21 fevereiro, 2007

The “Special Club”

“O cantinho do Sr. António”

A mim não é preciso “darem-me queijo” para roer as unhas, mas a verdade é que elas nunca estiveram num estado tão lastimável como agora… coitadinhas!! Isto por causa do jogo que aí vem e que me está a deixar num estado de ansiedade tal que se torna difícil controlar este meu impulso nervoso.

Este FC Porto – Chelsea não é para mim mais um jogo de futebol, é “O Jogo de Futebol” desta época. O encontro reveste-se de uma importância que ultrapassa o limiar da sanidade mental. Este jogo é um jogo da Champions, está em causa a nossa passagem à eliminatória seguinte, vai ser contra a equipa que mais dinheiro gasta no mundo em contratações de jogadores, uma equipa recheada de estrelas, e orientada por aquele que se considera o melhor treinador do mundo, e que por sinal também já foi nosso treinador.

Não fiquei admirado quando me deparei com a leitura diária dos jornais desportivos de referência e observei que o jogo (propriamente dito) tinha sido deixado um bocado para 2º plano, e o que contava era mesmo saber o que Mourinho diz e não diz, o que Jesualdo responde e não responde. Enfim, típico quando se trata do reencontro do “Special One” com a sua antiga Equipa. O mesmo “circo” aconteceu na última recepção que fizemos ao Chelsea e que de tão boa memória é (ai Diego… Diego, se o tempo pudesse voltar atrás). Mourinho começou, novamente, a preparar mal mais este regresso ao mítico Estádio do Dragão. Da última vez decidiu embarcar naquela palhaçada de trazer 8 (!!) seguranças privados pois segundo ele a recepção poderia ser altamente perigosa, valha-me Deus!! Desta vez já começou com os habituais recados do género “… eu sou o melhor do mundo e o resto que se lixe!!”, passando a imagem de que o FC Porto não teve qualquer relevância nas “suas” conquistas, ou seja, mete-me um pouco de impressão (para não dizer nojo) cada vez que ele fala nas “suas conquistas”. A ideia que passa para os leitores/ouvintes é de que não foi o FC Porto que ganhou 2 campeonatos seguidos, 1 Taça UEFA e 1 Champions, mas que foi ele que as ganhou, enfim, será que ninguém explica ao homem que a réplica desses troféus estão pelas bandas do Dragão e não na casa onde ele aterrou de pára-quedas?! Toda a gente sabe que o homem não prima pela humildade, mas daí a não ter a coragem de afirmar inequivocamente que foi pelo facto de estar no clube onde estava (FC Porto) que conseguiu o sucesso que ainda hoje saboreia, isso venha quem vier, eu não entendo.

Este homem que passou pelo Barcelona como adjunto, por um bairro de Lisboa como treinador, e por terras leirienses também como treinador, sem ter qualquer referência digna de registo, antes de ingressar no nosso Clube, será que não mete a mão à consciência e se pergunta a si mesmo: “porque será que só Naquele Clube eu consegui o sucesso que tanto treinador almeja?”, será que está assim tão difícil de perceber que só no FC Porto ele teve as condições para explanar as qualidades que todos, hoje em dia, lhe reconhecem?! No Chelsea, onde põe e dispõe de milhões de euros para criar o seu “Dream Team”, não consegue a tão desejada Champions porquê?! Não deveria isso ser quase que uma obrigação, para quem se considera tão especial, que não percebe qual a relevância do seu anterior Clube nas “suas” vitórias?! Aqui ficam as perguntas, às quais penso que todos os caríssimos Blues lhes sabem responder. Em suma, na minha opinião o “Special One” só o conseguiu ser enquanto esteve ao serviço do nosso “Special Club”. Aprende Mourinho que eu não duro sempre.

Quanto ao jogo, nós não somos favoritos, e isso é bom. Parto com a consciência de que tudo pode acontecer, se perdermos será contra um dos planteis mais fortes da actualidade, se ganharmos poderemos embalar para uma cavalgada imparável que me faz recuar na memória cerca de 3 anos atrás. O sonho será o limite!! Para este jogo, e dado o meio-campo musculado deste Chelsea, colocaria em campo: Helton, Bosingwa, Pepe, B. Alves, Fucile, P. Assunção, Raul Meireles, Lucho, Ibson, Quaresma e Adriano.

Psd – Adorei as declarações do Benni, afirmou ser portista para sempre e ficar a torcer por Nós. Este Homem sim, nunca me enganou. Ah!! Não confundir as minhas considerações anteriores com ingratidão perante o Mourinho, não costumo retribuir com ingratidão a quem ajudou o nosso Clube a escrever uma das páginas mais importantes da sua história. Mas também gosto pouco de quem desdenha de quem lhe estendeu a mão e lhe colocou o céu a seu pés.

Saudações,
Sr_Antonio

7 comentários:

  1. Ora boas então Amigo sr_antónio...
    É verdade que efectivamente este é daqueles jogos que deixa um resfriado na espinha... tamanha é a envolvência do mesmo, da incerteza no resultado, do caractér e dimensão do do jogo em si... é daqueles jogos que todos gostariam de jogar e todos nós gostariamos de presenciar... eu, nós, vamos lá estar!
    Quanto à abordagem dada pela imprensa ao 'tal jogo', nada me surpreende; tudo igual como sempre!... basta olhar para a capa do RASCORD de hoje... o assunto é mesmo o VELHO COSTA, o FCP vs Chelsea é levado para um cantinho qq da capa para não parecer mal e para não dizermos que nem falam sequer... alguém se lembra de quando fomos bi-campeões do mundo?
    No que toca ao Mourinho, faço sempre 2 leituras; o antes e o após, ou seja: sou grato e não tenho memória curta sobre tudo o que de bom nos trouxe, as fantásticas vitórias que nos ajudou a construir, a força e o carisma muito especial e por isso, sou grato por tudo e só lamento que hoje já cá não more. Quanto ao pós, bem, não esqueço, não perdoo e nem quero saber da explicação que tem para dar ao não festejar entre nós na Alemanha, já em seguimento de outras atitudes próprias de um qq narcisista. Era legitimo que pretendesse outros altos voos, era legitimo que quisesse algo mais, tudo era legitimo... o que não era, e não aceito nem admito, é que na hora da vitória, nos tenha a todos mandado f****; não lhe perdoo. Não esqueço tb o modo como nos encontrou da 1ª vez, onde se fez acompanhar de uma série de seguranças, quase que como estivesse a entrar em Beirute no auge da guerra civil e tenha comparado o Porto à Sicilia; não perdoo!! Por tudo isso, insultei-o nesse dia e não me arrependo de uma única palavra, nem uma! Ainda agora, quando chegou voltou a mandar o bitaite habitual "se alguem quer fazer melhor que eu, que ganhe 2 campeonatos, 1 UEFA e 1 Champions", como que a fragilizar o nosso Treinador e a tratá-lo com um otário qualquer.
    Reconheço-lhe muita capacidade de liderança e como um dos melhores, senão o actual melhor treinador do mundo, mas apenas no plano técnico... no plano pessoal, para mim, depois do modo como nos tratou a quem sempre o bem recebeu e sempre o admirou, para não dizer, idolatrar, não passe de um merdas!!!
    Como diz e bem o sr_antónio, ele esquece-se que ganhou, é verdade... mas não foi sozinho, foi connosco e com uma equipa de tostões.
    Ele parece esquecer actualmente, internacionalmente e com uma equipa de milhões... ganhou ZERO!!!
    Mais logo, voltarei a dirigir-me a ele... como? aguardem!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. sr_antónio é verdade mais um jogo que todos esperamos com muito entusiasmo e que esperamos no fim gritar vitoria....
    Em relação a comunicação social é mais do mesmo mais vermelho ou mais verde esta la sempre o azul quanto menos espaço melhor.
    Como ja disse no comentario ao post anterior mourinho so torna a ganhar titulos internacionais no Porto, nem com os melhores jogadores do mundo vai ganhar e por parte de azar dele este ano tem que por cima de nós... agradeço-lhe os titulos que ele ajudou o Porto a ganhar mas o merito foi de todos não foi só dele e ele esta onde esta por causa do merito que teve nas conquistas do Porto... ele sabe que ao atacar o Porto em Portugal ganha logo 11 milhões de apoiante vestidos de vermelho e verde esses mesmo que hoje iram ser desde pequenos do chelsea, cambada de filhos da p**** e marroquinos.


    Saudações AZUIS

    DRAGÂO AZUL
    dragao.azull@sapo.pt


    P.S.- Hoje é dia de comer bifes ingleses com azeitonas portuguesas acompanhado com um tinto do douro e para digestivo um Vinho do Porto.

    ResponderEliminar
  3. Eu continuo a admirar imenso o José Mourinho... não me esqueço do que ele fez e deu ao clube!!!

    Não concordo muito com o Sr.António.
    Foi o Mourinho que levou o Porto aos títulos conquistados...
    Foi o MOURINHO que trouxe de volta o CAPITÃO...
    Foi o Mourinho que conseguiu implementar um espírito de grupo, de união... A MÍSTICA... que se tinha perdido e que agora não temos.... Tudo isto sem grandes recursos... ele criou uma equipa e fez jogadores...

    A ele o meu muito obrigada por todos os momentos de alegria que me proporcionou!! E não devemos misturar vida pessoal com vida profissional!!

    Quanto às declarações que ouvi dele... só afirmou que com o Porto consegui atingir o topo... é um facto... o que ele ganhou já ninguém lhe pode tirar!!!

    Em relação ao jogo... nem sei... porque os últimos jogos do Porto que vi deixam muito a desejar... poucos são os jogadores que se esforçam e a sorte sozinha não marca golos... mas lá está como é Champions, todos querem brilhar. Espero um bom jogo, mas acima de tudo que honrem a camisola que vestem!!!

    Beijinho ;)

    ResponderEliminar
  4. Ah... e lembrei-me agora...

    Essa de dizer que o Mourinho não consegue ganhar a Champions outra vez.. acho imensa piada. Sou portista, mas temos que reconhecer que quando o Porto ganhou a liga dos campeões foi um ano atípico, fomos à final com o Mónaco... os cabeças de série tinham caído, não é menosprezer o feito... mas há que reconhecer as coisas...
    As regras também mudaram, não há 2 fases de grupos...
    A sorte também é importante... basta ver o nosso caso agora em tantas equipas foi-nos calhar o Chelsea, uma das mais complicadas!!!

    Bem... vou embora senão nunca mais me calo!!!

    ResponderEliminar
  5. Sr António :

    Já ouvi e li no passado recente , o JM afirmar que DEVE ao F.C.PORTO ter chegado onde chegou !

    Para mim é quanto basta . Estar reconhecido ao CLUBE que o projectou.

    Também acho que não é necessário , por tudo e por nada´, referir que só chegou onde chegou, por ter sido treinador do" SPECIAL F.C.PORTO "

    ResponderEliminar
  6. O PORTO É O MELHOR CLUBE DO MUNDO.

    ResponderEliminar
  7. Lua:Para desvalorisar as vitórias do FCP,já basta o resto do país,não é preciso os PORTISTAS ajudarem à festa!Além disso pergunto,haverá alguem que vença sem um pouco de sorte?Os cabeças de série cairam aos pés daqueles que não o eram,o que significa que estes ultimos tinham qualidade,aliás se bem me lembro a équipa do FCP tinha muitissima qualidade!

    ResponderEliminar