12 novembro, 2012

Nada mais que 3 pontos

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC Porto 2-1 Académica

Liga 2012/13, 9.ª jornada.
11 de Novembro de 2012.
Estádio do Dragão, no Porto.
Assistência: 31.910 espectadores.


Árbitro: Hugo Pacheco (Porto).
Assistentes: João Silva e Pedro Ribeiro.
Quarto árbitro: Pedro Maia.

FC PORTO: Helton; Danilo, Abdoulaye, Otamendi e Mangala; Defour, João Moutinho e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Varela.
Substituições: Varela por Atsu (63m), João Moutinho por Castro (85m) e James por Kelvin (90m+2).
Não utilizados: Fabiano, Iturbe, Miguel Lopes e Rolando.
Treinador: Vítor Pereira.

ACADÉMICA: Ricardo; João Dias, João Real, Flávio (cap.) e Nivaldo; Marinho, Makelele e Keita; Cleyton, Cissé e Wilson Eduardo.
Substituições: Cleyton por Ogu (63m), Marinho por Ferreira (74m) e Nivaldo por Afonso (74m).
Não utilizados: Peiser, Maguique e Saleiro.
Treinador: Pedro Emanuel.

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: James (50m), João Moutinho (62m) e Wilson Eduardo (79m).
Cartão amarelo: Abdoulaye (75m), Ferreira (78m) e Ogu (83m).

O Porto recebia a Académica no seu segundo jogo consecutivo no Dragão após goleada na última semana e empate saboroso em Kyev que garantiu, desde logo, o apuramento para a próxima fase da Champions. Era importante ganhar para manter liderança da Liga e em vésperas de dificil deslocação a Braga ainda mais.

Vítor Pereira manteve o 11 mais forte do Dragão no momento, devido às lesões ocorridas e que privam a equipa de jogadores importantes. Os que têm jogado deram conta do recado sempre que foram chamados a jogo.

Contra uma AAC motivada pela vitória na Europa frente a um fortíssimo Atlético de Madrid, seria necessário um bom Porto para ganhar mais este desafio.

Após uma boa entrada nos primeiros 5minutos de jogo, deixámos o jogo adormecer um pouco, toada lenta e pouca dinâmica no processo ofensivo, em culpa também devido à boa organização da equipa de Pedro Emanuel. A equipa de Coimbra tentava explorar a velocidade no ataque através de Wilson Eduardo e Cissé, mas raramente levou perigo para Helton.

Com João Moutinho e Lucho muito estáticos e James pouco esclarecido apenas numa ocasião podíamos ter feito golo. Jackson isolado tentou o chapéu, mas a bola sai um pouco ao lado.

Era importante entrar forte na 2ª parte e marcar cedo de forma a não deixar arrastar o jogo sem qualquer golo. Assim foi feito e entendido pela equipa que algo teria de mudar e mudou... mudou a velocidade de circulação e logo aos 49’ El Bandido faz o 1-0. Sobre o corredor direito recebe a bola e remata junto ao poste mais próximo.

Estávamos mais fortes, mais empenhados e os dois médios interiores começavam a pegar bem no jogo fazendo girar a bola rápido a toda a largura com tabelas curtas e rápidas, desposicionando a equipa adversária e assim criando os espaços necessários na defesa da Académica.

Pouco depois foi Moutinho a dilatar o marcar num grande remata de fora da área. Resultado tranquilizador para a equipa que manteve a toada ofensiva e de boa pressão com que entrou nesta 2ª parte. Estivemos várias vezes perto do 3-0 mas não houve arte para o fazer.

Quem não marca, sofre e Wilson Eduardo numa bola mas retirada da área portista, remata de primeiro e Helton, em dia de São Martinho pensou que caía bem castanhas com frango e abriu a capoeira para permitir a Académica voltar ao jogo. Faltavam cerca de 12minutos para o final, mas nada mais se passou no Dragão com o Porto a controlar o jogo até ao último apito.

Conquistámos os 3 pontos e agora paragem para uma brincadeira da Selecção Nacional num jogo “importantíssimo” que vai fazer com que os jogadores internacionais façam Km para voltar a jogar no Sábado para a Taça de Portugal.

Melhor em campo: Moutinho.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira:

Após a vitória por 2-1 frente à Académica, Vítor Pereira fez uma análise serena da partida na sala de imprensa do Estádio do Dragão. Sublinhou a justiça do triunfo portista, que em nenhum momento pareceu em perigo, elogiou os golos de Moutinho e James e admitiu que o desgaste do jogo em Kiev, na terça-feira, impediu os Dragões de aplicar maior intensidade na partida.

Era esta Académica que esperava e que dizia que seria um adversário difícil, após o empate em Kiev?
Sim. Os jogos da Académica que tive oportunidade de ver, com o Atlético de Madrid, ao vivo, mostraram-me uma equipa compacta, bem trabalhada, organizada e que, em termos de transição defensiva, cria dificuldades. Do meu ponto de vista, as duas equipas acusaram um pouco os jogos anteriores, até do ponto de vista emocional. Gostava que a dinâmica e o ritmo tivessem sido maiores. O terreno está pesado, mas estou satisfeito: nos momentos em que não mostrámos tanta qualidade, tivemos espírito de entreajuda e paciência. Na segunda parte, aceleramos e fizemos dois golos. Estou satisfeito com o resultado e a equipa.

Depois de algumas exibições com 90 minutos de nota artística positiva, a equipa voltou a um passado recente e não entrou bem. O que se passou?
É a sua opinião. Do outro lado estava uma equipa organizada, fechada. Já tinha dito que as duas equipas acusaram a exigência e o esforço das competições europeias. Houve mérito da Académica e não houve muitos espaços para a nossa dinâmica. Não sou da sua opinião. Na primeira parte, tivemos a bola quase na totalidade do tempo, mas não conseguimos concretizar. Na segunda parte, tivemos alguns espaços e fizemos dois golos bonitos e tivemos oportunidades que não concretizámos. Tivemos alguns apontamentos de grande qualidade, mas não conseguimos, depois de jogo europeu – que implicou viagens e uma noite perdida – jogar sempre a um alto ritmo. Quem acompanha o fenómeno do futebol sabe que isso não seria possível depois de um jogo na Ucrânia.

A forma como comemorou o golo do João Moutinho tem a ver com algo em particular?
Disse-lhe que ele já merecia este golo, porque tenta tantas vezes fazer aquilo. Fez um excelente jogo, tem de continuar a trabalhar a meia distância e acreditar nele próprio. Vejo-o a trabalhar muito para fazer este tipo de golos e faz bastantes nos treinos. O golo do James também foi de excelente execução, por isso estou satisfeito.

O golo da Académica surgiu contra a corrente do jogo…
Poderíamos ter feito o 3-0 e depois surge uma bola perdida, em que recuperámos como equipa, mas o ressalto caiu nos pés do Wilson Eduardo, que, com a qualidade que tem, fez aquele disparo. Penso que produzimos um bom espectáculo e foi uma vitória justíssima da nossa parte.



RESUMO DO JOGO

9 comentários:

  1. Depois de uma 1ª parte fraca, o FC Porto resolveu bem o problema na 2ª parte, com nota de destaque para um grande golo de Moutinho, e uma bela exibição de James… Continuamos na liderança… Continuamos a ser a ÚNICA EQUIPA INVICTA EM TODA A EUROPA!!!!!!!

    Mais uma vez uma fraquíssima assistência… 32 mil pessoas… Continuamos a ter assistências similares às do sporting, um clube que neste momento luta para não descer, que se arrasta na Europa e já foi eliminado na taça de Portugal… Isto faz-me pensar num futuro em que o clube não esteja tão bem, por exemplo não seja o único clube da Europa invicto, que tipo de assistências teremos no Dragão?!?! Talvez umas 300 pessoas… É algo que me faz enorme confusão… E não, não me venham com a treta ridícula do mau nível exibicional do FCP de VP, porque no ano passado, as exibições aí sim muitas delas eram fracas, e o estádio nunca apresentou molduras humanas tão desoladoras como atualmente… Eu compreendo a crise e tudo o mais, mas não haver pelo menos 35 mil pessoas num jogo no Dragão, com a época que a equipa está a fazer é demasiado triste para ser verdade… Mas enfim…

    Outra coisa que me faz confusão: porque raio é que mudamos de empresa fornecedora da relva, quando há anos e anos que o Dragão é conhecido pela sua excelente relva?!?! Mudar quando as coisas estão excelentes, não é lá muito compreensível…

    PS: Pedro Proença invalidou um golo escandalosamente limpo em alvalade contra o sporting… O golo foi claramente limpo, e o Braga perdeu o jogo por um golo de diferença… Mas Proença inventou algo e invalidou um golo limpo ao Braga contra o sporting… O maldito sistema continua a fazer das suas… E agora, o Proença será louvado em todo o esplendor pela inefável comunicação social...

    ResponderEliminar
  2. mais um jogo;
    mais uma vitória;
    mais 15 dias na frente;
    ...

    mais uma assistência de miséria;
    mais um jogo com relvado miserável;
    mais um jogo a ver o "central adaptado" a subir/atacar mais do que o "lateral adaptado", que bastou pedir (exigir?!) mais jogos a titular, e voilá, vontade seja feita a sua senhoria;
    o primeiro dia da BMG... sem Museu;
    ...

    como passava e repetia nos "leds da BMG", é caso para dizer que em termos "pontuais", em vários quadrante, está tudo bem, muito bem no Reino do Dragão, porque ele não é só mítico, ele existe mesmo.

    ResponderEliminar
  3. ahhhh, é verdade, só mais uma coisa, disse-me um "dragãozinho" que a relva, dia 22, pós Zagreb, bye bye Maria Ivone ;)

    ResponderEliminar
  4. 1º Lugar mais 15 dias, o resto é conversa;)

    Vamos Porto!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,

    Tal como se previa, o FC Porto teve uma difícil prova de superar diante da Briosa.
    Após o apuramento para os oitavos-de-final da champions e a fantástica exibição diante do Marítimo, os adeptos esperavam mais brilhantismo na vitória de hoje, o que não foi possível muito por mérito de uma Académica muito bem escalonada, concentrada, disciplinada e rigorosa na marcação aos nossos homens do tridente ofensivo, e sempre sem descurar as transições rápidas por intermédio de Cissé, Marinho e Wilson Eduardo.
    Os homens de Pedro Emanuel estavam motivados após a vitória diante do Atlético de Madrid, e com o passar dos minutos, não conseguindo o FC Porto abrir o activo, ainda mais confiança angariavam.
    Foi necessária portanto muita cabeça e paciência para encontrar o caminho certo para o golo.
    Os adeptos foram excelentes no apoio à equipa, pois noutros tempos os assobios soariam bem cedo.
    Tivemos na primeira parte muita posse de bola, mas o nosso jogo não era objectivo, criativo, e quase sempre terminava sem tiro à baliza à guarda de Ricardo.
    Com James escondido do jogo, Varela apagado e Jackson sem bolas na área, VP tinha de encontrar soluções para desmanchar a estratégia da Briosa na segunda parte.
    E assim foi. No segundo tempo a equipa entrou com mais velocidade de circulação de bola, e surgiram no jogo Lucho e Moutinho, que souberam pautar o nosso jogo, e foram o cérebro para delinear as jogadas que abriram a muralha defensiva adversária.
    Moutinho e Lucho com passes rasgados para as costas dos defesas adversários, foram tentando servir ora Jackson, Varela ou James.
    El Comandante fez duas assistências para golo. Moutinho apontou o golo da noite.
    Excelente dupla esta que pauta o nosso jogo.
    Valeram os três pontos conquistados, que nos permitem manter a liderança.
    Última nota para o mau estado do relvado, que aqui e ali complicou o nosso jogo.
    Excelente o número de adeptos presentes no Dragão, que ultrapassou os trinta mil.
    Agora segue-se o jogo para a Taça de Portugal diante do Nacional, uma partida complicada, que tentaremos vencer para seguir em frente na prova.

    Abraço e boa semana.

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Vitória justa num jogo em que o desempenho portista ficou dividido pelo menos bom (1ª parte) e razoável (2ª parte).

    Esta equipa já demonstrou ser capaz de impor um futebol bonito e eficaz, contudo, nem sempre está disposta a executá-lo. Mérito dos adversários? Algum sim, mas sobretudo culpas próprias. Sei que há factores que vão determinando melhores ou piores performances. Ainda assim acho que esta equipa tem tanta qualidade que me custa ver jogadores a caírem com facilidade em vulgaridades inexplicáveis. Claro que não estou à espera que saia sempre tudo bem, isso não é possível, mas de um futebol seguro, com bola bem trocada, rápido e enleante, ainda que bem contrariado pela organização defensiva adversária, até um futebol trapalhão, sem ideias, pastoso, primário, vai uma grande diferença. Foi essa a diferença entre o Porto de momentos da 2ª parte e o Porto de toda a 1ª parte.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Blue, acho que estamos a precisar de perder para o portismo acordar...

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. 12/11/2012
    Dragão Caixa acolhe "Open day"

    O Dragão Caixa, casa das modalidades do FC Porto, acolhe no próximo sábado, entre as 10h30 e as 13h30, mais um "Open day". Os jovens entre os quatro e os 14 anos, de ambos os sexos, podem experimentar gratuitamente os inovadores métodos de treino portistas no andebol, basquetebol e hóquei em patins. Tudo numa só manhã.

    Os horários serão os seguintes: 10h30 às 11h30 - basquetebol; 11h30 às 12h30 - andebol; 12h30 às 13h30 - hóquei em patins. Os treinadores e as instalações de referência estarão ao dispor de todas as crianças, de forma gratuita. A Dragon Force espera por elas.
    www.fcporto.pt

    ResponderEliminar
  9. @ Vila Pouca,

    não precisamos perder... bastará empatar!

    vai uma aposta?

    ResponderEliminar