20 julho, 2010

andebol 1998/1999: FCPorto 22-21 SportingCP

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Seis dias antes deste jogo que hoje aqui vos recordo, o pavilhão Américo de Sá vivera uma noite louca (ver neste LINK, crónica e vídeo) com muitos dos presentes (eu incluído) a não evitarem lágrimas de felicidade com o fim do jejum de 31 anos do andebol dos Dragões.

O jogo que nos deu o título (FC Porto/ABC Braga), pertencia à antepenúltima ronda da fase final, e por isso, este jogo com o Sporting (também nas Antas), fazia parte da penúltima jornada (na última deslocámo-nos ao Restelo).

Estávamos então no dia 18 de Abril de 1999 e, horas antes do jogo de futebol entre FC Porto e Campomaiorense (2-0), que acabou por resultar em mais um passo decisivo rumo ao pentacampeonato (matematicamente alcançado 1 mês depois, a 22 de Maio), os Dragões jogavam ali ao lado no “velhinho” Américo de Sá um encontro de consagração com os seus adeptos, 6 dias depois da inesquecível noite do tão badalado fim do jejum na modalidade andebol.

Era um jogo de festa depois do mais difícil já ter sido alcançado e por isso, os jogadores azuis e brancos entraram em ringue com os seus visuais a condizerem com o momento. Uma excelente casa no pavilhão das Antas com os pupilos de José Magalhães a entrarem mal num jogo que interessava muito mais ao Sporting (lutava pelo 2º lugar).

Ao intervalo, os Dragões perdiam por 3 golos de diferença, mas entraram na 2ª metade a todo o gás, conseguindo anular essa diferença e entrar nos minutos finais da partida em condições de lutar pela vitória.

O FC Porto nesta fase final do Nacional de Andebol, tinha 4 vitórias em 4 jogos e não queria falhar ao jogo 5 (falhou apenas no último, no 6º).

José Magalhães queria manter um registo de 2 anos sem qualquer derrota em casa e conseguiu-o efectivamente. Com 21-21 nos últimos instantes, o FC Porto ainda treme, mas Ricardo Costa em contra ataque marca e faz “explodir” um Américo de Sá ainda meio “estilhaçado” pelas emoções do jogo anterior.

Estava consumada a 5ª vitória consecutiva nesta fase final num jogo muito equilibrado, onde Eduardo Filipe (o meu ídolo no andebol) foi o mais eficaz entre os Portistas com 7 golos apontados, seguido de um grupo de 4 jogadores com 3 golos cada (Bogdanovic, Ricardo Costa, Rui Rocha e Ricardo Tavares), sobrando 2 golos para Kavalenka e 1 para Manuel Arezes.

O FC Porto despedia-se dos seus adeptos em perfeita euforia num ano inesquecível, pois além do andebol, festejaram-se também os títulos no futebol, basquetebol, hóquei e natação. O andebol dos Dragões acabou o campeonato com mais 3 pontos que o ABC de Braga, mais 6 que o Sporting e mais 8 que o Belenenses.



Delicie-se com este vídeo (inédito na internet) que recuperei de mais um VHS do meu arquivo pessoal. Pode ver o directo da RTP2 dos últimos 7 minutos do jogo com 20-20 no marcador (dá para observar o 21º golo por Bogdanovic e o 22º por Ricardo Costa).

Até para a semana com um jogo histórico de 1996...

Um abraço do Lucho.

21 comentários:

  1. aaaaaahhhhhhhh!!!

    Esse F.C.Porto-Campomaiorense foi o primeiro jogo que vi ao vivo do Porto.Lembro-me que nesse dia se falava imenso do jogo Andebol,aliás,o meu irmão mais velho foi mesmo ver esse jogo.
    Agora percebo porquê,carago!! :D

    Obrigada Lucho!

    ResponderEliminar
  2. Grande jogo!

    Tive a felicidade de estar presente no jogo com o ABC e com o Sporting.
    Para grande alegria minha, fui presenteado pelo nosso sub-capitão da altura "o doutor poeta" Rui Rocha, com a camisola que usou neste jogo. Tinha-lhe pedido a do equipamento principal, mas não foi possível. Fiquei com esta "alaranjada" que mesmo não indo de encontro ao meu gosto, vale pela recordação.

    Para os mais esquecidos, relembro que o capitão era o Danilo.

    Esta equipa que nem de perto nem de longe era a favorita, conseguiu com poucos recursos humanos e financeiros, aquilo em que poucos acreditavam.
    Efectivamente via-se nela o espírito do Dragão.

    As famosas lágrimas do nosso presidente no fim do jogo com o ABC, foram porventura o maior tributo a este grupo.

    De todas as conquistas da época 1998/1999, acredito que esta foi a mais saborosa, a mais sentida, a mais "Porto".

    Uma bela recordação, um óptimo exemplo!

    Saudações 100% Azuis

    ResponderEliminar
  3. Grandes recordações, grande entusiasmo, entusiasmo que se está a perder, apesar da luta de muita gente, que faz das tripas coração, para que as modalidades estejam à altura da grandeza de um clube como o F.C.Porto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Lucho,

    Nessa tarde passei pelo Américo de Sá, acompanhado, tendo tido oportunidade de ver alguns minutos desse jogo... Mais tarde, nas Antas, tivemos um Quinzinho a fazer de Jardel...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Um ano de sonho, este de 1999...

    Grande entusiasmo com esta equipa de andebol...

    Espero que os adeptos do Porto continuem a aparecer no pavilhão sempre em nº crescente para que o apoio aos heróis das modalidades continue. O verdadeiro sentimento do que é ser-se Portista é mais facilmente encontrado no pavilhão, disso não tenho a mínima dúvida.


    Espero que tenham gostado desta recordação, de uma conquista que me diz muito, como facilmente compreenderão.

    ResponderEliminar
  6. Lembro-me muito bem desse jogo! Grande vitória, sofrida mas saborosa!

    Dá um certo saudosismo ver aquele equipamento alternativo da Kappa, e aquele pavilhão, e a corneta como som de fundo! Xiii como os anos passam!

    Estiveste bem caro Lucho!

    ResponderEliminar
  7. Mais uma grande recordação de uma época inesquecível e marcante para a história do nosso clube.

    Que saudades do pavilhão Américo de Sá! Cheio era um inferno para os adversários!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  8. Oh Lucho:

    Um post destes e só 7 comentários. O pessoal não quer saber das modalidades para nada. Essa é que é essa. Já te disse aqui uma vez e volto a dizer. Lamento (e tu também de certeza) todo este desinteresse.

    ResponderEliminar
  9. GRANDE Lucho!!

    Mais uma grande recordação que aqui partilhas connosco! Muito obrigado!

    Foi realmente um grande ano esse de 1999, a todos os niveis!

    Grande vídeo, grande ambiente no pavilhão!

    Porque é que agora só é assim de vez em quando? Onde estão todos esses adeptos?

    Continua amigo. Isto emociona.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  10. Orgulhoazulebranco,

    Lembro-me perfeitamente desse jogo FC Porto - Campomaiorense. Ganhámos 2-0 com dois golos do Quinzinho. Na altura a estrela era o Jardel, que nesse jogo cumpriu castigo.

    Era muito novinho ;)

    ResponderEliminar
  11. Alexandre Pereira20 julho, 2010

    Boa tarde

    Pois bem, antes de mais, quero parabenizar o autor deste blog pelo excelente trabalho efectuado, e agradecer ao mesmo pelo facto de dar a possibilidade a nós, portistas, de termos mais um local de qualidade, onde nos é possível acompanhar o nosso FCP.
    Em relação ao plantel para a época que se avizinha, gostava de deixar aqui a minha sugestão:

    GR: Helton, Beto e Kieszek

    DD: Sapunaru e Miguel Lopes
    DC: Rolando e Maicon
    DC: Fernando* e Sereno
    DE: Alvaro Pereira e Emídio Rafael

    MD: Souza e Castro**
    MC: João Moutinho e Belluschi
    MC: Ruben Micael e Hugo Viana
    MC "extra": Guarin

    ExtD: Hulk e Ukra
    ExtE: Varela e James
    Ext "extra": Mariano
    PdL: Falcao, Walter e Kleber


    * na minha opinião, o Fernando nunca será um trinco perfeito devido à sua insuficiente qualidade de passe para aquela posição, mas tenho para mim que o Fernando daria um excelente defesa-central: é rápido, qualidade de desarme e de dobras ao central mais alto, qualidade de passe suficiente para central, impulsão, posicionamento e serenidade. Vejo nele um jogador um pouco ao estilo do Juan da AS Roma.

    ** o Castro é um jogador que admiro, pela sua bravura, raça, qualidade técnica, e vontade de vingar e defender as cores do seu clube do coração.
    Na minha opinião, o Castro não cabe nas posiçoes de Moutinho e Ruben pela menor capacidade criativa, pelo que, como quero vê-lo ser uma peça importante no meu clube, vejo-o a ser um trinco importante para nós, fazendo um trabalho semelhante ao do Nuno Coelho na Académica de AVB.

    ResponderEliminar
  12. Grande, Grande... Lucho.

    Mais uma vez o meu amigo excedeu-se e mandou mais um pérola do grande campeonato que esta equipa fez em 98/99.

    Não deixas muito para acrescentar tínhamos uma senhora equipa (acho que estávamos ao nível que estamos hoje no Andebol, a faltar a Europa), com Morgado na baliza e claro o meu jogador preferido Ricardo Costa, Bogdanovic o "homem bomba" e Ricardo Tavares.

    No colégio onde estudei vivia-se muito o Andebol, já que o Prof Magalhães e o Prof Graça davam lá aulas por isso não era de estranhar que Ricardo Costa, David Tavares, Tiago Rocha, Filipe Martins, etc.

    Foram anos demolidores para o FC Porto no Andebol, depois é que foi o problema conseguiram matar aquela que se preparava para ser uma potencia do Andebol Europeu.

    Ver o Américo de Sá cheio até ás costuras deixa-me uma lágrima no canto do olho porque gostava que hoje ainda fosse assim, temos de voltar a ter o fim-de-semana desportivo nas Antas e chamar de novo esta gente toda para ver e apoiar as modalidades.

    Porque ou muito me engano ou estamos a formar outra geração de 98 que desta vez a federação não irá conseguir parar.

    ResponderEliminar
  13. Eu também estive lá, no FC Porto x ABC que nos deu o título 31 anos depois.

    Nota: Grande foto, a da capa do jornal que ilustra este texto.

    ResponderEliminar
  14. Atentem aos 65 segundos do vídeo, imagem do paraíso, ou seja, livre de 7m falhado pelos lagartos por intermédio do sempre "amigo" Paulo Faria. Foi uma época de enorme alegria para o andebol portista que consegui pela 1ª vez sagrar-se CAMPEÃO NACIONAL.

    ResponderEliminar
  15. Viva !

    Eu faço parte um pouco da pré-história. O que tem tendência a enervar alguns.

    Sou da época em que existia uma selecção de Andebol do Porto que ia jogar em Pontevedra.

    Era Andebol claro !

    Ainda tenho fotos dessa selecção do Porto que conjugava a Invicta e arredodores.

    Continuo a entender o Lucho e a sua claravidência.

    O Andebol( com o rugby ) é o desporto que mais participantes angaria.

    Creio já ter dissertado sobre o assunto neste espaço.

    O andebol apresenta a noção do tempo , reduzida no espaço.

    Calma : Ainda não estou louco.

    A afirmação do Porto em Andebol é algo fantástico.

    Queda como saberá o FC Porto dar continuidade a uma história que já é internacional. Estive no Paris-Porto.

    Aqui nas escolas, o hand é desporto mais escolhido.

    Creio também que o hand é incompatível com bandeiras e outras faixas que impedem de ver o jogo.

    Penso que a cultura and é incompatível com a cultura ultra.

    A menos que se faça como os ultras na Grécia : Fumigénios em recintos fechados.

    Já o disse, neste espaço, várias vezes. E Parabéns Lucho : Ganhaste um adepto ( eu ) sem grande importância mas que existe.

    Penso que o and é um dos desportos do amanhã !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. fónix!!!

    que "ganda" recordação, car@go!

    MUITO OBRIGADO!, Lucho, por teres dado a oportunidade de reviver um dia muito especial - não só a mim, mas a quem lá esteve.

    saudações PENTACAMPEÃS!

    ResponderEliminar
  18. dELINDRO:

    o TÍTULO DE 99 não foi o 1º do andebol do Porto, foi apenas o quebrar de um jejum q já durava desde 68 (último título)... esse de 99 era na altura o 10º título.

    ResponderEliminar
  19. lucho foi o 1º título de andebol da história do FC Porto na minha presença.

    ResponderEliminar
  20. Que bela recordação, Lucho! Infelizmente não estive presente, mas lembro-me de ver na TV :) Esse ano de 1999 foi extraordinário!

    ResponderEliminar
  21. Não vi este jogo, até porque a minha paixão pelo Andebol é recente e da responsabilidade do Lucho!;)

    Mas é sempre bom lembrar estes
    jogos, obrigado Lucho!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar