03 abril, 2017

UMA BOA ARBITRAGEM?!?


Confesso que fiquei espantado com a conferência de imprensa de NES e com as posteriores palavras de Pinto da Costa em relação a uma suposta “boa arbitragem” no jogo de sábado.

Antes de ir ao jogo em si, não posso deixar de emitir a minha opinião em relação a algumas situações, a maior parte delas cirurgicamente escondidas pelo canal de m**** que transmitiu o jogo (em que país do mundo desenvolvido, existe um clube que transmite os seus jogos em casa a contar para o campeonato num canal do qual é proprietário?), não tivesse esse canal um diretor de conteúdos do mais porco e ordinário que há:
  1. Já ouvi e li várias opiniões de que o lance de penaltie é bem assinalado e já li e ouvi outras de que o lance é limpo (2 dos 3 ex-árbitros do painel d'OJogo dizem que não foi penaltie, logo, não haveria motivo para penaltie). Mas de uma coisa tenho a certeza, observando o que se passou ao longo dos 90 minutos (e recuperando também outras coisas dos últimos 2 anos) estaremos a falar do jogador, a larga distancia de todos os outros, do mais porco, do mais nojentinho, do mais provocador e sem caracter do campeonato. É sim um bom jogador, mas é do mais ordinário e nojento que há;

  2. Se o lance protagonizado pelo porco brasileiro acontecesse ao contrário, ou seja, se um qualquer jogador do FC Porto não travasse propositadamente para dar um encontrão ao treinador rival, provavelmente, a generalidade dos meios de comunicação diria que o vermelho seria o cartão mais adequado. Nesse lance, nem amarelo houve!!!

  3. Como é possível pizzi ter passado mais um jogo sem levar um único cartão amarelo, após ter feito 5 faltas, uma delas por trás sobre Brahimi num lance de perigo junto à grande área adversária?!

  4. Aos 79 minutos, é assinalado mal um fora-de-jogo a Diogo Jota que seguia completamente isolado para a baliza. O fiscal de linha estava mal colocado, já ouvi dizer, pois, todo e qualquer lance que prejudica o FC Porto tem sempre uma qualquer desculpa esfarrapada;

  5. Finalmente, o critério disciplinar e técnico. Só houve amarelos para jogadores do FC Porto, após várias pauladas que os jogadores do FC Porto sofreram sobretudo na 1ª parte do jogo. Na 2ª parte a partir dos 60 minutos, tudo valia para parar os contra-ataques do FC Porto, bem como uma falta claríssima sobre Corona já perto da grande área que o senhor de preto pura e simplesmente ignorou.
Perante tudo isto, ver o Presidente dizer que foi uma boa arbitragem num jogo normal, e ver o treinador desvalorizar uma nojentice de que foi alvo, deixa-me, no mínimo, espantado. Depois do que se tem passado esta época, de vários lances em que o FC Porto foi claramente prejudicado, em alturas cruciais da época, os principais responsáveis da equipa terem um discurso leve e simpático, não faz o menor sentido. Não pode ser a newsletter diária, nem um programa semanal no Porto Canal os únicos a denunciarem as situações em que o FC Porto tem sido constantemente prejudicado.

Não perceber que estamos perante uma guerra diária, em que não podemos ceder um milímetro, em que temos de ser feios e antipáticos com tudo e todos, é não perceber a importância de evitar que o clube do regime alcance algo que nem nos tempos áureos do regime salazarista conseguiu.

Quanto ao jogo, para além do árbitro, apenas desmentir também algumas mentiras que vou vendo por aí. Não é verdade que o FC Porto tenha sido dominado o jogo todo e apenas salvo por Iker Casillas, é uma mentira alimentada pelos palhaços do costume (com todo o respeito pelos verdadeiros palhaços) com os mesmos objetivos de sempre.

A verdade é que eles tiveram uma entrada forte, mas só marcaram através de um penaltie duvidoso. A verdade é que Casillas na 1ª parte não fez uma única defesa difícil, ao contrário do GR adversário que evitou o golo a Brahimi num livre direto a pouco menos de 10 minutos do intervalo. Na 2ª parte, o FC Porto teve 15 minutos muito fortes, onde logicamente marcou o golo do empate. Aos 59 minutos, Soares só não fez a reviravolta porque o GR rival fez uma defesa in-extremis. É verdade que nos últimos 30 minutos, o FC Porto baixou o bloco e permitiu dois (sim, dois, não mais do que isso) lances de grande perigo, superiormente resolvidos por Casillas. Ou seja, a suposta grande superioridade do nosso rival, resumiu-se aos últimos 30 minutos, em que jogando em casa e tendo grande oportunidade para dar a estocada final no FC Porto arriscou mais, e aos 15 minutos iniciais, em que apenas marcou através de um penaltie no mínimo duvidoso.

Agora, a margem de erro acabou definitivamente. Se o FC Porto quer ser campeão, tem de vencer sem apelo, nem agravo, os 7 jogos que faltam e depois esperar que algum terceiro lhe dê uma ajudinha. Não há tempo para meias-palavras, para contas de mais ou menos ou para táticas mais ou menos defensivas, o tempo agora é apenas de ganhar ou ganhar. Porque, caso contrário, é mais um ano a ver navios e é ver o rival fazer algo que nunca fez, abrindo ainda mais caminho para a hegemonia deles. Ganhar este campeonato para o FC Porto, é provavelmente, das coisas mais importantes na história do clube, como foi por exemplo ganhar aquele campeonato 19 anos depois. Não perceber isso, é precipitar e contribuir para um longo e penoso caminho sem títulos, mas com muita contestação de várias setores. TODOS têm de estar obcecados em ganhar este campeonato, e não só os jogadores e adeptos, mas todos os OUTROS profissionais do clube, do mais alto cargo do clube, até ao roupeiro. TODOS!!!

10 comentários:

  1. Simplesmente miseráveis as declarações pôs jogo de NeS e PdC (mais uma vez). Já não chega termos de lutar contra os inimigos externos, ainda temos de contar com abébias vindas de dentro. Assim fica ainda mais dificil

    ResponderEliminar
  2. Sou da mesma opinião, a arbitragem condicionou o jogo do Porto a partir do golo do Maxi. É curioso que a maior parte dos lances ocorre do lado do mesmo fiscal de linha que não viu a agressão do Samaris ao Telles, não viu ou não quis ver, parece que foi mais a segunda! O Nuno tem de afinar o discurso, anda constantemente a dar tiros nos pés. Relativamente ao lance com o Porco Jonas, o Nuno esteve muito bem porque se caia, ia haver confusão e o Porto ia ficar prejudicado de certeza!

    ResponderEliminar
  3. Foi EXACTAMENTE este o jogo que eu vi!
    Quanto ás declarações de NES e PC...Percebo as do 1º...não entendo MESMO as do 2º!
    Quanto ao acreditar...100%!!!

    ResponderEliminar
  4. vou inundar todos os blogs,com a minha opiniao,nao sao os arbitros que de repente passaram a ser uns incompetentes,que houve ou nao penalties,que fulano havia de levar amarelo e nao levou, etc, etc, etc.O grande problema é que o FCPORTO nao se modernizou,e por isso esta a ser comido todos os dias,nao consegue passar a mensagem,nao tem voz e toda a comunicaçao social ja viu isso.Veja-se hoje o assunto canelas,como a semana passada foi o assunto seleçao/claque madureira super dragoes,como logo foi o arguido no jogo duplo um super dragao alem de poder ser tudo condenavel,nao se ve as noticias serem exploradas contra outro clube como sao contra o PORTO.cumps helder oliveira m.grande

    ResponderEliminar
  5. Muito bem, subscrevo na integra!
    A minha visão do jogo:
    Rescaldo do jogo da Luz
    No recente p.p. Benfica 1 FC Porto 1, Carlos Xistra, mesmo admitindo que não foi a pior arbitragem a que a equipa de futebol portista esteve sujeita, pois João Capela e outros já tiveram actuações muito mais vergonhosas, há no entanto que realçar a sua dualidade de critérios disciplinares em relação às duas equipas em confronto, pois Xistra foi francamente e decisivamente caseiro :
    1 – Não hesitou em assinalar uma grande penalidade contra os portistas por uma falta duvidosa contra Jonas na área dos Dragões, mas fechou os olhos a um posterior mergulho para a piscina do citado Jonas que tentou novamente enganar Carlos Xistra e como tal devia ter sido advertido com o respectivo cartão amarelo.
    2 – E Carlos Xistra manteve a dualidade de critérios disciplinares, até no capítulo de assinalar a favor do Benfica, todos os mergulhos para a piscina dos encarnados, ou seja, todas as faltas cavadas pelos benfiquistas contra os azuis e brancos e em contra partida ter fechado os olhos a muitas das faltas cometidas pelos encarnados sobre os avançados portistas.
    3 – Então na exibição das cartolinas amarelas, a dualidade de critérios de Carlos Xistra foi gritante: sempre muito lesto/afoito a mostrar/intimidar os futebolistas portistas com os amarelos e exageradamente benevolente/condescendente para com os encarnados…!!!

    Abraço portista
    Armando Monteiro
    https://dragaoatentoiii.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  6. Declarações do NES, dizer com toda a claridade "é pênalti" é de bradar aos céus, nenhum treinador diz isso pq há várias análises e opiniões diferentes desse lance....

    ResponderEliminar
  7. Só posso enquadrar as declarações do NES e de Pinto da Costa numa qualquer táctica que possa ser colhida num futuro próximo. O natural e lógico seria eles atirarem-se ao pescoço do árbitro mal acabou o jogo. Contudo, verdade seja dita, por muita razão que tenham, os media de tudo tentariam para os descredibilizar. Veja-se o que aconteceu com a lagartagem numa outra arbitragem vergonhosa com o mesmo interveniente. Assim,mesmo perdendo no imediato, ganharam uma grande almofada moral para futuras contestações. É uma táctica que me deixa imensamente frustrado, mas não deixa de ser uma opção inteligente.

    Quanto ao porco do Jonas, não dá para arranjar um amigável de beneficência entre o slb e o Canelas2010? :-)

    ResponderEliminar
  8. NES esteve muito bem ao não reagir dentro do campo à provocação reles e nojenta do “porco piscineiro”, porque isso só iria enervar e desfocar a equipa do mais importante, ou seja, o próprio jogo.

    Mas na conferencia de imprensa podia e devia ter colocado o dedo na ferida e relevado a falta de caracter de quem lhe tentou cobardemente mandar ao chão.

    Mas uma coisa é certa, NES tem mantido a mesma postura ao longo de toda a época, uma postura de “low profile”, de não entrar em confronto com nada nem ninguém. Isto pode ter vantagens, mas também pode ter desvantagens. Veremos no final de uma época em que o FC Porto está a ser “roubado até ao toutiço” se esta postura dá algum resultado no final. A verdade também é que a equipa tem mostrado muita tranquilidade, e isto deve creditar-se sobretudo ao treinador, que tem sabido manter os jogadores focados no mais importante.

    Quanto às declarações de PdC, reafirmo em complemento ao post, que não percebi, não entendo e muito dificilmente irei perceber. É verdade que temos sobretudo de preocuparmo-nos com os nossos jogos, mas dizer inclusive que não estamos à espera do que fizer o Sporting, não é bem assim. Precisamos do Sporting, como de todas as outras equipas que defrontarão o nosso rival direto. É a infeliz realidade, mas é aquela que construímos após os 2 últimos empates. Não dependemos apenas de nós mas se não fizermos a nossa parte, nem vale a pena pensar em mais nada.

    ResponderEliminar
  9. Lamentáveis as declarações do presidente e do NES! Não é este o caminho, comer e calar não!!!

    ResponderEliminar
  10. Muito bem! Como sempre, RCBC, plenamente de acordo.
    Abraço.
    Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

    ResponderEliminar