24 outubro, 2010

Quando o “Ridículo”… pode ridicularizar!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

De volta ao registo habitual e de pés bem assentes no chão, a Calçada confessa-se contente por a normalidade das coisas, a pouco e pouco tomarem o rumo mais certo. Normalidade esta não só pelo futebol a nível interno estar de volta, mas também pelo facto do FC Porto, ainda, se manter no primeiro lugar da prova ainda a uma distância confortável. De certo haveria quem e forma de nos poder tirar de lá, vistos que anormalidades é que não tem faltado ultimamente. Porém, normalidades destas facilmente se esfumam e de quando vemos a nossa inteligência ser apedrejada veemente, capaz de deixar o comum adepto de futebol confuso, mas nunca enganado. Aquilo a que se vem assistindo, ultimamente, no que ao futebol em Portugal diz respeito é no mínimo, e parafraseando alguém bacoco, Ridículo!

Ao calceteiro sempre lhe ensinaram que chamar nomes aos outros é feio, até porque também como diz o povo, e bem, nas “costas dos outros se lê as nossas”. Ora, e para que todos fiquemos devidos esclarecidos, a Calçada teve o cuidado de, mais uma vez, auxiliar-se do dicionário da língua portuguesa e pesquisar devidamente o que quer dizer a palavra ridículo. A conclusão a que chegou é de que se trata de um adjectivo, de algo digno de riso, merecedor de escárnio ou zombaria, que se presta à exploração do lado cômico, irrisório, risível; situação insólita e mesmo ridícula. Pois bem, até aqui tudo certo, parece-me que de certa forma aquilo que o calceteiro viu em AVB, não passou mais do que o chamar de atenção para o facto de alguns lances serem esmiuçados até à eternidade e para outros deixa-se ficar a dúvida, para que deliberadamente sim, se caía no ridículo.

Contudo, antes assim, pois desta forma o futebol português teve mais uma prova de que no clube azul e branco para além de se fazerem homens de vitórias, fazem-se antes de tudo Homens com “H” grande. AVB mostrou personalidade, integridade e honestidade em assumir que pode ter errado, mas mostrou que personalidades fortes e vincadas como a dele, não abundam no nosso futebol, e apenas estão ao alcance de muito poucos, como ele.

É penoso, para adeptos inteligentes, ver dia após dia os “Bin Ladens” do futebol português atentarem, radicalmente, contra o pouco que de bom se vai fazendo pelo nosso futebol.

Como é, “ridículo”, e bom podermos assistir à classe europeia de um clube, que a jogar com nove elementos em campo, num ambiente infernal contra uma equipa turca e mais uns apêndices amarelos. Como é, “ridículo”, e bom não substimarmos nada nem ninguém, tendo como compromisso apenas e não só a vitória e fazermos disso algo mais do que cumprido, enquanto outros se vêem a braços e derrotados contra os últimos de outras ligas europeias, enquanto assistem a sua promessa europeia ir-se esfumando de 90 em 90 minutos. Como é, “ridículo”, e bom sermos apenas, por enquanto, chamados de vândalos e defraudores da verdade desportiva, mas enchermos o nosso estádio em jogos da Taça da Portugal, enquanto outros defensores das verdades absolutas pedem o afastamento dos seus adeptos e dos seus grupos não legaizados. Como é, “ridículo”, e bom num conjunto de 21 pontos disputados, uma equipa prefazer um total de 19 e ainda sem derrotas, enquanto outros ameaçam desistir à quarta jornada do campeonato e não comparecer, mas pedir bilhetes para tal, a jogos de máxima importância.

Enfim, como é bom o calceteiro poder respirar fundo e suspirar para o ar a alegria e a confiança de quem sente, que é a jogar no campo que o FCP mostra o porquê de nos ultimos 30 anos mostrar por que é de facto o melhor clube português e o mais desenvolvido a todos os níveis.

Não é Ridículo saber assumir que se errou, pois errar é humano e isso é algo que sempre irá fazer parte da vida de todo e qualquer Ser. Ridículo é, quando não se tem moral, dar aos outros oportunidades para nos ridicularizarem.

E com a confiança e certeza de que esta semana se irá ladrilhar mais três importantes pedras, a Calçada despede-se com a frase que melhor lapida o seu caminho: “Quanto mais mentirem sobre nós, mais verdades diremos sobre eles”.

Abraço e fiquem por aí…que eu fico!

4 comentários:

  1. http://misterqueiros.blogspot.com/



    ajudem com comentarios construtivos e ideias sff conto com o vosso apoio

    ResponderEliminar
  2. João Rocha ainda bem que eles acham ridículo tudo o que o nosso treinador faz, aliás até devo dizer que para quem não está interessado em jogar futebol, não está interessado em resultados desportivos (porque não são os melhores, bem pelo contrário), quem não está interessado em ter grandes jogadores, está sim interessado em ter os melhores na Liga e na Federação não era de esperar outra coisa senão desdém a quem tanto dá ao futebol principalmente categoria acima da média.

    João viu a atitude do nosso treinador ao oferecer o relatório do Limianos ao Treinador adeversário, sem matreirices, sem arrogancias?

    Mas para alguns o prestigio atinge-se a gozar com os adversários, depois é o que se vê Lyon 2 - 0 Regime.

    Um grande abraço meu amigo.

    ResponderEliminar
  3. esta é tão só a já habitual e curriqueira luta do bem contra o mal(-dizer).

    do lado do bem, estão aqueles que ganham, conquistam troféus, interna e externamente.

    do lado do mal(-dizer), estão os outros, aqueles que só ganham no papel da CS, na cassete rompida do diz que disse, na calúnia, na inveja, na mediocridade e afins.

    e como é bom ouvi-los, semana após semana... é bom sinal, muito bom sinal ;)

    ResponderEliminar
  4. EStamos em sintonia JOão.

    Ao lado de AVB, com total confiança.

    Força Porto!

    ResponderEliminar