12 julho, 2010

Deu empate 1-1 com (amadores do) Preussen Munster

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

FICHA DE JOGO

Preussen Stadium, em Munster (Alemanha)

Árbitro: Lennart Bruggemann (Alemanha)
Assistentes: René Kunsleben e Dimitrios Gravilas


SC PREUSSEN: Buschholz; Halet, Kisch «cap.», Westermann e Huckle; Loose, Kuhne, Bougault e Lorenz; Chitsulo e Guvenisik
Jogaram ainda: Schmider, Lenz, Mumken, N’Diaye, Gloden e Dieckman
Treinador: Marc Fascher

FC PORTO: Kieszek; Miguel Lopes, Stepanov, Sereno e Addy; Souza, Belluschi e Ruben Micael «cap.»; Hulk, Farías e James Rodriguez
Jogaram ainda: Helton, Tomás Costa, André Pinto, Sapunaru, Falcao, João Moutinho, Ukra, Maicon, Emídio Rafael, Castro, Pipo, André Pinto e Fernando
Treinador: André Villas-Boas

Marcadores: Hulk (3m) e Bougault (19m)
Disciplina: Cartão amarelo a Huckle (69m), Lorenz (70m), Falcao (84m) e Kirsch (87m).

Calor abrasador, boas movimentações, dinâmica interessante, um grande golo, várias oportunidades e três bolas no ferro. O FC Porto empatou no primeiro teste do estágio alemão, mas deixou antever uma evolução cuidada e consistente. A equipa de André Villas-Boas tem trabalhado a um ritmo muito intenso e o resultado com o SC Preussen (1-1) é apenas um registo para a história.

O Dragão treinara forte pela manhã, em Marienfeld. Da parte da tarde, deixou momentaneamente o Klosterpforte Hotel para um treino em formato de jogo, num estádio muito bem composto, com centenas de emigrantes Portistas a dispensarem um carinho especial à equipa.

O jogo-treino principiou com a inspiração de Hulk. O brasileiro recebeu a bola na direita, virou-se na direcção da grande área contrária e disparou de pé esquerdo. Fortíssimo e pleno de colocação. O ensaio serviu para o treinador rodar quase todos os atletas. O poste e o guarda-redes alemão seriam os destaques nos minutos seguintes, com o primeiro a parar nova tentativa de Hulk e o segundo a evitar os golos de James e Stepanov.

Frente a uma equipa muito aguerrida, por vezes até demasiado dura e merecedora da complacência da arbitragem, o FC Porto acabaria por sofrer o empate no primeiro remate do SC Preussen e, a partir daí, o encontro assumiu sentido único. E em especial na segunda parte, com Falcao a acertar duas vezes na trave e João Moutinho a ameaçar de livre-directo. A preparação azul e branca prossegue já amanhã.

A 15 de Julho, o FC Porto terá novo teste de preparação frente aos turcos do Tranbzonsport.

André Villas-Boas: «No caminho certo»

Após o jogo com o SC Preussen, o treinador André Villas-Boas falou sobre o primeiro ensaio neste estágio e acerca da progressão da equipa do FC Porto.

Calor condicionou
«Sim, mas sem desculpas, acho que também houve alguma passividade e um ritmo um pouco lento. Mas acho que caminhamos para boas dinâmicas. Obviamente que o calor não ajuda, mas não é desculpa para o que se fez. Houve alguns progressos na segunda parte, mas sobretudo o importante é ganhar dinâmicas e o mais rápido possível. Temos de tentar encontrá-la em breves momentos e foi isso que fizemos a espaços. Tivemos algumas oportunidades de golo. Passo a passo, continuar a afinar a máquina para chegar à Supertaça em condições máximas de disputar o troféu.»

Colectivo é que satisfaz
«Espero enquadramento da parte de todos. Não me satisfaz apenas o entrosamento de dois jogadores, mas sim o de um todo, de um colectivo. E acho que isso não ficou ainda demonstrado. Pequenos passos, pequenas arestas a limar, mas no caminho certo, sem dúvida»

Passo a passo
«Há uma diferença notória que vocês também têm testemunhado. Esta equipa tem quatro anos de hábitos ganhadores, queremos continuar com esses hábitos, mas imprimir um estilo novo. Todos esses passos são passos que demoram, porque são hábitos que estiveram implementados muito tempo. Resta encontrar um equilíbrio entre o que pretendemos no futuro e o que temos de positivo desses quatro anos. Esse enquadramento não é fácil para os jogadores, que são confrontados com uma realidade nova, uma realidade nova de treino e de jogo, e demorará sempre um pouco a atingir. Penso que, lentamente, até ao jogo com o Ajax e depois com a Sampdória já possamos fazer coisas mais positivas. Mas o que importa é ganhar ritmo, sempre desta lógica de 45 minutos para cada equipa. Portanto, também vêem essa preocupação nossa de dar minutos a toda a gente.»

1 comentário:

  1. bem sei que é ainda a feijões... mas estes jogos d'empatas com "amadores", deixa-me sempre um amargo de boca.

    afinal, 'amadores', são 'amadores' em qq parte do mundo...

    a bER bAMOS...

    ResponderEliminar