12 janeiro, 2019

UM MAL MENOR.


SPORTING-FC PORTO, 0-0

O jogo desta tarde no Estádio de Alvalade foi, de certa forma, uma cópia fiel do jogo que os Dragões disputaram no Estádio da Luz. Mal jogado, com poucos motivos de interesse, com as equipas a anularem-se persistentemente e com o Sporting a jogar em casa, bastante receoso e com o bloco muito baixo. O FC Porto, à espera de um Sporting aberto e a explorar bem o ataque, sentiu-se defraudado e não conseguiu encontrar espaços para a baliza leonina.

Curiosamente, o jogo desta tarde e o jogo que os portistas fizeram com o Benfica têm outro ponto em comum. Em ambos, os azuis-e-brancos perderam pontos. Desta vez, o FC Porto ainda levou um ponto para casa, mas não deixa de sentir um sabor amargo porque percebeu que tem uma equipa superior aos verdes-e-brancos.

Por outro lado, os Dragões quebraram ao fim de 18 vitórias consecutivas. O recorde de jogos a vencer iguala o recorde nacional obtido pelo Benfica. Tinha sido, precisamente, com os vermelhos que os Dragões haviam perdido pontos pela última vez, no mês de Outubro.


A primeira parte foi muito fraca em termos de jogo exigido para um clássico. Nenhuma oportunidade de golo para a amostra, numa partida em que o Sporting jogou muito fechado e com pouca iniciativa. Por outro lado, o FC Porto, com mais posse de bola e iniciativa de jogo, não foi capaz de criar oportunidades e situações de golo. Diria que o FC Porto foi surpreendido pela postura receosa do Sporting e não foi capaz de tornear as dificuldades que a equipa de Alvalade colocou desde o início da partida. Ao mesmo tempo revelou-se incapaz de arranjar estratégias para furar a muralha defensiva leonina.

Percebo que o Sporting receou perder o jogo e o caminho do título. O facto de ver a possibilidade de ficar a 11 pontos do primeiro lugar, condicionou e de que maneira a actuação dos leoninos. Mas o empate comprometeu também em muito essas aspirações. Quiçá, o treinador Kaizel pensou primeiro em não perder e depois, em caso de não vencerem o jogo, sempre deixariam o segundo lugar à distância de uma vitória frente aos seus vizinhos.

Contudo, a segunda parte foi melhor. O Sporting entendeu arriscar um pouco mais e o FC Porto percebeu que teria mais espaços para jogar e explanar o seu futebol. Foi neste período que surgiram as poucas, mas boas oportunidades de golo do jogo.


A primeira foi para a equipa de Sérgio Conceição. Brahimi desmarcou, na direita, Herrera que combinou com Corona. O mexicano cruzou com conta, peso e medida para Soares que ficou com todas as condições para fazer o golo. O avançado brasileiro rematou contra a perna esquerda, a bola foi para a baliza mas sem a força desejada. Renan Ribeiro sacudiu a bola em cima da linha.

A segunda oportunidade também foi para os Dragões. Cruzamento da esquerda para a área e Marega apareceu a rematar com o pé esquerdo a rasar a esquina da trave. Os Dragões desperdiçavam duas oportunidades claras de se adiantar no marcador e de resolver o jogo a seu favor.

Depois, o Sporting teve dois lances de perigo. Sem conseguir chegar à baliza portista, os leões tentaram a sorte de longe. Primeiro, Bruno Fernandes rematou para defesa apertada de Casillas e depois o Guarda-redes espanhol fez a defesa da tarde com um desvio por cima da barra, numa “bomba” do meio da rua de Gudelj.

Depois disto, os treinadores fizeram algumas mexidas, mas em termos de efeitos práticos, não resultou em nada. O FC Porto ainda teve duas situações em que poderia ter definido melhor no último passe, mas o cansaço e o desgaste não permitiram tomar as melhores decisões.


No fundo, foi um clássico fraco em que a moldura humana, as condições climatéricas, a hora do jogo e o relvado mereceriam um jogo de muito melhor qualidade do que aquele a que foi possível assistir.

Notas finais para saudar mais uma vez o regresso às tardes de futebol, com casa cheia e famílias inteiras no estádio. Pelo lado negativo, destaco as lesões de Danilo e Maxi Pereira, num momento terrivelmente complicado, dado o ciclo de jogos alucinante que o FC Porto terá para cumprir.

O árbitro da partida foi mais do mesmo. Tendencioso e incompetente, perdoou o segundo amarelo a Bruno Fernandes e mostrou-se completamente desenquadrado do jogo. Um desastre!

Os Dragões regressam à competição já na Terça-feira, em Matosinhos, onde vão defrontar o Leixões para os quartos-de-final da Taça de Portugal. A Liga NOS virá logo a seguir, na Sexta-feira, com uma deslocação dos azuis-e-brancos a Chaves, jogo que marca o início da 2ª volta do campeonato.




DECLARAÇÕES

Sérgio Conceição: "A haver um vencedor seríamos nós"

Melhorias no segundo tempo
“Nós queríamos vir aqui para ganhar o jogo, tínhamos preparado a equipa para isso, como fizemos nos últimos 18 jogos. Penso que foi um jogo não muito bem jogado, mas muito competitivo e com muitas faltas. Uma primeira parte equilibrada, praticamente sem ocasiões de golo para as duas equipas. O Sporting a dar-nos o incentivo de jogo, com receio de dar espaço nas costas da sua linha defensiva. Nós podíamos e devíamos ter tido mais paciência com a bola, mas foi uma primeira parte com as equipas muito encaixadas. A segunda parte foi diferente. Estivemos por cima do jogo, tivemos dois lances em que podíamos ter feito golo, o Sporting teve um ou outro remate de fora que causou pouco perigo. A haver um vencedor seríamos nós, não tenho a menor dúvida. Notava-se e sabia-se que o Sporting podia estar com um bocadinho mais de pressão do que nós para este jogo, podíamos ter aproveitado melhor, principalmente na primeira parte.”

Combater estratégias do adversário
“Nós preparamos o jogo naquilo que foi este percurso deste novo treinador, mas depois chegámos aqui e deparámo-nos com uma situação completamente diferente. Isso faz parte da estratégia. Como uma equipa grande, como primeiro classificado e como campeões, temos de encontrar uma solução de forma de ultrapassar essas dificuldades. Na primeira parte, não o conseguimos fazer, ainda que sempre seguros defensivamente, mas na segunda parte conseguimos, criando oportunidades. Muitas das vezes, se tivéssemos definido melhor os lances, podíamos ter saído daqui vencedores.”


Empatar depois das 18 vitórias consecutivas
“Teve um sabor amargo, queríamos ganhar. Sentimos que somos mais fortes, mas às vezes não se consegue. Tivemos agora na parte final duas ou três oportunidades para definir melhor para uma situação de finalização e não conseguimos fazer. Há jogos assim, mas agora temos de pensar já no encontro da próxima terça-feira frente ao Leixões para a Taça de Portugal e recuperar ao máximo os jogadores, porque temos um acumular de jogos grande, e queremos continuar em todas as competições. Depois jogamos logo a seguir, na sexta-feira, frente ao Chaves para o campeonato, que será um jogo muito complicado também.”

Lesão de Danilo
“Tem o pé bastante inchado, sei que foi uma entorse. Vamos amanhã analisar melhor aquilo que ele tem.”



RESUMO DO JOGO

1 comentário:

  1. concordo, mas neste jogos percebe se a deficiencia tecnica de soares por exemplo, de marega por exemplo. Nao temos um medio que chete de longe que e uma das armas do sporting. Nestes jogos o aproveitar as oportunidades e essencial, soares precisa de tres a cinco oportunidades para concretizar, Se brahimi nao esta no topo da frescura fisica ..... fica reduzido a 50% de tempo de jogo. Nestes jogos percebe se que a equipa nao e imbativel nem por sombras. Sc e teimoso o ano passado ganhou por um triz depois de ter 5 ou 6 pontos de avanço. Provavelmente para SC continuo a dizer que se viessem modric, progba e ate messi ele nao os integraria de imediato com a desculpa de que as anteriores equipas tecnicas tem outros conceitos e eles teriam de ``aprender`` novos metodos.
    SC E BOM TREINADOR MAS.....NAO E O MAIOR DA CANTAREIRA, TEM DE SE ADAPTAR, TEM DE SABER INTEGRAR E NAO JOGAR SEMPRE COM OS MESMOS, AS LESOES MUSCULARES ACONTECERAM EM CATADUPA O ANO PASSADO E FELIZMENTE ESTE ANO AINDA NAO SAO MUITAS, O JOGO COM O SPORTING MOSTROU UMA FORMA DE ANULAR O ESTILO DE JOGO DO PORTO QUANDO OS INDICES FISICOS DOS SEUS JOGADORES NAO ESTAO NO PLENO, TEMOS PEPE, ANDRADE, MBEMBA, SOLIVEIRA, OLIVER, LEITE QUE PRECISA DE SER MAIS HOMEM, MAIS DURO, ANDRE PEREIRA UM COMPLETO AVANÇADO, por vezes nao entendo muito bem SC mas pronto vamos ganhando e o unica estupiudez natural foi termos perdido com o guimaraes em casa depois de estarmos a ganhar por dois, quando bastava segurar o jogo e nao andar em correrias desmedidas, vamos ver O RESULTADO EM ALVALADE NAO FOI MAU DE TODO, PENA QUE NA LUZ MAXI TENHA DADO UMA ABEBIA.

    ResponderEliminar