19 novembro, 2012

O reconhecimento justo da competência!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Confesso que me dá um certo gozo quando leio notícias vindas do estrangeiro em que o mérito e o excelente trabalho desenvolvido pelo FC Porto é elogiado e identificado como um exemplo a seguir por todos os outros clubes mundiais. Não raras vezes, ora treinadores da melhor liga do mundo como Arsene Wenger, ora ex-jogadores do FC Porto que por acaso até passaram pelos outros 2 clubes e por isso percebem bem a comparação entre a excelência da gestão portista e a mediocridade da 2º circular, chegando até a jornais alemães que elogiam algo em Portugal, um país se encontra na cauda da maioria dos indicadores de desenvolvimento humano e económico na União Europeia, mas que encontra no FC Porto um autentico oásis no deserto de mediocridade que por esse país prolifera.

Foi por isso com bastante agrado que vi o Derlei, ex-jogador do FC Porto mas que também passou por outros clubes e desse modo percebe a diferença entre o FC Porto e os outros:
    "O FC Porto está bem na frente, principalmente na organização. Pelos bons resultados conquistados dentro do campo, consegue vender jogadores por preços elevados. Porém, não vende antes de ter um substituto à altura. Por isso, vem ganhando muitos campeonatos.” in OJOGO.PT, 28 Outubro de 2012
Acredito também que deve ter causado uma azia tremenda aos cães nojentos que tantas baboseiras vomitam acerca do nosso clube, as declarações de um dos grandes treinadores da Premier League, o reputadíssimo Wenger que disse o seguinte acerca do nosso clube:
    «O clube de Vítor Pereira tem uma política de contratações absolutamente extraordinária, sobretudo na América do Sul, conseguindo superar quase todos os outros na aquisição de talentos. Além disso ainda conseguem sempre os melhores jogadores das equipas portuguesas mais pequenas. O Porto é tão poderoso em Portugal como o Bayern de Munique é na Alemanha, por exemplo. (…) As suas políticas são inteligentes e visionárias, pensam no futebol de amanhã. As contratações de Jackson Martínez e James Rodriguez, quando ainda eram pouco conhecidos, são dois exemplos brilhantes disso mesmo» in ABOLA.PT, 24 Outubro de 2012
Até de um país que tem várias razões para ter má imagem de Portugal vêm elogios ao modelo seguido pelo FC Porto. Os elogios feitos pelo jornal alemão Bild são mais um enorme motivo de orgulho para todos os adeptos do FC Porto, seus dirigentes e funcionários:
    “Já não é novidade no meio futebolístico que a política de contratações do FC Porto - comprar barato, vender caro - tem sido um tremendo sucesso financeiro e desportivo nos últimos anos; agora é o jornal alemão Bild a destacar o «modelo» portista. Num artigo sobre as 20 transferências mais rentáveis da história do futebol (Figo, Rui Costa, Falcao, Hulk e Witsel estão lá), o diário germânico recorre ao FC Porto para explicar como se faz. «A cada mercado de transferências vendem mais um dos jogadores-chave por muito, muito dinheiro. E enquanto se discute apenas o valor da soma que vão receber, a rede de scouting já encontrou a nova pérola para comprar barato, pulir e voltar a vender por muito, muito dinheiro», pode ler-se no texto que compõe o artigo do Bild. Para provar este «modelo» azul e branco, o jornal alemão recorre aos dois exemplos mais recentes: Radamel Falcao e Hulk. «Foi assim que fizeram com Hulk, quando praticamente ninguém o conhecia; contratado ao Tokyo Verdi do Japão por 19 milhões de euros, saiu para o Zenit por 55 milhões», escrevem sobre o «Incrível». Quanto a Falcao, recordam que o colombiano é «atualmente o mais perigoso dos avançados a atuar na Europa», e destacam os cinco milhões de euros pagos pelo FC Porto ao River Plate para contratar «El Tigre», que acabou no At. Madrid por 47 milhões de euros." in ZEROZERO.PT, 31 Outubro de 2012
A tudo isto se chama de reconhecimento mais do que justo de todo o trabalho desenvolvido pelo FC Porto. Longe da imundice e mediocridade em que a maior parte da comunicação social portuguesa vive, dando importância a todas as mesquinhices relacionadas com os cabrões vermelhos, é bom ver o que se diz do FC Porto no estrangeiro. O FC Porto é reconhecido como um exemplo de competência, de trabalho e de sucesso por esse mundo fora. Ganha com uma frequência invejável internamente, e ainda consegue fazer belíssimas participações europeias com razoável frequência, com pequenos percalços como o ocorrido no ano passado. Como o ditado diz, vozes de burro não chegam ao céu. Os cães nojentos e anti-portistas que tanto destaque têm nos vários canais de tv em Portugal, perante todo esse reconhecimento internacional devem corar de vergonha… Os comentadores de tv afetos ao FC Porto deveriam escarrapachar na cara dos porcos de fato e gravata que tanto insultam o FC Porto, essas declarações de vários quadrantes que tanto reconhecimento dão ao FC Porto.

Em suma, penso que todos estão de parabéns! O nosso GRANDE PRESIDENTE, todos os dirigentes que têm passado no clube nos últimos 30 anos, os jogadores, todos os funcionários do clube e claro está os adeptos. Também na exigência, por vezes denominada excessiva, se encontra motivos para trabalhar cada vez mais e melhor, os jogadores sentem que os adeptos exigem muito, mas que reconhecem em devido momento, quando os resultados aparecem.

PS: Achei imensa piada ao arquivamento por parte do Conselho de Disciplina do caso Pereira Cristóvão/Cardinal. Para a história, fica então que um dirigente dos lagartos mandou um seu funcionário depositar 2.000€ na conta de um árbitro assistente num banco do Funchal dias antes de um jogo entre os lagartos e o Marítimo da Taça de Portugal. Basicamente, isso não foi considerado relevante para o CD que arquivou o caso. E depois, ainda vêm algumas lagartixas falar de apitos dourados e outras coisas, quanto têm dirigentes que mandam depositar dinheiro na conta de árbitros...

8 comentários:

  1. Miguel Monteiro19 novembro, 2012

    Caros amigos Dragões,
    Por motivos profissionais e pessoais tenho a felicidade de conhecer muitos locais diferentes pelo mundo inteiro, do oriente ao ocidente. Posso assegurar-vos que ainda não houve um único sitio onde não tenha visto a nossa linda camisola a “circular” na rua. Na realidade, estando nós internamente sufocados por uma comunicação social abjecta e castradora, não temos noção da verdadeira força que o nosso clube goza no exterior.
    Sabendo que a nossa politica de comunicação e marketing deixa muito a desejar, no que diz respeito à promoção e divulgação da marca FCP quer interna, quer externamente, é mesmo impressionante constatar que conseguimos passar a nossa excelente imagem apenas e só com a qualidade do nosso jogo.
    Sei bem que não somos um clube rico e que a situação económica que estamos a viver não permite grandes voos, mas penso que estamos a perder uma oportunidade única de “vender” a nossa marca de uma forma estruturada e profissional. O retorno, a médio prazo, seria certamente enorme. E não falo apenas do financeiro obviamente. O futebol não é (não deveria ser) só dinheiro.
    Como qualquer doente por futebol, um dos primeiros temas de conversa que mantenho com as pessoas que vou falando por esse mundo fora é obviamente a bola. E para qualquer um, quando se toca no assunto Portugal/Futebol a associação é directa a Cristiano Ronaldo, José Mourinho e FCP. Os clubes da segunda circular têm uma expressão igual a zero. E digo isto sem a mínima pretensão de nos colocarmos em bicos de pés e entrarmos naquela guerrinha do quem tem 6 milhões de simpatizantes etc e tal. É a pura realidade. Para o mundo exterior, futebol em Portugal é igual a Porto. Ponto final paragrafo.
    Sabemos bem que a nossa CS é impregnada de jornalistas(?) prostitutos que manobram a informação, sem qualquer ética profissional. E não é só a nível de futebol. Ainda temos infelizmente resquícios de Estado Novo no que toca ao jornalismo, o que é uma pena. A CS, numa sociedade que se quer de progresso e com futuro deveria ter uma influencia de peso no rumo de um pais, com transparência e imparcialidade. O nosso, para mal dos nossos pecados, não tem. E no que ao futebol diz respeito, penso que nem vale a pena fazer grandes comentários. Por outro lado, temos de reconhecer que foi esta cegueira centralista que nos trouxe aqui, tendo a consciência que isto não vai mudar nos próximos anos. Enquanto esta geração de jornalistas(?) rafeiros não der lugar a outra com a cabeça limpa, tudo se manterá igual. E igual será também o nosso ritmo constante de vitorias.
    Desde Abril que me encontro no Brasil e posso garantir-vos que tudo o que disse no inicio relativamente à nossa imagem é a pura realidade. A seguir aos principais clubes brasileiros e ao Barcelona, as camisolas que mais se vêm na rua são as do FCP. À frente do Real Madrid, Milan, Manchester, Bayern, Inter, etc... A grande maioria dos nossos jogos passam em direto na TV brasileira e o reconhecimento do nosso valor é inquestionável. Que bom é ver um jogo a ser comentado por um brasileiro imparcial. E pasme-se a gritar quando a bola entra na baliza. Quase igual aos “velórios” que se vêm nas nossas TV’s patrocinados por Lobos com pele de cordeiros J
    Por fim, dizer-vos que, como a doença é grande e a falta de ver jogos ao vivo insuportável, adoptei o Atletico Mineiro de Belo Horizonte como equipa a torcer aqui no Brasil. Isso permitiu-me ver praticamente todos as equipas do campeonato brasileiro ao vivo. O Deco, mesmo jogando a meio gás domina completamente o meio campo do Fluminense e foi campeão. O Ibson, continua a jogar ao mesmo nível e a comandar todo o jogo de ataque do Flamengo. O Carlos Alberto está no Vasco a fazer um excelente campeonato. Muito mais maduro e consistente. O Souza, no Grémio, é titular indiscutível e um dos melhores números 6 a atuar aqui e o Bigorna, gordinho como sempre, anda na segunda divisão a marcar golos de todas as maneiras! A mostrar que é um excelente avançado.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Miguel Monteiro19 novembro, 2012

    ...continuem o excelente trabalho que mantêm aí no blog. Aliás, os blogues portistas (“Sou portista com muito orgulho”, “Dragão até à morte”, o vosso e muitos outros), são na sua grande maioria de excelente qualidade, e para mim a única fonte de informação credível a nível de futebol. Mesmo estando fora recuso-me a conspurcar a minha mente com leituras menos próprias que são editadas aí na “metrópole”...

    Um grande abraço a todos e se Deus quiser em Janeiro já estarei na minha cadeira de sonho a bater palmas ao nosso grande Vitinho e a insultar os homens de preto :-)
    ...que saudades do cheiro da nossa relva...

    Miguel Monteiro

    ResponderEliminar
  3. Por tudo o que foi dito/escrito aqui é que nós somos mais fortes, como diz o ditado "o que não mata engorda", e os porcos dos moços de recados dos jornais e das televisões do regime, não nos matam, por causa da vergonha que tem sido a informação dada por esses ranhosos é que estamos mais unidos.VIVA O FCP
    Cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  4. aires1956@gmail.com19 novembro, 2012

    Meus amigos como portista há mais de 50 anos leio o que vocês escrevem e tenho pena de não poder pôr setas notícias no facebok para que os nossos aziados adversários pudessem morde-se de inveja se algum dos meus amigos me puder indicar a forma de o fazer eu agradecia porque tenho uns amigos que têm muitas vezes imensas dores de cotovelo e eu queria aliviá-los desse pavor.

    ResponderEliminar
  5. aires1956@gmail.com19 novembro, 2012

    Obrigado amigos acabo de ver o post no facebok,assim já fico mais contente,continuem o bom trabalho e partilhem com todos os portistas e desportistas.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado ao Miguel Monteiro pelo seu sentido texto. São estes escritos que engrandecem este blog. Obrigado e continua a torcer por nós aí em Terras de Vera Cruz.

    Também confirmo o que dizes. Ainda na última viagem que fiz, num sítio remoto, no meio de camisolas da Juve, Barça, Real, Manchesters, Bayern, selecção brasileira e argentina, encontrei a camisola do nosso PORTO.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  7. E ainda há mais esta...

    «Para mim, o FC Porto é o melhor clube do mundo, está sempre a formar e vender novos jogadores e treinadores. José Mourinho nunca seria o treinador que é se não tivesse passado pelo FC Porto, clube que tem o presidente mais inteligente do mundo»,

    Declarações de Tomislav Ivkovic, ex-GR do sportem entre 89 e 93, e da seleção jugoslava.

    ResponderEliminar
  8. Boas Pobo! É sempre bom ter este feedback da malta além fronteiras para esquecer a porcaria de CS que na generalidade temos. Também eu confirmo que nas viagens além fronteiras que fiz encontrei a camisola do FCP a "passear" (ao contrario das vermelhas ou verdes). De Havana (Cuba) a Boavista (Cabo Verde) o que reina relativo a Portugal é Ronaldo e FCPorto e o resto são dores de cotovelo e historias da carochinha para entreter os aziados da 2ª circular. Abraço a todos e boa continuação...

    ResponderEliminar