17 abril, 2017

PRECISAMOS DO ESPÍRITO SANTO, DE JESUS, E MESMO ASSIM...


Infelizmente, aconteceu o que mais temia neste fim-de-semana: acordar no domingo e constatar o destaque garrafal do FC Porto nas capas dos três jornais desportivos! Tal significa obviamente que as coisas correram mal ao FC Porto porque em caso de vitória, o FC Porto apenas tem direito ao seu habitual e envergonhado cantinho pequenino. Os anti-Portistas ficaram histéricos com o empate do FC Porto e alargamento da desvantagem para o 1º classificado, foi vê-los a sair da toca, de onde se encontravam quando a liderança estava presa por apenas um ponto.

Se um ponto de diferença para o 1º classificado já tornava o cenário complexo, 3 pontos tornam realisticamente o cenário MUITO complexo. Digamos que antes de braga as coisas estavam difíceis, depois de braga ficaram muito difíceis, continuamos a depender de terceiros, sendo que na próxima jornada em caso algum ficaremos completamente isolados na liderança, o que obviamente complica muito.

Relativamente ao jogo, creio que não há muito mais a dizer face ao que já foi dito neste e noutros espaços da blogosfera azul e branca. É verdade que os primeiros 45 minutos do FC Porto foram maus, tal como por exemplo os 90 minutos do líder em moreira de cónegos na semana passada foram miseráveis (não são palavras minhas, mas sim de muitos ilustres adeptos encarnados), é verdade que na 2ª parte o FC Porto fez mais do que suficiente para fazer a reviravolta (perdidas inacreditáveis de Brahimi e Danilo com a baliza escancarada), é verdade que Brahimi foi expulso por um 4º árbitro que nem percebeu bem o que o argelino disse, ao contrário do que aconteceu a luisao (com entrada violentíssima para vermelho) e samaris (com um murro no estomago do adversário) na semana passada e é verdade também que o árbitro teve alterações oftalmológicas e de interpretação das leis do futebol ao longo dos 90 minutos. Segundo esses mesmos 3 jornais de que vos falava no início (em que 2 deles são assumidamente anti-Portistas), há um penaltie claro por marcar a favor do FC Porto e uma expulsão perdoada a cartabia aos 58 minutos, mas aos 45 minutos o sr. árbitro não teve qualquer dúvida e apitou imediatamente penaltie contra o FC Porto. Tinha prometido a mim mesmo que não iria falar mais de arbitragens, mas parece que o nível ainda pode descer mais baixo no que toca às arbitragens dos jogos do FC Porto. Acho que já se passou de uma situação grave para uma situação patética e caricata, que muito provavelmente só irá parar quando o desígnio nacional se concretizar definitivamente.


Muito sinceramente, a última oportunidade do FC Porto almejar alguma, mesmo que reduzida, esperança de ainda atingir o título de campeão nacional reside no próximo fim-de-semana. Com uma agravante, mesmo que as coisas corram muito bem ao FC Porto na próxima jornada, seguem-se duas difíceis deslocações à Madeira e a Chaves, e olhando para os 4 pontos perdidos ultimamente com setúbal e braga (equipas que jogam bem menos que marítimo e chaves) então as perspectivas não são as melhores. Ou seja, depois do tropeção em braga, em nenhuma situação sairemos confortáveis da próxima jornada, o que ainda faltando 4 jornadas difíceis torna tudo muito mais complexo. Pelo contrário, com imenso desgosto meu, uma não-derrota do nosso rival direto em alvalade, tornará o título deles uma quase-realidade.

Neste momento, não considero muito relevante dissertar sobre a minha confiança na equipa para as últimas 5 jornadas, cabe aos jogadores, treinadores e principais responsáveis do clube fazer o seu trabalho da melhor forma possível até à última pinga de suor. O tempo de balanços, decisões, reflexões e preparação da próxima época far-se-á apenas em maio quando o campeonato estiver acabado. Aí sim, terão que haver reflexões muito sérias e importantes para o futuro próximo do clube, doa a quem doer, tomem-se as decisões que se tiverem de tomar. Até lá, temos todos de apoiar, como aliás, têm feito os adeptos ao longo de toda esta época. Arrisco em dizer que nunca vi, mesmo em épocas brilhantes, um apoio tão constante dos adeptos, mesmo com as coisas a correrem menos bem, mesmo sem o FC Porto ainda nada ter ganho e nunca ter estado em 1º lugar.

Uma nota final para NES. Não vou falar de táticas, se é melhor jogar com 4 médios do que com 3, se Corona faz mais sentido que André Silva ou se Óliver encaixa melhor neste ou naquele sistema tático. Mas digo apenas o seguinte: a história do FC Porto não se fez de treinadores que estavam mais preocupados com a sua imagem exterior ou com o facto de serem uns gajos porreiros e pacíficos. Um treinador do FC Porto, seja ele qual for em que altura for, apenas tem de se preocupar com o FC Porto, em defender os seus, em contribuir unica e exclusivamente para levar o clube aos títulos (sim, aos títulos, porque sem títulos, não há ninguém que fique para a história!), não pode estar preocupado se em algum momento vai dizer algo que irá ferir suscetibilidades ou abrir inimizades. Apenas três de muitos exemplos que poderia dar, Vítor Pereira foi gozado e achincalhado por muita comunicação social, mas nunca teve medo de defender o clube e os seus alto e bom som seja em que sítio fosse, António Oliveira nunca teve medo de dizer as verdades inconvenientes mesmo nos sítios mais polémicos e Villas-Boas calou um a um os meios de comunicação social que desconsideraram no início da época. NES não pode querer ser um gajo porreiro, elogiado pela generalidade da comunicação social perante tudo aquilo que se tem passado neste campeonato ao nível das arbitragens nos jogos do FC Porto. No final, não serão apenas os resultados a ditar o desempenho do treinador, mas toda a sua atitude, nomeadamente a forma como defende o clube das poucas-vergonhas quase diárias das quais o nosso clube é alvo. A fase é terrível, porque cresce uma hegemonia que determinado clube nem nos tempos da ditadura teve, por isso é preciso um treinador do FC Porto que não tenho medo de chamar os bois pelos nomes. E por aqui me fico...

3 comentários:

  1. Também eu tinha muitas dúvidas que fôssemos capaz de sair de Braga com uma vitória depois dos últimos jogos serem bem abaixo daquilo que já fizeram. Aliás, acho que depois de não conseguirmos ganhar ao Setúbal em casa (mesmo com anti-jogo e penaltis surripiados) perdemos o embalo para o título. Como é óbvio, há que lutar até ao fim até porque para além do título o segundo lugar é o mínimo obrigatório pelo acesso directo à Champions.

    A verdade é que se me parece que NES foi capaz de criar um grupo forte, nunca foi capaz de passar uma mensagem forte para dentro ou para fora. Não é possível deixar passar em claro a dualidade de critérios que tem sido regra ao longo da temporada e não casos pontuais. Como não é possível deixar passar em claro a agressividade dos que jogam contra nós como foi agora em Braga em que os minhotos tinham tantas faltas feitas ao intervalo como no jogo todo contra os gayvotas. NES sabia o que ia acontecer e tinha de alertar na conferência de imprensa depois de ter visto o Chaves treinada pelo JS fazer exactamente este tipo de jogo na Taça com os resultados conhecidos. Além disso, a substituição de Brahimi em Braga é de bradar aos céus... e mais não digo.

    ResponderEliminar
  2. #lesadosdoNES

    E por aqui me fico!!!

    ResponderEliminar
  3. Acho que NES conseguiu unir o grupo em torno de um objectivo, quem nos últimos anos fez o mesmo?
    O problema é mesmo o modo com que ele fala com a comunicação social de Lisboa, sempre muito polido,incapaz de dar um murro na mesa, de reclamar de uma arbitragem, e foram tantas este ano, mas o presidente também ja não dá o exemplo.
    Este modo de ser num país a serio, como Inglaterra ate seria o indicado, mas estamos num país onde só lisboa interessa e o resto ou é turismo (Algarve), ou para desertificar (interior), ou o norte, mas o norte esta dividido, cada região per si, com os clubes a terem objectivos próprios, e com o regime a estar bem instalado em braga fruto das negociatas do Jorge Mendes.
    Este poder de influênciar jogadores, de apenas com um telefonema pressionar o jogador a jogar muito ou não consoante a adversário conta muito.
    E como lfv derem o poder da fpf e liga, porque todos querem ficar bem vistos na comunicação social de lisboa...
    O Porto e o FCPorto tem de voltar a crescer como cidade forte, com comunicação social própria, mas para isso é preciso gente sem medo de ir contra o estado lampionico actual do país.
    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar