26 junho, 2012

Continuamos na liderança, mesmo sem o pleno...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


A época 2011/12 andou muito tremida no futebol, mas depois de Vítor Pereira finalmente ter encontrado o rumo certo, fiquei muito esperançado em conseguir novo pleno de campeonatos, imitando 1998/99, 2003/04 e 2010/11. O futebol foi bicampeão, o andebol consumou o tetracampeonato, e só faltava mesmo o basquetebol e o hóquei nas suas duras lutas com o velho rival, também levarem a melhor. O basquetebol caiu na negra num jogo intenso e dramático, mas nada apaga a boa época conseguida, enquanto o hóquei acabou por perder (?) por um ponto, um campeonato que o rival já não ganhava há 14 anos (o protesto apresentado pelo FC Porto ainda decorre, mas não acredito minimamente na isenção da FPP).

As cores azuis e brancas festejaram esta época 7 conquistas, sendo que o principal rival apenas conseguiu 5 troféus (nas 4 modalidades de topo em que ambos competem). Vamos lá então recordar todos os passos de mais uma época de glória, com o nosso FC Porto a continuar líder absoluto!



No FUTEBOL, estive em Aveiro no 1º momento alto da época, o FC Porto venceu a supertaça ao Vitória de Guimarães de forma justa e muito meritória. Estive também no Dragão na despedida da Champions League, na melhor exibição da temporada diante do Zenit, em jogo onde só falhamos na eficácia. Depois, assisti com preocupação aos desaires na taça, na liga Europa e no campeonato, mas vibrei intensamente com a reviravolta fabulosa na luz que nos voltou a colocar na rota do título (bicampeonato), confirmado algumas semanas depois com as vitórias justas e seguras do FC Porto em Braga e na Madeira. Não foi futebol de encher o olho, nem vitórias em toda a linha como na temporada anterior, mas conseguiu-se o objetivo nº1.

No ANDEBOL, a equipa começou por brilhar intensamente vencendo em Presov, mas o desgaste desse jogo acabou por ser madrasto no dia seguinte, falhando-se de novo a presença na fase de grupos da Champions após derrota frente ao Partizan. A equipa foi então parar à EHF, sendo afastada nos oitavos de final pelos Franceses do Saint Raphael. No campeonato, os pupilos de Obradovic encetaram mais uma cavalgada triunfal, atropelando todos os rivais, vencendo o tetracampeonato com 3 jornadas ainda por se disputarem, não consentindo nenhuma derrota na fase final. Os festejos do título foram novamente em Águas Santas, em jogo onde tive a felicidade de poder marcar presença. Um percurso absolutamente soberbo! De lamentar, somente a derrota na final da taça de Portugal que impediu a 1ª dobradinha da história do andebol Portista, num jogo onde o FC Porto cometeu erros, mas também foi prejudicado pela dupla de arbitragem nos momentos decisivos.

No BASQUETEBOL, a equipa treinada por Moncho López, conseguiu marcar presença na final de todas as 6 competições que disputou. Venceu 3 e perdeu 3, em mais uma época muito positiva, onde poderia perfeitamente ter vencido duas das 3 provas em que foi derrotado, uma vez que as perdeu por 2 e por 3 pontos na partida decisiva. Ganhou-se a supertaça, a taça da Liga e a taça de Portugal, com esta última conquista a ser a mais importante, num percurso que deixou para trás Barreirense, Benfica e Académica. Estive presente nas partidas decisivas da supertaça e da taça de Portugal, em Vagos e em Fafe. Estive também presente nos jogos da final do play-off em que o FC Porto perdeu de forma dramática o campeonato, sendo derrotado por 3 pontos na negra, num jogo onde vários jogadores acusaram a pressão do momento. A equipa nunca teve a felicidade pelo seu lado, bastando relembrar o final dramático dos jogos 2 e 5.

No HÓQUEI EM PATINS, estive presente no 1º grande momento da época com Tó Neves a estrear-se como treinador do FC Porto, vencendo a Oliveirense em Ponte de Lima na final da supertaça, mas esse acabou mesmo por ser o único troféu a ser erguido pelos azuis e brancos. Na taça, a equipa caiu cedo diante da Oliveirense (que acabou depois por ganhar a prova), no Dragão Caixa, na 1ª derrota caseira da modalidade em jogos com equipas Portuguesas desde que foi inaugurado o nosso pavilhão em Abril de 2009. Na Liga Europeia, estive presente nas duas melhores exibições da época diante do Liceo, primeiro no Dragão Caixa e depois na Corunha, duas vitórias justas dos dragões, com o senão do golo sofrido na Corunha a 8 segundos do fim, que acabou por ser decisivo para o nosso não apuramento, uma vez que na jornada final, acabou por, lamentavelmente, haver combinação de resultado. No campeonato, o FC Porto entrou muito bem com um hóquei avassalador, mas teve uma quebra na 2ª volta com a derrota em Espinho a revelar-se absolutamente cruel e que levou mesmo o FC Porto a deslocar-se à Luz com necessidade de vencer. O rival, que já tinha sido levado ao colo nos 2 jogos com o Candelária, com o Valongo e com a Física, acabou por, mais uma vez, ter a ajuda de terceiros e saiu vivo dessa final com um empate, que os deixou a depender só dos seus resultados. O FC Porto perdeu (injustamente) mesmo o título após 10 anos seguidos a festejar, se bem que caso o protesto fosse decidido com justiça, ainda poderia permitir outro desfecho...



Final de época com o FC Porto a festejar, nas 4 modalidades principais, 7 troféus (3 no basquetebol, 2 no futebol, 1 no andebol e 1 no hóquei). Relembre-se, ganhamos então a Supertaça de basquetebol, hóquei e futebol; Taça de Portugal de basquetebol, Taça da Liga de basquetebol e Campeonatos de futebol e andebol. Isto, sem contar com a formação e outras modalidades como o bilhar e natação, entre outras.

No futebol, 2 troféus, e nas restantes 3 modalidades, foram 5. No ano passado, foram 8 troféus, 4 no futebol e 4 nas restantes modalidades (andebol, basquetebol e hóquei), com a mais valia do pleno dos 4 campeonatos, além da conquista europeia do futebol. Ainda no ano passado, 4 títulos contra zero do nosso rival, sendo que esta temporada em títulos (nas 4 principais modalidades) ficou 2-2 (se bem que em troféus erguidos, continuamos a ganhar mais que eles, pois vencemos 7 contra 5 dos encarnados, e no ano passado, 8 contra 7). Nós, Campeões de futebol e andebol, e eles, campeões de basquetebol e hóquei. Para eles este 2-2 é um ano de ouro, para nós sabe sempre a pouco!

Para o ano, cá estaremos para mais conquistas! SOMOS PORTO!



Saudações Portistas,
Lucho.

10 comentários:

  1. Excelente post, bem demonstrativo do que foi a época portista. É curioso que nunca como no fim desta época, me ficou a sensação de DEVER CUMPRIDO no que respeita às modalidades! Mesmo não tendo o FC Porto ganho 2 dos Campeonatos! Isso é muito bom sinal, sinal que os adeptos reconheceram o esforço e o valor dos nossos atletas. Quando assim é, TODOS SÃO CAMPEÕES!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Abertura das épocas 2012/13:

    Futebol

    supertaça 11/8 fcp-académica

    andebol

    fase qualificação champions 8 e 9/9
    depois supertaça

    basquetebol
    final setembro/inicio outubro trofeu pratas e depois supertaça fcp-slb

    hóquei
    inicio outubro 1ª jornada campeonato

    ResponderEliminar
  3. Boas Lucho!

    O meu balanço da temporada não pode começar sem enaltecer o espírito dos atletas, em especial os das modalidades, que dignificaram e muito o clube ao longo da época.

    Começando pelo andebol, a conquista do campeonato de forma brilhante é o corolário do nosso potencial e do espírito guerreiro do nosso treinador, que soube entranhá-lo em todos os atletas, com os resultados visíveis que temos tido nestes últimos anos. Assisti a muitos jogos desta temporada, para as mais diversas competições, e os jogos que mais gozo me deram de presenciar foram o jogo contra os orcs na 1ª volta, 2 jogos contra o Águas Santas (em casa na fase final e o da consagração) e o jogo contra os franceses em casa. Apesar do esforço de todos, o Gilberto e o Tino foram para mim os jogadores mais importantes na nossa caminhada. Como único lamento, corroboro a tua desilusão com a final da Taça perdida para os lagartos. O desafio da próxima época é entrar na Liga dos Campeões. É óbvio que gostava de ser penta, mas se tivesse que escolher optaria sempre pela entrada na grande montra do andebol europeu. Os nossos jogadores e a nossa equipa técnica já merecem a oportunidade de competir ao mais alto nível!

    A minha maior desilusão da época deu-se no basquetebol, especialmente por ter assistido à conquista do título pelos orcs em pleno Caixa, num jogo onde o nervosismo foi uma constante nas duas equipas, acabando os vermelhos por ter a sorte do jogo e reconquistado o título. No entanto, esta desilusão, é claramente atenuada por todas as restantes conquistas. Os jogos da final foram sem dúvida os mais emotivos, aquele jogo 2 foi completamente arrasador a nível emotivo, mas também gostei do jogo contra o CAB na fase regular e do jogo 2 contra o Guimarães. Para mim os nossos jogadores mais regulares da época foram o Stempin e o Andrade, pese embora nos 5 jogos da final terem ambos, por diversos motivos, estado uns furos abaixo do seu rendimento habitual. A reconquista do título é sem dúvida o maior desafio para a próxima época e para tal temos que escolher melhor os americanos. Este ano, infelizmente, não foram de todo a mais-valia que seria de esperar.

    A modalidade que menos acompanho ao vivo é o hóquei e esta época fui apenas a 4 jogos, sempre de grau de dificuldade médio baixo, onde o FCP nunca teve dificuldades em bater os seus oponentes. Foi uma pena que o nosso capitão não tivesse terminado a carreira com mais um título de campeão. Era merecido, para alguém que tantas alegrias nos deu! Para o próximo ano, o desafio está identificado: dar início a mais um reinado no hóquei! Espero que o Tó Neves continue como timoneiro…É um grande portista e merece ser campeão nacional enquanto treinador.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Trofeus oficiais ganhos em 2010/11

    FC Porto -8
    Campeonato futebol
    Supertaça futebol
    Taça Portugal futebol
    Liga europa futebol
    Campeonato andebol
    Campeonato hóquei
    Campeonato basquetebol
    Troféu pratas basquetebol
    Benfica-7
    Taça da liga de futebol
    Supertaça de andebol
    Taça de Portugal de andebol
    Supertaça de basquetebol
    Taça da liga de basquetebol
    Taça cers de hóquei
    Supertaça de hóquei
    Cab madeira-1
    Taça de Portugal de basquetebol
    Oliveirense-1
    Taça de Portugal de hóquei




    Trofeus oficiais ganhos em 2011/12

    FC Porto -7
    Campeonato futebol
    Supertaça futebol
    Campeonato andebol
    Supertaça de hóquei
    Taça de Portugal de basquetebol
    Taça da liga de basquetebol
    Supertaça de basquetebol
    benfica-5
    Taça da liga de futebol
    Trofeu pratas de basquetebol
    Campeonato de basquetebol
    Supertaça europeia de hóquei (* protesto liceo)
    Campeonato de hóquei (* protesto fcporto)
    Sporting-1
    Taça de Portugal de andebol
    Oliveirense-1
    Taça de Portugal de hóquei
    Ac.Coimbra-1
    Taça de Portugal de futebol

    ResponderEliminar
  5. Amigo lucho...grande trabalho,mas...o bilhar merecia algo mais (adoro bilhar e snooker)...o trabalho foi incrível,só faltou a taça europeia e também temos uma "forte" concorrência dos da 2ª ou 3ª circular e os meus parabéns à natação feminina que vençeu por equipas.

    Quer se goste ou não da modalidade vitórias são sempre mereçedoras do nosso mais alto fervor.

    Sempre Porto

    ResponderEliminar
  6. Boa Tarde antes de mais deixa começar por dizer que sou Benfiquista mas frequento por vezes o vosso blog porque para alem de ser de qualidade sou amante do futebol no geral. De seguida deixa-me rectificar este teu quadro que pode levar muito gente no engano. o Benfica na epoca 2011-2012 tem os seguintes titulos:
    Futebol:(1) Taça da Liga
    Basquetebol(2):CAMPEÃO; Trofeu Antonio Pratas
    Hoquei(2): CAMPEÃO; SUPERTAÇA EUROPEIA.
    Futsal(3): CAMPEÃO; Taça de Portugal;Supertaça
    Voleibol(2): Taça de Portugal; Voleibol

    Isso perfaz um total de 10 Titulos e isso retirando modalidades menos importantes tais como Atletismo.
    Agora das duas uma: ou foi um simples engano seu Lucho ou vocé apenas conta os titulos do Benfica em disputa com o Porto coisa que faz mal pois o Benfica nao disputa campeonatos para disputar quem tem mais titulos com porto. o Benfica disputa os seus campeonatos independentemente do adversario em questão e esta e induzir os leitores do blog em erro com essa estatistica. Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Dispenso comentários aziados.

    Eu falei nas 4 modalidades principais em q ambos estão inseridos.

    Não considerei outras modalidades por as considerar com menos expressão como Bilhar (quer que conte os titulos todos q o Porto ganhou aqui este ano, mais de 3 certamente), natação e outras ainda como voleibol e futsal e atletismo e ainda boxe, halterofilismo e pesca de coca que aí o slb joga sem a companhia do FCP. Evidentemente apenas conto aS 4 modalidades de maior projecção em Portugal. Por muito que a rtp1 do amigo lampião de paredes dê o futsal não passa de uma variante do futebol e daqui a pouco vamos falar de futebol de praia...

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde Lucho,

    830 mil pessoas viram o 5º jogo do futsal.

    http://cellmister.blogspot.pt/2012/06/recorde-batido-rtp-futsal.html

    com este tipo de audiências não achas q tem projecção?

    Cumps,

    Xe

    ResponderEliminar
  9. Lol nao sei se esta tentar ser engraçado mas comparar o Futsal(transmissao na Rtp quase 1 milhao de espectadores) e o Voleibol com Boxe e Natação é mesmo pra rir. entao as 4 modalidades mais importantes sao as que entra o Porto.?? lool ok fique com a sua ideia Lucho. Obrigado

    ResponderEliminar
  10. Fico com a minha ideia sim, futebol de meninas é para a 2ª circular.

    ResponderEliminar