01 julho, 2010

Nova época

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Estas histórias do Kleber e do Walter não me agradam. Podem-me dizer que estes romances são inventados pelos jornais, mas estes já existem há muito e eu não me lembro deste tipo de tretas mais próprias de milhafres e leões desdentados.

Bom, vou pensar que sou eu que ando demasiado preocupado com a próxima época e que estas novelas não vão perturbar a formação do plantel, nem representam uma inversão daquilo que tem sido uma política que tantas alegrias nos tem trazido. De há muitos anos a esta parte, nome que aparece no jornal é jogador contratado. Espero que assim continue.

Tenho estado na África do Sul a ver o Mundial. Aproveitei, claro está, para perguntar aos milhões de brasileiros que por lá andam o que me diziam sobre os três brasileiros que vêm para o nosso Porto.

Do Kleber ninguém me foi capaz de dizer nada de relevante. Normal, o rapaz é novo e pouco brilhou no Brasil.

Do Walter só ouvi coisas más. Que é tosco e pesado. Nada que me deixe impressionado. O rapaz é internacional sub-20 e tem feito umas coisas. Bem me recordo de ouvir o que diziam no Brasil do Jardel e depois foi o que se viu. A ver vamos. Do Souza, também internacional sub-20, disseram-me que ainda tem muito que aprender, mas, neste caso, sou eu que garanto: se era do Vasco, é bom jogador. Do meu Vasco só podem vir coisas boas.

Por aquilo que temos todos visto é fácil de perceber que as transformações no plantel vão ser mais profundas do que esperávamos.

Não tenho muitas dúvidas de que o Raul Meireles se vai embora – cada vez percebemos melhor que se esteve a poupar o ano todo para estar bem para o Mundial e, assim sendo, vá e não volte; o Bruno Alves também vai pregar para outra freguesia, obrigado e um abraço.

A correr tudo normalmente para o Uruguai, cheira-me que o Álvaro também não ficará muito mais tempo connosco. O Fucile é outra história, mas, neste caso era um favor que nos faziam – note-se que gosto do rapaz, mas é tempo de partir.

Ora, se a nossa situação no meio-campo e defesa já exigia que se contratassem jogadores, mais, dadas as circunstâncias, parece fundamental que se invista em gente para esses sectores.

Não consigo compreender que se esteja a demorar tanto tempo quando entra pelos olhos dentro que não podemos ter uma equipa decente se não comprarmos, pelo menos, dois médios atacantes de qualidade comprovada, um ou dois centrais – não me digam que o Sereno, o Rolando e o Nuno chegam, o Maicon não conta. Será que ninguém viu jogar o Rodriguez do Braga??? -, um lateral direito ou dois – se o Fucile sair – e um lateral esquerdo. Já nem falo num guarda-redes, é uma guerra perdida.

Francamente, não estou a ver que se consiga montar uma equipa para ganhar o campeonato com um meio campo com Mariano, Guarin, Costa, Valeri e Bellushi. Destes, quando muito, só o Bellushi merece mais uma oportunidade e o Castro – de que gosto muito – é um caso a ver. Ficamos só com um grande jogador: Fernando. Não chega.

E que dizer duma defesa com Rolando e Sereno no eixo? Hello???

A época já está aí, não há tempo a perder.

10 comentários:

  1. Pois é Pedro..referiste aí algo que eu também já tinha identificado há algum tempo, e que, aliás, escrevi-o no meu blog: http://misticadodragao.blogspot.com/2010/06/reflexao-tirar.html

    É de facto muito evidente!!

    Quanto aos outros assuntos abordados, partilho da tua preocupação.

    A época começa amanhã, e os únicos reforços confirmados são Ukra, Castro, Sereno e Souza...ou seja, caso Bruno Alves, Meireles, Fucile saiam, como é?

    Isto (não acautelar as possíveis vendas antecipadamente) algo que não é habitual no FC Porto, pelo menos nos últimos anos (no ano passado já foi um pouco assim, e depois foi o que se viu, com a venda do Lucho).

    Quanto a mim, Bruno Alves e Meireles devem (e teêm!!) sair.

    Para o primeiro, penso que o FC Porto deveria ir buscar, tal como já referiste, o Rodriguez do Braga. Se não fôr possível, penso que o Halliche (que pertence aos quadros do Benfica, mas e depois?), que é internacional pela Algéria e fez um grande Mundial.

    Para substituir o Meireles, a minha vontade é que o FC Porto contrate o Gustavo Colman, do Trabzonspor. Caso não o conheças, fica aqui um cheirinho: http://www.youtube.com/watch?v=umfg_8JV93o

    Para o lugar do Fucile não estou a ver assim nenhum jogador de caras, até porque acredito que o Fucile vai ganhar uma nova motivação com o AVB, e vai ficar no plantel!

    Já agora, para a baliza fala-se no Enyeama, guarda-redes titular da Nigéria no Campeonato do Mundo: http://www.imscouting.com/global-news-article/FC-Porto-bid-1m-for-Arsenal-target-Enyeama/8602/

    Deve ser melhor que o Kiezek, certamente...

    Esperemos que tanto tu (no "À Lei da Bola") como o FC Porto (em campo) partam tudo!

    Abraço, Pedro!

    ResponderEliminar
  2. Sim,o Hulk era um desconhecido de nome engraçado que vinha do país do sushi,o Pepe era um 0 à esquerda,que falhanço.O Fernando...quem é esse?De onde veio ele?O Bruno Alves parece um passador.Quem é o Cissokho???!

    Nunca foi nosso hábito contratar jogadores "conhecidos" e não foi por isso que deixámos de ter sucesso.
    Do Walter já ouvi coisas fantásticas,que quando puxa o pé direito atrás a bola pega fogo e que é um molengão muito tosco.Do Souza ainda pior...
    Não sei,não vi,não conheço.Estou e estarei cá para ver,o treinador está e estará para decidir.

    E por falar em treinador,acho,digo eu em palavras de leiga,que é mais fácil escolher jogadores a contratar depois de fazer alguns treinos e ter contacto directo com a equipa.

    Ano passado já tinhamos mais reforços?Sim.Mas ano passado,por esta altura,já cá não estavam Lucho,Lisandro e Cissokho,e,este ano,a verdade é que ainda não saiu ninguém.Se sair,o que é previsível,não tenho dúvidas que os substitutos já estão pensados.Contractar porque sim não...
    Relembro que o Falcao só chegou poucos dias antes da apresentação aos sócios.

    Vamos ter calma,aguardar e confiar em quem poucas vezes nos desilude.
    Prefiro que sejam poucos,que cheguem a meio da pré-época mas que rendam a curto/médio prazo,do que um camião de argentinos já aí estacionado (ou parecido) em que se aproveitam dois ou três,se tanto.

    O nosso plantel tem lacunas que precisam de ser corrigidas mas também não acho que esteja assim tão mau como pintam.
    Eu penso em Beto,Alvaro Pereira,Fernando,Ruben Micael(já recuperado)Belluschi,Hulk,Falcao,Rodriguez,Varela(perto da recuperação) e não fico(muito)alarmada.

    Poucas novidades podem ser sinal de mais exigência com elas e objectividade...meus caros,isto ainda nem começou,não sabemos...tenham paciência.

    À Reconquista Dragão!

    ResponderEliminar
  3. Olha,aí está mais um.
    James Rodriguez vem para o Dragão,assim preferiu o jovem colombiano quando tinha certos abutres a rondá-lo.
    Pode jogar tanto como extremo como médio interior.

    ResponderEliminar
  4. Última hora: James Rodríguez fechado por quatro anos! Espero, todos esperamos, que seja uma boa aposta. Na senda de Anderson, por exemplo.

    ResponderEliminar
  5. É preciso é ter confiança. Temos gente competente em quem manda no nosso futebol. Calma que a coisas estão a ser bem pensadas e até agora bem feitas.

    fORÇA PORTO

    ResponderEliminar
  6. Esta aposta num extremo, provavelmente o sector onde temos mais e melhores soluções no plantel, com 18 anos e que vais custar segundo consta 5-6M de euros é de ficar com o pé atrás.
    Ou o rapaz vai ser realmente uma estrela mundial que era preciso segurar de imediato ou era possível arranjar jogadores de qualidade indiscutível ao preço dele.

    Concordo em absoluto que a aposta no reforço do plantel se devia centrar na defesa. Saindo o B.Alves as nossas possíveis duplas de centrais não me inspiram grande confiança.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Não podia estar mais de acordo com esta análise ao plantel. A defesa foi o nosso ponto fraco a época passada e o ataque pecou por falta de opções. É preciso fazer muito e até agora tem-se visto pouco. Uma ultima nota sobre Rolando... não serve.

    reinododragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Por acaso este ano até acho que estamos a fazer as coisas com calma e substância! Preocupa-me apenas o facto de nos estarmos a virar demasiado para o mercado brasileiro, mas lá está, às vezes o "mercado" assim exige, e em vez de ananás lá vem abacaxi! Mas a verdade é que estou relativamente satisfeito como as coisas estão a ser tratadas!

    O Rodriguez do Braga também me parece uma excelente contratação e quase que afirmo que vem para cá... logo veremos!

    Quanto ao puto novo que assinou, o James Rodriguez tenho toda a fé que será um grande jogador!

    Saudações

    ResponderEliminar
  9. Desculpem o offtopic, "nutícia" do saponcio:

    "João Santos, ex-Benfica, e Miguel Miranda, ex-Ovarense, foram apresentados, esta quinta-feira, como novos reforços para as três próximas épocas na formação azul e branca de basquetebol"

    http://desporto.sapo.pt/basquetebol/artigo/2010/07

    ResponderEliminar
  10. Pedro eu nestas questões das novas épocas prefiro quase sempre dar opiniões sobre o valor da equipa depois de alguns jogos feitos, vamos esperar pela pré-época que até me parece bem competitiva e com equipas que nos podem colocar alguns problemas.

    Em ano de Mundial é normal que algumas aquisições estejam mais atrasadas, sei que o apronto oficial é já no dia 7 de Agosto mas temos mais de um mês para colocar tudo nos eixos.

    Na baliza já falei em posts anteriores, confio muito na dupla Helton e Beto, nas laterais não vejo o FC Porto a ter de comprar alguém (embora haja sempre a hipótese de se vender alguém) mas ficámos com Miguel,Sapunaru, Álvaro e Fucile.

    Como centrais estamos bem servidos, mesmo que saia a Bruno continuamos a contar com o Rolando Maicon, Nuno Andrá Coelho e o recém chegado Sereno, estes 4 dão mais que garantias.

    A médio defensivo adquirimos um jogador de nome Souza, que acompanhará o nosso Polvo, mesmo assim Prediguer e Pélé terão oportunidade de mostrar aquilo que valem no estágio da équipa.

    Para o lugar do Raul, não faltam jogadores temos Guarín, temos Tomás Costa, temos Castro(deposito muita confiança neste miúdo) e para a posição de organizador de jogo temos Rubén Micael e Belluchi (que terá oportunidade de mostrar aquilo que vale este ano).

    Já para os extremos qualidade é coisa que não falta, já teremos recuperado Varela, a fazer-lhe companhia teremos Ukra, juntando Hulk e Rodriguez e mais recente James Rodriguez, Mariano terá ainda pela frente um longo calvário até dezembro.

    No ataque era onde merecia alguns cuidados e aí mostra que o FC Porto está atento, temos o super Falcão mas com as saídas de Farias e Orlando Sá deveram entrar Kleber e Walter por isso continuaremos a ter uma equipa competitiva.

    Muitos são os jovens que vão para estágio e pode ser que ainda subam à equipa principal Sergio Oliveira e Andrá Pinto.

    Vamos com calma porque estamos no bom caminho.

    ResponderEliminar