16 julho, 2010

Dragões fecham estágio com uma vitória

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

FICHA DE JOGO

Wullen Stadium, em Witten (Alemanha)

Árbitro: Guido Winkmann (Alemanha)


TRABZONSPOR: Kivrak; Balci, Kacar, Korkmaz e Cale; Baris Atas, Selçuk e Alanzinho; Yattara «cap.», Bulut e Baris Memis.
Jogaram ainda: Guselam, Gabric, Badur, Oztorum, Glowacki, Tosum e Yumul.
Treinador: Senol Gunes.

FC PORTO: Kieszek; Sapunaru, Sereno, Maicon e Emídio Rafael; Fernando «cap.», Belluschi e João Moutinho; Hulk, Falcao e Ukra.
Jogaram ainda: Ruben Micael, Helton, Stepanov, André Pinto, Tomás Costa, Souza, Rodríguez, Farías, James, Addy e Castro.
Treinador: André Villas-Boas.

Marcadores: Hulk (32m).
Disciplina: Cartão amarelo a Fernando (36m), Korkmaz (36m) e Balci (58m).

Ao segundo ensaio alemão, o FC Porto exibiu um novo andamento no crescimento que visa dotar a equipa de processos colectivos consistentes. Frente a um adversário muito exigente e competitivo, a equipa de André Villas-Boas pressionou com qualidade, trocou a bola de pé para pé e descobriu espaços em zonas ofensivas. As oportunidades, por isso, sucederam-se e validaram a justeza do rumo que está a ser traçado.

Belluschi e Hulk ficaram muito perto de concretizar ainda no primeiro quarto de hora, já depois de o FC Porto se ter instalado por completo no meio-campo do Trabzonspor, procurando romper, pressionar e reconquistar rapidamente a bola.

Foi, portanto, com naturalidade que o golo surgiu, num movimento mágico de Hulk. Já depois de ter permitido uma defesa no limite ao guarda-redes turco, o «Incrível» voltou à carga no minuto 32 e, a culminar uma excelente transição ofensiva conduzida por Ruben Micael, flectiu da direita para o centro e disparou um tiro fulminante. Mais um grande golo. Até ao descanso, Falcao ficaria também muito perto de festejar, num movimento agressivo dentro da grande área.

Na segunda parte, o treinador azul e branco voltou a cumprir o plano de rotatividade que tem marcado esta preparação, mas o FC Porto conseguiu manter níveis colectivos interessantes e que atestam a qualidade do trabalho que foi produzido no Olival e agora em Marienfeld.

Com James, Farías e Rodríguez na frente de ataque, o Dragão tentou sempre ser dinâmico e colectivamente capaz. E de cada vez que o oponente ousava esticar o jogo, o FC Porto lembrava que era o mais forte de um amigável rodeado de excelente ambiente, com milhares a assistir e muitos emigrantes a tributarem simpatia ao azul e branco.

André Villas-Boas: «Passo a passo chegaremos lá»

Após a vitória sobre o Trabzonspor, André Villas-Boas destacou a lógica que tem norteado estes jogos e sublinhou que o FC Porto está no bom caminho para, passa a passa, atingir os patamares que deseja.

Manter a lógica
«Mantivemos a lógica do que estávamos a fazer. Dentro destes 45 mais 45 minutos, com uma equipa e depois mais outra equipa. Desta vez rodámos pelo nosso 8, com 30 minutos para cada, e continuámos a rodar a equipa e a prepará-la para aquilo que vocês sabem.»

Ilações
«Estes jogos ajudam a tirar ilações. A partir de agora começamos a definir. Há internacionais que regressam e temos um plantel em construção.»

Bom transfer
«Relativamente ao jogo, de valorizar a primeira e segunda partes. Na primeira, também tivemos muitas oportunidades falhadas, tal como tivemos com os alemães. Continuamos a pecar um pouco na finalização, mas registo o esforço da parte de todos e fico satisfeito por termos gerido bem o transfer do que se faz no treino para o que se faz no jogo.»

No bom caminho
«Tudo passa por uma mudança de hábitos, uma nova forma de treinar e entender o jogo. Há coisas que a gente vai tentando imprimir, mas a assimilação demora muito. Passo a passo chegaremos lá. Continuamos no bom caminho.»

Plantel
«Como disse na primeira conferência, queremos plantel de 25 jogadores, mas podemos adicionar ou não a isso. É uma decisão que teremos de tomar. Temos uma craveira de internacionais que regressam e que adicionam qualidade a este plantel e temos consciência de que, quando chegarmos ao Porto e jogarmos com o Ajax, essa semana de preparação para a Sampdoria nos poderá levar ainda para outro patamar.»

Belluschi: «O estágio foi positivo»

Belluschi esteve muito mexido durante os 30 minutos em que jogou frente ao Trabzonspor. No final do encontro, o médio destacou a qualidade do estágio alemão.

«Estamos na pré-temporada, estamos a entrosar-nos e a começar a fazer o que nos pede o treinador. O importante é que estamos a melhorar a cada dia que passa. Todos os jogadores que vêm para o FC Porto são bons para o clube. É bom haver competição. Há coisas diferentes este ano. Estamos a tentar aprender o que o treinador nos pede. Vamos melhorar ao longo dos jogos. Em dois jogos seria muito difícil fazer tudo. Vamos tentar que tudo seja assimilado o mais rapidamente possível e vamos dar o melhor. O estágio foi positivo, só custou um pouco o calor, mas trabalhámos muito bem, sempre com bola. O grupo está muito forte e unido e isso é o principal.»

6 comentários:

  1. não vi. não ouvi. soube apenas noticias via sms (obg Tripeiro!).

    pelos vistos, bons 45m... fraquissimos e sonolentos resto de 45m. nada de anormal... o habitual nestes jogos de inicio de época.

    ps - hulk, é que pelos visto, tá com a pica toda... e constou-me tb que André Pinto, teve em muito, muito bom plano.

    ResponderEliminar
  2. sim eh verdade andre pinto hulk e helton em grande, mas este miudo, esta um sr central...

    ResponderEliminar
  3. A equipa dos 1ºs 45minutos promete...

    ResponderEliminar
  4. Ontem na companhia do Delindro, do Sevilha e do Pedro ainda tentamos ver o que estava a ser o jogo da nossa equipa.

    Mas infelizmente o stream dava mal, não consigo tirar nenhuma conclusão porque infelizmente ainda não vi nenhum jogo do FC Porto.

    Talvez domingo ao vivo e a cores lá consiga ver alguma coisa.

    ResponderEliminar
  5. Tem cuidado Hulk, andas a jogar bem demais! Aposto que no primeiro jogo do campeonato te vão logo às pernas para ver se ficas sem jogar mais uns meses.

    É o que me irrita neste campeonato. Se um jogador da outra equipa está a jogar bem, a solução não é marca-lo com dois ou três jogadores e impedir que receba a bola, é mandar-lhe uma troçada bem assente e deixa-lo no estaleiro uns meses.

    ResponderEliminar
  6. Bbom teste para a nossa equipa, num típico jogo de pré-época. Primeira parte boa, segunda muito muito pausada e com quebras de ritmo, devido às várias alterações feitas.

    No global, gostei. Estamos no bom caminho.

    ResponderEliminar