26 outubro, 2010

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 8ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Porto 5-1 UD Leiria
Árbitro: Vasco Santos (AF Porto) / Assistentes: João Santos e Tomás Santos.


Penálti bem assinalado e um por marcar

Embora Paulo Paraty defenda que, em caso de dúvida, deve ser dada razão ao árbitro, Jorge Coroado e Pedro Henriques concordam que Vasco Santos esteve mal ao não assinalar grande penalidade favorável ao FC Porto, quando aos 20', Bruno Miguel empurrou Varela em plena área do Leiria. No outro lance polémico, os três especialistas consideram ter havido razões para assinalar grande penalidade a favor do Leiria.



Momento mais complicado

72' É bem assinalada a grande penalidade a favor do Leiria por falta de Fernando sobre Pateiro?

Jorge Coroado

+ A grande penalidade é bem assinalada. O empurrão começou fora, mas teve conclusão no interior da área. Castigo máximo impunha-se. O árbitro revelou foi dualidade de critérios, comparando com a análise feita no lance ocorrido aos 20'.

Pedro Henriques

+ Fernando empurra Pateiro pelas costas, apenas a dúvida se a infracção é cometida dentro ou fora da área. Mas como o futebol é dinâmico e em movimento, benefício total para a decisão do árbitro.

Paulo Paraty

+ A televisão auxilia-nos a ver que Fernando apenas utiliza o braço para empurar Pateiro. Poderá haver a dúvida se a falta é dentro ou fora da área de grande penalidade, mas começando fora acaba dentro. Correcta a decisão.



Outros casos

20' Há falta para grande penalidade cometida por Bruno Miguel sobre Varela?

39' Bruno Miguel entra sobre Varela. Justificava a exibição do cartão amarelo?

54' É justo o amarelo mostrado a Rolando por falta sobre o leiriense N'Gal?

67' Ficou por marcar falta a Falcao no roubo de bola a Mamadou Tall, na área do Leiria?


Jorge Coroado

- É indiscutível a falta praticada pelo leiriense. Empurrão pelas costas na área foi, é e será sempre grande penalidade. Erro grave.

+ Foi negligente na forma como abordou o lance, acabando também por sofrer falta. Qualquer das situações não impunha acção disciplinar.

+ Rolando agarrou de forma ostensiva N'Gal, impedindo-o de prosseguir. Advertência apropriada.

+ Foi uma disputa mais determinada e dinâmica, não havendo infracção. Bem analisado.

Pedro Henriques

- Bruno Miguel empurra, com o braço, as costas de Varela, acabando por derrubá-lo. Grande penalidade que fica por assinalar.

+ Tackle lateral feito de forma negligente, passível de livre directo, mas sem qualquer sanção disciplinar.

+ Uma entrada fora de tempo de Rolando que, já no chão, agarra a perna de N'Gal. Aceita-se a advertência, mas no contexto do jogo podia ter sido evitada.

+ Um contacto físico, dentro das leis do jogo, sem motivo para qualquer infracção.

Paulo Paraty

+ Apenas há carga de ombro (correcta) de Bruno Miguel na omoplata de Varela, que força a queda. Na dúvida, razão ao árbitro.

- Seria mais adequada a exibição do cartão amarelo. Entendo a decisão do árbitro, atendendo à correcção que até aí o jogo estava a ter.

+ Não será pelo tackle, em que mal toca no adversário, que Rolando viu o amarelo, mas por agarrar posteriormente N'Gal, impedindo um ataque prometedor.

+ Correcta a decisão do árbitro. Tal como no lance entre Bruno Miguel e Varela, apenas há contacto correcto com o ombro.



Apreciação global

Jorge Coroado

Num jogo de resultado tão desnivelado, o árbitro bem podia ter estado melhor, mas a competência é para quem a tem e não forçosamente para quem é profissional.

Pedro Henriques

Uma arbitragem sem influência no resultado, alicerçada em decisões maioritariamente boas e com uma boa prestação dos assistentes. Com o resultado desequilibrado, os erros ficam mais diluídos.

Paulo Paraty

Num jogo que não ofereceu dificuldades especiais, Vasco Santos manteve-se suficientemente discreto e distante, tal como os seus auxiliares, rubricando uma actuação sem problemas.



fonte: ojogo.pt

3 comentários:

  1. Quase nem percebi que este sr, fazia parte do jogo....

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  2. ... Se este árbitro é do Porto, só pode ser mouro interiormente, ou então está a querer fazer-se muito neutro... ele lá sabe porquê... não tendo visto o penalty sobre o Varela e inventando um contrário...
    com aquele penalty inventado para reduzir a goleada e assim mais este manhoso árbitro ter conseguido dar um amarelo já com vista ao jogo com os lampiões...!

    http://www.longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião julgo que Vasco Santos teve 2 erros graves. Um penalty sobre Varela por marcar e o que assinalou contra nós parece-me fora da área.

    Foram 2 erros numa noite de bom futebol e com um bom árbitro, que até aprecio, mas que precisa de demonstrar mais coragem, não necessita de enviar "mensagens" ao Regime.

    ResponderEliminar