17 julho, 2010

O primeiro bitaite da enid

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Ora boa noite, grande nação Portista! Tenho a honra de vos escrever pela primeira vez a convite do bLuE bOy, que em mim depositou a nobre responsabilidade de dissertar quinzenalmente neste espaço sobre o clube que todos amamos. Espero estar à altura do desafio!

Conhecida de alguns de vós da bancada do Dragão, de outros do Sector 4 do Dragãozinho, já ando cá pelo mundo virtual há uns anitos, sempre em tons de azul e branco. Faltaram-me o tempo e a paciência para dar continuidade aos blogs que criei, mas para a memória de alguns ficou o pinguim Portista viajante, de seu nome Teofilo Cubillas, que ilustra este post. Podem chamar-me enid, como a Enid Coleslaw, mas também como a Enid Blyton, famigerada autora d'Os Sete, como os de Vigo, e d'Os Cinco, que não são a conta que deus fez, mas são a conta que fizeram Artur, Edmilson, Jorge Costa, Wetl e Drulovic num memorável serão de Setembro, já lá vai quase década e meia. Que nunca nos faltem pretextos para relembrar momentos destes :)

Nasci do outro lado do Atlântico, de uma bem temperada mistura de sangue transmontano, minhoto e alto-beirão, e embarquei aos 3 anos de idade no avião que mudaria a minha história para sempre. A aterragem em Pedras Rubras marcou o início de uma relação de amor intenso com uma região, uma cidade e um clube que viria a tornar-se central na minha vida. Se eu podia viver sem o FC Porto? Bem, com toda a sinceridade, não vou dizer que não. Poder, podia. Se o FC Porto não existisse, que remédio teríamos todos senão viver sem ele. Mas não só não seria a mesma coisa, como eu não seria a mesma pessoa. O FC Porto é parte do que eu sou e sem este clube eu não seria eu, é tão simples quanto isso.

Mas felizmente este exercício metafísico é perfeitamente escusado, pois graças à tenacidade de dois grandes senhores há mais de 100 anos, o FC Porto existe e faz de nós uma família. E é para partilhar o nosso amor a essa grande família que passaremos a ver-nos por cá, às Sextas-feiras, de 15 em 15 dias.

Um grande abraço azul e branco!

21 comentários:

  1. Bem-vinda, Enid! E cá temos mais uma portista com raízes e sangue transmontano. Que maravilha! Começas bem, Enid, pois neste post relembras um dos momentos mais fantásticos das grandes conquistas do nosso FC Porto; um momento em que rejubilei com os 5 “secos” com que despachámos os mouros no seu próprio reduto (ainda não era o dos túneis…). Um momento em que humilhámos os vermelhos que até ficaram… verdes. Um grande momento, um grande jogo, uma grande vitória. Soube-lhes ainda pior que os sete de Vigo, bem lembrado! Mais uma vez, bem-vinda Enid.

    ResponderEliminar
  2. Bem-vinda Enid e que quinzenalmente mandes grandes bitaitadas... Mas sempre com optimismo, que para pessimismos, já basta o outro.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Olá Enid, muito bem vinda!:))))

    Tenho a certeza que nos irás deliciar com os teus post, e que neste teu inicío no BIBÓ PORTO, tragas muitas vitórias do nosso PORTO!

    Beijos

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  4. Enid como é claro é reforço.

    Estamos a contratar a contratar bem e o Presidente (BlueBoy) está a atento ao que a equipa precisa.

    Enid desejo como é claro que nunca te doa os dedos e fales muito e muito bem sobre o nosso clube.

    Uma beijoca do Antas e nada de falar no Coimbrões aqui. :)

    ResponderEliminar
  5. Será um bom reforço o Enid...Abraços a todos venho cá todos os dias.
    Estou do outro lado do atlantico.

    ResponderEliminar
  6. Pressinto que é um bom reforço aqui para o Bibó Porto carago!

    É sempre bom ler estes testemunhos de amor ao clube, especialmente de uma Portista, pelo que conheço não serão muitas a postar na blogosfera azul.

    Força aí nos bitaites!

    beijo para a ENID.

    fromPorto blog

    ResponderEliminar
  7. Então, hoje, estou a ter um bom começo de dia por ter o prazer de contar com mais um amigo(a)na família, a aumentar cada vez mais desde há muitos anos a esta parte.

    Será um gosto maior, a cada dia que passe, poder encontrá-lo(a) por aqui e apreciar posts como este.

    Saudações familiares portistas.

    ResponderEliminar
  8. Bem-vinda Enid! :)

    Descobri há pouco tempo que já “conhecia” a Enid do mundo virtual desde há uns anitos, era um confesso fã dos seus blogs e da maneira brilhante como escrevia sobre tudo o que estivesse relacionado com o FC Porto e não só. Estou por isso muito feliz de a ver integrada na família Bibó Porto! :)

    Enid, que sejas igual a ti mesma, porque se assim for é certo que a tua participação será magnífica!
    Espero que o Presidente tenha colocado a cláusula de rescisão nos 100 milhões de euros! Caso contrário, vai ser difícil segurar esta enorme mais-valia para o blog! :)

    Beijinhos e toda a sorte do mundo!

    ResponderEliminar
  9. Sou leitora assídua deste blogue, e é com imensa satisfação, que constato , ser o novo reforço feminino.
    Vou seguir os seus textos, com toda a atenção...
    Muitas felicidades.

    ResponderEliminar
  10. Parece ser um reforço de peso, a avaliar pela amostra. Aguardo com ansiedade pelo próximo bitaite...

    ResponderEliminar
  11. Ah grande aquisição! :)

    Enid sê bem-vinda ao BiBó-PoRtO, carago!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Já tenho o prazer de conhecer a escritora;) das várias tardes/noites passadas a ver o nosso Porto no pavilhão Dragão Caixa.

    É de facto um enorme reforço. Parabéns tb ao Blue pela sua perspicácia.

    Muita força Enid**

    ResponderEliminar
  13. Neste lodaçal em que o país está atolado, e em que o futebol não pode ser excepção, o que ressalta é a pretensa seriedade jurídica de gente que está na universidade, com a suposta missão de formar cidadãos, dedicados à lei.
    Enoja gente desta, que infelizmente não está sozinha nestes meandros da sociedade, usando os lugares mais nobres da justiça para cevarem a sua furibunda frustração.
    Apesar de tudo, tenho esperança de que um dia voltemos a ser um país de gente séria

    ResponderEliminar
  14. Perspectiva feminina é sempre bem-vinda! E pelo começo temos bitaiteira de qualidade!

    Saudações!

    ResponderEliminar
  15. a tal 'perspicácia' desta contratação relâmpago e quiçá, surpresa, tem nome... Mafaldinha!, pois foi dela que partiu a ideia, e a partir daqui, foi só seguir a intuição e o bom diálogo junto de uma «menina» Portista dos 7 costados e de tudo o que gira em volta do (nosso) fcPORTO, pois é muito usual encontrá-la, ora pelo Dragão, ora pelo Dragãozinho, ora pelos conBiBios que aqui e acolá se vão organizando.

    não entra para substituir ninguém, entra sim para ser mais uma a ajudar a elevar o bom nome e honra do nosso fcPORTO... e não tenho dúvidas algumas, aumentar qualitativamente este espaço de tertúlia das vestes sagradas do azul-e-bramco.

    o que espero dela? tão só, ser ela própria!!!

    ENID, bem vinda, carago! ;)

    ResponderEliminar
  16. O jogo com o ajax vai ser um pouco dificil mas o fcp desenrasca-se como se costuma dizer, e relembrar que lá joga um grande jogador o Luis Suárez.

    Um abraço de
    Nuno Miguel da cidade do Porto ( Antas )

    PS - Grande blogue.

    Enid :)

    ResponderEliminar
  17. bem vinda enid, que dês uma grande força aqui ao nosso fcporto.

    ResponderEliminar
  18. Nuno Miguel, o Suarez está de férias.

    ResponderEliminar
  19. Muito obrigada a todos pelas boas-vindas! Já me sinto em casa. E que grande honra fazer parte de uma casa tão bem frequentada :)

    Um abraço a todos e bom regresso ao Dragão (que saudades!!)!

    ResponderEliminar
  20. Mais uma bela contratação do Blog..

    Bem-vinda Enid..

    ResponderEliminar
  21. Gostei da prosa Enid.... isto é, já me tinham avisado que tinhas uma escrita fina e empolgante.

    Vou continuar a seguir-te

    ResponderEliminar