04 setembro, 2017

FEZADAS E PARÓDIAS.


Nada!

Absolutamente... nada!

Ás 23h59 da passada quinta-feira, dia 31 de agosto, o ponteiro percorreu calmamente os seus 60 passitos, sem que alguém tivesse conhecimento que nós existíamos.

Zero reforços e uma apenas uma contratação bem mais misteriosa que muitas temáticas do paranormal.

Sem alguma vez se escudar na necessidade de reforços para algo, e mostrando trabalho que quase faz esquecer o quanto eles seriam (são) importantes, Sérgio Conceição lá foi piando aqui e ali que eles eram benvindos. Mesmo assim... nada!

Do plantel propriamente dito, poderemos sempre recorrer à velha analogia do copo meio-cheio ou meio-vazio. Uns dirão que foi um sucesso absoluto conseguirmos manter Casillas, Danilo, Brahimi ou Felipe entre outros. Outros dirão que deveríamos ter vendido uma boa meia-dúzia de jogadores de qualidade dúbia, e adquirido 3 ou 4 jogadores de qualidade. Como sempre, a verdade andará algures pelo meio.

Partindo de uma premissa que me parece ao momento pacífica, a de que Sérgio Conceição é superior a Nuno Espírito Santo, o FC Porto estará mais forte na temporada 2017/18, visto que manteve a esmagadora maioria do plantel base. Se até NES conseguiu arrastar o título até às derradeiras jornadas, Conceição decerto fará melhor.

Provavelmente será esta a estratégica (ou fezada?) na mente de Pinto da Costa e seus parceiros de SAD.

Olhando para os diversos sectores da equipa titular, não só não parecemos estar mais fracos, como até existe um ligeiro acréscimo de qualidade na defesa, senão vejamos:

Baliza
Numa equipa que possui uma lenda viva das redes mundiais (Casillas), ter mais 4 jogadores a acompanhá-lo (José Sá, João Costa, Vaná, Fabiano) deverá ser uma tentativa de fazer um mini-clube de fãs do espanhol! Independentemente do inexplicável da situação, até Maio de 2018, por aqui poderemos dormir sossegados.

Defesa
Marcano e Filipe tornaram-se a dupla Bud Spencer e Terence Hill dos tempos modernos. Um limpa tudo com pézinhos de lã, outro arrasa o que aparece. Mais uma temporada onde será muito difícil a intromissão de Reyes nesta sociedade de ferro. Nas laterais, o céu parece o limite para Alex Telles, sempre melhor a cada jogo que passa. No lado oposto, Ricardo Pereira acrescenta juventude, técnica e rapidez às pesadas pernas de Maxi. Remetido para suplente de apenas um corredor, tempos obscuros parecem esperar por Layún.

Meio-campo
O sector que tacticamente mais mudou em relação ao histórico recente azul e branco, relegando o clássico 4-3-3 para plano B, baixando assim as necessidades humanas para as posições. No novo esquema, Óliver e Danilo serão reis e senhores na opções iniciais, cabendo a Herrera, A. André, Octávio e Sérgio Oliveira (!) o papel de substitutos e derivações para outras nuances tácticas.

Ataque
Nas alas, sendo Brahimi e Corona dois dos melhores tecnicistas a actuar em Portugal, estamos muito bem servidos na equipa base. Hernâni parte claramente como uma solução de refrescar pernas quando necessário. Na frente de ataque, Tiquinho e Aboubakar são indiscutivelmente uma dupla capaz de infernizar as defesas contrárias 90m a fio. A estes junta-se o "patinho-feio" Marega, uma interessante surpresa neste início de temporada.

Esta é a exposição sucinta e optimista do plantel. Uma mistura entre os clássicos da Disney e as crónicas de pré-época do jornal A Bola, àcerca do seu cliente preferido.

Quais os problemas aqui?

Se os Deuses, Semi-deuses, Santos, Santinhos, Beatos, Heróis da Marvel, da DC Comics, Trump, Kim Jong-un e o General Nhaga não nos queimarem, temos tudo para conquistar um ou mais títulos esta época. Como a junção destes tipos todos tornam por vezes as coisas instáveis, convém lembrar estes 2 pequenos pontos:

- Não há substituto para Danilo. O mais aproximado serão Herrera ou Sérgio Oliveira. (medo, muito medo...)

- Para as "duplas" Marcano-Felipe, Brahimi-Corona, Tiquinho-Aboubakar só existe uma opção de recurso no plantel para cada uma delas. Reyes, Hernâni e Marega. Caso haja uma gripe, uma gastroenterite, uma lombalgia (só para falar em coisas mais simpáticas), caberá ao treinador... inventar!

Apesar deste texto estar a circular em contra-mão ao presente espírito azul e branco, lembremo-nos que a época é longa, com obstáculos ultrapassáveis, outros intransponíveis pela frente. Para alcançarmos a felicidade teremos que bater um rival que aparenta estar desportivamente mais forte, e outro que todos os anos renova a sua geração episcopal, de bulas e milagres pontíficos ao dispor. Como tal, é imperativo que nos mantenhamos todos unidos e, acima de tudo, com os pés bem assentes no chão. Se assim o fizermos, poderemos tropeçar aqui ou ali, mas dificilmente nos deitarão ao chão.


Comunicado do slb (03-09-2017)

Tendo sido confrontados com diversos pedidos de reação à notícia ontem vinda a público, num especial informação da CMTV, onde surge a revelação de que o atual diretor de comunicação do FCP terá estado na Guiné-Bissau, envolvido na solicitação de prestação de serviços de “Bruxaria”, esclarecemos:

1 – Estão abertos os competentes processos-crime contra a administração do FCP – Futebol SAD, FCP – Media SA, Diretor de Comunicação do FCP e Diretor do Porto Canal, entre outros, pelos crimes de:

- Violação do sistema informático, violação de correspondência e divulgação – já que se gabam de estar a divulgar pretensa correspondência privada e interna de outra sociedade desportiva.

- Prática de concorrência desleal - com as devidas consequências económicas pelos danos causados ao bom nome e reputação de outra sociedade desportiva.

- Prática reiterada de difamação e calúnia – onde terão oportunidade de, na sede própria, provar todas as acusações e insinuações feitas publicamente.

2 – A ser verdade e a confirmar-se o episódio ontem descrito e assumido de viva voz é mais um elemento que prova de forma inequívoca, o grau zero de credibilidade de quem tem sido o porta-voz de toda esta “cabala”, construída com base em sucessivos crimes e práticas ilícitas, típicas de um “submundo” que se considera acima da lei e das regras de um estado de direito.

3 – Importa realçar também, que na notícia ontem veiculada pela CMTV, quem acusa dá a voz e num dos casos a cara a assumir as suas declarações, em contraste com a acusação feita precisamente pelo diretor de comunicação do FCP a elementos do Benfica, onde pelo contrário todas as pessoas invocadas de estarem envolvidas, vieram publicamente desmentir tais factos.

Elemento que certamente contribuirá para reforçar a total ausência de credibilidade e que explica e desmascara talvez a origem da “rocambolesca” imaginação que montou mais este episódio.

4 – A estes factos, acresce a forma profundamente lamentável e leviana como se assiste, a quem se encontra a cumprir castigos no âmbito da justiça desportiva, todos os dias se exiba e faça questão de publicamente desafiar e descredibilizar a autoridade desses órgãos e dos seus responsáveis, continuando a reiterar insinuações e ameaças sobre os mais diversos agentes desportivos, numa clara demonstração de que viola as regras e se considera acima de tudo e de todos.

5 – Estamos certos que no momento oportuno e no local certo, as instituições darão uma resposta cabal, demonstrando aquilo que tem sido um princípio fundamental do estado de direito - de que em nenhumas circunstâncias a prática reiterada de diferentes crimes compensa - apesar de todo o ruído criado nos media - quando se multiplicam as provas de descrédito e de desrespeito pela lei por parte de uma mesma instituição.

Direção de Comunicação slb

Ninguém pode negar o imenso sentido de humor do departamento de comunicação dos vermelhos.

O ponto 1 deveria entrar para os anais da comédia.

1 comentário:

  1. bem eu acrescento, completamente desesperados e a ja saberem que os emails estao provados, que os contatos entre arbitros, delegados, benfica esta provado, que a corrupçao e a treta do treta esta provada e que o benfica vive ha anos acima da lei sem consequencias ate serem denunciados. ESTAO DESESPERADOS E ATE SE AGARRAM A NOTICIAS PATETAS SEM FUNDAMENTE, INVENTADAS DE UM MEIO DE COM SOCIAL QUE PERTENCE AO POLVO E RECEBE ELE PROPRIO A CARTILHA

    ResponderEliminar