15 julho, 2010

Robertos e cabeçudos

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Parece que no domingo se jogou a final do campeonato do mundo. Indiferente. O país estava suspenso, mas por outra razão. Não é todos os dias que se pode assistir, em directo, à estreia do melhor guarda-redes do mundo: Roberto Jimenez.

A carreira deste verdadeiro fenómeno fala por si: 39 jogos pelo Atlético Madrid B, 28 pelo Gimnastic e 18 pelo Zaragoza. Quantos jogadores poderiam ser os guarda-redes destes verdadeiros gigantes do futebol mundial? Ah, pois é.

O benfica, através duma luta titânica, conseguiu contratar esse deus das balizas por uns míseros 8,5 milhões de euros. Barato. Se guarda-redes banais como o Van der Sar ou o Cech foram comprados pelo mesmo valor, imagine-se o negócio genial que foi feito.

O insuspeitíssimo jornal A Bola descobriu logo que havia uns maduros que queriam roubar o bom do Roberto ao benfica e estavam dispostos a pagar milhões e milhões para o levar. Isso é que era bom! Então iam lá prescindir do futuro portero da selecção espanhola – a Bola garante que é certinho. Consta até, que ele só não foi ao Mundial para preparar melhor a próxima época. Como é evidente: para que quereria o Del Bosque o Casillas se podia ter o Roberto? Mas ele, benfiquista desde que nasceu, não quis ir a esse torneio de segunda categoria para estar na Suíça.

Cheira-me que nos vamos divertir muito com esta vedeta de dimensão planetária. Ou muito me engano, ou aqueles dois pequenos deslizes, que só aconteceram por falta de adaptação à nova bola, foram apenas um aperitivo.

Entretanto, o Porto segue a sua preparação. Enquanto os nossos adversários contratam vedetas da dimensão do Roberto, nós temos de nos contentar com jogadores menores como o Moutinho e o James Rodriguez. Este último, por exemplo, baixou, recentemente, a sua cotação. Quando se falava da sua possível ida para os lados do cemitério de Benfica, era dado como um das maiores promessas do futebol mundial. Agora, que treina com o Porto, é uma grande interrogação. Nós, portistas, temos que ter uma paciência de Job.

Passados 15 dias desde que aqui escrevi, o plantel ficou melhor. A contratação do Moutinho vai-se revelar acertadíssima. O rapaz é grande jogador e estava estagnado. O clube onde ele jogava é um pântano, onde os bons jogadores, se ficam, perdem qualidades, e só saindo para um bom clube revelam as suas capacidades.

Só falta mais uma opção para o meio-campo se o Meireles não sair, claro está.

A defesa foi reforçada com um jogador de que gosto mesmo muito e que se pode revelar uma das surpresas do campeonato – bem sei que é difícil tirar o lugar ao Álvaro: o Emídio Rafael. É jogador à Porto e tem muita qualidade.

Falta um central. Quer-me parecer que estamos a ver se vendemos o Bruno para assinar com o Rodriguez. Acho um erro. O peruano tem de ser comprado o quanto antes e temos de pôr umas rodinhas ao Stepanov e ao Maicon.

O ataque, com a vinda do Walter ou de outro ponta de lança, está muito bem e vai dar que falar.

Agora, convém emagrecer o plantel. Há muitas gorduras que têm de desaparecer. Não vale a pena falar da legião de emprestados – que na minha opinião são mais que demasiados -, temos gente a mais. Não é possível trabalhar com tanta gente. Toda a gente sabe quais são os que estão a mais.

A coisa está-se a compor. Venha de lá, para começar, a Super Taça.

14 comentários:

  1. Pedro eu até acho que Roberto é um grande guarda-redes, qual é o GR que em vez de defender com as mãos tenta fazê-lo com os olhos ou o poder da mente?

    Eu respondo muito poucos, só está ao alcance de alguns Bossios e claro do ultra-super-turbo-power-ninja-melhor do mundo Roberto.

    Verdade seja dita estou ansioso que comece a bola, e logo abrir o apetite temos um jogo contra o eterno rival.

    ResponderEliminar
  2. O ROBERTO DEU UM FRANGO
    MAS O NOSSO EX QUE FOI PARA ADJUNTO
    DO JUJU QUANTOS DEU ???

    NÃO DIGAM NADA PORQUE O HELTON JÁ COMEÇOU A CRITICAR A JABULANI E OU MUITO ME ENGANO OU VAMOS TER POR AÍ MAIS UNS FRANGOS.

    ResponderEliminar
  3. Caro Pedro Marques: Como grande e impoluto portista que é, sou seu incondicional admirador. Aprecio também a sua postura no programa televisivo de que é, quanto a mim, o protagonista. Quanto ao mercado futebolístico (em curso): a hilariante linha editorial da comunicação social (em especial a lisboeta) faz-me lembrar a rocambolesca notícia, de há anos, no pasquim denominado “Record”. Após uma importante vitória do FC Porto no estrangeiro, aquele diário (anti)desportivo anunciou, em primeira página, dois golos do “fabuloso” Mantorras (o tal que valia 16 milhões de… contos!) num treino da mouraria! E, pasme-se, nem uma referência na 1.ª página ao sucesso do FC Porto! Pois bem, ilustre portista, a estratégia da sapiente comunicação social portuguesa continua fiel ao princípio de que o que é de Lisboa é bom, o que é do Porto não presta. Uma vedeta frangueira foi valorizada, em poucos dias, para quase o dobro do que custou, um jogador menor como James (que a mouraria pretendia mas sem argumentos para o ter) não vale um cêntimo furado. Enfim, os cães ladram e a caravana passa. Um abraço Azul Forte.

    ResponderEliminar
  4. "Pedro eu até acho que Roberto é um grande guarda-redes, qual é o GR que em vez de defender com as mãos tenta fazê-lo com os olhos ou o poder da mente?"

    AHAHAHA pior do que isto só dizer que o Arsenal, passado uma semana depois da fabulástica aquisição, iria dar 12 Milhões por ele!! AHAHAHA

    Dragon, a esta hora, são horas de ires dormir.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Sempre me pareceu que a história de Kleber estava mal contada. Eis o que li sobre o caso e que, a ser verdade, esclarece quase tudo:

    Alexandre Kalil, presidente do clube de Belo Horizonte, assume a responsabilidade da presença do jogador no Brasil à revelia do Marítimo, e considera precisamente o Marítimo único responsável por toda a situação. «Toda, toda», dizia, numa abordagem em que está implícita e assumida a ruptura com Carlos Pereira.

    «Se não libertarem Kléber até ao final da semana, ele já fica aqui e o caso segue para a FIFA», diz Alexandre Kalil, abrindo completamente o jogo e revelando «grande desilusão» pelo comportamento do líder madeirense. «Foi o único causador desta absurda turbulência», enfatizou.

    «Kléber está cá, e ou volta para o FC Porto ou é reintegrado no Atlético Mineiro até tudo se resolver pela via da FIFA. Para o Marítimo não volta, isso lhe garanto», afirmou, colocando o triângulo envolvente ao jogador em pratos limpos e números definitivos: «O comportamento do Marítimo é inadmissível e inaceitável. A partir do momento em que o FC Porto mostrou interesse, comunicámos ao Marítimo a decisão de o vender, pagando-lhes os 460 mil euros de indemnização que estão no contrato de empréstimo e opção. A cláusula obrigava o Marítimo a libertar o jogador, e a verba já é excessiva, mas foi o que ficou escrito, e pronto», disse, «farto de esperar pelo documento de rescisão» que manteve o negócio com o FC Porto pendente e levou o At. Mineiro a chamar o atacante a casa.

    «O contrato é claro, e como o Marítimo continua a ignorar as suas obrigações, foi-lhes comunicado domingo que têm dez dias para devolver a liberdade ao jogador ou o caso segue para a FIFA. Como o Marítimo sabe, se não respeitar o contrato, não escapará a indemnizar-nos em 2,360 milhões euros, valor do negócio que fizemos com o FC Porto, e os respectivos dez por cento de multa que a lei impõe», disse ainda Kalil, ficando então a saber-se em rigor quanto o FC Porto pagou por Kléber, em casa (Rio Grande do Sul), à espera de seguir para o Dragão ou ficar retido no Galo até acordo.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Com calma, mesmo tendo de ter uma grande paciência para algumas novelas de 5ª categoria, vamos levar o barco a bom porto, que é como quem diz, vamos ter um excelente plantel. Para isso temos que vender e a vender, que saiam aqueles que sonham com grandes clubes todos os dias, que se acham craques a mais para o F.C.Porto, aqueles que andaram aziados uma época inteira, uns por umas razões, outros por outras. O novo F.C.Porto tem de ser construído com jogadores que se sintam orgulhosos em representar o Dragão, que gostem de cá estar, que não andem constantemente a dizer que sonham com isto, ou mandem os paizinhos dizerem aquilo, no novo Porto tem de valer mais alguém menos dotado que queira muito, que vedetas que queiram pouco.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. O Vila Pouca disse tudo...

    Qt a Robertos e c.ª apenas deixo a sugestão ao madeixas de comprar mais chiclets este ano pq a dose do ano passado não chega...

    Vai mastigar muito.

    ResponderEliminar
  9. Caro Dragão Azul Forte, quando no seu primeiro comentário falou do Record e da sua linha editorial, pensei que se preparava para denunciar a capa do referido jornal no dia que se seguiu à conquista da Espanha do campeonato do mundo. Lembra-se qual era a capa??
    Em relação ao post do senhor Pedro Lopes, é a coerência que lhe é reconhecida. Mas deixe-me que lhe diga, caro Pedro, que anda por aí um adepto portista, seu homónimo, que faz comentário semanal à actualidade futebolistica no sapo videos, que apelidava Moutinho de "minorca", "anão" ou "teletubbie". É só para que saiba.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  10. Trabzonspor - FC Porto
    http://www.freesoccerlive.com/

    ResponderEliminar
  11. Trabzonspor - FC Porto

    http://www.firstrow.net/webmaster/tugasports.com/21744/1/watch-trabzonspor-vs-fc-porto-.html

    ResponderEliminar
  12. Hulk a explodir! Mai nada!

    Pedro, acho que pé ante pé estamos a construir uma grande equipa! AVB sabe o que faz!

    ResponderEliminar
  13. Ora nem mais PMLopes, de facto, pela amostra, já deu para ver que muito nos vamos rir com o 'asno' dos 8,5m ;)

    quanto a nós, bem, as expectativas estão altas, se calhar diria até, altissimas... mas convém descer do pedestal virtual e na realidade, olear a máquina para as boas e grandes lutas que se avizinham.

    i believe... 4ever!

    ResponderEliminar