07 fevereiro, 2007

O maestro... e a orquestra das vaidades

“O cantinho do Sr. António”

O maestro não está a saber lidar com a orquestra das vaidades

Pois é, a azia continua e a porcaria do fim-de-semana custa mesmo a digerir, não há Rennie que me valha. Tal como todos os companheiros Blues fiquei em estado de choque com aquilo que assisti este Sábado. O “Palco dos Sonhos” rapidamente se transformou no “Palco dos Pesadelos”, e isso não só não pode acontecer, como é inadmissível. Muito menos depois dos “intérpretes do jogo” saberem de antemão que o “pseudo-clube” da capital tinha levado com um xeque-mate dos seus conterrâneos. Incrível a apatia generalizada, exceptuando, tal como o caríssimo Blue Boy aqui escreveu, o Lisandro, o Bosingwa e (acrescento eu) o Bruno Alves, que na dura missão de fazer as posições de defesa central e de lateral esquerdo não se portou nada mal. Tudo o resto foi demasiado pobre para merecer qualquer referência positiva. Por amor de Deus, mas que andamos nós a fazer Mister??

Se uma equipa de futebol fosse uma orquestra, os intérpretes da música seriam os jogadores, o maestro seria o treinador, o compositor da sinfonia seria o Presidente (ou a SAD), e temos ainda o público que ora aplaude, ora assobia conforme o espectáculo que lhe proporcionam, que seríamos nós. Estão a seguir o raciocínio?? Estão?? Então prossigamos. Quem não estiver a seguir não leia mais pois eu compreendo que isto de música clássica é um fastio dos diabos, mas não consegui encaixar aqui o Heavy Metal.

Eu como fanático que sou de Sua Santidade o Presidente Pinto da Costa, quero partir do princípio que ele delineou com cuidado a “sinfonia” que iria ser tocada ao longo da época, mas parece que anda alguém a borrar as “pautas musicais”. O maestro é que coordena e harmoniza o “recital” a ser apresentado, e o que eu assisti no Dragão suou-me mais a “grupo de bombos dos bombeiros voluntários” do que a música clássica. Tudo muito descontraído, descoordenado, e pior, sem respeito por quem faz de tudo para assistir ao espectáculo. E se assim tivesse sido desde o início da época não me iria admirar, mas a verdade é que nunca ao longo desta época se jogou tão mal.

Foi desde a paragem do campeonato que tudo mudou e pergunto-me eu, será que os jogadores desaprenderam de jogar?? Não me parece. Será que o Presidente deixou de saber compor a “sinfonia”? Também não me parece. Então o que se terá passado?? Na minha singela opinião, o treinador deixou de saber mexer a “batuta”. Aquele que deveria ser o garante da humildade, da capacidade de trabalho, do rigor e da disciplina foi o primeiro a dar o exemplo de desleixo aos seus pupilos. O Professor Jesualdo cometeu um grave erro ao defender a paragem do campeonato como sendo uma coisa benéfica. Transmitiu uma imagem deturpada do profissionalismo que é exigido a quem pretende ser campeão, e em especial a quem defende as cores do nosso mítico clube. O que sempre nos distinguiu dos “pseudo-clubes” da capital foi a capacidade de sofrimento e de trabalho, o discurso do treinador nunca seria possível há uns anos atrás. Enquanto antigamente as “vedetas” que se pavoneavam nas “revistas cor-de-rosa” eram sempre dos lados da capital, agora os nossos também começam a aparecer por lá. As cabecinhas dos nossos jogadores ficaram adormecidas com tantos pontos de avanço, e com um discurso tão permissivo como aquele que Jesualdo fez.

Um General, em tempo de guerra, não diz às tropas: “podem dormir descansados pois ninguém ataca à noite”, um General que se preze mantêm as tropas sempre em estado de alerta máximo. E Jesualdo não o tem conseguido fazer. Ainda lhe continuo a dar o benefício da dúvida, pois sei que ele é um estudioso do futebol, mas não pretendo professores, pretendo um líder de grupo, que saiba controlar devidamente o balneário, elogiar quando é preciso e colocar rédea curta sempre que necessário. Espero que tudo mude nos próximos jogos, caso contrário vou ter que me render às evidências. Já chega de meninos mimados!!

Saudações,
Sr_Antonio

10 comentários:

  1. Amigo sr_antónio, mais uma vez, um excelente post.
    Concordo 'quase' com tudo... mas obviamente que entendo perfeitamente o alcance das tuas palavras e no geral, estou perfeitamente de acordo.
    Como já tinha dito ontem, há muita coisa mal no FC Porto actual a necessitar de urgente rectificação.
    E sinceramente, as culpas quanto a mim têm de ser repartidas pelas 3 partes: administrativa, técnica e jogadores... todos têm estado mal, aliás, muito mal... e sinceramente, as férias fizeram-lhes mal que farta... ou então, estão mesmo numa de 'apito dourado' para animar o resto do campeonato... se o estão mesmo, eu não estou a achar piada nenhuma, nenhuma mesma.
    Mas como eterno 'optimista' e 'portista' que sou, continuo a acreditar nos meus meninos.
    Sei que um dia destes, eles vão-me obrigar a meter a viola no saco... e que tão isso me vai saber, carago!
    Mas que se despachem, porque já estou a desesperar... rsss
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o BlueBoy. Atirar as culpas só para o treinador é muito redutor.

    Foi ele que pegou na equipa sem fazer pré-época com ela, foi com ele que nos apuramos num grupo difícil para a champions e foi com ele que atingimos o 1º como melhor equipa do campeonato.

    O que mudou entretanto? Mesmo que ele não defendesse a paragem, não quereria dizer que ela não existisse.

    Se calhar é mesmo a sinfonia que tem muitas partes mal escritas e já de há uns anos para cá. Nós é que achamos sempre que a culpa é do maestro ou dos músicos, mesmo que o maestro e os músicos sejam escolhidos pelo compositor. E não deveria ser o compositor a saber melhor que ninguém que orquestra tocaria melhor a sua sinfonia? É altura de vermos todos os males.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Amigo sr_antónio, mais uma ves parabens pelo Post.
    Olhar para dentro de nossa casa fazer criticas como ja disse anteriormente acho bem porque se os socios não têm direito a criticar aquilo que vai mal no reino do dragão quem é que tem esse direito?
    Mas queria que fizesse uma simples comparação, se é possivel comparar alguma coisa, qual a diferença entre o espanhol Fernandez e o português Ferreira? Os dois cairam de para quedas no Dragão, os dois mal tiveram tempo para preparar o 1º jogo, nenhum dos dois fez a pre epoca a diferença é que o português esta a fazer uma epoca bem melhor do que o espanhol (esta é a minha opinião que vale, o que vale) pelo menos para ja.
    No inicio da epoca todos nós estavamos a ver a repetição da epoca do Fernadez, Del Neri ou couceiro e a historia pode-se ainda vir a repetir mas continuo a dizer estamos bem melhor.... a culpa sera do treinador ou da administração da sad? O treinador no inicio da epoca quem era não era um holandês, o português não tinha equipa, projecto e patrão, pois é, ele estava a treinar o Boavista lembram-se...?
    Sempre fui contra mandar treinadores embora com o trabalho a meio, ainda é possivel ganhar o campeonato, ainda é possivel ganhar a liga dos campeões, e enquanto tudo isto for possivel eu acredito como todos devem acreditar... não estou aqui a defender o treinador porque se nahora das vitorias ganham todos na hora da derrota perdem todos e não esquecer que dos fracos não reza a historia... e no fim da epoca esatremos todos aqui para avaliar o treinador....
    Ja agora ser portista tambem é olhar para dentro e criticar o que a para criticar mas sempre com um olho bem aberto para fora e para completar a comparação aqui vai um alfinetada na epoca do espanho fernandez, do italiano del neri e do português couceiroquem foi compeão não foi o benfica, é verdade uma epoca, uma epoca que com tantos tropessões nossos quase fomos campeões e não fomos porquê, alguem se lembra.... foi uma epoca tranquila em casos,sem corrupção, sem cotoveladas e se bem me lembro ouve dois clubes vituriosos um o benfica foi campeãoo outro o estoril desceu de divisão epoca fantastica cheia de alegria para a merda da empresa liga e federação, lda,... não se esqueção que esta merda ainda pode acontecer...


    Saudações Azuis

    DRAGÃO AZUL
    dragão.azull@sapo.pt


    P.S.- Vamos la criticar a sad, jogadores, treinadores ou quem quiser mas sempre com uma critica aos nossos inimigos, porque se não estamos a ser iguais a eles...

    P.S.2- Lembram-se de a uns anos atras o NOSSO GRANDIOSO PINTO DA COSTA com uma simples frase ter destabilizado, digo mais posto o pseudo cube benfica a arde só por ter dito "...sport lisbon and benbica..." , pois é, é disto que a gente gosta mas é preciso ter cuidado para não cair no erro que eles cairam porque é isso que eles querem. (continuo incomodado com o cilencio de nosso presidente e da sad)

    ResponderEliminar
  4. será que a culpa é só do prof.jesualdo?? eu não acho ......acho isso sim que alguns jogadores do f.c.porto estão já habituados á ideia que com pouco esforço já são campeões nacionais e ..ainda não são pois falta ainda muito jogo para se fazer.....

    ResponderEliminar
  5. Caríssimos Blues, leiam o post com atenção, ele (o post) não diz que a culpa é "só" do Jesualdo, os jogadores também não colaboram e quanto à "SAD" que eu ironicamente costumo chamar de "SDA" (depois explico porquê) a seu tempo irei aqui postar o que penso. O post é uma crítica ao Jesualdo, mas não é um post de atribuição exclusiva de responsabilidades. Vamos lá ver se nos entendemos ;-)

    ResponderEliminar
  6. Só gostava de saber qual é o filho da puta do barbeiro que alguns jogadores frequentam! Penso que deve ter alguma influência no cérebro pois alguns deles parecem lesmas!
    Um bem-haja a todos os Blues

    ResponderEliminar
  7. Eu tb acho q nos jogadores se nota peneiras a mais, há uns anos atrás isto era impensável. Mas acredito q o prof. mude esta onda depressiva.

    ResponderEliminar
  8. boas....

    1 jogadores- têm mas é de correr e pentear-se menos

    2 treinador- encostados aos ultimos resultados e pensava que ja tinha ganho alguma coisa e.....tasse a ver agora.- tem que explicar o pq de alguns atletas pasarem de titulares e entrusados para a condição de não convocados ou suplentes(adriano,chec,fucile)...é isso que não compreendo.

    3 sad- (ou sida) não sei qual a vossa opinião mas a sad retirou o poder aos sócios e agora só meia duzia de gajos é que mandam e só querem é euros de lucro e mais nada, eu chamo-lhes sida pq é como a própria doença estanos a "matar" aos poucos.

    4 adeptos- tambem atribuo alguma culpa a nós próprios pq se agora lhes chama-mos "nomes" quando ganham até lhes "lambemos" o cú temos de estar sempre fodidos e exigir o máximo para que eles não fiquem a nanar



    Amigo sr. António continua que estas a tornar mais interesante este blog....bem-haja, e um abraço

    ResponderEliminar
  9. ola amigo SR.ANTONIO;

    ora ai esta um post a maneira,mesmo com palavras "musicais" , disseste quase tudo que na realidade se passa no nosso clube de coraçao...estou em pleno acordo com a tua analise"opiniao"....gostei do que li e tb penso da mesma maneira....mas algo me diz que ainda vai piorar ...nao neste proximo jogo com o naval, mas sim com os jogos de topo(benfas,lagartos,ingleses etc)...aguardo inquieto por esses longos jogos....

    sem mais okapa...um abraço

    ResponderEliminar
  10. Só um aparte as ferias continuam no PORTO. BICHO adorei o teu comentário

    ResponderEliminar