30 julho, 2010

FC Porto domina cinco ideal da época 2009/2010

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Lisboa, 28 de Julho de 2010 - Os catorze treinadores que orientaram as equipas da I Divisão na temporada passada escolheram Edo Bosch, Reinaldo Ventura e Pedro Gil, hoquistas do FC Porto, para o cinco ideal do campeonato, na sequência da votação inédita promovida pela Federação de Patinagem de Portugal.

Sérgio Silva e Tiago Rafael, atletas do Candelária e do Benfica, respectivamente, são os outros elementos do cinco mais votado, relativo ao principal escalão do hóquei nacional.

Pedro Gil é o jogador com mais votos conquistados, totalizando 13 referências, ou seja, só não foi seleccionado por Franklim Pais, treinador do FC Porto, uma vez que os técnicos estavam impedidos de votar em hoquistas das próprias equipas, segundo as regras criadas para este desafio. Outra «imposição» foi a escolha de um guarda-redes, dois defesas e dois avançados, não havendo limites para estrangeiros.

No segundo lugar, surge Sérgio Silva, com nove votos, Edo Bosch e Reinaldo Ventura, na posição imediata, com sete, enquanto Tiago Rafael foi mencionado por cinco treinadores. Refira-se que Gonçalo Suíssas, reforço do FC Porto, reuniu o mesmo número de votos do jogador benfiquista, mas não entra no cinco ideal porque é avançado e foi ultrapassado por Reinaldo Ventura e Pedro Gil.

Destaque, ainda, para André Girão e Luís Viana, com quatro escolhas, colocados, portanto, no sétimo posto deste «ranking». A eleição de André Girão pode ser considerada uma revelação, tendo alguns técnicos optado pelo guarda-redes da Académica de Espinho, por considerarem que Edo Bosch sofreu demasiados golos para um guarda-redes da sua categoria.

A fechar o «top-ten», surgem Pedro Moreira (FC Porto), com três votos, Tiago Resende (Candelária) e Filipe Santos (FC Porto), ambos escolhidos por dois treinadores.

Escolhas esperadas

Franklim Pais, treinador do FC Porto, mostrou-se, naturalmente, satisfeito com as presenças de três jogadores da sua equipa no cinco ideal do campeonato anterior, não ficando surpreendido.

«É normal, porque o FC Porto ganhou nove campeonatos consecutivos e, nos últimos doze, venceu dez. Apesar do que se diz, manter a motivação dos jogadores não é tarefa fácil, o que, no entanto, temos conseguido», afirma o treinador dos eneacampeões nacionais, em declarações ao site da FPP.

O técnico analisa, também, as presenças de Sérgio Silva e Tiago Rafael: «São internacionais e jogadores de topo. Tiago Rafael é, talvez, a novidade, mas trata-se de um jogador da Selecção Nacional, que no futuro vai aparecer mais vezes e ser titular».

Mais iniciativas no horizonte

Paulo Rodrigues, vice-presidente da Federação Portuguesa de Patinagem, garante aos adeptos mais iniciativas, como esta eleição do cinco ideal do Campeonato, e outras que estão em estudo.: «Esta é iniciativa é para repetir, mas será alargada ao público, e faremos outras, porque é uma forma de promovermos a modalidade. Agradeço a participação de todos os treinadores, que permitiram a escolha do melhor cinco do campeonato».

O dirigente ficou satisfeito com o nível da equipa mais votada pelos técnicos: «A escolha de três jogadores do FC Porto é natural, em função dos resultados no campeonato, mas todos são jogadores internacionais e provam que a qualidade do hóquei em Portugal é muito elevada».

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP
psantos@fpp.pt

9 comentários:

  1. admirado, eu?

    nem por isso... na verdade, até surpreso!!!

    só foram 3???

    deveriam era ter sido os 5,para não dizer mais, ora essa... mas passa pela cabeça de alguém outra coisa diferente?

    mais que justo prémio para os nossos heróis das rodinhas!

    ResponderEliminar
  2. Votação mais que justa. Gil, Ventura e Bosch TÊM lugar em qq equipa do Mundo.

    ResponderEliminar
  3. Os melhores jogam de azul e branco.

    ResponderEliminar
  4. Sergio Silva do Candelária foi sem dúvida nenhuma a revelação, a juntar ao Luis Viana o veterano supremo goleador da Juventude de Viana, por isso merecem o prémio.

    A juntar ao 2º melhor GR da liga de hóquei um jogador que por acaso já foi do FC Porto e está prometido que será a continuação do Edo no futuro falo de André Girão.

    A equipa do FC Porto toda merece o prémio, falo toda fez um enea campeonato onde cilindrou tudo e todos, por isso são merecidos os prémios e as distinções.

    Agora não percebo é como o 5º classificado tem um jogador que entra de caras na 5 ideal!

    O chorão lá do sitio estar ao lado dos nossos, são os tais prémios por merecimento, palavra tão perigosa neste país.

    Só faltava terem colocado o ultra goleador que nem sequer está nos 20 primeiros da liga no 5 ideal, de nome Caio.

    Pedro Gil é o melhor jogador do Mundo, mas há duvidas?

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião a escolha mais justa para o 5 ideal seria: Edo Bosch, Filipe Santos, Pedro Moreira, REInaldo Ventura e Pedro Gil.

    Tiago Rafael? Ganhem juízo!

    ResponderEliminar
  6. Curioso, nem um jogador do segundo classificado, a Juventude de Viana?
    Gonçalo Suissas ou Rui Viana

    ResponderEliminar
  7. Mérito inquestionável.

    A presença de 3 jogadores do nosso clube no 5 ideal escolhido pelos 14 treinadores que orientaram as equipas no ultimo campeonato da 1ºdivisão em hóquei só vem reforçar a grande qualidade que os jogadores do Porto demonstraram na última época.
    Analisando os 3 jogadores que fazem parte do cinco ideal:

    Edo Bosch - seguro a defender depositava nos seus companheiros muita segurança e tranquilidade.

    Pedro Gil - era claramente o finalizador, muitos jogos foram resolvidos graças á sua grande qualidade.

    Reinaldo Ventura - líder no balneário, a sua experiência tornou-se importante e decisiva.

    Não posso esquecer também a presença de Pedro Moreira (3votos) e de Filipe Santos (2votos).

    Resumindo, e muito orgulho tenho neles, o cinco inicial de Franklim Pais está no top ten da eleição promovida pela Federação Portuguesa de Patinagem.

    Felicidades para a nova época a toda a equipa.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  8. Anónimo Luís Viana está na lista do TOP10.

    Com o devido merecimento e claro que também conta conta com Tiago Resende do Candelária.

    O Suissas além de um excelente jogador e grande profissional esteve uns furos abaixo daquilo que estava à espera e que nos habituou.

    Mais é fácil de ver quem foram os 5 que votaram no chorão da Luz.

    Falta aí muita gente nessa lista, falta Vitor hugo do Espinho, falta o Garrancho do Fisica e até o capitão do fisíca que fez uma época do outro mundo.

    Falta o veterano Tó Neves que mostra que a idade pouco ou nada conta para estas andanças, falta gente do Hóquei de Barcelos...

    Enfim até o Paço e Arcos lá tem um miúdo que me enche as medidas, que estará de saída, talvez para o Candelária.

    FPP e o partido do 3º Reich estão bem um para outro, quero é ver o hóquei noutro patamar e na televisão, votações por merecimento a mim pouco me diz.

    Sou um fanático pela modalidade, sofro com estas coisas.

    ResponderEliminar
  9. O nosso Benjamim, sempre em grande!

    Espero que o apoio que existiu nestes 2 jogos, continue durante toda a época!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar