13 julho, 2010

"Relatório e Contas" de mais uma época de glória...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Agora que a época 2009/10 já terminou, vamos então ao balanço geral.

No FUTEBOL, os 4 títulos Nacionais foram divididos em partes iguais por FC Porto e Benfica. O FC Porto ganhou a taça de Portugal e a supertaça, enquanto o seu rival vencia campeonato e taça da liga numa época cheia de casos fora dos relvados, tal como ocorrera em 2005...

No ANDEBOL, o FC Porto foi o grande dominador da temporada com 2 troféus, campeonato e supertaça. O Xico Andebol ganhou a taça de Portugal, tendo o Sporting ganho a prova europeia de menor expressão (taça challenge).

No BASQUETEBOL, Benfica e FC Porto dominaram, conseguindo 2 troféus cada. Os encarnados ganharam campeonato e supertaça, tendo o FC Porto vencido a taça de Portugal e a taça Federação Hugo Santos. O Guimarães ganhou o Troféu António Pratas.

No HÓQUEI EM PATINS, o principal dominador, com vitórias em 2 dos 3 troféus em jogo, foi novamente o FC Porto. Os Portistas ganharam o campeonato e a super taça enquanto o Benfica se ficou pela taça de Portugal.

Por isso, nos seniores, dos 16 títulos festejados (15 nacionais + 1 internacional), o FC Porto conseguiu vencer 50% deles (8), tendo o Benfica ganho 5, o Sporting 1, o Guimarães 1 e o Xico Andebol também 1.

Nos campeonatos jovens destas 4 modalidades, disputaram-se 15 títulos Nacionais. O FC Porto venceu 3 (juvenis em futebol, juniores e iniciados em hóquei). O Benfica ganhou 2 (iniciados em futebol e cadetes em basquetebol), enquanto o Sporting conseguiu atingir a marca do FC Porto, tendo vencido também 3 títulos jovens (juniores em futebol e em andebol e juvenis em hóquei).

Dos restantes 7 títulos jovens atribuídos em 2009/10, o ABC de Braga venceu 2 (juvenis e iniciados em andebol), o Paço de Arcos 1 (infantis em hóquei), o Vasco da Gama 1 (juniores B em basquetebol), o Estoril 1 (iniciados em basquetebol), o Barreirense 1 (juniores A em basquetebol) e, finalmente, o Águas Santas com 1 título também (infantis em andebol).

No total dos 31 troféus referidos (16 seniores + 15 jovens), o FC Porto venceu 11, seguindo-se o Benfica com 7 e o Sporting com 4 (os 2 rivais lisboetas, apenas juntos igualam o score dos Portistas). Depois vem ABC com 2 e mais 7 clubes com apenas 1 troféu ganho. Em resumo, a época 2009/10 teve no FC Porto um vencedor incontestável. As contas são óbvias...

Mais uma época de domínio claro do FC Porto no conjunto das 4 modalidades principais do clube. Tem sido assim, nos últimos 20/30 anos, com raras excepções. Por isso, quando perguntam ao Sereno porque acha o FC Porto favorito, muito naturalmente ele responde: "porque é o FC Porto". A resposta é simples, mas óbvia. Porto, simplesmente Porto! Venha rapidamente a próxima época (2010/11) porque esta ânsia de vitórias não me dá descanso!

Um abraço do Lucho.

Nas próximas 4 terças-feiras, aproveite para recordar 4 jogos históricos das nossas modalidades que recuperei através das minhas VHS, são jogos que não haviam ainda sido lançados na net. Na próxima semana temos um jogo de 1999...

11 comentários:

  1. Resumindo, e para nao variar, fomos os melhores...

    ResponderEliminar
  2. nunca a expressão, "quanto mais mentirem sobre nós, mais verdades diremos sobre eles", se adaptou tão bem!!!

    contra números, não há mentira que resista... ainda que os deficientes (sem ofensa para os próprios) continuem a julgar o contrário!

    ResponderEliminar
  3. Apesar de tantas vitórias, queremos sempre mais e na principal modalidade do clube, o futebol, não havendo o título, a época nunca pode ser boa.

    Acredito que nas modalidades vamos estar bem, fazer uma temporada de sucesso e no desporto-rei o título é o grande objectivo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Em 1999 e em 2004 conseguimos o pleno de títulos nas 4 modalidades (campeões nas 4).

    Em 2011 acredito q esse feito poderá de novo ser alcançado...

    ResponderEliminar
  5. Amigo Lucho como apresentamos como já e costume um saldo mais que positivo no nosso relatório de contas eu aprovo esta época.

    Faltou muito pouco para repetirmos 1999 mas como para o ano há mais não perdi a esperança que volte acontecer o mesmo.

    Partilho das palavras do meu amigo Vila-Pouca, porque também acredito que para a próxima época vamos estar irrepreensíveis, para mim vai ser uma época nas diferentes modalidades onde vamos consolidar o nosso valor quer nacional quer internacional.

    ResponderEliminar
  6. Em suma, mais uma grande época do nosso clube!

    Como eternos insatisfeitos que somos, queremos sempre mais vitórias, por isso espero que o "relatório e contas" da próxima época seja ainda mais positivo!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  7. FC Porto: clube eclético e o MELHOR! Os números não mentem, “são como o algodão”. E como o nosso lema é “MAIS E MELHOR”, para o ano vai ser mais e melhor.

    ResponderEliminar
  8. Por acaso em termos de modalidades amadoras, há uma situação que gostaria de ver debatida e que me parece uma inevitabilidade dentro de alguns anos: porque não investirmos em futsal, para acabarmos com a hegemonia dos clubes do Sul? é porque a unica modalidade em que os clubes do Sul ainda "respiram" bem é no futsal, a unica em que o FCP nao entra...

    Gostaria de ver as caras de panico dos nossos adversarios quando soubessem que o seu maior pesadelo (um pesadelo ja de muitos anos) iria entrar em competição...LOLOL

    Além disso, é uma modalidade em expansão, com boas assistencias nos pavilhoes onde é disputada e com alguma sustentabilidade financeira...um caso a pensar...

    ResponderEliminar
  9. Por acaso em termos de modalidades amadoras, há uma situação que gostaria de ver debatida e que me parece uma inevitabilidade dentro de alguns anos: porque não investirmos em futsal, para acabarmos com a hegemonia dos clubes do Sul? é porque a unica modalidade em que os clubes do Sul ainda "respiram" bem é no futsal, a unica em que o FCP nao entra...

    Gostaria de ver as caras de panico dos nossos adversarios quando soubessem que o seu maior pesadelo (um pesadelo ja de muitos anos) iria entrar em competição...LOLOL

    Além disso, é uma modalidade em expansão, com boas assistencias nos pavilhoes onde é disputada e com alguma sustentabilidade financeira...um caso a pensar...

    ResponderEliminar
  10. CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS...vencemos mais que os outros, ponto final.

    De qualquer forma, tal como a lingua portuguesa, até a matemática é traiçoeira.
    Quantos de nós não trocariam a vitória no campeonato de futebol pela taça de Portugal e supertaça? Certamente todos...
    Isto para concluir que não vencendo o campeonato da principal modalidade, nunca será uma época de verdadeiro sucesso no Futebol Clube do Porto.

    Outro dos pontos que gostaria de sublinhar é que me parece manifestamente pouco vencer apenas 3 títulos nas camadas jovens.
    A formação deve ter como prioridade a criação de jogadores e homens para o futuro. Vencer nem sempre é o mais importante.
    No entanto, se olharmos para os planteis das 4 modalidades, contámos pelos dedos de uma mão o número de jogadores criados no clube e que tenham entrado nesses plantéis nos últimos 5 anos. É mau!
    Assim sendo, estas duas realidades (vencer pouco nas camadas jovens / poucos jogadores nos últimos 5 anos a fazerem parte dos plantéis) parecem-me indissociáveis.

    Que 2010/2011 seja melhor que 2009/2010!

    Saudações 100% azuis

    PS - Futsal? Não, obrigado! Reforço das modalidades existentes? Agradecemos!

    ResponderEliminar
  11. PS - Futsal? Não, obrigado! Reforço das modalidades existentes? Agradecemos!

    Sublinho.

    ResponderEliminar