13 novembro, 2012

Porto de fina casta no Dragãozinho e no Palacastellotti

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Mais de 1600 espectadores (também eu estive presente na melhor assistência do nosso pavilhão esta temporada) assistiram a um belo jogo de andebol no Dragão Caixa, com o FC Porto a bater sem discussão um Sporting que apareceu um pouco melhor do que em anos anteriores, mas mesmo assim, longe de se afirmar como séria ameaça a este rolo compressor de Obradovic que já vai em 65 jogos consecutivos sem consentir qualquer derrota caseira, devendo-se salientar ainda que os verde e brancos já não ganham na casa do Porto há quase 13 anos, e nos últimos 19 jogos entre estes dois baluartes da modalidade, realizados na casa do FC Porto, os dragões venceram sempre!

Mal terminou o jogo de andebol no Porto, começou em Lodi, no Palacastellotti, o jogo inaugural dos dragões nesta liga europeia de hóquei em patins, com os comandados de Tó Neves a superiorizarem-se com todo o brilhantismo e categoria, silenciando por completo os apaniguados do Amatori Lodi. Uma estreia auspiciosa de um Dragão a prometer uma caminhada Europeia que faça esquecer (tal como tem acontecido no futebol) o ocorrido na época passada quando os azuis e brancos não passaram da fase de grupos. Ricardo Barreiros bisou, ele que sabe muito bem o que é vencer a liga Europeia...



ANDEBOL
  • FC Porto 33-31 Sporting
O FC Porto começou bem, e aos 17 minutos já vencia por 11-6, com Hugo Laurentino em grande estilo, mas na parte final da 1ª metade, o protagonista passou a ser Daniel Freitas, árbitro da A.A.Braga que tomou 3 ou 4 decisões absolutamente parciais, conseguindo equilibrar o marcador até ao intervalo (13-11).

Na 2ª parte, Gilberto e Wilson entraram inspirados, e o FC Porto aos 3 minutos já vencia por 18-11 (parcial de 5-0). A 15 minutos do fim, Obradovic com 27-20, começou a rodar a equipa não perdendo muito com isso, pois a 7 minutos do fim, ainda havia 5 de vantagem (30-25).

O 33º golo do Porto a 2 minutos do fim (33-29) encerrou as contas para o nosso lado pois nesses últimos instantes, só o leão marcou, encurtando a vantagem para um 33-31 final que é muito enganador para o que se passou durante todo o jogo, onde o Sporting nunca entrou verdadeiramente na discussão do jogo.

Gilberto Duarte com 12 golos e Wilson Davyes com 6, a quem curiosamente Pinto da Costa entregou no início do jogo os Dragões de Ouro que não tinham ainda recebido, foram os melhores marcadores de um jogo, onde Elias António e o capitão Ricardo Moreira também se destacaram apontando 4 golos cada.

O melhor golo, para mim, foi no entanto o chapéu sublime do regressado Tiago Rocha ao convencido guarda-redes Leonino Hugo Figueira.

O FC Porto segue firme na perseguição ao líder que dia 8 estará de visita à nossa caixa forte...Já o Sporting está agora em 3º lugar a 3 pontos do Porto e a 5 da liderança.

Hoje, terça-feira, pelas 22h00 (RTP Açores), o FC Porto joga em casa do Sp.Horta e no próximo fim-de-semana, joga sábado e domingo pelas 18h00 (ambos os jogos no Porto Canal) frente a Madeira e Camões, respectivamente, com os 2 jogos a realizarem-se no Dragão Caixa.



HÓQUEI EM PATINS
  • Lodi 2-4 FC Porto
Em Lodi, entrada triunfal do FC Porto na Liga Europeia 2012/13 num recinto que porventura será do seu maior rival neste grupo, que esta temporada reúne na mesma equipa Platero, Mariano Velasquez, João Pinto e Tataranni, apresentando-se como uma das mais fortes equipas de Itália.

Empate a zero ao intervalo, com Edo Bosch e o guardião da casa a brilharem intensamente. A 2ª metade, começa com golo de livre directo para os locais. Seis minutos depois, Ricardo Barreiros, na 10ª falta dos transalpinos, faz o empate e logo de seguida, Edo defende um livre directo pela nossa 10ª falta.

Nos últimos 15 minutos, o Porto caiu em cima do Lodi e abafou por completo o seu pavilhão com Tiago Losna, Jorge Silva e de novo Ricardo Barreiros a concretizarem em números a nossa superioridade (1-4). A pouco mais de um minuto do fim, Tataranni bisou e reduziu para 2-4, mas a vitória dos azuis e brancos nesta jornada inaugural já não fugia, e bem merecida por sinal.

Dia 24 recebemos o Noia na 2ª jornada desta prova, equipa Espanhola que empatou surpreendentemente nesta ronda em casa a duas bolas com os franceses do S. Omer.

Para o campeonato, jogamos amanhã, quarta-feira, no Dragão Caixa, frente ao Valongo (21h00/Porto Canal), num dérbi sempre muito intenso perante uma equipa que tem feito um excelente início de época. Os valonguenses terão que pagar 10 euros de entrada, preço que também aplicam quando nos recebem.

No próximo sábado, há novo jogo, desta feita em Barcelos pelas 21h30, com relato na rádio Cávado.

Seis pontos nestes 2 jogos, é tudo o que se pede aos comandados de Tó Neves.



BASQUETEBOL
  • Atlético 68-55 FCP Dragon Force
Os nossos Sub-20 acabaram eliminados da taça de Portugal (1/16 avos de final) frente à melhor equipa da CNB1, mas mesmo na hora da derrota, é de sublinhar toda a garra demonstrada pelos nossos miúdos perante uma equipa muito mais experiente, com um plantel quase todo composto por jogadores séniores com experiência de Liga e Proliga.

Perdemos por 13 pontos, com um 4º período muito bom, onde com um pouco mais de fortuna, poderíamos ter encostado ainda mais no marcador.

O caminho está traçado, o nosso futuro passa por estes miúdos e Moncho saberá, por certo, fazer com que cresçam cada dia mais. E depois, é esperar que todos os envolvidos sejam homens de palavra.

Hoje, pelas 21h00, jogam no Dragão Caixa com o Vasco da Gama, jogo a prometer equilíbrio, coisa que não existiu na sexta em Valbom onde ganhamos por 96-37, com Pedro Bastos a ser considerado MVP com 18 pontos e 7 ressaltos.

No sábado, será a nossa estreia na CNB2 em Alfena, pelas 15h00.



Um abraço do Lucho.

8 comentários:

  1. Avé FCPorto e mai'nada!

    no ANDEBOL, o habitué... sem dó nem piedade!

    no HÓQUEI, não fiquei surpreso, nem de perto nem de longe, mas admito que se calhar, este ano, que até muitos poucos ou quase nenhuns dão um chavo... se calhar, devagar, devagarinho, vai memo for, não?!

    ResponderEliminar
  2. Boa vitória no Andebol. Segui atentamente e o Zportgatinho esteve sempre controlado.

    Os italianos levaram na ..... Excelente vitória que augura boas coisas na caminhada para a fase final.

    Abraço. BIBÓ NOSSO CLUBE, carago!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,
    a entrada para os jogos de basket este ano no dragao caixa e livre?

    ResponderEliminar
  4. @ Tiago4,

    sim, é totalmente livre... é chegar e entrar, sem qualquer tipo de impedimento.

    ResponderEliminar
  5. No dia do meu aniversário o FC Porto presenteou-me com duas prendas, no andebol e hóquei!

    ResponderEliminar
  6. Tal como no futebol, o resultado do andebol é enganador. Merecíamos ter ganho por mais.
    Quem viu a evolução de Gilberto, por exemplo, só pode elogiar Obradovic e perceber que a exigência dá trabalho, mas tem um retorno que vale a pena.

    Bela vitória no hóquei e um grande passo em frente para a fase seguinte.

    Basquetebol, estamos a percorrer o caminho até ao regresso, com jovens que vão ser o suporte do futuro da modalidade no F.C.Porto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Grande Porto, tenho fé que este ano vamos ser campeões europeus de hoquei em patins, e vamos ser penta campeões no andebol.VAMOS, PORTO SEMPRE.
    Abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar