre sertos assuntos por causa do apito dourado tudo bem mas isso não implica que não defenda si proprio e ao F. C. Porto...
    Pinto da Costa foi, é e sera sempre o meu presidente e simbolo do F. C. Porto e isso nimguem pode negar.
    eu ja tinha lido o texto nesse blog e na altura o que me ocorreu foi o seguuinte:
    - a portista que ainda andam a dormir outros ainda andam ressacados;
    - a publicidade que se ao apito dourado é de tal maneira grande que faz com que muita gente que ande a dormir acredite nesse processo;
    - o cilêncio de PdC que incomoda penso eu todos os portistas começa a fazer com que alguns portistas conmecem a criticar PdC, com ou sem razão, agora não confundir a sad com pinto da costa;
    - porque todos os dias somos atacados e todos os dias ficamos sem defesa, como eu ja venho a dizer a ja algum tempo a defesa do F. C. Porto neste momento é feita por adeptos, simpatizantes e socios mas tambem por comentadores de pogramas e isso é que me incomoda é que Pdc não fale de dentro para fora ou de fora para dentro em defesa dom clube....


    Saudações Azuis

    DRAGÃO AZUL
    dragao.azull@sapo.pt

    P. S. - Por falar em publicidade vejam como se consegue ser recordista mundial de socios em
    http://www.queixas.co.pt/popup.php?id_queixa=11059

    ResponderEliminar
  9. Já somos mts a pensar o mesmo... e isso é q preocupa...

    ResponderEliminar
  10. Era o que mais faltava alguém que se diz portista vir agora por em xeque o Grandioso Pinto da Costa. Quando foi necessário Ele defender a nossa causa era só aplausos, palmadinhas nas costas, e gritos de "viva"... agora que talvez seja o dever da instituição defender o Presidente (e não o contrário) já há quem lhe esteja a tirar o tapete. Isto é simples: o Pinto da Costa talvez esteja a pagar o "bem" que fez ao nosso mítico Clube, onde pontificam, na maioria grandes adeptos, mas onde também há alguns de "memória bem curta". O "Apito Dourado" vai passar e ainda vou ver muitos "óculos azuis e brancos" a dizer que Ele é o maior. Depois veremos.

    A SDA é que lhe não está a prestar o apoio devido, falta uma voz de comando, falta sim senhor, mas aquilo está minado, e o meu ídolo Pinto da Costa talvez esteja a lutar contra os de "fora" e também contra os da sua própria "casa". Os palhaços da SDA não foram colocados em exclusivo pelo Pinto da Costa, há muitos interesses, e há muito tempo que lhes estão a tentar fazer a folha, tal como o digníssimo Blue Boy aqui explicou há uns posts atrás. Preparem-se, pode ser que qualquer dia comecem a aparecer notícias de "senhores" que se dizem portistas a colaborar na chamada “descoberta da verdade” contra o nosso Presidente.

    ResponderEliminar
  11. Eu subscrevo o texto na íntegra e acho que temos que ter noção que o PdC não é eterno e o dia da mudança está cada vez mais perto. Mas nesta altura e nestas circunstâncias em que o nosso presidente e clube estão a ser obsessivamente perseguidos pela mouraria, temos a obrigação de não nos dividirmos e apoiar incondicionalmente a figura do nosso presidente seja como e contra quem fôr. Aliás, esta perseguição de tão neurótica e imparcial como tem sido orquestrada pelos vários poderes instalados na capital do império já me parece que está a ganhar contornos que ultrapassam a mera vertente desportiva ou pessoal.
    O problema da sucessão quando chegar cá estaremos para o discutir, neste momento a prioridade absoluta é cerrar fileiras e puxarmos todos para o mesmo lado.
    Mas também é verdade que o silêncio do presidente começa a ser excessivamente incomodativo...

    ResponderEliminar
  12. ó meu caramelo eu não estava a falar do post.....estava-me ea referir ao texto desse cromo que copias-te



    hehehhehehe


    abraço

    ResponderEliminar
  13. Sim, sou portista.
    Sim, o que escrevi no meu blog é a MINHA opinião.
    Sim, tenho o direito a tê-la.
    Basta ler o arquivo do meu blog, para se saber que as críticas à gestão financeira da SAD não são de hoje.

    Se há coisa que aprendi a separar - chorando no estádio - foi a instituição FCP, das pessoas que por lá passam. Foi numa tarde de domingo, em que vi o meu ídolo Oliveira empatar a 2-2 nas Antas com a camisola do Penafiel, nesse dia compreendi que uma coisa era o FCP (aquilo que eu adorava), outra as pessoas que o servem. Acima do interesse e gratidão a qualquer pessoa está o FCP. Isto aplica-se igualmente ao PdC, como se aplicou ao Gomes, ao Madjer, ao Mourinho, ao Jorge Costa, como se aplicará ao V. Baía, ...

    PdC é presidente do FCP-clube mandatado para escolher a sua equipa. Para a sua equipa escolheu já há alguns anos R. Teles, A. Caldeira e F. Gomes. Elementos que o clube indicou para os lugares de administração da SAD. O único administrador da SAD, que foi indicado por um accionista, é Rui Alegre - do grupo Amorim, que é administrador não executivo. Por isso não me venham convencer que a SAD é uma coisa PdC é outra. PdC escolheu a equipa, é o presidente da SAD, por isso a responsabilidade é dele - seja das coisas boas, seja das coisas más.

    Se lhe estão a fazer a folha, tem uma alternativa simples, retira a confiança a esses membros, e propõe outros. Tenho a certeza a absoluta que se ele fizer isso, os sócios apoiam e os accionistas vão atrás. E nas próximas eleições, não leva consigo os elementos da SAD.

    ResponderEliminar
  14. Numa coisa estamos de acordo, tens todo o direito à "tua opinião", e de certeza que é tão válida como a nossa, aliás se não houvesse opiniões contrárias que seria deste mundo?! Assim como nós temos o direito a concordar com ela ou não. Quanto ao Fernando Gomes aconselho-te a ler os comentários de um post ligeiramente anterior a este e talvez fiques elucidado quanto à amizade que o Pinto da Costa nutre por ele, segundo informações do caríssimo Blue Boy. Ah!! Não me digas que achas que tudo o que se passa na SDA é da responsabilidade do Presidente, principalmente na área financeira?? Então tu és daqueles que acredita que os accionistas não tem relevo, nem importância absolutamente nenhuma, e que o Fernando Gomes e o Caldeira são figuras decorativas não?!

    A SDA há muito que minou a Presidência do Pinto da Costa, há muitos mais interesses para além do Clube, e já muitas vezes o Presidente teve que se impor para que o clube não tivesse que vender jogadores, achas que o empréstimo obrigacionista que foi feito há pouco tempo foi necessário porquê?! Porque o Pinto preferiu isso a ter que vender Luchos, Quaresmas e afins, é mais do que evidente que numa SDA se fazem representar os accionistas, o Pinto da Costa apenas representa o "FC Porto Clube", que é um dos accionistas da SDA, mas há mais accionistas... Caldeiras, Gomes e afins representam aqueles que se cheguem mais à frente, podem ter ido por indicação do Pinto da Costa mas ele também tem que ceder a pressões para manter a SDA a funcionar pois a nível financeiro não é só Ele que manda... o Lopo Xavier também já esteve na SDA, entre outros, aquilo é um entreposto de sanguessugas, quando não há tacho, há sempre a SDA do FC Porto para ganhar mais uns milhares de euros por mês, e isso não é da inteira responsabilidade do Pinto da Costa.
    Está atento ao que está a acontecer nos lagartos, é um sinal, o FC Porto quando não houver Pinto da Costa arriscasse a ficar nas mãos de um grupo de accionistas estrangeiros que nem sabem o que é futebol e acabou a conversa. Tal como aconteceu aos Gays dos Manchester e do Liverpool.

    ResponderEliminar
  15. Eu nas últimas eleições votei em branco... mas motivado por uma enormidade de nomes que não merecia nem merece o meu voto.

    ResponderEliminar
  16. Ah!! Só mais uma coisa, não confundas jogadores de futebol, Gomes, Madjer, Vitor Baía, Jorge Costa e afins com o nosso Presidente, ou será que estás a ver o nosso Presidente mudar de clube e ser Presidente de outro que não o nosso FC Porto?! Fico muito triste se isto chocar alguém, mas o FC Porto na minha opinião está associado ao nome de Pinto da Costa, e se o FC Porto é uma instituição, o Pinto da Costa é outra, e ambas se confundem, desde que me conheço que FC Porto é Pinto da Costa, e Pinto da Costa é FC Porto. Ele sempre foi o nosso orgulho, e para mim sempre será, se Ele se afundar, o FC Porto ficará, pois o FC Porto somos todos nós milhões de adeptos e Ele é apenas um ser humano, mas nunca lhe irei virar as costas aconteça o que acontecer, e esse afundanço será sempre por amor ao nosso Clube. Esteja Ele onde estiver irei não só apoiá-lo como venerá-lo. Chamem-me tapado que eu não me importo 8-)

    ResponderEliminar
  17. ò js és dos portistas que anda a dormir ou dequeles que andaressacado, ganha mas é juizo e compra uns socos toda a gente menos tu sabe que quem manda na sad é os accionista que se encontam a um administrador para dai tentar ter todo o poder sad...-

    ACORDEM PORTISTAS que a muitos que querem assaltar o poder da sad...

    Saudações azuis

    DRAGÃO AZUL
    dragao.azull@sapo.pa

    ResponderEliminar
  18. Sr_António:

    Diz que "(...)o FC Porto na minha opinião está associado ao nome de Pinto da Costa, e se o FC Porto é uma instituição, o Pinto da Costa é outra, e ambas se confundem, desde que me conheço que FC Porto é Pinto da Costa, e Pinto da Costa é FC Porto. Ele sempre foi o nosso orgulho, e para mim sempre será, se Ele se afundar, o FC Porto ficará, pois o FC Porto somos todos nós milhões de adeptos e Ele é apenas um ser humano, mas nunca lhe irei virar as costas aconteça o que acontecer, e esse afundanço será sempre por amor ao nosso Clube. Esteja Ele onde estiver irei não só apoiá-lo como venerá-lo. Chamem-me tapado que eu não me importo 8-)"

    Tapado ???!!! Como ??!!!
    Meu caro, olhe, então somos 2 !!!

    E atenção, eu continuo um incondicional do NGP, não só, pelo que ele fez no passado, mas também, e especilamente, pelo que ele ainda vai fazer no futuro !!!
    Para desespero da cambada antiportista, mas sobretudo para NOSSA FELICIDADE !!!

    (P.s. - Do seu texto que citei apenas alteraria o "e" para minúsculo)

    ResponderEliminar
  19. Todos sabemos que :

    Os HOMENS passam ! As INSTITUIÇÕES permanecem !

    Não existem HOMENS perfeitos !

    O nosso PRESIDENTE (como qualquer mortal ) não é , nem pode ser , perfeito .

    Dito isto :

    Devemos ser GRATOS e LEAIS !



    É assim que penso. É a postura que defendo .

    ResponderEliminar
  20. Bem, antes de mais, queria aproveitar para agradecer publicamente aqui ao Amigo João Saraiva do blog 'óculos azuis e brancos' por, quanto a mim, uma excelente visão sobre diversos factos concretos do nosso quotidiano recente e que foram colocados em 'escrita' de uma forma, digamos que sincera.
    Aproveito tb para esclarecer que nunca este texto serviria para atacar ninguém, nem tão pouco servir de arma de arremesso para outro tipo de situações perante o Amigo João Saraiva... a intenção era bem outra, e acho que foi conseguida... colocar todos a 'discutir' saudavelmente um tema que quer se queira, quer não, um dia vamos ter de o discutir e cada um com a sua opinião 'respeitosa'.
    Sinceramente, sou daqueles que mesmo encontrando muitas verdades deste texto, continuo a venerar o nosso Mítico Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa... não consigo tirar-lhe o tapete!
    Já quanto a muitos dos que 'se pavoneiam' pelos corredores da SAD, isso são história de outro rosário... tb o digo, que os ataques ao PdC não vêm só de fora... tb os tem dentro de portas. Basta estar atento a algumas movimentações de alguns dos poderosos que por lá vegetam à procura da fortuna... por mim, nunca lá se sentarão! Não lhes reconheço competência, seriedades e Portismo para tal.
    Como bem alertou o sr_antónio, atentem bem nas movimentações 'angolanas' que se vão ouvindo e lendo pelos lados de Alvalade... tomem atenção, que um dia, ou talvez já 'alguma coisa paire no ar', quiçá, esses ou outros poderosos não estejam a preparar um ataque ao FC Porto!
    Mantenham-se alerta... muito alertas.
    Não obstante, mantenho a minha e reforço aqui mais uma vez o meu pedido: "Mitico Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa... não tenha medo de falar!! Nós estamos todos cá para o defender, contra tudo e contra tolos. Não tenha medo, pq nós tb não o temos!!"
    É só isto que me incomoda... este silêncio. No resto, não consigo... sou 101% PdC!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS - Caxana... aqui, não existem 'cromos' Portistas, mas sim cada um com a sua opinião... esses 'cromos' são os outros, aqueles que nós bem sabemos e tanto odiamos, ok? eheheh... portanto, não te estiques, senão o lápis azul funciona para ti... eheheheh

    ResponderEliminar
  21. ola presidente e amigos;

    o um homem louvavel em relaçao ao nosso clube...mas como homem nem tanto..mas como se diz na giria...ninguem e prefeito...enquanto presidente do F.C.P. tem o meu apoio...tb assinei...nao foi com o dedo...pq nao assino como os "cães"....eheheheheheh

    bibo porto carago e bibo pinto carago

    ResponderEliminar
  22. Alimento a esperança que numas próximas eleições Jorge Nuno se faça "acompanhar" por alguém que nos mereça confiança e seja de algum modo também o seu "candidato"! Seria uma forma interessante de preparar a sucessão sem alaridos nem quebras de unidade no clube. Teria de ser no entanto alguém que indiscutívelmente constituísse uma alternativa credível e de peso institucional! E que para além do mais fosse um marco de autêntica viragem na política do Clube!

    ResponderEliminar
  23. Blue Boy :

    O nosso PRESIDENTE não fala porque é inteligente !

    MEDO é palavra que não consta do SEU dicionário.

    PINTO DA COSTA é um HOMEM CORAJOSO !
    Alguém, nesta altura do campeonato, ainda tem dúvidas ?

    ResponderEliminar
  24. Parabéns líder Blue Boy por este post tão interessante, que nos fez pensar e discutir ideias, e parabéns ao autor, JS, pois apesar da minha discordância, teve o mérito de abanar as nossas consciências e fazer-nos reflectir sobre o que pensamos sobre o nosso Clube em geral e pelo Presidente em particular.

    ResponderEliminar
  25. Como Benfiquista que sou gostaria que o P da COsta continuasse presidente do FCP por muitos e bons anos. Era sinal que o clube não crescia e que nunca teria mérito pelas vitórias.
    Quando ele sair há o risco de as pessoas pensarem que o fcp ganha por mérito e n por corrupção...

    Enquanto benfiquista prefiro assim como está.
    ps.: além disso, em termos de $$$$ a gestão da sad azul tem sido ruinosa.

    FORÇA pinto da costa! Continua!

    ResponderEliminar
  26. Claro que Pinto da Costa deve continuar, agora tem é de se rodear de gente mais credível na sad, mais moderna, e não pode embarcar nas transferências que lhe tem impingido com contratos longos para depois despachar e assim desbaratar dinheiro.
    E já agora, dar um murro na mesa brevemente, esperando que no balneário já o tenha feito.

    ResponderEliminar