06 julho, 2010

Os quatro mentores dos nossos sonhos...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


André Villas Boas [futebol]

Será, porventura, apenas um “feeling” meu (e de tantos outros aficionados azuis e brancos) e por isso aproveito a oportunidade para deixar aqui a minha opinião antes da época se iniciar.

Com a contratação de André Villas Boas, julgo estar de volta o futebol com sorrisos à entrada e à saída do Dragão. O futebol romântico, apaixonante, destemido, corajoso, ambicioso, empolgante e que promete ser capaz de reabilitar aquele público que existia no Estádio das Antas e que se foi “perdendo” nos últimos tempos.

O Dragão voltará a encher, os discursos do treinador voltarão a mexer adequadamente na cabeça dos jogadores e os adversários serão estudados ao pormenor com a mesma capacidade que um miúdo demonstrara a Bobby Robson em 1995 nessas mesmas funções. O sorriso de Mr. Robson enquanto caminhava para o banco de suplentes das Antas é algo que não mais esqueci e que, não sei explicar, recordei no dia da apresentação de André Villas Boas.

Eu acho que é muito mais que um feeling. “Alegria” voltará a ser a música mais ouvida no nosso estádio. E acredito que em Maio de 2011, estaremos a festejar o 7º título dos últimos 9 anos.



Lubjomir Obradovic [andebol]

O grande obreiro do título dos Dragões em 2010. Foi recebido com pouco entusiasmo, mas ganhou o apoio dos adeptos jogo a jogo. Transformou a nossa equipa de andebol num rolo compressor que arrasou a concorrência muito antes do início da fase final. O andebol jogado pela equipa azul e branca foi recebendo os maiores elogios dos adversários que cedo detectaram neste FC Porto uma incontestável supremacia.

Para o ano, a equipa procurará jogar nos melhores palcos da Europa, na Champions League além da promessa de lutar pelo tricampeonato nacional. Refira-se que o último tri conseguido pelo clube na modalidade, foi em 2004 com Paulo Pereira. Esperam-se alguns reforços, sendo já oficiais as saídas de Álvaro Rodrigues, Sérgio Martins e Jerkovic.



Moncho López [basquetebol]

O basquetebol do FC Porto ergueu-se das cinzas após um ano “horribilis” e conseguiu dois troféus importantes, mesmo não tendo ganho o campeonato. Muito desse mérito, deve ser atribuído ao excelente trabalho do também seleccionador nacional.

Voltei a sentir (embora nem sempre) aquele ambiente muito próprio das equipas do FC Porto e por isso acredito que com alguns retoques fundamentais, será mesmo possível obter o título 7 anos depois.

Paulo Cunha (enorme Dragão!), Rui Mota, Hunt, Jorge Coelho e André Bessa, são alguns dos nomes que não farão parte do nosso plantel, tendo-se já contratado João Santos e Miguel Miranda aos rivais Benfica e Ovarense. Marçal, Stempin, Terrell e Figueiredo renovaram.



Franklim Pais [hóquei em patins]

É o nosso treinador dos últimos 9 anos e isso diz tudo, pois o Porto é o actual eneacampeão de hóquei em patins… aliás, juntando os anos que esteve como jogador e treinador-adjunto, deve dizer-se que Franklim esteve ligado a 17 dos 19 títulos Nacionais (campeonatos) conquistados pelo hóquei do FC Porto (só não estava no clube em 83 e 84). Um vencedor, este antigo guarda redes do clube e da selecção a quem já só falta ganhar uma prova Europeia como treinador principal. A última que o clube ganhou (taça CERS em 96), Franklim ainda era o nosso guarda-redes titular.

No próximo ano, a meta é o deca-campeonato e tentar alcançar finalmente a glória europeia na “Champions”, depois de uma final six em que fomos afastados do jogo decisivo sem perder uma única vez.

Gonçalo Suíssas, o melhor jogador do Viana, foi já contratado tendo saído da equipa Jorge Silva, um grande Dragão, a quem desejo as melhores felicidades.



Um abraço a todos.
LUCHO.

15 comentários:

  1. E então não deixas nada para a malta acrescentar finix.

    Bom post grande amigo, cheio de esperança e sempre com o mesmo pensamento Vitórias Vitórias Vitórias.

    Um grande Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Com este calor, tem de ser pela fresquinha...

    Concordo, estamos, em todas as modalidades, a trabalhar bem no sentido de termos equipas fortes, capazes de lutar por todos os grandes objectivos. O Basquetebol, com novo timoneiro na secção, Júlio Matos, está no caminho certo e com a colaboração de Moncho, a construir um excelente plantel. Falta um americano e se acertarmos ficamos com um grande plantel!

    No Hóquei, tudo fechado e somos os grandes favoritos a ganhar o campeonato.

    Andebol, tudo muito caladinho, não transpira nada, os pássaros aqui não piam nada, são mudos...Mas há gente contratada e de valor...

    Futebol, o ideal seria ter o plantel fechado antes de partir para estágio, mas em ano de Mundial é impossível. Assim, vamos ter de esperar, na certeza que vamos ter um plantel capaz de lutar por todos os títulos, com um futebol que leve cada vez mais público ao estádio, pois e como diz o Lucho, é preciso voltar aos tempos da paixão e do entusiasmo das Antas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Sporting estuda entrada nos seniores (HÓQUEI PATINS)
    RUI GUIMARÃES (OJOGO)

    A decisão não deve tardar, pois para os cerca de 100 jovens que jogam hóquei em patins de leão ao peito, cada dia que passa sem saber se os seniores avançam ou não é um pequeno desgosto.

    A resposta está nas mãos de Gilberto Borges, líder da Associação de Patinagem do Sporting, que há cerca de sete anos meteu mãos à obra de fazer o Sporting retornar a uma modalidade na qual já foi campeão europeu. "Estamos para decidir, mas não gostaria de defraudar as expectativas dos miúdos. O topo da pirâmide são os seniores, com os quais queríamos arrancar em 2010/11, com bases saídas desta criação. A esperança dos miúdos é essa e eles acreditam em nós", disse Borges a O JOGO, salientando que, mesmo regressando, "será na III Divisão", a menos que "surja o convite para integrar a I Divisão" e sempre por "puro amadorismo e amor ao clube", pois uma certeza existe: "Os miúdos têm de meter na cabeça que o hóquei em patins não é uma modalidade que faça riqueza".

    Entre esses miúdos está Gonçalo Alves, sobrinho de Paulo Alves, um craque, diz quem sabe. "Era da formação do FC Porto, passou pelo Famalicense e chegou ao Sporting em 2006/07, porque os pais voltaram a Lisboa", explica Borges.

    ResponderEliminar
  4. é normal iniciarmos a época com esperança de que as coisas corram bem.
    mas a verdade é que esta época há qualquer coisa mais.

    Que seja uma época de grandes sucessos a começar já pela Supertaça.

    ResponderEliminar
  5. "O futebol romântico, apaixonante, destemido, corajoso, ambicioso, empolgante"

    É exactamente isto que todos nós ambicionamos para a nova época. Ao contrario do que muita gente diz, é possivel ter futebol de ataque, que divirta o publico, mas ao mesmo tempo, que seja seguro e permita bons resultados...
    Claro que isto na teoria é tudo muito facil por isso, resta trabalhar, trabalhar e trabalhar...

    ResponderEliminar
  6. Por falar em Villas Boas:

    Vamos! Tac-tac-tac..." (ojogo)

    Passe tenso e preciso, ritmo constante, desmarcação, cruzamento e remate à baliza, estas têm sido as máximas sobre as quais André Villas-Boas tem insistido, neste início de temporada, no Olival. Apesar das variações da forma nos circuitos construídos e da disposição dos jogadores, o fio condutor mantém-se e acaba sempre por exigir que se façam as combinações definidas para alcançar a baliza, sempre a baliza. O estilo a certa altura alheado do técnico, que observa tudo visto de fora, transforma-se em interventivo para corrigir, exigir, acelerar os passes, "tac-tac-tac" e pedir empenho nas desmarcações rápidas, ou insistir num ou noutro pormenor, não se coibindo de interromper para frisar o que pretende ver executado, como aconteceu com Tomás Costa, quando este endereçou um passe "mole" para a frente. André Villas-Boas parou tudo e pediu que a bola saísse mais tensa. "Vamos! tac-tac-tac."

    Antes já tinha pedido a Hulk para não ter medo de entrar em duelo com o defesa que lhe surgiu. "Vai no um contra um", pedindo de seguida um bom cruzamento para a zona de remate. Sem dar tempo para paragens, mudou de flanco e o mesmo ritmo constante na troca de bola, abertura para a ala e cruzamento para finalizar com remate. Desta vez, calado, Villas-Boas ficou a observar se tudo condizia com o que pretendia daquela movimentação, já a bola girava para o flanco oposto para mais um ensaio. Sempre de bloco na mão, com o esquema dos trabalhos a desenvolver, todos os minutos contam, até o tempo para hidratar.



    As quatro máximas
    > Passe tenso e preciso

    > Desmarcação

    > Ritmo constante

    > Remate

    ResponderEliminar
  7. Realmente o meu Amigo Lucho não deixou nada para acrescentar. :)

    Partilho do teu bom "feeling" relativamente ao Villas-Boas. Quero muito títulos e bom futebol, e acredito que é isso que vai acontecer.

    Os treinadores das nossas equipas de andebol, hóquei em patins e basquetebol vão ser os mesmos da época passada, o que é uma garantia de competência e profissionalismo. Estou completamente descansado, tenho a certeza que na próxima época vamos ter muito que festejar no Dragãozinho!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  8. Lucho também estou com o mesmo feeling que tu! Ah pois estou!

    Diz-me sinceramente, no basket achas que é este ano que temos equipa pra ganhar o campeonato?

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  9. os meus comments desapareceram daqui e do post do PedroPorto! Boicote mourisco ao Bibó Porto?? :)

    ResponderEliminar
  10. Qualquer um dos 4 tem que ser alvo de um apoio total e inequivoco de todos os portistas, mesmo que por ventura as coisas possam não correr bem, especialmente no início.
    São os 4 melhores treinadores do Mundo por uma simples razão: são os 4 treinadores do Futebol Clube do Porto.

    ANDRÉ VILLAS BOAS é neste momento pouco mais do que um incógnita. Uns terão um feeling positivo, outros nem tanto, mas certezas ninguém as tem. O percurso como treinador principal é quase nulo, a escola é do melhor que poderia ser.
    Espero dele trabalho e ambição! Dentro do contexto actual do plantel e já dando Raúl Meireles de barato, apenas precisamos de reforçar o centro do ataque. Qualquer saída que se venha a verificar, terá que ser naturalmente colmatada, especialmente caso se confirme a saída de Bruno Alves.

    LUBJOMIR OBRADOVIC foi para mim uma tremenda surpresa! A sua chegada não me deixou tranquilo, tanto mais que a saída de Carlos Resende nunca foi devidamente explicada.
    Ele é sem dúvida o grande responsável deste título e deste domínio tremendo durante toda a época.
    O futuro é naturalmente mais exigente, com a participação na Champions League, onde em Setembro teremos que apoiar a nossa equipa no Dragão Caixa.
    No plantel, a saída do Álvaro é uma pena! Desconheço as razões, mas trata-se de um grande dragão, um jogador com muita garra e determinação. Fundamental a defender. Aguardo para ver quem serão os reforços.
    Força Obradovic!

    MONCHO LOPEZ foi buscar o nosso basket ao lugar mais profundo onde este podia estar. Depois de um ano treinado pelo nosso actual director Júlio Matos, onde cheguei a corar de vergonha no pavilhão de Matosinhos, tamanha era a falta de qualidade e entrosamento daqueles jogadores, este galego fez-nos voltar a acreditar no sucesso.
    Dois títulos foi excelente, ter ido um pouco mais além no campeonato quase impossível.
    Os erros da época regular não se podem repetir, porque foi aí que podiamos ter ganho vantagem ao slb.
    No plantel, a saída de Hunt deixa-me estupefacto, a saída do Paulo Cunha deixa-me desiludido. O primeiro porque não tenho dúvidas de ser um excelente jogador. O segundo por ser um grande dragão e por acreditar que, apesar dos problemas de saúde, ainda poderia dar um bom contributo á equipa.
    Os dois reforços apresentados são bons. Destaco o Miguel Miranda por ser um retorno a casa de um grande portista, sempre presente no estádio do Dragao.
    Espero ainda que possa ser contratado um base melhor do que aquele que temos, bem como uma solução mais credível para o Terrel.

    FRANKLIM PAIS...desculpem, mas sobre este apenas digo: é um senhor!
    Quem ganha o que ele já ganhou e mantém sempre a mesma ambição, apenas merece um muito obrigado por cá estar.
    Frank, conto com a sua determinação para ser este ganho a conquista da europa!
    No plantel, a saída de Jorge Silva e a entrada de Gonçalo Suíssas. Vejo partir um grande jogador, o que me deixa pena, até pelas boas relações pessoais existentes. Acredito que Suíssas pode ser um bom reforço, traga ele a qualidade e o sentido de baliza demonstrado até ao momento por onde passou.

    Um grande bem haja aos 4 e que as suas decisões sejam sempre as melhores, as escolhas sejam sempre as mais acertadas, e que os títulos sejam o corolário disso mesmo.

    Saudações 100% Azuis

    ResponderEliminar
  11. Atenção, eu comentei às 7 horas da manhã, pela fresquinha e ainda nada?

    Nem no aniversário do Sevilha?

    O Blog anda mesmo louco. É como o meu!

    ResponderEliminar
  12. Gostaria de informar de que se alguém tiver novidades sobre contratações que não sairam na impressa, e se quiserem que sejam postadas no blog, podem faze-lo. Não darei o mail, visto que depois iria ter mensagens que não valeriam apena. Por isso, postem a mensagem e depois eu aceitarei os comentários, e se vir que a informação é credível, irei dar a devida relevância.


    Obrigado

    ResponderEliminar
  13. Completamente de acordo, com tudo o que o Lucho escreveu neste post! Também sou da opinião, que, no que diz respeito a treinadores, estamos no bom caminho!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  14. AVB, o aprendiz de feiticeiro...
    OBRADOVICH, um Senhor...
    MONCHO, o exorcista...
    FRANKLIM, o Mestre...

    e tá tudo dito... ou será preciso mais ainda?

    venha de lá mas é mais uma época de bITÓRIAS e outras tantas conquistas... é o que eles mais desejam, é o que nós mais sonhamos!

    ResponderEliminar
  15. Ser campeão nas quatro modalidades, é o meu sonho!

    O meu amor ao mágico Porto faz-me acreditar plenamente nisso!

    ResponderEliminar