22 julho, 2010

De volta à Curva!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Estou de volta! Que saudades da Curva, de estar de pé em cima da cadeira, dos cânticos à equipa e aos jogadores (e do seu reconhecimento!), de saltar e gritar bem alto para dentro das quatro linhas, das bandeiras, das faixas, dos estandartes e dos bombos, que saudades de usar a voz como arma para a conquista da vitória do clube que amamos e de toda aquela adrenalina que me consome e orgulha semana após semana.

Se é verdade que a pausa não foi muito grande – sim, pois para nós o FC Porto não é só futebol – também é verdade que não conseguia viver o clube de outra forma e qualquer pausa é um suplício.

Cá estou eu para vos dar a conhecer um pouco mais do Movimento Ultra em geral, e dos Ultras do FC Porto em particular. Para vos falar daqueles que abdicam de muita coisa em prol do seu clube. Os verdadeiros adeptos.

Não me lembro da primeira vez que entrei no estádio das Antas. Desde muito novo que acompanho o FC Porto. Mas tenho de deixar aqui bem explícito que nunca vivi momentos tão bonitos como no ano passado, altura em que formámos um verdadeiro grupo de amigos, todos com a mesma paixão, que apoia o FC Porto onde quer que seja (futebol, hóquei em patins, andebol e basquetebol). O meu desejo é que este ano, no mínimo, seja igual. Que continuemos com esta dinâmica.

Depois do estágio na Alemanha, onde efectuámos dois jogos de preparação e onde tivemos muitos emigrantes e alguns núcleos das nossas claques presentes, Domingo recebemos a histórica equipa do Ajax de Amesterdão, no estádio do Dragão. O que inicialmente estava previsto como jogo de apresentação aos sócios, passou a ser um simples jogo amigável.

A sensação de voltar a casa é sempre boa. Da Holanda não há registos de quaisquer adeptos.

Estádio do Dragão com cerca de 40000 pessoas. Bonito de se ver. Portistas na ânsia de ver este novo Porto no relvado. Muito boa casa para primeiro jogo, a superar a média de assistências do ano passado. Espero que este ano seja superior. Todos temos de remar para o mesmo lado. Como estava escrito numa tarja, erguida num protesto a época passada na recepção aos bracarenses, este ano tem de ser “Todos pelo Porto!!”.

Sectores dos nossos Ultras praticamente cheios. Que não quebrem ao longo do ano. Faça sol ou faça chuva.

Na Curva Sul - o meu habitat natural - os "Super Dragões" apresentaram-se neste novo ano com as suas bandeiras gigantes, que dão um grande efeito visual à bancada, e também alguns estandartes. Entre eles, um dedicado ao reforço James Rodriguez. Igual ao do Falcao (uma bandeira colombiana) e com o nome estampado.

Na Curva Norte, o "Colectivo" apresentou uma nova bandeira, dedicada aos 15 anos que o grupo comemorou recentemente.

Em relação ao apoio, considero razoável. Alguns picos de maior intensidade, outros de menor. Notei um regime de pré-época também nas bancadas.

Neste primeiro jogo, praticamente todos os jogadores tiveram direito a ouvir o seu nome entoado pelos Ultras, mas sem dúvida que o momento da tarde foi o lançamento do cântico dedicado ao João Moutinho. É o “hit” do momento. Agora ele é um dos nossos e como tal que respeite, honre e lute pelo emblema que agora ostenta. Terá o nosso apoio em qualquer circunstância. Enquanto, mais ou menos à mesma hora, uns calimeros parolos regozijavam com a maior transferência de sempre do futebol português, os Ultras do FC Porto davam as boas vindas a João Moutinho.

Mas nem tudo é destaque positivo. Continua a haver “Portistas” que não merecem entrar no estádio, pois ao mínimo erro de um jogador, o assobio entra em acção. Rua com eles. Não fazem falta.

Deixo aqui um vídeo do ambiente nas bancadas, que demonstra o grupo de “pipoqueiros” onde eu me incluo...



Ultras Tito no Dragão?

O jogo de apresentação aos sócios será no próximo Domingo e a equipa convidada para a cerimónia é a Sampdória de Itália, aquilo que encaro como uma prenda para todos os Ultras do FC Porto.

Itália é o modelo de todo o movimento e para os apaixonados desse fenómeno das bancadas, nada melhor que ser visitados por um grande Grupo Ultra, reconhecido internacionalmente.

Pena é, que seja um jogo amigável, pois obviamente afasta a presença em massa de italianos. Tal como há dois anos, quando cá veio a Lazio e poucos eram os “Irriducibili” presentes. De qualquer forma, é sempre bom aprender com eles, e conviver com os que eventualmente marcarão presença.

Um abraço Ultra.

12 comentários:

  1. Grande Amigo é com muito agrado que vejo este regresso à crónica do mundo ultra.

    Quanto aos assobiadores, só tenho uma achega é por estes palermas que eu cada vez tenho mais admiração por sócios como por exemplo o Lucho ou o Vila Pouca que mesmo não gostando do treinador estiveram sempre ali de corpo e alma apoiar o nosso clube, porque no afinal de contas é o clube que queremos ajudar e assobiar não nos leva a lado nenhum. (depois deste elogio vou cobrar comissão pela "graxa") :)

    Mas nem tudo é cinzento e há como é claro muita coisa para falar, os Super como sempre em grande e de saudar o "novo look" do colectivo que se fazem ouvir cada vez melhor, espera-se um grande ano meu amigo.

    Da Samp já soube que não vem quase ninguém, o que para os colecionadores como eu está mau.

    Mas faremos a festa e se possivel no domingo o Bron paga os finos que se lixa.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Antas, mas cuidado, ainda vão dizer que andamos em troca de galhardetes...ou pior!

    Tripeiro, digo o que disse no meu blog: no domingo, quem me pareceu em melhor forma foram as claques, em especial os Super.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. TRIPEIRO:

    "A sensação de voltar a casa é sempre boa. Da Holanda não há registos de quaisquer adeptos."


    Errado, meu caro. Havia uma pequena claque de adeptos do Ajax, estavam com baldes de pipocas nas mãos e assobios na boca.

    ResponderEliminar
  4. Não estive presente no Dragão, mas vejo que os pipoqueiros do assobio não falharam...

    "Não me lembro da primeira vez que entrei no estádio das Antas. Desde muito novo que acompanho o FC Porto. Mas tenho de deixar aqui bem explícito que nunca vivi momentos tão bonitos como no ano passado, altura em que formámos um verdadeiro grupo de amigos, todos com a mesma paixão, que apoia o FC Porto onde quer que seja (futebol, hóquei em patins, andebol e basquetebol). O meu desejo é que este ano, no mínimo, seja igual. Que continuemos com esta dinâmica."... Amigo, não podia estar mais de acordo!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  5. Não estive presente no Dragão, mas vejo que os pipoqueiros do assobio não falharam...

    "Não me lembro da primeira vez que entrei no estádio das Antas. Desde muito novo que acompanho o FC Porto. Mas tenho de deixar aqui bem explícito que nunca vivi momentos tão bonitos como no ano passado, altura em que formámos um verdadeiro grupo de amigos, todos com a mesma paixão, que apoia o FC Porto onde quer que seja (futebol, hóquei em patins, andebol e basquetebol). O meu desejo é que este ano, no mínimo, seja igual. Que continuemos com esta dinâmica."... Amigo, não podia estar mais de acordo!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  6. Adoro o mundo Ultra e sou dos Super mas sei que nem sempre estou lá. Este ano assiti a 12 jogos no total. Vou fazer um grande esforço para poder assistir a mais.

    Lisboa proporciona me alguns e bons jogos do nosso Porto e mais alguns por este pais fora e claro no nosso Dragão.

    Apenas 300km me separam ;)

    ResponderEliminar
  7. Já estava a espera de mais um grande post amigo, acho que não é de admirar este grande nível que continuas a manter. As claques tiveram muito bem, os jogadores tiveram muito bem e aqueles que ouviste a assobiar são aqueles que apenas aparecem em 3 ou 4 jogos por época, o da apresentação, contra os mouros e lagartos, e depois no ultimo jogo do campeonato, também sou da mesma opinião. Prefiro ter alguém ao meu lado que vá todos os jogos e possa nem apoiar, mas estar lá e demonstrar o seu desagrado contra os visitantes, do que ter outros que assobiam os nossos.
    Eu também vi adeptos holandeses, ingleses e 3 espanholas :DD

    Grande abraço amigo e continua como tu sabes, AO MAIS ALTO NIVEL!

    ResponderEliminar
  8. Super e Colectivo em alta, de voz afinada e palmas sempre prontas, tavam cheios de pica, fez bem portanto o interregno! E agora que estou mesmo ali ao "ladinho" ainda os ouço melhor!

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  9. Tripeiro

    De volta aos grandes textos.

    É sempre bom ler o que escvreve

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Bom post, Tripeiro. Se me disseres quem foi o autor do vídeo, faço como o Antas e dou-lhe graxa. O gajo merece.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado a todos amigos. Grande abraço a todos. Domingo lá estaremos.

    Velasquez, não imaginas, é um dos verdadeiros, portista dos sete costados. Juntamente com um tipo que está sempre de braços no ar, e o Bron Esponja ao lado, só podia sair um grande vídeo destes ;)

    Ficam aqui as FOTOS DA CURVA do jogo com o AJAX:

    http://www.dropbox.com/gallery/3793076/2/FOTOSDACURVA%202010-2011/20100718%20-%20FC%20PORTO%20-%20AFC%20AJAX?h=9f449b

    Especial agradecimento ao Pedro bLuE.

    ResponderEliminar
  12. Que me dizem a isto?

    http://www.youtube.com/watch?v=FApexjyjGk0&feature=player_embedded#!

    LOL

    Já agora... jogo de apresentação aos sócios... ou às moscas?!?!

    ResponderEliminar