27 julho, 2010

basquetebol 1995/1996: SLBenfica 77-85 FCPorto

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

1983 tinha sido o ano do último título Nacional do FC Porto no basquetebol. Em 1995, os pupilos de Jorge Araújo estiveram perto de conseguir acabar com o “jejum” Portista, mas baquearam numa finalíssima na Luz. Um ano depois, os Dragões, de novo liderados pelo Mestre Jorge Araújo (Alberto Babo era o seu adjunto), ganharam na fase regular a vantagem do factor casa e na final conseguiram fazer valer esse factor vencendo os 2 jogos em casa (pode ver ver neste LINK, a crónica e o vídeo do 2º jogo nas Antas onde marquei presença) ficando, desde logo, a uma simples vitória do tão ansiado título Nacional.

No dia 2 de Junho de 1996, fez-se história. É esse jogo que hoje vos trago aqui em jeito de recordação. O FC Porto perdera na Luz o jogo 3, mas entrava no jogo 4 no pavilhão do adversário ainda em vantagem (2-1). Na 1ª parte, o equilíbrio do jogo foi evidente (40-39 para os encarnados) mas na 2ª metade, os GUERREIROS azuis e brancos mostraram-se imparáveis, com uma garra e um querer que foram determinantes perante um público hostil e uma arbitragem caseira (que tudo fez para que Carlos Lisboa não terminasse naquele jogo a sua carreira). A forma como a equipa ganhava cada ressalto, a forma como festejava cada cesto devia pertencer a um manual sobre “como se deve comportar em competição uma equipa do FC Porto”.

Neste jogo 4 da Luz, sublinho a exibição espantosa de Jared Miller (30 pontos) que deixou em silêncio a turba do adversário, vezes sem conta. Também importantes nesta partida foram Rui Santos (18 pts), Paulo Pinto (12), João Rocha (7), Fernando Sá (2), Raúl Santos (2), sem esquecer Shane Knight (14)… O FC Porto venceu por 77-85 e no final, era bem visível a grande euforia entre todos os jogadores, técnicos e dirigentes azuis e brancos. O jejum acabava ao fim de 13 anos e o pavilhão do, até aí, heptacampeão, rendia-se à superioridade inequívoca do FC Porto, finalmente campeão Nacional de basquetebol.

Espero que gostem desta recordação que hoje vos trago, só possível devido à ajuda de um colega dos meus tempos de estudante que me emprestou a cassete VHS.


Delicie-se com este vídeo (mais um inédito na internet) e aproveite para recordar uma grande equipa de basquetebol do nosso Porto. Pode ver o directo da RTP2 dos últimos 4 minutos e meio do jogo, com 70-76 no marcador a nosso favor. São 2 vídeos de 10 minutos cada, com o 2º a incluír todos os festejos dos azuis e brancos no final da partida e ainda as entrevistas com os treinadores Jorge Araújo (vencedor) e Mário Palma (derrotado).

video 1ª parte:



video 2ª parte:



Até para a semana com um jogo histórico de 1991...

Um abraço do Lucho.

PS - Começaram esta segunda feira (dia 26) os treinos da equipa de andebol do FC Porto. Espero muito desta nossa equipa bicampeã. Rumo ao TRI e à entrada na Champions League... Força Porto!

18 comentários:

  1. @ Lucho,

    mais uma fabulástica recordação que aqui nos deixas, já com mais de uma dezena de anos passados... mas ainda bem viva na memórias de muitos de nós... eu sou um deles, pois agora, ao ver as imagens, fez-se luz, carago!

    "A forma como a equipa ganhava cada ressalto, a forma como festejava cada cesto devia pertencer a um manual sobre “como se deve comportar em competição uma equipa do FC Porto”."

    não eram exactamemte estas as palavras que pretendia dizer, mas com isto, acabaste a traduzir tudo aquilo que pretendia passar como mensagem.

    estas, são das tais recordações, dos bons velhos tempos do Prof. Jorge Araújo, magistralmente secundarizado por Alberto Babo... que nunca cansam!

    venham então de lá mais essa recordação ainda com mais pó, essa tal de 91 ;)

    ResponderEliminar
  2. @ lucho,

    bons velhos tempos, fui ver o jogo nessa altura e foi espectacular....

    abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Lucho grandes recordações, grande equipa grandes treinadores e grandes adeptos. Portismo à flor da pele.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Bicampeões apresentaram-se com grande ambição

    O FC Porto Vitalis principiou, esta segunda-feira, a temporada 2010/11. Os Bicampeões de andebol apresentaram-se com grande ambição no Pavilhão Dragão Caixa, onde marcaram presença seis caras novas: os guarda-redes Manuel Borges (ex-júnior) e Miguel Marinho, os pontas-esquerdas Mário Lourenço e Hugo Santos (ex-juniores), o lateral-direito Jorge Silva e o pivot Augusto Pedro.

    As contratações para a nova época incluem ainda o pivot Ricardo Pesqueira, que não treinou, por se encontrar ao serviço da Selecção Portuguesa, no Europeu de sub-20, à imagem do que sucede com o lateral-esquerdo Gilberto Duarte.

    Em dia de regresso ao trabalho, o capitão Ricardo Moreira traçou os objectivos azuis e brancos para a temporada que agora se inicia, sublinhando que a equipa pretende fazer ainda melhor do que no ano passado.

    Fazer ainda melhor
    «O primeiro objectivo é fazer melhor do que no ano passado. Sabemos que vai ser difícil, uma vez que tivemos uma época bastante regular, mas queremos ganhar o campeonato, a Supertaça, a Taça de Portugal e chegar à Fase de Grupos da Liga dos Campeões, o que seria notável.»

    Jogar em casa pode ajudar
    «Jogar perante os nossos adeptos pode ser uma vantagem. Se conseguirmos criar um ambiente semelhante ao que se costuma viver nos jogos decisivos, tudo pode acontecer. No entanto, sabemos que vai ser complicado, pois teremos pela frente equipas que estão mais habituadas a marcar presença nas competições internacionais.»

    Reconhecimento individual espelha trabalho colectivo
    «A nível individual, teve um grande significado [referindo-se ao facto de ter sido eleito o melhor jogador do campeonato transacto], mas sei que esse reconhecimento espelha, acima de tudo, o trabalho de toda a equipa.»

    Formar um grupo forte
    «Tratam-se de atletas com valor e esperamos integrá-los rapidamente na mística do FC Porto, enquadrá-los nos nossos objectivos e formar um grupo forte.»

    Campeonato é prioridade
    «Procuramos sempre algo mais, sem nunca esquecer que o campeonato é a nossa grande prioridade. Conseguirmos marcar presença na Fase de Grupos da Liga dos Campeões poderia ser esse algo mais.»

    ResponderEliminar
  5. Lucho, no Domingo perguntei à malta sobre as novas aquisições do Andebol e remeteram-me para ti, portanto, como diz o Blue, chiba-te lá...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Não sei nada Vila Pouca. Ouvi uns ecos sobre um estrangeiro:) Vamos esperar... E tu não sabes nada mesmo? :)

    ResponderEliminar
  7. MEMORÁVEL!!! Isto é PORTO!

    Recordo-me perfeitamente deste jogo e do quanto sofri... Esta equipa foi a melhor que me lembro de ver no nosso Porto! O saudoso Paulo Pinto, Rui Santos, Jared Miller... Craques!

    Obrigado Lucho por mais esta bela recordação da história do nosso clube!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  8. Cá está o jogo que faltava da tua crónica que prometeste e não falhaste.

    Um jogo normal de um jogo no pavilhão da luz, sempre inclinado o exemplo vejam pelas imagens a 5ª falta atribuída ao Jared Miller é surreal e a forma como o nosso 5 base chega aos 5 minutos finais carregado de faltas, que achar isto normal por favor dirija-se ao posto médico mais próximo porque miopia já tem cura.

    Rui Santos, Fernando Sá, Miller , Pinto, Night e companhia foram uns heróis, foram FC Porto.

    Sinto saudades desta nossa força, éramos arrasadores, mesmo contra os milhões que se gastavam para as bandas da luz, Jean Jacques, Nahar, Lisboa, etc.

    Prf Jorge Araújo e o Babo são e ficaram na história do nosso clube para sempre, estes são os senhores Basquetebol.

    Lucho mais um vez obrigado e um grande abraço.

    ResponderEliminar
  9. Lucho, refiro-me aos que já entraram. Como é, são bons, capazes de brilharem já na próxima época, precisam de tempo...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Vila Pouca:Dos reforços apresentados julgo que o Pesqueira é um excelente pivot que Obradovic vai potencializar, ajudando-o na parte ofensiva. Poderá ser um caso sério e teremos o lugar do Tiago (no fim da época já não o devemos segurar pq o Tiago já é de outra dimensão) bem ocupado.

    ResponderEliminar
  11. Boas caros amigos des(portistas),

    Vou adquirir 3 bilhetes para ver o FCPorto frente ao SLB para a Supertaça e o que eu gostava de saber é em que bancada se irão concentrar os adeptos do nosso grande clube?

    Obrigado e... FORÇA PORTO!

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Eu vi este jogo e foi empolgante assistir à vitória do nosso FCP. Que bravíssimos e lutadores dragões! Foi brilhante!
    Obrigado, Lucho. Foi bom relembrar esta epopeia. Pimba!... No reduto do milhafre… Espero por mais retalhos deliciosos, ok? Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Blue, anda um tipo com nick name dragao vila pouca, que não sou eu. Basta uma consulta ao perfil para se ver quem é quem.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. BRUTAL!! Mais uma pérola do nosso Lucho, muito obrigado!

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Hulk, compras no Dragão e vais para a bancada dos adeptos portistas.

    ResponderEliminar
  16. O trabalho que o Lucho faz é impagável!

    Ainda te vou ver na estrutura directiva do FC Porto! Dps não te esqueças da minha entrada "bipe" :)

    ResponderEliminar
  17. Não vi este jogo, mas gostaria muito ter estado naquela bancada assistir....

    Mas o Lucho com a sua dedicação e brilhante trabalho, ajudanos a recordar e sorrir!;)))))

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  18. Jorge Araújo e Alberto Babo, que dupla!

    Lucho, obrigada por mais este pedaço da nossa história recente! Devias abrir um museu virtual com todos estes teus registos :)

    ResponderEliminar