22 novembro, 2012

Nesta Vida Nada é por Acaso

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC Porto 3-0 Dínamo de Zagreb

UEFA Champions League, grupo A, 5.ª jornada
21 de Novembro de 2012.
Estádio do Dragão, no Porto.
Assistência: 27.603 espectadores.


Árbitro: Paolo Tagliavento (Itália).
Assistentes: Mauro Tonolini e Lorenzo Manganelli.
Quarto árbitro: Riccardo di Fiore.
Assistentes adicionais: Luca Banti e Paolo Silvio Mazzoleni.

FC PORTO: Helton; Danilo, Abdoulaye, Otamendi e Mangala; Defour, João Moutinho e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Varela.
Substituições: Defour por Fernando (67m), Abdoulaye por Alex Sandro (67m) e Lucho por Atsu (75m).
Não utilizados: Fabiano, Miguel Lopes, Castro e Kleber.
Treinador: Vítor Pereira.

DÍNAMO DE ZAGREB: Kelava (cap.); Vrsaljko, Vida, Šimunic e Pivaric; Ademi, Kovacic e Brozovic; Beqiraj, Sammir e Cop.
Substituições: Sammir por Puljic (76m), Cop por Halilovic (84m) e Beqiraj por Krstanovic (86m).
Não utilizados: Mitrovic, Calello, Tomecak e Alispahic.
Treinador: Ante Cacic.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores: Lucho (20m), João Moutinho (67m) e Varela (85m).

Cartões amarelos: Jackson Martínez (25m), Ademi (45m), Abdoulaye (53m), Šimunic (66m) e Varela (82m).

Era uma vez um treinador muito contestado num clube habituado a ganhar. Esse treinador veio ocupar a cadeira de sonho do menino perfeito. Apesar dos adeptos desconfiados, da comunicação social adversa, de uma gala dos Dragões de Ouro atípica, dos comentadores ávidos de sangue, de um balneário em pé de guerra, da falta de um ponta-de-lança, do menosprezo dos seus pares, contra todos os vaticínios, o homem sagrou-se campeão. A contestação, porém, não terminou aí. No Porto, afinal de contas, foi-se dizendo, qualquer um se arrisca a ser campeão. E, além disso, a participação na Champions tinha sido paupérrima. O homem começou então a nova época meio tremido, quiçá ensombrado pelo fantasma do tal menino da cadeira de sonho, que tinha ficado desempregado e que se dizia que podia voltar. Hoje, um está prestes a ficar desempregado outra vez e o outro, o homem de quem falamos, o Prof. Vítor Pereira, já vai com uma Supertaça no bolso, é líder do campeonato e, à entrada para a última jornada da fase de grupos, comanda a equipa com mais pontos de toda a Champions League. Coisa pouca.

Não é todos os dias que uma equipa parte para a última ronda da fase de grupos da mais importante competição internacional de clubes para decidir se passa à fase seguinte em primeiro ou em segundo. Para uns será uma miragem, para outros uma realidade.

Com efeito, o jogo desta noite mostrou um Porto demasiado forte para o futebol e para as aspirações do Dínamo de Zagreb. Não que os croatas não tivessem incomodado durante a primeira parte, porque de facto enviaram uma bola ao poste e assustaram por diversas vezes a baliza de Helton, nomeadamente através de bolas paradas. E até se deve dizer, em abono da verdade, que o Dínamo pratica um futebol atractivo, de posse, com circulação de bola e com alguns jogadores de elevada craveira técnica, com destaque para o número 8 Kovacic, de uns muito prometedores 18 anos, com qualidade para merecer uma observação mais atenta pelo departamento de scouting do nosso clube. Tudo isto é verdade, mas tudo isto não chega para este FC Porto que se apresenta em níveis anímicos estratosféricos, com um futebol de posse e de "toca e corre" que baralha qualquer adversário, aliado a uma capacidade de pressing absolutamente surpreendente e devastadora.

Nada disto se faz, obviamente, sem um balneário unido, que claramente confia no seu timoneiro. A equipa vive de pequenas sociedades de sucesso: Lucho e Moutinho entendem-se às mil maravilhas; James e Jackson são um par no ChaChaCha; Danilo, Lucho e James triangulam cada vez mais de olhos fechados. E de fora, por lesão, têm ficado Alex Sandro, Maicon e Fernando... dá que pensar!

Mais a mais, quem entra na equipa apanha rapidamente o comboio e não encrava a engrenagem. Foi assim com Mangala (Vítor Pereira terá aplicado ao francês a mesma receita que a Maicon durante grande parte do ano transacto, dando-lhe minutos e rodagem na lateral, amadurecendo-o, para depois lhe oferecer a zaga numa bandeja), que não comprometeu nesta sua passagem pela posiçao que é, por defeito, de Alex; está a ser assim com Abdoulaye, que já leva dois jogos na Champions sem que a equipa sofra golos; foi assim com os que jogaram na Choupana, onde se notaram claras melhorias de jovens como Castro, Atsu, Iturbe e Kléber. Aliás, confesso nunca ter vislumbrado pelo Olival tanto talento em estado bruto como neste ano... são tantos e tantos os atletas com menos de 21 anos que só podemos sorrir de curiosidade ao imaginar o futuro deste FC Porto.

De destacar o notável jogo de João Moutinho, autor de uma obra de arte em forma de livre, elevando o seu jogo para o patamar que se lhe vinha pedindo, transformando-se num médio com capacidade para chegar à frente, não só assistindo os colegas (como já fazia e bem), mas também testando o seu poder de fogo.

Nota relevante, também, para a tremenda forma física de Lucho, sendo este o seu segundo jogo consecutivo a facturar, mostrando que continuam intactos os seus predicados de médio goleador. Velhos são os trapos, quase que apetece dizer a muitos que já lhe vinham fazendo o funeral antecipado ou que pensavam - certamente não o conhecendo - que o argentino vinha gozar uma pré-reforma dourada para a Invicta.

Jackson continua a maravilhar o estádio com a sua inconfundível classe e a forma fácil como domina a bola e a endossa as colegas. É certo que não teve oportunidades para figurar a lista de marcadores, mas a qualidade está toda lá. E é muita! Varela continua a pôr-nos a cabeça em água, alternando o bom com o mau, mas sempre com o golo da praxe. Que seja sempre assim, é o que a nação portista lhe pede!

Em suma, mais uma noite europeia em que o Porto assumiu a sua condição de grande da Europa, não deixando os seus créditos por mãos alheias, traduzidos especialmente numa segunda parte de elevada qualidade e superioridade. Ainda houve tempo para dar uns importantes minutos a Fernando e a Alex Sandro, certamente já a pensar no importante jogo de Domingo em Braga. A isto se chama plantar para colher os frutos mais tarde.

Antes do apito final, ainda assistimos à estreia na Champions League de Halilovic, de apenas 16 anos. O croata tornou-se o mais jovem jogador de sempre a disputar uma partida nesta competição. E, de facto, o croata não poderia ter melhor estreia internacional. A última vez que um miúdo de 16 anos se estreou no Dragão, curiosamente pisando tambem um relvado lastimável, chamava-se Leonel Messi. Nesta vida nada é por acaso. Há mesmo lugares abençoados.

Até Domingo!

Rodrigo de Almada Martins



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira

Vítor Pereira vai a jogo em Paris. Depois da qualificação em Kiev e da vitória sobre o outro Dínamo, o de Zagreb, o treinador do FC Porto mantém a intenção de terminar a fase de grupos na primeira posição. Para o conseguir, basta-lhe um empate no Parque dos Príncipes, mas o técnico não se desvia do propósito de vencer, reiterando a especial predilecção por "bons jogos".

Consistência e dinâmica
"Ganhámos e justificámos a vitória e o resultado, com uma exibição consistente e dinâmica. Foi uma vitória natural, frente a uma equipa que nos criou dificuldades, nomeadamente na primeira parte. Com a qualidade individual, conseguimos também superar este obstáculo."

Qualidade dos médios
"Os golos marcados pelos médios tem a ver com o trabalho, a qualidade deles e o facto de sentirem confiança para aparecer em zonas de finalização."

Para ver quem é o melhor
"Para nós, é importante ficar em primeiro, porque esse é o nosso objectivo. Vamos a Paris com o objectivo de fazermos o nosso jogo, com a nossa identidade, e procurar vencer. Depois veremos quem é a melhor equipa e quem fica em primeiro. Gostamos de bons jogos e este será um deles."

A marcar muito e a sofrer pouco
"Temos realizado bom jogos, com qualidade, que não se resume na qualidade ofensiva, mas também se alarga à consistência defensiva. Temos feito bons jogos, marcando muitos golos e permitindo pouco. E isso só uma equipa consistente consegue."



RESUMO DO JOGO

8 comentários:

  1. caríssimas(os),

    mais um jogo (aparentemente fácil) e em que a Vida nos sorriu :D

    ps: @ Rodrigo
    parabéns! pela crónica.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Muito bom texto.

    Digo que este Porto o mais provável, é que não ganhe como o de Villas Boas ganhou, aquilo foi uma época notável. Mas este Porto tem condições para praticar um futebol de maior qualidade, espero é que ganhe títulos que é o nosso destino.
    Vítor Pereira tem trabalhado muito para isso , nota-se o entusiasmo e a felicidade de ver que a equipa joga COM qualidade fruto do trabalho desenvolvido por todos. O caminho é longo e duro , mas é este o caminho certo para o sucesso.

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  3. RAM, hoje vou abrir uma excepção e comentar aqui neste espaço dedicado ao futebol, apenas para lhe dizer: muito bem, excelente crónica! São textos assim que unem os portistas. Parabéns!

    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  4. siulloureiro22 novembro, 2012

    Uma crónica de excelência suportada por fotografias que corroboram o seu conteúdo!
    Vê-se alegria na cara dos "nossos meninos", que assim continue o Prof. a motivá-los!!!

    Saudações desPortistas!!!

    ResponderEliminar
  5. Foi mais uma exibição de duas faces, com a mais feia jogada na primeira parte, onde o resultado foi até bastante lisonjeiro.

    No segundo tempo a equipa evoluiu para níveis mais aceitáveis construindo um resultado confortável. Para tal contribuíram a maior intensidade de jogo, a maior velocidade, o maior empenho, o maior controlo e também a maior inspiração.

    Defour enquanto esteve em campo foi o mais pendular. Moutinho, Lucho, Otamendi e James, apareceram a espaços, uns com mais influência que outros.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. No jogo 150 do F.C.Porto nas provas europeias e no jogo 400 da carreira desse pequeno grande jogador que é João Moutinho, os 27.603 espectadores que na nesta noite fria se deslocaram ao Dragão, viram um Porto de duas caras, vencer justamente e por margem confortável, um Dínamo que só jogou aquilo que o bi-campeão português lhe permitiu.

    Nos 45 minutos iniciais foi um Porto de cara feia. Lento, desconcentrado, pouco disponível, sem agressividade e sem pressão, pouco inspirado e em ritmo de treino, que chegou ao intervalo em vantagem - excelente golo de Lucho -, mas sem fazer muito para o merecer. Tendo mais bola, mas trocando-a sem pressas, com jogadores muito parados e pouco dinâmicos na procura dos espaços, o conjunto de Vítor Pereira foi deixando que os croatas com espaço e tempo para pensar e executar, arrebitassem, criassem alguns lances de perigo, que só não tiveram consequências porque esta equipa tem claras limitações e não foi competente na hora da finalização.

    Na segunda-parte, o ritmo de treino continuou, com trocas e mais trocas de bola, mas houve mais pressão, mais rapidez e sem grande exuberância, mais inspiração. Ora como a superioridade portista em relação aos campeões croatas é flagrante, não admira que os golos aparecessem com naturalidade, primeiro num livre superiormente executado por João Moutinho e depois por Varela, com uma assistência de calcanhar do nº8. Sem deslumbrar, procurando não se desgastar e tendo até oportunidade para Vítor Pereira dar tempo de jogo a Alex Sandro e Fernando, os segundos 45 minutos mostraram a outra face do F.C.Porto, perante um Dínamo que foi incapaz de reagir, que nunca mais foi perigoso.

    Gostei muito de Otamendi e por isso até lhe desculpo aquela displicência da primeira-parte. De João Moutinho, pelo golo, pela assistência e pela forma como põe a bola a girar, quando é preciso pôr a equipa a descansar. Gostei também de Jackson que não marcou, mas jogou e trabalhou muito. Estes foram os três mais. Houve dois ou três que estiveram abaixo do normal, mas não os vou referir...

    Nota Final:
    Mais 3 pontos, mais 1 milhão, mais um jogo, o 17º, sem perder.
    Vem aí um ciclo difícil, Braga no Axa, para o campeonato e a Taça de Portugal e PSG em Paris. Não faço futurologia, mas posso dizer que estamos bem preparados e prontos para enfrentar o que vem aí.

    PS - No futebol um treinador passa muito de pressa de bestial a besta e vice-versa. Por isso, faz bem Vítor Pereira em rejeitar elogios, sobre recordes que não significam nada e concentrar-se nos objectivos que contam, títulos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Um Porto eficiente, eficaz e a espaços até deslumbrante.

    Vamos Porto, agora o braga em dose dupla e depois Paris!

    ResponderEliminar
  8. PQP!!! Ou começamos a ganhar todos os jogos por 5-0 ou tamos fodidos!!!
    Há sempre alguém que AINDA não está satisfeito!!! Mas também...NEM Cristo agradou a todos...

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar