03 novembro, 2012

Só deu Porto

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC Porto 5-0 CS Marítimo

Liga 2012/13, 8.ª jornada.
2 de Novembro de 2012.
Estádio do Dragão, no Porto.
Assistência: 27.609 espectadores.


Árbitro: Cosme Machado (Braga).
Assistentes: Alfredo Braga e Nuno Eiras.
Quarto árbitro: Pedro Vilaça.

FC PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); James, Jackson e Varela.
Substituições: Fernando por Defour (28m), Maicon por Abdoulaye (32m) e Helton por Fabiano (74m).
Não utilizados: Castro, Kleber, Miguel Lopes e Atsu.
Treinador: Vítor Pereira.

MARÍTIMO: Ricardo; Briguel (cap.), João Guilherme, Roberge e Rúben Ferreira; Semedo, Rafael Miranda e João Luiz; Sami, Danilo Dias e Heldon.
Substituições: Sami por Fidelis (intervalo), Semedo por Olberdam (intervalo) e João Luiz por David Simão (70m).
Não utilizados: Welligton, Márcio Rozário, Luís Olim e Ytalo.
Treinador: Pedro Martins.

Ao intervalo: 2-0.
Marcadores: Jackson (3m e 59m), Varela (35m) e James (72 e 77m).
Cartões amarelos: Roberge (53m), Otamendi (63m), João Luiz (66m) e Danilo Dias (83m).

Na promoção do encontro frente ao Marítimo, o FC Porto prometia dança, sugerindo samba, tango ou cha-cha-cha. Acabaram por ser os ritmos colombianos a dominar o encontro (sim, porque Jackson pode ter Cha-cha-cha como apelido, mas o estilo é de origem cubana): foram quatro golos “cafeteros” e mais um português (com ascendência cabo-verdiana), de Varela. O Marítimo saiu vergado ao peso do 5-0.

O perfume do bom futebol não teve apenas perfume sul-americano: foi toda uma orquestra de bom futebol, que encantou o Dragão. A diferença de intensidade e velocidade entre as duas equipas foi por demais evidente, não parecendo sequer que estavam em campo duas formações da mesma Liga. O Marítimo não terá estado nos seus melhores dias? Certamente que sim, mas acima de tudo há que sublinhar a pressão que envolveu o adversário, num verdadeiro colete-de-forças, e a capacidade de circulação de bola e qualidade técnica dos azuis e brancos.

Vários números marcantes ajudam-nos ainda a contar a história do encontro. Com oito golos, Jackson já é o destacado melhor marcador da Liga e “factura” há sete jornadas consecutivas, um recorde dos últimos dez anos. A dupla Jackson e Varela marca há três partidas seguidas. Devido ao facto de não ter sofrido golos, prolongou-se igualmente a série invicta dos azuis e brancos no Dragão, para o campeonato: o último tento sofrido foi há oito meses, sete jogos e 682 minutos.

O primeiro golo surgiu ao minuto três, mas nem sequer foi surpreendente, tal a intensidade que o FC Porto colocou em campo desde o primeiro instante. Após uma troca de bola entre Lucho e James, o colombiano isolou Jackson, que fintou Ricardo e empurrou para a baliza deserta. Estava concretizado o primeiro, mas os Dragões não tiraram o pé do acelerador. Cinco minutos depois, Varela cruzou na esquerda, mas Lucho, em excelente posição, apenas conseguiu cabecear por cima. Aos 19, foi a vez de Danilo, num lance individual, obrigar Ricardo a uma defesa de recurso.

Adivinhavam-se mais golos e o segundo poderia ter acontecido aos 23 minutos, quando Fernando isolou Jackson, mas o árbitro assinalou um fora de jogo inexistente. Depois aconteceram as lesões de Fernando e Maicon, que, naturalmente, fizeram quebrar um pouco o ritmo de jogo. Entraram em campo Defour e Abdoulaye, que se estreou na Liga com a camisola azul e branca.

Num momento em que o ritmo portista não era tão elevado, surgiu a mestria de um artista português, com certeza. Varela ultrapassou dois adversários e efectuou um remate em arco, colocando a bola exactamente na mesma “gaveta” em que a havia metido na vitória frente ao Dínamo de Kiev. Foi um remate indefensável, a 101 quilómetros por hora. Até ao intervalo, James e Varela ainda podiam ter feito o terceiro. O Marítimo terminou a primeira parte de bandeira branca no ar, sem fôlego e atarantado.

No arranque do segundo tempo, os insulares pareceram querer dar um ar da sua graça, tentando estender mais o seu jogo. Foi mera ilusão, porque Jackson, depois de um primeiro desperdício, voltou a driblar o guardião madeirense, após passe de Moutinho, e a concretizar sem oposição. Com o 3-0, terminava qualquer dúvida sobre quem seria o vencedor da partida, mas o FC Porto não consegue abdicar da sua filosofia de jogo e conseguiu mais períodos de troca de bola absolutamente deslumbrantes.

James, após nova assistência de Moutinho, fez o 4-0, de pé direito, fazendo a bola passar por entre as pernas do guarda-redes contrário. Num lance em que acabou por ser bafejado pela sorte – já que a bola embateu no corpo de João Guilherme, enganando Ricardo – o camisola 10 faria ainda o 5-0. Antes, Fabiano estreou-se na Liga, entrado para o lugar de Helton, também por lesão. Os problemas físicos foram a única nuvem num encontro quase perfeito dos azuis e brancos.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira:

No final da goleada sobre o Marítimo, Vítor Pereira revelou dificuldade em escolher o melhor jogo do FC Porto na época em curso e, até, o melhor momento vivido no Dragão. Reconheceu a qualidade excepcional da exibição, estabeleceu um paralelo com a vitória sobre o PSG, mas admitiu que espera desfrutar de “coisas muito maiores”. Já nesta temporada.

Qualidade a todos os níveis
“Não há muito a dizer sobre o jogo. Fizemos um jogo de grande qualidade a todos níveis e não permitimos os momentos de transição do Marítimo, que é uma equipa perigosa. Fomos consistentes e fizemos algumas coisas que agradam a todos os que gostam de futebol. E sempre sustentado num colectivo forte.”

Treino e talento
“As jogadas dos golos, e outras, é trabalho de treino e talento dos jogadores. Quando bem combinados os dois factores, resulta em situações bonitas de se ver.”

Excepcional
“Só este ano, já vi a minha equipa a fazer várias exibições que me agradaram muito, mas posso dizer que conseguimos uma exibição excepcional, como já tinha sido aquela que nos permitiu vencer o Paris Saint-Germain. Também estivemos muito bem contra o Beira-Mar e o Guimarães.”

As lesões
“Ainda não me inteirei do grau de gravidade das lesões do Fernando, do Maicon, do Helton e do Lucho. Em breve, me debruçarei sobre o assunto e em encontrar soluções para os substituir em Kiev, se for caso disso. O grupo tem qualidade.”

Equipa mais ligada
“Espero ter momentos melhores do que este, porque, neste momento, não ganhámos nada. Mas reconheço que a equipa está mais ligada e identificada com aquilo que pretendemos. Eu estou mais experiente e não tenho problema nenhum em assumi-lo. Tudo isto faz parte de um crescimento natural. Espero vir a desfrutar, este ano, de coisas muito maiores.”



RESUMO DO JOGO

13 comentários:

  1. Boas ,

    Ha jogos imaculados e hoje foi um deles ... o FCP esteve a altíssimo nivel quer em termos individuais quer em termos colectivos. Apesar dos comentarios do costume do freitas lobo e os comentadores do regime que insistem em menosprezar as vitorias do PORTO justificando, neste caso, com o Marítimo mais "macio" o Porto deu o mote para o jogo da champions.
    Para mim e sou suspeito, melhor jogador foi o Varela, ao contrario de muitos portistas considero o Silvestre Varela um grande jogador e a demonstração disso foi mais um excelente golo. Não tenho memoria curta e se bem se lembram na epoca do libras boas o Varela esteve em excelente nivel, provavelmente ofuscado por dois foras de serie como o Falcao e o Incrivel ...
    Resumindo e concluindo ... Muito, mas muito Bom !!!!

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. caríssimas(os),

    esta noite fomos capazes de superar (mais) uma daquelas equipas "mete nojo", com uma exibição digna, consistente e capaz de ter brindado os ilhéus lá da pérola do Atlântico com um 'bailinho' que tão cedo não se esquecerão ;)

    os meus três únicos lamentos vão para as outras tantas lesões de Helton, de Maicon e de Fernando, que certamente condicionarão a ida a Kiev...

    ps:
    @ Blue
    a minha aposta vai direitinha para apenas e tão somente cinco comentários às 11h de Sábado ;)

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Uma mão cheia de golos, como corolário duma grande exibição. Quando a nossa equipa conseh«gue fazer carburar bem o motor, é uma máquina! -E como já tinha saudades de dizer isto...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. não estou satisfeito, é que não estou mesmo, fodasse lá pró caralho!?

    então, aquela besta do Vítor Pereira, em vez de deixar a equipa ir pra cima daqueles gajos do outro lado do Atlântico para ios humilhar, lembrou-se de só deixar entrar no estádio 27.609 Portistas, põe-se a mandar os nossos simular lesões a ver se o ritmo da partida baixava, depois, cumulo dos cúmulos, pensou bem em tirar o Helton a ver se sofriamos uns golos, mas em vez de meter um PL tipo Kleber, faz uma troca directa de guarda-redes e coloca o Fabiano na Baliza, etc etc?!

    fodasse, já não posso mais com este gajo no banco do meu clube... RUA COM ELE, JÁ!!!

    ResponderEliminar
  5. Foi um jogo sem mácula...Impecável exibição, excelente vitória e de volta a liderança no campeonato, agora com um goal average mais vantajoso...

    De facto, e tendo em conta que penso que até houve baixa de preços para este jogo, não chegarmos aos 30 mil espectadores não é muito compreensível para um clube que lidera nas duas frentes em que está e que vem de uma série de vitorias impressionante com boas exibições e sempre em crescendo...

    Mas se calhar para alguns isto continua a não ser suficiente... Enquanto isto, o FC Porto vai ganhando, ganhando, ganhando... O Jackson vai faturando (o tal cujo custo de compra dava para pagar um ou duas modalidades), o James vai brilhando, o Varela vai marcando uns belos golos, o Moutinho vai fazendo umas belas assistências... e assim vamos andando...

    Como eu gosto do ambiente assim... FC Porto em 1º, acalmia nos blogues portistas e o desespero dilacerante dos porquinhos vermelhos...

    ResponderEliminar
  6. Um Porto à Porto durante um jogo inteiro, que saudades que tinha de me sentir assim...muito bom há que continuar a jogar assim para chegarmos ao nosso objectivo o mais rápido possível, Força Porto!

    ResponderEliminar
  7. O maior adversário do FC PORTO neste jogo que até costumava ser a nossa menina dos olhos, foi o relvado!!!!
    Uma valente porcaria, para um clube com estatuto nessa matéria como o nosso! As lesões são consequência disso...
    Quanto ao jogo, houve alguem que se limpou a um enorme guardanapo tamanha foi a indesgestão...

    ResponderEliminar
  8. Oh Blue boy ñao atires foguetes antes da festa! CARREGA PORTO!

    ResponderEliminar
  9. Exibição inteligente, agradável e com momentos de alto nível. Bons e muitos golos, num jogo pouco exigente, face à incapacidade do adversário que se tornou presa fácil e não complicou absolutamente nada.

    Destaque para o colectivismo evidenciado onde os talentos de Moutinho, James, Jackson, Lucho (estes mais), mas também de Varela, Defour, Danilo... foram emergindo e desequilibrando.

    Nota negativa apenas para o estado deplorável do relvado, cada vez mais mal tratado e perigoso, responsável, desta vez, por 3 lesões que obrigaram as substituições de Fernando, Maicon e Helton. Falta saber se são recuperáveis para Terça-feira.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Apenas 27.609 espectadores estiveram esta noite no Dragão. Pena, não sabem o que perderam...

    Mesmo com problemas causados por duas lesões, Fernando e Maicon, ainda na primeira-parte, que obrigaram a alterações inesperadas, o bi-campeão arrancou para uma exibição de grande qualidade, goleando e vulgarizando um Marítimo incapaz de se opor a um F.C.Porto, individual e colectivamente, inspirado. Foi, como diz o outro, uma exibição para ninguém botar defeito.
    Tanto nos 45 minutos iniciais, como na etapa complementar, os pupilos de Vítor Pereira capricharam em oferecer, aos certinhos, aqueles que nunca ficam em casa, um manancial de jogadas de fino recorte e golos bonitos. Teve tudo o futebol portista: organização, posse, ritmo, pressão, largura, profundidade, contundência atacante e ao contrário do que acontece algumas vezes, não dormimos à sombra da bananeira, marcamos um, fomos à procura de outro e mais outro. Nunca Kiev esteve no pensamento dos profissionais portistas, exemplo mais flagrante, Lucho a esticar-se todo para chegar a um a bola, já no fim do jogo e com o resultado mais que decidido. Acabamos nos cinco, mas ainda podíamos ter marcado mais. Dizia o presidente do Marítimo, antes do jogo, que seriam galácticos contra coitadinhos. Pois, mal ele sabia que estava a ser premonitório. Quase foi preciso um pacote, tantas vezes os jogadores madeirenses tiveram de usar o guardanapo. Não faltou Cha e café colombiano, do melhor.

    Notas finais:
    Temos e isso é claro, jogadores de grande talento e alguns brilharam muito esta noite, mas este Porto de classe, Vintage, que goleou o Marítimo, valeu sobretudo pelo colectivo. Foi Porto de mais e que obrigou a haver Marítimo de menos. Não tenhamos medo de o dizer, para reticências já bastam as dos mesmos de sempre. Mas atenção!, não podemos, nem devemos, embandeirar em arco, entrar em grandes euforias, porque tivemos uma noite de estrelas. Seguiremos o nosso caminho com a tranquilidade de que o caminho faz-se caminhando. Umas vezes melhor, outras pior, mas sempre Porto.

    Espero que as lesões de Helton, Fernando e Maicon não sejam graves e possam estar em condições de jogar em Kiev.

    Vamos dormir no primeiro lugar e ficar à espera do que faz amanhã o mais maior, melhor, grande clube do mundo. Têm de fazer, no mínimo, igual.

    O Colina português, tende a complicar mesmo um jogo fácil de dirigir.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Por manifesta impossibilidade de última hora devido a questões familiares - estava de saída - não pude ir ver um grande recital... Paciência, espero ser brindado por mais ao longo da época...
    Do que li e vi nos resumos,gostei, chamo à atenção para o que sempre achei sobre VArela, a dar um ar de graça da qualidade que tem, mas jogadores não são máquinas e ele tem aproveitado bem a saída do Hulk e a concorrência do Atsu, se tudo correr bem, teremos sempre 10-12 golos dele ao longo da época e muito trabalho.
    Martinez e James, café de enorme qualidade...
    Fiquei preocupado com as lesões, espero que o relvado melhore, continuo a pensar que deveria ser proibido fazer concertos ou outras atividades que deem cabo do tapete, as lesões ficam bem mais mais caras.
    Finalmente duas coisas, uma é de que não devemos embandeirar em arco, continuar humildes como se estivessemos com atraso classificativo ... sempre ... (a capa da bolha já está a fazer o seu trabalho pró clube do regime), outra é a curiosidade de ver Pinto da Costa a festejar um golo de James, de forma vibrante, e não é a primeira vez que ele o faz em relação ao colombiano.
    Agora é preparar Kiev e tentar recuperar os lesionados, confiando em quem os substituir, se for o caso.
    Gostei da tua ironia, Blue. Abraço.
    Força Porto.

    ResponderEliminar
  12. Mais uma vitória, a jogada do primeiro golo, é um hino ao futebol, se fosse o clube do regime,era nota artistica muito alta, como foi o melhor clube português,foi o maritimo que não jogou bem,uma coisa eu sei,jogamos futebol de primeira categoria, basta ouvir o silêncio dos que não gostam do nosso treinador, ontem não ouvi o gajo que costuma estar atrás de mim a gritar,"ó vitor pereira , vai treinar o espinho", deve estar à espera da próxima oportunidade.
    VIVA O PORTO
    Abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  13. http://www.mundodeportivo.com/20121102/fc-barcelona/barca-portugal-jackson-martinez_54354802840.html#.UJUhi68Cf8A.twitter

    ResponderEliminar