03 outubro, 2006

Cérebro & Atitude… procuram-se!!

Começo a ficar incomodado com tamanha desfaçatez… a sério que começo!!! Um novo Arsenal pelo caminho, neste caso, o da «cidade dos arcebispos», o Sporting de Braga… e primeira derrota para a bwin Liga em jeito de castigo por mais uma pobre exibição do FC Porto ao longo de grande parte dos 90 minutos. Quem não corre e luta em busca da glória, arrisca-se a perder… e bem!!

Olhando para aquele onze inicial, saltou-me logo à vista um reflexo quanto a mim evidente… medo!!... ou seria respeito? duvido!... adiante. Se estamos a jogar no «cesto do pão» ou no «wc xxi», aceito Paulo Assunção e Raul Meireles na equipa em conjunto, mais como contenção e reforço da linha defensiva… se não estamos, para mim é claro… trata-se de medo em querer vencer!!

Em tudo o resto, o já previsível, com a confirmação de Ezequias no lugar de Cech e a novidade da manutenção de Postiga em detrimento de Lisandro, indo contra as indicações dadas durante a semana. O jogo começou com uma grande oportunidade perdida por Lucho logo aos 3 minutos, que desmarcado por Postiga e face-to-face com Paulo Santos, conseguiu apenas acertar no guarda-redes… pior, era impossível.

A partir dos 10 minutos de jogos… assistiram-se a 35 minutos de claro domínio bracarense, onde os nossos jogadores, limitavam-se a defender à distância o transportador da bola e para este não se sentisse muito incomodado, faziam-no unicamente «com os olhos»… uma táctica muito inovadora, diga-se de passagem! Em resultado de tal domínio, aos 25 minutos, o Braga chega à vantagem com um golo marcado por Marcel que isolado na entrada da área e sozinho!, remata cruzado sem hipóteses para Hélton.

Os jogadores azuis e brancos… ou o treinador… ou lá quem quer que seja, que pouco me importa isso, porque o meu «copo» já começa a encher e um dia destes?!… continuavam a seguir à risca a sua táctica inovadora de incomodar apenas e só com os olhos!, já mesmo depois da entrada de Lisandro para o lugar de Paulo Assunção... foram só mais 25 minutos de avanço ao adversário, digo eu!!

A terminar a primeira parte, aos 42 minutos, Quaresma no lado esquerdo faz um excelente cruzamento que Postiga aproveita muito bem de cabeça para igualar o marcador a uma bola… pensei eu para os meus botões “do mal o menos”!

Só um aparte para comentar algo já perto do fim da 1ª parte… Lisandro não é agarrado dentro da área quando se tenta virar em direcção à baliza de Paulo Santos?... não é agarrado?... este Lucilio “Calabote” nunca me enganou!!

Recomeça a segunda parte e logo aos 55 minutos de jogo, Luís Filipe pega na bola a meio campo, corre em direcção à baliza de Hélton, os nossos jogadores a testar novamente a táctica inovadora da pressão com os olhos… e voilá… segundo golo para o Braga… inacreditável!!

O Prof. Jesualdo voltou a acordar da letargia no banco e retira Quaresma e Ezequias para as entradas em momentos diferente do jogo de Vieirinha e Alan… naturalmente, houve um forcing final por parte dos portistas, com o acampar das tropas no meio campo adversário, mas onde sempre imperou o «mais com o coração do que com o cérebro»… e a táctica da pressão com o olhos, sempre que se perdia a bola, lá estávamos a vê-la em acção, essa brilhante táctica.

O fim chegou rapidamente e estava consumada a primeira derrota do FC Porto para a bwin liga… nada a dizer, nada a apontar… apenas e só que ganhou o que conseguiu ser menor pior!... esperamos todos por dias melhores, porque a continuar assim… rsss… para já, perdemos a liderança isolada, que neste momento repartimos com o Sporting com 12 pontos, e a surpreendente Naval a apenas 2 pontos.

Queria salientar só 2 ou 3 pormenores de relevo que me assaltaram a mente no final deste jogo:

1 - Este ciclo de fogo em que entramos até ao dia 1 de Novembro, comportava saídas a Braga e Alvalade e recepções ao Marítimo e Benfica para a bwin Liga… pelo meio, saídas a Londres e Hamburgo e recepção ao Hamburgo para a Liga dos Campeões… ou seja, 7 jogos!!!... neste momento, o saldo é 2 jogos, 2 derrotas!!... elucidativo.

2 - É impressão minha ou quando o Prof. estava em Braga, sempre o via em pé junto ao banco e a dar instruções para dentro do terreno… e agora, porque só encontro uma explicação, é os bancos serem de tal forma confortáveis, cómodos e quentinhos, que para o vermos em pé, é quase necessário pedir por favor?

3 - Antes de o referir, alerto já que não queria chamar à cola o «ex» Co Adriaanse, até porque eu sou insuspeito para tal, porque admito, nunca fui um seu admirador nato, apesar de o apoiar sempre enquanto cá esteve, mas tem mesmo que ser… desculpem alguma coisinha, ok?... sou eu que ando a ver mal, ou começo a ver já muitos jogadores a protestar com o árbitro e a levar amarelo, a pontapear a bola nas barbas do árbitro e a levar amarelo, etc, etc… não vamos voltar ao tempo da indisciplina, pois não?... espero bem que não!!

Portanto, é assim meus caros… eu tenho paciência, acreditem que tenho… admito que não sou, nem nunca fui adepto do «assobio»… mas não estou para aturar certas situações e manter-me calado… se continuarem assim, não falo das derrotas em si, mas sim da FALTA DE ATITUDE EM CAMPO, podem ter a certeza de uma coisa, não me vão ver calado, nem tão pouco a bater palmas e a fazer «flores» em volta de conversa da treta… vai ser cortar a direito, porque esta FALTA DE ATITUDE, esta «miséria franciscana» já me começa a incomodar… e muito!!


Ridículos Porque será que depois do Esquimó ter dado aquele megalómano-perú, as câmaras da SPORTV foram procurar e fixar a imagem de Moretto que estava no banco de suplentes?… mas porquê?... conhecem algum facto de casualidade para tal situação anómala, que eu desconheça?

Escamas O Levezinho finalmente acabou com o jejum de 5 meses… eu já começava a ficar preocupado com a sua saúde… um dia destes, com tanto jejum, e de tão levezinho que ia ficar, ainda iamos vê-lo a voar bem perto de si.

18 comentários:

  1. JULGO que foi mesmo GP sobre Lisandro - o comentador dizia: parece que se agarram um ao outro - mas já sabemos como as coisas rolam connosco de há uns anos a esta parte. O Lucílio de Setúbal ainda tentou dar uma de isento no "início" do jogo com dois amarelos "enérgicos" - até parecia o Petit a vociferar - mas logo a seguir percebeu-se que mais uma vez era "folclore" para parvos consumirem...Perdoou o segundo a Quaresma, mas antes - pouco antes - deixou passar sem punir disciplinarmente uma obstrução rude de Carlos Fernandes sobre Anderson que seria também o segundo e os balneários mais cedo...Passando isso e todos sabemos que enquanto o "apito" puder ser atirado para os olhos, isto vai continuar, devo dizer que faltou claramente uma marcação mais cerrada - aliás o número de faltas praticadas por uma e outra equipa desmontra-o abertamente - de forma a que os jogadores bracarenses não se sentissem tão disponíveis para tentar o remate como o puderam fazer...Em Braga como em Londres aconteceu isso também confiou-se demasiado nas capacidades do Helton e eles não perdoaram. Apenas posso dizer que lamento e mais uma vez afirmo: gostaria de ver aqui o Rei Artur Jorge à frente do Clube...Merece isso por tudo o que sofreu por nossa causa e porque tem mérito, o Jesualdo podia ficar - não se perdia todo este trabalho - mas a secundá-lo, porque acredito que A.J. é mais inteligente e astuto...Mas eu não posso decidir nada e apenas me é dado reagir perante os resultados...Desculpem mas ontem só me apetecia adormecer para esquecer, enviei-vos umas palavritas que eu costumo ir desencantar ao baú sempre que este "peso" me atormenta e revolta...A todos os Blues um abraço solidário...

    ResponderEliminar
  2. Boas amigos BLUES, como todos vocês ontem não gostei nada do que vi na televisão Braga trocou a bola com quis, conseguia recuperar 70% das bolas, o nosso FCP tinha uma falta de atitude como á muito tempo não via no nosso campeonato.Começo a ficar bastante preocupado com a nossa equipa.Concordo plenamente com o meu amigo BLUE BOY, só tenho acrescentar uma coisa.Acho que estamos a ficar uma equipa banal, quem tem medo do adversário, quando devia ser o contrário. Bem-haja a todos BLUES.

    ResponderEliminar
  3. Não me lembro tb de tamanha falta de garra. Tamanha falta de ambição. Tamamha indiferença pelo que corria em campo. Tamanha desmoralização após sofrer um golo. Até custa falar do Lúcilio Calabote qd os nosso próprios jogadores não fizeram o suficiente para nós nos indignarmos.
    A táctica do medo transmitiu isso mesmo aos jogadores:medo.
    E o que mais me preocupa é que não estou a ver a equipa a reagir para este ciclo infernal. Estou muito desiludido. Não me lembro de me sentir assim com o FCPorto.

    Um abraço.
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. ola amigos:
    eu ja tinha dito que nao havia alma naquela equipa e disciplina.
    se continuar assim , vou ter que engolir as minhas palavras e pedir o CÚ que volte, ao menos via disciplina e suorrrr..
    este treinador( desculpem , mas eu de tanto f.... que estou nem quero dizer o nome dele) ´é um fracasado, nao tem espirito de campeao nem de ganhadorrrrrr.

    ResponderEliminar
  5. um conselho do bicho pro miau:
    sorri na juventude,pq na velhice...
    VAI-TE FALTAR OS DENTES!!:)

    olha amigo bicho ja me senti assim a custa dos resultados do nossso F.C.P.(sem dentes pra me rir)

    aquele abraço amigos

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. ola caros amigos...

    ja a muito que prometia comentar aqui o blog do meu ente querido, mano blueboy...
    entao aqui vai... e logo para deixar uma deixa ao nosso lar de 3 idade... 1ª- a começar pelo estimado senhor presidente que tantas glorias e alegrias nos deu nestes ultimos anos... mas começo seriamente a pensar se nao sera melhor deixar as coisas como estao e passar o testemunho vencedor a outro mais novo com novas ideias vencedoras... 2ª- e nao so,a equipa presidencial toda.... 3ª- a equipa tecnica tambem precisa de umas liçoes de bons modos e fome de victorias... por mim,podem trocar de treinador..que com este não vamosl la.. 4ª- por favor... dispensem uma boa meia duzia de "mancos" outra coisa eu não penso , que estao no platel do nosso ganha pão F.C.Porto... a começar pelo "alan ,jorginho ,ezquias ,tarik ,bruno alves ,adriano" e mais alguns com valor muito duvidoso para estar naquele plantel que devia ser victorioso...
    5ª- acho que por agora nao digo mais nada... vou guardar umas pequenas palavras para mais tarde... apenas digo... é uma vergonha ve-los jogar... onde esta aquele espirito vencedor? aquela fome de bola,de golos... de come-los... ai, assim não vamos longe... não não ......

    ResponderEliminar
  8. Meu caro Blue,

    Depois de deixar passar umas boas horas (tempo mínimo para a “poeira” assentar) não podia hoje deixar de vir aqui dizer-lhe o seguinte – ÂNIMO !!!!
    Perdemos uma batalha, é certo.
    Mas a “guerra” (campeonato) deste ano só ainda agora começou.
    E estamos em primeiro lugar.
    Fosse sempre assim ...quem dera aos outros estarem no nosso lugar...
    E eu estou fortemente convicto que vamos ganhar mais esta “guerra” contra os infiéis !!
    É óbvio que, face ao que está a acontecer, algumas medidas são necessárias tomar.
    Mas se nos deixarmos toldar por uma crise profunda, não conseguiremos fazer nada.
    Ficaremos bloqueados.
    E isso não pode acontecer.
    Por isso, repito – ânimo !!!

    ResponderEliminar
  9. Foi mais um jogo em que o Porto não jogou o que sabe.
    Faltau-nos agressividade e muita atitude como tu referes.
    Concordo quando dizes que Paulo Assunção e Raul Meireles ao mesmo tempo não dá. É sinal de medo do adversário.
    Para mim, seria só Raul Meireles.
    Temos também que melhorar a eficácia. É preciso fazer muitos remates para a bola entrar. Quaresma não estava minimamente nos seus dias.
    Panso que esta paragem no campeonato nos vai fazer bem.

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  10. OLA AMIGOS:
    O Situacionista, PARECES O ENGENHEIRO DA GASTRONOMIA(AGUIAS) A FALAR, OLHA-LA QUE AINDA VAIS PAGAR DIREITOS DE AUTOR...EHEHEHEHEH

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  11. Boas malta, a saga continua eu já tinha avisado, ontem a ver o jogo até me ria sozinho o PORTO NÃO JOGA NADA É MUITO DEFENSIVO E NÃO TÊM IDEIAS, não me admira que o QUARESMA não vá á selecção ele não joga nada só meteu nojo ontem.
    E para terminar o treinador do porto é cego?
    Vocês falavam mal do ADRIENSE mas ainda vão chorar muito por ele.

    ResponderEliminar
  12. OLA AZULLLLL(MANUEL DO LAÇO), CALMA AMIGO QUE O F.C.P NAO É O BOAVISTA TA....CEGO NAO É, É PORTUGUES!!!!!!!CARAGO

    AQUELE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  13. resposta do bicho ao miau:
    um conselho de amigo,sorri agora e eternamente pois mereces.
    ah! nao te preocupes!, ja ha dentes de plastico.

    amigo bicho, obg, mas esqueces-te de me dizer quem é o teu dentista...ehehehehehehhe

    aquele abraço

    ResponderEliminar
  14. O Jesualdo é um excelente treinador, as suas ideias fazem parte dos contra-regime, nos quais se incluem o Mourinho, o Carlos Carvalhal, o Vitor Pontes e... o "Coveiro" Jorge Jesus. Peço desculpa se esqueci alguém. Adiante.

    Os demais treinadores fazem parte da escola do Fernando Santos, do Manuel Cajuda, do Manuel José... e outros do género, tal como o Scolari.

    A diferença entre todos eles é que os primeiros são avançados, modernos, com ideias novas de tecnologia aplicada ao treino, metedólogos de análise computadorizada, preparadores fisicos aptos e preparados com auxilio de leituras e ovservações informáticas de progressão de capacidade muscular, hipertrofia, equilibro, blá blá bla´.

    Mais, já se fazem recolhas de tecidos para recuperar um atleta em 2 meses a uma lesão que há 5 anos demorava 6 a 9 meses a debelar.

    O Jesualdo Ferreira não é novo, mas é um poço de experiência, vamos dar tempo ao tempo e lucidez aos cérebros.

    Só mais uma coisita, o Adriaanse tinha um problema, fazia parte do grupo dos parvos, dos antigos, dos dos sacos de areia, dos "Eusébios". Acabou o tempo desses senhores, abram alas ao futuro Campeão Europeu pelo FCP: O Senhor Doutor, Professor e o car** que o f**, JESUALDO FERREIRA!!!

    Boa noite.

    ResponderEliminar
  15. O Red Devil está a ficar "um pouco mais de Azul" e não é mau, todos nunca seremos demais...Acabei de ver o Trio de Ataque e afinal o António Pedro veio mal prevenido ao contrário do Rui, que bem avisado por nós respondeu bem à letra e demonstrou mais coragem e mais confiança...O que me está a aborrecer sobremaneira, é a posição confortável em que se coloca o Sérgio como se o seu clube não tivesse nada a ver com a "porcaria" do Apito Dourado: então ele ignora que o Valentim é um Sportinguista dos quatro costados é primeiro Sportinguista e só depois Boavisteiro, e o Presidente do CD da Liga é Sportinguista embora disfarçadamente indicado pelo Belenenses....São todos do Belenenses, da Académica e do Carcavelinhos... É o que se chama jogar à boa forma do cavalo de Tróia...E dar uma de: não tenho nada a ver com isto!...Deixa-me rir da hipocrisia. Portanto concluo, afirmando que gostei da "performance" do Rui Moreira no programa e espero que ele se prepare sempre assim, para lá estar e defender bem a sua posição e já agora que se ponha a pensar, na hipótese séria de se perfilar para ganhar um destaque maior, dentro da estrutura do nosso Clube...Parabéns.

    ResponderEliminar
  16. Ó red devil então vai recolher tecidos para recuperar o vosso maestro,acho que lá tem um rasgo de 2 centimetros.O vosso alfaiate (departamento médico)anda mal,ehehehehehe.Quanto a ti meu amigo MIAU o meu dentista é exclusivo,por não preciso de plástico.Bem haja

    ResponderEliminar
  17. ide pro caralho portistas

    ResponderEliminar
  18. anônimo vai tu.

    ResponderEliminar