17 dezembro, 2018

SOBRE O SORTEIO DA CHAMPIONS.


Decorre esta 2ª feira o sorteio dos oitavos-final da Champions League em que mais uma vez, e para não variar, o FC Porto é o único representante do futebol português.

Independentemente do que possa acontecer no sorteio, a vantagem do FC Porto ter ficado em 1º lugar no seu grupo é evidente, na medida em que se evitam assim equipas como Barcelona, PSG, Manchester City, Juventus ou Real Madrid.

Numa análise preliminar àquilo que são as possibilidades do FC Porto para o adversário a defrontar na próxima fase da Champions diria que:

• Um sorteio péssimo: Liverpool! Não é pelo facto de termos sido eliminados pelos ingleses na edição passada da competição que me leva só a dizer isso, até porque depois de nos ter eliminado por 5/0 no agregado das 2 mãos, o Liverpool despachou o campeão inglês por 5/1 e depois aviou a Roma marcando 7 golos em 2 jogos. Digo que seria um sorteio péssimo porque o Liverpool de Klopp joga um futebol de enorme qualidade, dinâmica ofensiva impressionante, jogadores de topo mundial, tecnicamente muito evoluídos e rapidíssimos, como Salah ou Mané... Sem complexos, seria um sorteio com 75% de probabilidade de sucesso para os ingleses.

• Um sorteio mau: Tottenham! Assim de repente, lembro-me daquela correria louca de Mourinho em Old Trafford na caminhada do FC Porto rumo à glória europeia em 2004 mas pouco mais... O histórico do FC Porto nas últimas décadas com equipas inglesas é mau, a tradição não tem sido boa. Para além disso, o Tottenham é uma equipa com um belíssimo treinador e tem jogadores de enorme nível.

• Um sorteio desagradável: Manchester United ou Atlético Madrid! São duas equipas em momentos distintos mas duas equipas igualmente incómodas no caso de serem os adversários do FC Porto. O Manchester United está dado por muitos como "morto" mas desconfio sempre imenso de quando se fazem "funerais" a equipas de José Mourinho pois a sua capacidade de sobrevivência é algo que parece ser inesgotável. Jogar frente a uma equipa treinada por alguém que já ganhou tudo (e muito!) em termos mundiais ao serviço dos melhores clubes europeus nunca será fácil. Quanto ao Atlético Madrid, a equipa de Simeone é uma verdadeira "máquina de guerra" com excelentes executantes na frente de ataque.

• Um sorteio de que não nos podemos queixar: Roma, Lyon ou Ajax! Dadas as opções existentes, estas serão as 3 melhores alternativas para calhar em sorte ao FC Porto. Qualquer dessas equipas significará uma eliminatória equilibrada, sendo que no caso dos holandeses poderemos ter ligeiro favoritismo teórico e no caso dos italianos e franceses será uma eliminatória de 50/50.

Agora resta esperar para saber a nossa sorte. Será sempre uma eliminatória difícil mas o FC Porto tem nos habituado ao longo das últimas décadas a surpreender a Europa e dar-nos grandes alegrias nas competições europeias.

0 comentários:

Enviar um comentário