22 julho, 2010

7 de Agosto

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Confesso: não sou um grande fan dos resultados de pré-epoca, muito menos em epoca pós- Mundial, em tempo de vacas muito magrinhas, e uma esperada letargia de mercado, com sinais amarelos e já alaranjados no que diz respeito à saude financeira de algumas ligas, inflacionadas ao longo da década pelo crescimento (in)sustentavel das redes de cabo e respectivos canais especializados.

Embora atento aos sinais da equipa que tem equipado de amarelos com riscas azuis, para mim tudo começa com a festa de apresentação e com os primeiros 25, que até 31 de Agosto próximo são ainda, relativamente provisórios.

Bruno Alves? se calhar vai ter que se contentar com o dobro do salário, mais as habituais benesses dos petro-euros, e arrumar a vida futura, longe de uma das principais ligas da Europa. O que estou a escrever neste momento, poderá não fazer qualquer sentido daqui a umas horas, mas o palpite é esse: não estou a ver os big 6 (Real, Barça, Chelsea, MU, Inter, Bayern M) a investir num grande jogador, mas já sem grande margem de progressão.

Fucile? se pensarmos que terá custado menos de um milhão de euros, tudo o que vier à rede é mesmo peixe e do bom (!), e ao contrário do que se tornou num facto, desta vez, o jogador foi atrás do Mundial e não o contrário, o que permitiu uma subida do seu valor de mercado, após uma época de pouco brilho interno e externo.

Raul Meireles? poderá ser, e dos três, o que possa encontrar um destino, digamos médio-alto, e integrar-se num campeonato de topo, embora sob a reserva da sua resistência fisica a 50 jogos de alto rendimento, o que uma maior motivação poderá ajudar a superar. Creio que foi isso que lhe faltou na última época, ou talvez mesmo algum desencanto com as apostas aparentemente caras em alguns dos seus companheiros de zona de terreno, pelo menos 2 deles já com guias de marcha sem retorno.

Por falar em rendimento: ia eu a caminhar pelas Caxinas, quando vejo do outro lado da rua, um dos meus herois e um dos simbolos do que era o Porto, do que era sentir a camisola, jogar mais de 14 minutos com a canela aberta: chama-se André, e para mim basta, não preciso de explicar mais nada!

ps - venha daí o dia 7 de Agosto!

pps - no passado mês de Abril, passei algumas horas, e por motivos digamos show biz, à conversa com João Loureiro: fiquei com a impressão que a vingança se iria servir muito fria... como portuense com ligações familiares ao lendário sócio número 1 do clube do Bessa, o ourives Antonio Monteiro, já falecido, fico muito feliz com a possibilidade que se abre de o Boavista voltar ao lugar que merece.

17 comentários:

  1. Alvaro como sempre atento ao que se passa e eu apenas só tenho uma coisa acrescentar quem levar o Bruno, o Meireles e o Fucile leva 3 jogadores já feitos, 3 excelentes jogadores.

    Não vão procurar aqui margem de progressão, embora a idade do Bruno pesará na escolha do contrato, vai procurar fazer o contrato da sua vida para acabar a carreira tranquilo.

    Quanto ao André, é o André um jogador à Porto na plenitude da palavra, aliás se houvesse formação para isso tenho quase a certeza que o André daria aulas do que é ter espirito de sacrificio e soar a camisola.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Álvaro, concordo com a tua análise e no que diz respeito ao Bruno, a "pasta" deve ser tanta, que ele, mais o paizinho, nem hesitam.
    Meireles, já nem sei, embora não esteja a ver o F.C.Porto a gastar 10 milhões num jogador como o Moutinho e depois ficar com o Raúl. Mas isto sou eu a pensar...

    Fucile, o Fucile do Mundial, recebo-o de braços abertos, o da época anterior, vendam-no, mas não por 7 milhões.

    André o meu trinco de eleição. Nesse jogo que referes, frente ao Penafiel e outro, nas Antas, frente ao União da Madeira, em que levou uma patada na cara do Chico Nelo - Lembras-te? - e ficou marcado, o André mostrou a sua raça, a sua vontade e o seu espírito de Dragão. Só desejo que apareçam um ou outro, já não digo com a mesma qualide e o mesmo espírito, mas metade.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Dos 3 que falas há 2 que considero grandes jogadores e outro razoável (Meireles).

    Espero que fiquem com o Fucile.

    O Bruno quer sair e o Porto quer q o Meireles o acompanhe... Mas é preciso nota fresca...

    ResponderEliminar
  4. Lucho,

    Se Meireles é apenas razoável, Moutinho é infinitamente inferior. Sinceramente, se apenas pudesse escolher um para a minha equipa, entre os dois nomes referidos, não hesitava na escolha do Raul. Mas isso sou eu...

    O que me preocupa nem é a propalada saída de Bruno Alves. Nem sequer estou interessado na quantia que virá. Preocupa-me apenas que, a 3 semanas do 1º jogo oficial, AVB ainda não tenha o que pretende. Os 2 avançados que pediu (e parto do princípio que foram nomes criteriosamente escolhidos por ele) ainda não estão no grupo de trabalho. Se a isso juntarmos a saída do único central de qualidade acima da média, é caso para ficar preocupado. Pelo menos, eu fico, pois não existe alternativa no plantel a B.Alves.

    Se sair será substituído? Esperemos que sim, mas lá está. Será sempre mais um motivo de oscilação, enquanto o substituto não vem, numa pré-temporada que se devia ter encerrado à bastante tempo.

    ResponderEliminar
  5. A questão do encerramento da pré-temporada também tem a ver com actual momento de agonia financeira que o futebol também vive...
    Os clubes não têm dinheiro: os compradores querem comprar pelo preço mais baixo possível, e os vendedores pelo preço mais alto possível...e como o mercado ja nao é a galinha dos ovos de ouro que era aí há uns anos, o impasse nas transferencias é cada vez mais uma realidade, à qual o FCP não consegue fugir...
    Sinceramente, não encontro no actual plantel um substituto para Alves à altura, vejo boas alternativas como Maicon ou Sereno, mas um jogador com a qualidade de Alves não temos....caso o vendamos teremos de ir, necessariamente ao mercado!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Vamos lá aos 3 casos que estão em cima da mesa para possíveis saídas do clube:

    Bruno Alves - de facto, como diz o Paulo Pereira, também me parece que não temos nenhuma alternativa no plantel à altura do Bruno. De qualquer forma já deu para perceber que a vontade de permanecer no clube é muito pouca e as declarações do paizinho já lhe retiraram qualquer margem de manobra para uma possível permanência no clube.

    Raul Meireles - apesar da contratação de João Moutinho, existe espaço no plantel para a sua permanência. Falta saber qual a sua vontade... A consumar-se a saída, penso que será sobretudo um erro crasso de gestão da sua carreira.

    Fucile - concentrado e motivado é o melhor lateral a jogar em Portugal! Espero que os boatos que apontam para a sua saída não passem disso mesmo, boatos.

    ResponderEliminar
  8. Subscrevo a preocupação do Paulo Pereira pois há nesta altura indefinições a mais.
    Se a saída do trio, em avanços e recuos, ainda se compreende, a rábula dos avançados é ridícula e atrasam, neste sector toda a preparação.
    È preciso nºao esquecer que o inimigo mantém a estrutura intacta, com poucas mexidas, logo em vantagem..

    ResponderEliminar
  9. Dragão courense22 julho, 2010

    Boas. Visita o nosso blog e comenta. http://lokomotiv-kopa.blogspot.com/ Obrigado. Cumprimentos e parabéns

    ResponderEliminar
  10. E la vai o primeiro...Farias ja esta em Transito pra o CRuzeiro!!!!Ai Porto que saudades de outros tempos!!!!

    ResponderEliminar
  11. Segundo as notícias de hoje, o AVB fica apenas com um ponta-de-lança para trabalhar amanhã no Olival.
    Estas novelas estão a arrastar-se por tempo de mais e quase parece que estamos reféns de duas alternativas.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  12. Meu caro Álvaro, alinho pelo mesmo diapasão. Uma nota apenas para Fucile que deve sofrer de alguma doença bipolar, ora ama o Clube, ora "até que me ia embora", vai embora digo eu, e por uma verba a rondar os 10M.

    Quanto ao Boavista, bom, tenho sentimentos contraditórios, se por uma lado me custa ver um histórico da cidade fora da competição máxima, por outro não me esqueço as alfinetadas que o sr. major em conjunto com o "orelhudo" foi dando no nosso presidente a quando da sua candidatura à liga. Em todo o caso o clube não se deve misturar com as pessoas, por isso espero que se faça justiça e que o campeão Boavista volte ao lugar que merece: 1ª divisão!

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  13. Bom, o Fucile parece que me ouviu e falou, da melhor maneira possível:

    Jorge Fucile, confrontado com a sucessão de notícias sobre a sua saída, decidiu abordar o tema, numa nota divulgada pela sua assessoria. «Não estou desesperado para sair do F.C. Porto. Tenho grande respeito pelo presidente, pelo clube, pelos adeptos e por muito valorizado que esteja o meu passe, nunca me ouvirão dizer que gostaria de jogar neste ou naquele clube, enquanto for jogador do F.C. Porto. Uma coisa é dizer que sinto-me preparado para outros desafios profissionais e que gostaria de experimentar novas sensações. Isso já disse e posso reafirmar. Outra coisa, muito diferente, é dizer que pretendo sair do FC Porto. Não sou ingrato e gosto do meu actual clube».

    Gostei!

    ResponderEliminar
  14. "È preciso nºao esquecer que o inimigo mantém a estrutura intacta, com poucas mexidas, logo em vantagem.."

    A ver vamos se o nosso inimigo mantem a estrutura intacta... Ou será apenas o FC Porto que tem necessidade de vender jogadores? Os outros têm passivos de mais do dobro do nosso, estão perto da falencia tecnica e acumulam prejuizos brutais...e nós constantemente é que temos de desfazer meia-equipa, transformando-nos em clube satelite dos grandes europeus...
    Continuo na minha: vender Fucile, Alves e Meireles de uma assentada será entregar o "ouro ao bandido"...mas esta é a minha modesta opinião!

    ResponderEliminar
  15. RCBC,

    Não deixas de ter razão, mas desde a temporada passada que se sabia que o campeonato de 2009/10 era de crucial importância. A fuga para a frente, gastando o que não se tem, foi a aposta final do benfas. Infelizmente, a conquista do título mantêm-os ligados à maquina. A entrada na Champions, com o consequente dinheiro fresco, acrescido da negociação dos direitos televisivos, é capaz de lhes permitir manter a espinha dorsal quase intacta.

    Por isso, este campeonato torna-se igualmente de suprema importância. Perde-lo será fortalecer cada vez mais, de forma irreparável, o emblema vermelho. Vencê-lo, por outro lado, será um golpe profundo nas ambições desmedidas...

    Por isso é que seria de enorme interesse termos um plantel forte, com várias soluções e já armado, às ordens do treinador. Não é, infelizmente, o que se passa. Indefinições que prejudicam seriamente a entrada em cena, quando for a sério.

    ResponderEliminar
  16. Essas declarações do Fucile deixam qualquer adepto satisfeito.

    É assim que se faz!Não precisa do Papá para dizer o que quer e o que pensa.

    Se ficar fica de bem - excelente!
    Se se chegarem à frente não vai embora de mal connosco de certeza.

    Grande Fucile.Se ele for o único a ficar do trio(o meu desejo e já explico pq)era o capitão de equipa.

    O schalke que vai sonhando com o Fucile,nem chegam aos 10M...

    Raul - fala-se fala-se mas ninguém bate à porta...mas bom,deve ser uma questão de tempo,penso eu.Se for,toda a sorte do mundo e obrigado por tudo.Temos alternativas à altura e é o que menos preocupa.

    Bruno Alves - é o nosso capitão,o líder,respeitado,admirado e muito defendido por todos nós dos inúmeros ataques que recebe.
    Se sair para o zenit,um clube pior,numa liga pior,num país que obriga a uma capacidade de adaptação enormes.Vai ter menos visibilidade e os seus desafios vão resumir-se a gramar com o frio gélido e com a língua russa.
    Assim,só posso concluir que só sai pelo dinheiro e isso deixa-me um pouco triste.Via com bons olhos uma transferência para inglaterra,espanha ou itália...mas,russia??€€€
    Se ele sair,talvez seja preciso ir ao mercado buscar uma solução de efeito IMEDIATO,o que não é fácil.


    Quer fiquem,quer saiam,que tudo isto se decida o quanto antes!

    ResponderEliminar
  17. Paulo Pereira,

    A questão do benfas é algo que confesso ainda nao percebi muito bem, muito sinceramente...tiveram 5 anos a gastar 20/25M€, sem vender qualquer peça fundamental à excepção do Simão, e nesses 5 anos apenas ganharam um mísero campeonato com um à vontade não tao grande como as pessoas falam e com os casos que todos conhecemos...

    Têm um passivo de mais do dobro do FC Porto e não estao muito longe de uma situaçao de falencia tecnica, basta comparar os 5M€ de capital próprio da SAD do benfas a comparar com os mais de 30M€ do FC Porto...

    Quanto a dinheiro da champions, as muitas participaçoes que tivemos nos ultimos anos nao nos impediram de ter que vender jogadores importantes em varios anos. A Liga dos Campeões na melhor das hipoteses, gera 15 ou 16 milhoes de € de receita, o que, só por si, nao resolve coisa nenhuma em termos financeiros...ajuda, mas nao resolve tudo!

    Resumindo, eu acredito num FC Porto forte para bater aqueles merdas do Sul!

    ResponderEliminar