20 setembro, 2017

SÉRGIO CONCEIÇÃO... 6 VITÓRIAS DEPOIS!!!


No passado dia 9 de Junho, escrevi aqui um post sobre Sérgio Conceição. Mais de 3 meses depois, como me reconheço mais do que nunca naquilo que escrevi. Que bom é sentir que estava correto! Que bom é sentir que o nosso Mister é tudo aquilo que eu escrevi e muito mais!

Com franqueza, hoje apetecia-me “abrir o livro” e escrever algumas coisas que não escrevi naquele dia... mas, vou continuar sem o fazer! Vou continuar a engolir para dentro e a tentar encontrar explicações factuais para as razões de alguém se ter oposto à sua entrada no FC Porto para substituir Lopetegui com ameaças como: “ou ele ou eu!”. Algo não podia estar bem!

No entanto, 3 meses depois, é preferível continuar sem acrescentar nada. Apenas me apetece pedir a todos que leiam novamente aquele post. Não, não era uma mera profissão de fé, era isso sim, um conjunto de ideias e convicções bem claras que se estão a mostrar verdadeiras.
O Sérgio confirmou tudo o que se esperava dele, confirmou aquilo que prometeu na sua apresentação, reforçou na prática as suas ideias chave, mas seguramente superou as expectativas até dos mais confiantes. Felizmente, como este sempre foi o meu nome preferencial, é com enorme orgulho que ao cabo de muitos anos, sinto novamente os adeptos a identificarem-se com o homem do leme, o homem que fala a sua linguagem, o homem que diz aquilo que os portistas pensam.

E não, isto não tem apenas que ver com vitórias. Claro que as mesmas fazem aumentar a confiança e auto-estima, claro que as mesmas potenciam os elogios e o reconhecimento mútuo. Mas o Mister é muito mais do que isso. É um estado de alma, é um reflexo do nosso estado de espírito, é aquilo que designamos de “Ser Porto”, seja lá o que isso significa verdadeiramente.

Mas o caminho faz-se caminhado e ninguém ganha nada nesta altura. Setembro está para uma época como o leitão está para o porco no espeto!
O caminho da união e do passo assertivo ainda agora começou, e seguramente vai ter que ser firme perante a turbulência que vai enfrentar!
Já percebemos que o Sérgio não está preocupado com os elogios pessoais, nem com as críticas que lhe possam ser apontadas. Continua frontal como sempre, sincero como todos esperávamos, de dragão no coração e verdadeiro espírito Porto em cada um dos momentos.

Como portista apenas lhe peço que não recue! Que prossiga a caminhada sempre norteada pelos valores do clube, o seu passado brilhante e o seu futuro auspicioso e ambicioso.
No final das contas, as vitórias e títulos é que o vão julgar. Mas para mim, Sérgio Conceição já deu passos seguros para entrar na galeria dos que mais se distinguiram na bela arte de reconstrução deste clube, recuperação da sua identidade e reforço da sua capacidade de olhar de frente os desafios futuros.

Um abraço, e até sexta-feira no sítio do costume!

1 comentário:

  1. O "ou ele ou eu" que fique muitos anos em Paris, na China ou onde o Jorge Mendes mandar.

    ResponderEliminar