11 outubro, 2010

Nuvens de fumo...e mentiras

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Bastaram 7 jornadas do campeonato e uma Supertaça disputada para o futebol português se encontrar envolto numa série de polémicas, num barulho intenso e histerismo que se alastra pelo país anti-portista. Há alguns meses atrás, no fim do último campeonato, o futebol português respirava transparência e nenhum episódio extra-campo poderia colocar em causa a justeza do vencedor do campeonato. Segundo muita gente, estávamos perante o início de uma nova era no futebol português, em que o FC Porto estaria arredado do sucesso.

Ora bem, com a liderança isolada no campeonato nacional e 11 vitórias em 12 jogos oficiais o FC Porto baralhou as contas de muita gente crente na “nova era” do futebol português. No primeiro jogo oficial era quase certo que o FC Porto faria figura de corpo presente na disputa da Supertaça. As contas saíram “furadas” a muita gente e o FC Porto esmagou o seu adversário, sendo que o resultado pecou por escasso. Neste jogo várias expulsões foram perdoadas ao nosso adversário. Nem um pio se ouviu sobre arbitragem.

Iniciado o campeonato, e após várias derrotas do clube que iria dominar a “nova era” do futebol português, além da liderança isolada do FC Porto, logo surgiu uma série de episódios rocambolescos no futebol português em completa fase de histeria (quando o FC Porto está em 1º, está sempre tudo mal). Foram conferencias de imprensa inéditas do presidente dos árbitros, foram idas ao ministério da administração interna por causa da violência, foram comunicados atrás de comunicados, cada um mais idiota que o outro, ameaças de não comparências a jogos, enfim, um conjunto de episódios ridículos que revelam bem o nervosismo e a enorme nuvem de fumo que se pretende lançar sobre o que se tem passado dentro de campo: a superioridade evidente do FC Porto!

Aquilo que se passou com Rui Moreira (RM) não me espantou muito. A divulgação de escutas privadas e totalmente à margem da lei voltou a agitar o país, especialmente o típico português sempre pronto a ouvir as conversas privadas dos outros. Mais uma vez fica bem evidente que há pessoas com uma enorme dificuldade em compreender que vivemos num país democrático em que se tem de aceitar as regras do poder judicial e as suas decisões. RM insurgiu-se e bem contra uma justiça popular, com base nas convicções de cada um e seus gostos pessoais. Assim seria muito melhor, a justiça das “massas”, em que claro aí ganhava quem tinha mais adeptos e açambarcava maior número de opiniões. Mas não! Felizmente, depois do 25 de Abril vivemos num país democrático em que as instituições democráticas, como os tribunais, desempenham um papel de, com maior ou menor rapidez e eficácia, assegurar o estrito cumprimento da lei, sem atropelos à mesma, nem justiças com base em “feelings” ou gostos pessoais. É isto que enraivece muita gente que tentou desde o primeiro momento transformar um processo judicial numa guerra contra o FC Porto!

Toda esta trapalhada empolada e aproveitada pelos nossos adversários incapazes de nos derrotar em campo pode explicar-se resumidamente assim: depois de uma investigação de vários anos, muitas acusações, muita especulação jornalística e uma série de invenções muitas vezes repetidas com a esperança de se tornarem verdades inquestionáveis pela sociedade, o julgamento do processo “apito dourado” ilibou total e claramente Pinto da Costa e tudo o que tinha a ver com o FC Porto. E basicamente, é por isso que há agora esta espécie de sentimento de vingança para julgar na praça pública aquilo que os tribunais julgaram em sede própria. Por tudo isto, acho que RM com aquela atitude acabou por honrar todos os adeptos do FC Porto porque simplesmente fez algo que deve ser feito: deixar a falar sozinhos quem, saudosista dos tempos da ditadura em que abundavam cozinhados bem graves e escamoteados pelo regime de então, não aceita o normal funcionamento dos orgãos democráticos legalmente designados para o efeito.

Para encerrar este assunto, há que também desmistificar as mentiras, que o adversário de RM no Trio de Ataque bem como outros compulsivamente têm repetido, acerca das famosas escutas divulgadas e pertencentes a um processo já concluído. Ao contrário do que qualquer idiota possa acusar, o tema das escutas não é nem pouco mais ou menos incómodo a qualquer portista. Isto porque, e segundo o acórdão que ilibou Pinto da Costa de todas as patéticas situações de que era acusado, as escutas são consideradas nulas não por qualquer capricho do juiz que as analisou mas porque, e passo a citar excertos do acórdão disponível na net para qualquer um ler:

    Não concretiza nem descreve qualquer indício probatório;

    Não concretiza nem especifica qualquer facto relativo ao crime que diz mostrar-se indiciado;

    Não descreve nem especifica qualquer facto/razão que permita concluir que as escutas se revelam de grande interesse para a descoberta da verdade ou para a prova ou que justifique não se poder alcançar o escopo pretendido através de outros meios de prova menos ofensivos da liberdade e privacidade do arguido
    ;”
Fica bem evidente o ridículo ao que se tem exposto todas as pessoas que, a reboque de uma frustração desportiva bem patente na tabela classificativa têm tentado reavivar, sem razão, um assunto já encerrado pela instituição própria para o efeito.

9 comentários:

  1. Num órgão da comunicação social, que todos nós subsidiamos, permite-se que um medíocre realizador de cinema, também ele subsidio-dependente, tenha a distinta lata de proferir o mais aberrante insulto aos tribunais legalmente constituídos, quando diz despudoradamente que ainda bem que existem os mídia para repor as verdades que eles não descortinaram, das duas, uma:
    Ou não há realmente vergonha nenhuma neste rectângulo, ou então existem outros valores que eu não consigo entender, o que não me admira muito, pois eu ainda sou do tempo em que fumar era bonito e levar no … era muito feio, e hoje como sabem parece ser exactamente ao contrario.

    ResponderEliminar
  2. RCBC dizes muitas verdades, não é isso que o povo gosta de ouvir!

    De resto foste ao cerne da questão associação das vitórias do FC Porto com as movimentações de bastidores do eterno rival, passando como é claro por desmistificar de uma vez por todas o que considerou o corpo de Juizes do caso apito dourado em relação ás escutas.

    Já agora e só uma achega está difícil encontrar quem coloca as escutas? O que será preciso? Dinheiro?

    Então se é dinheiro que se comece por cortar nas deslocações e mordomias dadas ao clube do Regime sempre que se desloca, não é preciso tanques, polícias armados, nem sequer helicópteros que em vez de andar a a fazer turismo por esse país fora estava bem melhor a apagar fogos ou a salvar pessoas.

    RCBC um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. ..."(quando o FC Porto está em 1º, está sempre tudo mal)"...

    em meia dúzia de palavras, resumiste tudo o que penso do tema que aqui nos deixas esta semana... sempre foi assim, nunca foi diferente.

    temos que ser mto melhores, é o que nos resta... e temo-lo conseguido com distinção... é isso que eles nas nos perdoam!

    portanto, que a sigam m*m*ndo!!!

    ResponderEliminar
  4. Caro RCBC!

    Bem se nota a dificuldade que os mouros tem em reconhecer o mérito dos outros. Eles recorrem a todos os meios inimagináveis para justificar os seus próprios falhanços.

    O conteúdo das escutas é grave, não sejamos ingénuos, mas que moral é que eles tem para nos vir atacar quando nós conhecemos e bem os telefonemas do Vieira para com altos responsáveis da liga á época.

    Quanto ao clássico espero que não haja qualquer tipo de problemas. Eu vou apenas ver um jogo de futebol. Se alguém cometer asneiras, seja de que lado for, que seja detido e sofra as consequências de forma exemplar.

    Espero um ambiente difícil para o benfica, mas que isso não passe para a violência. Apedrejar o autocarro é ridículo, se bem que a moral deles é 0, ou não se lembram quando incendiaram um autocarro do Porto numa ida ao pavilhão da Luz para um jogo em hóquei? Eu não tenho nada contra os jogadores do slb, tenho tudo contra os seus dirigentes, o que é diferente.

    ResponderEliminar
  5. A melhor maneira de tentar acalmar os ânimos para o clássico q se aproxima é chamar ridiculo ao treinador adversário. Foi este o termo utilizado pelo Orelhudo. Depois vai-se queixar de quê? Incendiário!

    Força Porto!

    ResponderEliminar
  6. Quem tem medo... compra um cão!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro Antas,

    A questão principal é que não há a mínima vontade em se retirar as ditas escutas que foram colocadas totalmente à margem da lei. Ou seja, mais uma ilegalidade no meio de tantas que têm ocorrido depois da divulgação do acordão final do apito dourado.

    Caro André

    Eu continuo a dizer: há muitas pessoas que têm enorme dificuldade em aceitar as decisoes do tribunais, porque consideram que a justiça só seria "boa" se acusasse PdC dos crimes de que era acusado e de que depois foi ilibado.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  8. RCBC, excelente post!

    A melhor forma de calar esses mouros badalhocos, é enfardalos no relvado no dia 7-11!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  9. "Só queria que imaginassem: um dos vossos filhos vir a ser jogador de futebol, chegar ao Benfica, jogar lá, ir ao Dragão e levar com uma pedra na cabaça. Talvez depois, começassem a pensar que se calhar a questão levantada não é assim tão leviana."

    Coloco-lhe outra questão: se o seu filho fosse ao estádio do Jamor e levasse com um very-light no peito, morrendo de seguida, você também iria pensar que era uma situação leviana?!

    Relembro-lhe que esta é uma situação real e passou-se com um adepto do Sporting em pleno Jamor num jogo contra o clube que está sempre a lutar pela verdade desportiva e contra a violencia no desporto...
    Por acaso, alguém viu a direcção do benfica condenar esse acto?
    Por acaso, a família do adepto que morreu, recebeu alguma indemnização?
    Por acaso, o assassino foi preso?

    Violencia há em todos os lados, de todas as cores e de todos os clubes. Há que ser combatida veementemente e por pessoas de responsabilidade, ao contrario do que acontece na "pura" benficatv em que são feitos apelos constantes à violencia contra o FC Porto!
    Tenham juízo e vergonha na cara!

    ResponderEliminar