07 janeiro, 2019

SÉRGIO CONCEIÇÃO MERECE UM REFORÇO DO PLANTEL.


17 vitórias consecutivas é de facto, e sob todo e qualquer ponto de vista, notável para Sérgio Conceição e os seus jogadores. Depois do recorde de pontos do clube num campeonato com 34 equipas a 3 pontos, conquistado no ano passado, agora mais um recorde pulverizado, o de vitórias consecutivas em jogos oficiais.

Não, os recordes não dão troféus para o lindíssimo museu do clube, nem permitem propriamente que se vão fazer festas para os aliados, mas não resta qualquer dúvida que os vários recordes pulverizados desde o momento em que Sérgio assumiu o comando do FC Porto comprovam que o trabalho realizado pelo técnico português, que é sempre bom lembrar herdou um clube que não ganhava rigorosamente nada há 4 épocas consecutivas, tem sido de elevadíssimo nível.

No ano e meio que leva de trabalho no FC Porto, começam a faltar adjetivos para classificar aquilo que Sérgio tem feito pelo clube. Não falo só do saboroso e justíssimo título de campeão nacional e supertaça conquistados em apenas ano e meio, falo sobretudo do facto de ter devolvido ao clube a sua identidade, que nos 4 anos anteriores andou permanentemente pelas “ruas da amargura”. Depois também poderia falar na qualidade de jogo que o FC Porto de Conceição tem tido ao longo deste ano e meio, infinitamente melhor que em quase todo o período de seca (2013-2017).

Dito isto, vou ser claro e conciso no que vou dizer: Sérgio Conceição, mais do que ninguém, merecia um reforço efetivo do plantel neste mercado de inverno, não daqui a 5 meses nem daqui a 1 ano, mas já.

Sérgio Conceição merece efetivamente que o FC Porto faça um esforço para poder contar no seu plantel com um central de top como Pepe. Sim, é um central de top mesmo com 35 anos, ainda pode perfeitamente jogar ao mais alto nível mais 2/3 anos. Seria a uma distância larga o melhor central do campeonato português. Permitiria que outro enorme jogador, Éder Militão pudesse fazer a lateral direita, sendo uma alternativa a Maxi e Corona. Casillas na baliza, Militão na direita, Felipe e Pepe como centrais e Telles na esquerda é uma defesa de nível Champions League.

Sérgio Conceição merece efetivamente um reforço para o sector ofensivo da equipa, tentando equiparar este à qualidade que existe no sector defensivo. Acho que era preciso arriscar neste mercado de inverno e quando digo arriscar é se calhar transferir algum dos habituais titulares para tentar reforçar efetivamente o plantel. Porque não, tentar impedir que Herrera saia a custo zero no final da época, transferindo-o nesta janela de transferências e ir buscar um jogador que jorra qualidade dos pés à cabeça de seu nome Nakajima?!?!

Veremos como vai decorrer então este mercado de transferências, sendo que sinceramente não tenho grandes esperanças que haja um reforço efetivo do plantel. Se depois no final da época mesmo sem reforço do plantel e provavelmente com risco de mais saídas importantes a custo zero, as coisas correrem ainda melhor quer no campeonato, quer na Champions, é encomendar os moldes do corpo de Conceição para ir preparando uma estátua sua no museu do clube.

0 comentários:

Enviar um comentário