20 dezembro, 2018

TSUNAMIS DE EMOÇÃO.


Para fãs de thrillers, o mês de dezembro tem sido profícuo em emoções fortes para os lados do Dragão. Boavista, Portimonense, Galatasaray, Santa Clara, e agora o Moreirense, todos eles jogos em que a dado momento foi necessário puxar dos galões, alma e também fortuna para ultrapassar dificuldades que poderiam ensombrar o nosso percurso.

Foi assim com Portimonense, Santa Clara e Moreirense, onde as entradas sonolentas valeram vantagens adversárias, tendo que ser necessário empenho suplementar para levar a bom porto o resultado final. Ou nos casos de Boavista e Galatasaray, onde a fortuna foi bastante simpática, a salvar-nos miraculosamente, de empates quase certos.

Tal e qual os filmes do James Bond, estamos numa fase em que, por maiores adversidades enfrentadas, o herói consegue sair sempre por cima no final. Contudo, até quando?

São fantásticas estas reviravoltas e resultados que nos afagam a confiança e o ego. No entanto, algo está a falhar redondamente na estratégia portista. O controlo do jogo!

São absurdas a quantidade de oportunidades de golo que têm sido dadas aos nossos adversários. Ao ponto de uma equipa mais eficaz, como o foi ontem o Moreirense, chegar ao ponto de marcar 3 golos no Dragão. Sim, TRÊS Golos! Num passado bem recente, um Moreirense dificilmente teria três oportunidades manhosas.

A adicionar a este factor, uma falha que tarda em ser suprimida: a exploração dos flancos desguarnecidos. Foi esta a causa dos tentos iniciais de Portimonense, Santa Clara e Moreirense.

Mais do que a crucificação de nomes, terá que ser revista a compensação dos flancos no momento do ataque. Não raras vezes vemos Felipe ou Militão a cair nas laterais, para cobrir as costas dos colegas, deixando obviamente buracos no centro. Possivelmente, sacrificando a quantidade de unidades no ataque. Contudo, a continuar com esta vertigem e excesso de confiança, um dia, estes happy ends poderão transformar-se em filme de terror.

Votos de Boas Festas e continuação de muitas vitórias no sapatinho azul e branco.

Cumprimentos Portistas

3 comentários:

  1. Boas.
    Dou-lhe a sugestão de rever o jogo Benfica - Moreirense, em que os lampiões mamaram 3 golos. O Moreirense está nos 6 primeiros, tem bons rematadores de longa distância. 14 vitórias seguidas é obra, a equipa está cansada, é normal, mas também sinto confiança, uma auto-estima que não sentia há muito tempo, podemos mamar um golo que não vamos abaixo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. concordo, estamos no fio da navalha e podemos cair a qualquer momento, a jogar assim com o sporting saimos goleados se se mantiver a eficacia e as ajudas que estao a ter, Maxi acabou, nao entendo a nao colocaçao de militao a def direito e a chamada de mbemba ou leite ou queiros. Bazoer faz claramente falta e jorge poderia e deveria jogar mais vezes. Estamos como no ano passado onde quase perdiamos o titulo. Jogam sempre os mesmos, agora sao marega e casillas mais 9.
    UMA DEFICIENCIA DE SC E EXATAMENTE A INTEGRAÇAO NA EQUIPA DE NOVOS JOGADORES, ELE TEM MUITA DIFICULDADE NISSO, A EQUIPA ESTA A PERMITIR A CHAGADA A NOSSA AREA COM MUITA FACILIDADE, O TIPO DE FUTEBOL QUE PRATICAMOS NAO PERMITE DESCANSOS, A EQUIPA NAO SABE TER BOLA E DESCANSAR COM ELA, oliver quando falha sai de imediato, andre pereira e so o nosso mais completo avançado e quase nao joga, va la que hernani o afilhado esta agora a jogar e a marcar, fabiano o outro afilhado e uma desgraça entre os postes, ninguem chuta de longe, TEMOS TIDO A ESTRELINHA SEM DUVIDA MAS ATE QUANDO??
    O moreirense jogou sem 9 titulares, voltamos aos tempos em que marcavamos dois e mesmo assim acabavamos num sufoco. SC tem de perceber isso rapidamente ou teremos dissabores.

    ResponderEliminar