29 julho, 2010

Allez Porto allez...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

“... nós somos a tua voz,
queremos esta vitória,
conquista-a por nós!”


Praticamente em todos os jogos, é este o cântico que os Ultras do mágico Porto entoam logo ao pontapé de saída. O mote está lançado. Contem connosco durante todo o ano!

Domingo foi dia de apresentação aos sócios do plantel para a temporada 2010/2011. Ainda com várias interrogações, tanto no que diz respeito a entradas como a saídas, pouco menos de 40000 pessoas assistiram à cerimónia que já é tradição no estádio do Dragão. Uma excelente casa tal como já tinha acontecido na semana anterior quando recebemos o Ajax de Amesterdão. Esperemos que assim continue a ser em diante.

Muita animação em todo o estádio. Vinte e sete jogadores foram apresentados, sendo aplaudidos pelos portistas presentes, antes do jogo contra os italianos de Génova.

Excelente presença de ambas as claques do FC Porto. Tanto a Curva Sul – Super Dragões – como a Curva Norte – Colectivo – com grande número de elementos. Muito material presente, nota-se uma grande dinâmica e vontade de apoiar nestes dois sectores. Fazendo uma análise rápida, enquanto na Norte deve haver mais poder vocal, na Sul deve haver mais coordenação e os cânticos devem ser mais constantes.

Faltavam poucos minutos para começar o encontro quando entram no sector visitante do Dragão, cerca de duas dezenas de Ultras da Sampdória. Mesmo não sendo muitos (temos de ter em conta também a altura do ano e o jogo em si) é sempre uma satisfação receber tais adeptos. Tipicamente italianos, trouxeram duas faixas, alguns panos e ainda uma bandeira.

Houve ainda mais dois destaques neste jogo que tenho de salientar. O primeiro vai para os núcleos da velha guarda dos Super Dragões, que mostraram que os verdadeiros estão do nosso lado. É com estes que se aprende. São eles que eu admiro. Eles são o exemplo, o meu ideal de adepto. Os Ultras, no verdadeiro significado da palavra. Não é perceptível para quem não está na bancada mas aqueles grupos não se calam durante os 90 minutos!! Cantam todos os cânticos até ao fim, iniciam-os quando a claque está toda calada e concentrada no jogo e contagiam o resto da curva com a festa que vão fazendo. Mesmo que esteja tudo calado, aqueles grupos não param de apoiar! Como deve de ser, dar o máximo em prol do clube, sem querer qualquer protagonismo. O meu respeito a eles, são o coração da claque.

Ainda na primeira parte, durante alguns minutos foi tentado por eles lançar-se um novo cântico, (já ouvi que já tinha sido entoado nas Antas há uns anos) inspirado numa música antiga dos anos 80. A música chama-se “Don’t leave me this way”. Foi entoado apenas o ritmo, esperando agora para ver se sempre irá para a frente, e se com letra.

O outro momento foi já na segunda parte, quando os Super Dragões cantaram os parabéns, que rapidamente se espalhou a todo o estádio, ao Fernando e ao Hulk, que fizeram anos no Domingo e curiosamente foram eles os autores dos golos que nos deram a vitória por 2-1. Uma bela prenda.

Este fim-de-semana o FC Porto disputará o Torneio de Paris. Jogará no Sábado com o PSG às 18h00 portuguesas e no Domingo com o Bordéus às 15h45. Conto com a presença em massa dos milhares de portugueses emigrantes em Paris para ajudar o nosso clube a vencer este troféu, finalizando da melhor forma a preparação para o encontro da Supertaça agendado para dia 7 de Agosto, no estádio municipal de Aveiro.

Um abraço Ultra.

15 comentários:

  1. Estava de facto,um ambiente fantástico no Dragão!
    Foram quantas "Holas" seguidas?:P

    ResponderEliminar
  2. Sente-se uma atmosfera diferente no dragão esta temporada.

    Os adeptos parecem estar em forma. Será uma época em q o público azul e branco (à antiga) poderá fazer a diferença.

    abraço tripeiro

    ResponderEliminar
  3. A propósito do q escrevi:

    in jn

    Nova era do F. C. Porto desperta paixões
    00h11m
    João Faria
    Com duas casas a rondar os 40 mil espectadores, a massa associativa já dera sinais de encarar com grande expectativa a nova época. Os 23 mil lugares anuais já vendidos, a três semanas do primeiro jogo oficial em casa, comprovam a ideia de forte entusiasmo.

    A nova era do F. C. Porto, sob o comando de André Villas-Boas está a despertar grande paixão entre os portistas. A demonstrá-lo está não só a boa afluência de público nos jogos disputados até no Estádio do Dragão, como o número de apoiantes que já reservou lugar nas partidas em casa.

    Segundo o JN apurou, o sistema de venda de lugares anuais, conhecido por “Dragon Seat”, despertou já 23 mil adesões, um número que deverá ainda subir, tanto mais que o primeiro jogo oficial dos dragões no seu reduto será só na 2.ª jornada da Liga, a 22 de Agosto.

    A mais de três semanas de distância, estão já vendidos 85% dos camarotes disponíveis no recinto, em mais um sinal de confiança na equipa, a exemplo do sucedido na pré-época, nos jogos particulares com o Ajax (1-0) e Sampdoria (2-1), com assistências a rondar os 40 mil espectadores.

    Noutro âmbito, o F. C. Porto já vendeu nove mil bilhetes para o jogo da Supertaça, com o Benfica, a 7 de Agosto, em Aveiro.

    ResponderEliminar
  4. Tripeiro, o homem da bandeira, já muito conhecido e badalado -será que a Rebista Dragões está atenta? -, personifica o modelo do que se quer no novo adepto: paixão, entusiasmo, dedicação, portismo praticado e à flor da pele.

    Tripeiro, está bem assim? Depois, conforme o combinado, pagas o café...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Já disse a este "puto" que ele tem futuro.
    Sem "embandeirar em arco", sem ir em modas, sem caminhar pelo facilitismo claqueiro, apenas amando e dando sempre prioridade ao FCP.

    É um bom exemplo para alguns que se põe "em bicos de pés" quando pouco ou nada fazem quer pela claque quer pelo clube.

    Estarei em Paris!

    Um abraço, tens o meu respeito

    Hugo MIL893

    ResponderEliminar
  6. É sem dúvida alguma a força do dragão.
    É com grande prazer que escrevo pela 1ºvez para este magnifico espaço que possibilita que todos os portistas exprimam a sua opinião sobre o nosso mágico Porto.
    Li nos jornais que a 3 semanas do arranque do campeonato já estavam reservados 23000 lugares, 9000 bilhetes vendidos para a supertaça, que infelizmente não vou poder ir.
    Porém, tendo a sorte de estar em Paris nos jogos que a nossa equipa vai realizar lá, obviamente não vou perder a ocasião de vibrar com a nossa equipa e fazer tudo para que eles tragam de Paris a taça que todos desejamos.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  7. Tivemos uma excelente casa.

    Todos a remara para o mesmo lado que é isso que se quer.

    Caro tripeiro mais uma vez juntos num jogo, embora das outras vezes não fique muito longe de ti.

    Sempre bom ter o nosso Hugo a comentar por aqui, um grande abraço companheiro Tripeiro.

    Quanto ao homem da bandeira é continuar assim em força.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado a todos.

    Lucho, essa notícia é mais uma prova de que os adeptos estão com a equipa.

    Vila Pouca, muito obrigado pelo elogio e concerteza pagarei o café na próxima oportunidade ;)

    Hugo, GRANDE Hugo, é uma enorme honra receber um elogio da tua parte, tu bem sabes pois já tu disse pessoalmente e volto a dizer, és para mim, o Ultra em actividade com mais MENTALIDADE na Curva Portista! Aprendo contigo o ideal que quero seguir. Fazes parte do grupo que elogiei nesta minha crónica.

    Continua a aparecer por cá e boa viagem para este fim-de-semana!

    Antas meu amigo, quero-te mais vezes ao meu lado na bancada, como no Domingo passado!

    Grande abraço a todos.

    ResponderEliminar
  9. http://www.youtube.com/watch?v=2mlpxOaQinE

    Nos primeiros segundos deste video tem o ritmo da música entoada no Domingo passado.

    ResponderEliminar
  10. Dois vídeos muito bons:

    O dos fantásticos ULTRAS TITO da DOOOORIA:

    http://www.youtube.com/watch?v=-qOOVxrR7RA

    E um bem recente... a apresentação de Guit no Besiktas:

    http://www.youtube.com/watch?v=3vLyiB_l2ho&feature=player_embedded#!

    Em relação a este... há aqui pessoal que já lá esteve! :)

    ResponderEliminar
  11. Tripeiro, subscrevo tudo o que foi dito aqui, não há muito mais a acrescentar, valeu pelo jogo, valeu pelo ambiente, mas sobretudo valeu pelo convívio que existiu, espero que este espírito dure até final da época e se alastre as modalidades! A mística esta na Velha Guarda, eles são os verdadeiros Ultras, sempre que havia algum cântico a acabar, eles continuavam e isso sim, isso faz deles diferentes, especiais! Mais uma vez os meus parabens e um grande abraço!
    PS-Espero puder voltar a ver mais jogos a vossa beira ;)

    ResponderEliminar
  12. ANTAS
    Um abraço e obrigado pelo carinho

    TRIPEIRO
    Sinto-me naturalmente muito lisongeado com as tuas palavras.
    Nunca foi, nem nunca será meu objectivo, ser exemplo ou ideal para ninguém. Tenho naturalmente a minha forma de estar, bem como a minha forma de amar o Futebol Clube do Porto o mais apaixonada, intensa, desinteressada, interventiva e presente possível. Tenho ainda a felicidade de ter amigos e "irmãos" maravilhosos que criei nos SD e que em conjunto com eles, transportamos os valores que julgamos serem os verdadeiros valores de um portista e de um ultra portista.

    O que desejo é que pessoas como o Tripeiro e como muitos outros que aqui escrevem, continuem a amar o FCP de forma intensa e desinteressada.

    Mas para quem me conhece, desculpem lá, mas deixem-me só dizer isto: espero também que todos vocês tenham um papel mais interventivo na vida do clube, manifestando nos locais certos (as assembleias gerais) os vossos pontos de vista, sejam eles contrários ou não aos da Direcção. Do pluralismo de ideias, acredito que possámos fazer um Futebol Clube do Porto melhor. E para além de aqui escrever, é preciso dizê-lo alto e bom som. O Futebol Clube do Porto merece-o!

    Para terminar, só dizer que quanto ao video do Guti, felizmente tive a felicidade de já ter estado nesse estádio, no jogo em que ganhamos um-zero com o golo do Quaresma no último minuto.
    Gente, para quem gosta de futebol, de ambientes intensos, é lá que têm que ir.
    São já muitos os países onde fui ver o nosso Porto, desde os mais banais Espanha, Itália, França, Inglaterra ou Alemanha, aos mais distantes Ucrania, Eslováquia, Chipre ou Turquia.
    Mas garanto-vos que não há nada como a Turquia, e segundo os próprios turcos, os do Besiktas são os mais fortes.

    Perdoem-me o extenso texto.

    Grande abraço, sempre e só pelo Porto

    Hugo MIL893

    ResponderEliminar
  13. bem, já não há muito para dizer, é verdade, mas há sempre alguma coisa mais que pode ser valorizada...

    conheci aquele que considero o «meu afilhado», quase sem querer... quando afinal, já há muito tempo atrás que nos tinhamos correspondido ciberneticamente.

    desde logo percebi nele um carinho deveras especial pelas ditas «curvas», as nossas obviamente, pelo que logo que a ocasião se proporcionou para criar uma nova rúbrica neste espaço de tertúlia, de imediato me lembrei do jacaré para se ocupar desse espaço... boa a hora que o pensei, bendita a hora que formulei o convite.

    era um tiro no escuro, passe a expressão, porque não tinha grande conhecimento da sua escrita... mas logo nos posts d'entrada tirei as minhas dúvidas... era uma aposta mais que acertada, aliás, era um tiro completamente certeiro, como se diz na giria, na mouche, sem espinhas.

    não me canso de o dizer... tenho um carinho muito especial por este jacaré, hoje, um Grande Amigo que conquistei e muito admiro e respeito, quase como um 2º irmão mais novo... sei o que posso esperar dele, ou seja, tudo... e mais alguma coisa!

    é alguém em que me revejo muitas vezes nos meus tempos de juventude (mais) irrequieta... mas quando se toca ao tema «curvas», demonstra já uma maturidade tão grande, que quem não o conhece, deduzirá que é um dos tais da «velha guarda», quando a verdade, é só uma, acabou de chegar... e veio para ficar, com toda a certeza, com muita alma, paixão e dedicação pelo e ao fcPORTO!!!

    para além disso, tb sei que soube conquistar a admiração de alguns da «velha guarda», e muito bem rodear-se, é preciso dizê-lo, daqueles que verdadeiramente transportam a verdadeira MENTALIDADE e os IDEIAIS de quem vive, em parte, desportivamente falando, para ser Ultra.

    a ele, mas tb a todos aqueles que o bem souberam acolher, a minha admiração e respeito... o "jacaré" bem que merece essa vossa admiração e respeito por ele... sei, tenha a certeza, completa convicção, que nunca sairão defraudados da «pura e verdadeira amizade» com que o presenteram.

    quanto a ti, óh jacaré... aKeLe aBrAçO do costume ;)

    ResponderEliminar
  14. Sensibilizado com as tuas palavras, bLuE.

    Grande abraço meu amigo.

    COM O PORTO SEMPRE, PELO PORTO TUDO!

    ResponderEliminar
  15. Realmente sente-se "algo" no ar, "cheira" a época cheia de sucessos!

    Se os adeptos estiverem sempre ao lado da equipa, as vitórias estarão muito mais perto de acontecer. E espero que comecem já no dia 7!

    Amigo Tripeiro, todos os elogios que recebeste são mais do que merecidos! A forma como escreves sobre o mundo ultra é brilhante! Para além disso vives o Porto a 101%! Parabéns Amigo!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar