25 junho, 2012

O mar preferido dos “tubarões”…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


O defeso é sempre uma fase de enorme especulação em torno das transferências de mil e um jogadores, entre os quais se incluem os jogadores do FC Porto.

Os jornais especulam todos os dias acerca do imenso interesse dos grandes clubes europeus nos “craques” do clube do regime! Sim, porque o clube do regime está recheado de craques, todos nós sabemos que esse clube perde campeonatos há 30 anos por causa dos árbitros e do sistema... porque de resto, têm sempre equipas espetaculares!

No entanto, toda essa especulação se esfuma no dia 31 Agosto, altura em que se fazem balanços das vendas e aquisições realizadas pelos clubes portugueses e se chega sempre à mesma conclusão: a esmagadora maioria dos “tubarões europeus” pesca sobretudo no mar do Dragão, um mar onde a qualidade dos peixes é bem superior à de todos os outros mares em Portugal.

No ranking das maiores transferências de sempre em Portugal, o FC Porto ocupa posição de destaque para não variar. De entre as transferências feitas pelo FC Porto contam-se tantos e tantos grandes nomes do futebol europeu, como Anderson, Pepe, Ricardo Carvalho, Quaresma, Deco, Bosingwa, Jardel, Falcao, Maniche, Jorge Andrade, Bruno Alves, Raul Meireles e tantos outros que por razões de espaço não poderei referir. No fundo, isto são tudo “peixes” de grande qualidade, que os “tubarões europeus” não perderam a oportunidade de capturar, a troco como é claro de muitos milhões de €, que depois acabam por garantir que o FC Porto todos os anos tenha claramente o melhor plantel nacional, vencendo campeonatos a um ritmo impressionante, e ainda fazendo umas "coisas engraçadas" na Europa, como ganhar taças UEFA e Champions League. Enquanto isso, os outros fazem uma grande transferência de 5 em 5 anos.

Por tudo isso, estou à espera de novo ataque dos “tubarões europeus” no mar do Dragão neste defeso, porque as coisas são mesmo assim. Os tubarões têm um impressionante faro pelo que é bom, e nem se preocupam muito com as vozes de burro que argumentam os árbitros e o sistema como principal fator de sucesso do FC Porto. O sucesso do FC Porto, para além de um grande Presidente, baseia-se nos excelentes jogadores e treinadores que vão passando pelo clube ao longo dos anos, profissionais que depois são muito cobiçados pelos grandes clubes europeus.

Já passei a fase em que me preocupava com a eventual saída dos melhores jogadores do FC Porto. Já são muitos anos a ver grandes jogadores sair e outros belíssimos jogadores a renovar o plantel. Saem grandes jogadores, entram outros excelentes, o fator comum é sempre o mesmo: SUCESSO DESPORTIVO DO FC PORTO!

Deste modo, já me mentalizei, que mais do qualquer outro pateta artificialmente publicitado pelos pasquins do costume, os jogadores que realmente interessam aos "tubarões europeus" são mesmo os jogadores do nosso FC Porto. Não me admira portanto que o James esteja a ser altamente cobiçado por Liverpool e Man. Utd, que o Chelsea esteja disposto a abrir os cordões à bolsa pelo Hulk, que o Alvaro Pereira e o Rolando tenham mercado, ou que o Moutinho depois do enorme Europeu que está a realizar seja um dos jogadores mais cobiçados da Europa. Tenho a certeza que saia quem sair, outros bons jogadores irão entrar, e nós continuaremos a ganhar.

PS - Só um pequeno aparte em relação ao polémico post escrito pelo Farpas na semana que passou. Não comentei na altura por achar que a discussão tomou caminhos que seguramente não seriam o objetivo do autor, e que depois se atingiu algum exagero de parte a parte. Apenas digo uma coisa: não faz sentido (e aqui também eu me penitencio, porque já o fiz) estar a discutir forte e feio entre Portistas, muito menos haver insultos ou generalizações sem sentido. Temos tantos inimigos que não podemos perder muito tempo a "matarmo-nos" em discussões estéreis. Cada um de nós com as suas opiniões, crenças e pensamentos, saibamos discutir, respeitarmo-nos mas, por favor, percamos sim tempo a combater os nossos verdadeiros inimigos, sejam de que cidade for. Fala-vos um Portista que vive numa ilha fortemente encornada e verde, e em que a defesa do FC Porto é quase uma guerra diária e difícil. Mas nunca, nunca mesmo deixarei de defender o meu clube, seja frente a 10 ou a 1000 porcos vermelhos e verdes. Por tudo isso, é importante que todos nós Portistas, independentemente das normais diferenças de opinião, nos unamos em torno da defesa do nosso clube, contra os outros, os verdadeiros inimigos!

6 comentários:

  1. Silva Pereira25 junho, 2012

    Boa noite
    Concordo a 100%

    O que me faz pensar que o FCP´ continuará a ser o melhor de Portugal é porque assistimos à cegueira, prosápia destes experts como o carlinhos de Paredes que continuam a ter umas palas e continuam a debitar atoardas como as que assitimos sobre um dito avançado que acham que é o melhor e ainda não marcou 1 único golo, deve ser caso para entrar no guiness. Imaginem que um srº jogador chamado Varela que entra em 2 jogos a 8 minutos do fim (jogou 16 minutos) em situação de emergência e que fez com que Portugal podesse estar nesta fase, fosse o tal jogador do clube do regime, as capas dos pasquins eram qu MU, RM; MC e não sem que mais queriam comprar o moço.
    A parvoice é tal que pensam que os seus elogios fazem aumentar a qualidade e que a promoção faz com que essas trutas adquirem o jogador.
    Como dizia o cómoco brasileiro ... tem um pai que é cego.

    Saudações

    ResponderEliminar
  2. O FC Porto oferece qualidade, por isso os colossos europeus “pescam” no Dragão. Daqui vão saindo “trutas” bem formadas, robustas, com selo e garantia de qualidade.

    Para os que não estão tão dentro dos melhores valores praticados, até á data, no mercado de transferências, lembro o “ranking” que mantenho permanentemente actualizado e que se pode consultar a partir do índice clicando, do lado direito, em “FC Porto – Dragões de Azul Forte”. Ou, directamente, através deste link:

    http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/2011/08/falcao-foi-se-mas-com-maior.html

    Quanto ao post do amigo FARPAS e respectivos comentários: inteiramente de acordo contigo, amigo RCBC, aliás como expressei em segundo comentário no referido post.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro RCBC,

    Como voltas ao assunto desse post e como fiz o meu comentário já algo fora de prazo, torno a escrevê-lo, pedindo desculpas pela repetição.

    "Como portista lisboeta, quero apenas juntar-me ao coro de protestos perante post tão triste e tacanho.

    Já o referi no post que aceitei a estratégia contra o sul em finais de 70 e inícios de 80. Foi necessária.

    Quando chegamos ao topo em 1987, essa estratégia deixa de fazer sentido. Isto se o FC Porto tem pretensões de ser um grande clube mundial.

    O discurso tem que deixar de ser o do melhor clube do norte a desafiar o maior clube nacional e da capital.

    O discurso tem que ser o do melhor clube português que, em 30 anos, deixou os concorrentes para trás.

    Tenho pena que em 2012 ainda se façam posts como estes.

    Estou como vários comentadores: se tivessem vivido uma vida em Lisboa a defender o FCP sempre sozinhos contra uma multidão de "inimigos", talvez não tivessem essa postura.

    Não vou deixar de cá vir como outros, mas fico com pena e vou tentar continuar a mostrar que estão errados.

    Lisboa e Porto são ambas cidades lindíssimas que vale muito a pena visitar. É triste que existam preconceitos que ponham isto em causa. Somos um país tão pequeno. É certamente mais o que nos une do que o que nos separa."

    Abraço,
    PeLiFe
    BASEL84.BLOGSPOT.PT

    ResponderEliminar
  4. Já tantos e tantos jogadores excelentes sairam e nós continuamos no topo!!!!
    Porque como em tudo na vida, nada é insubstituivel.
    Quanto ao polémico post do Farpas, apenas foi uma opinião que exprimiu. Se foi infeliz ou oportuna, não interessa, porque as opiniões são isso mesmo; opiniões! E mesmo que 99,9% de pessoas achem que está errada, é salutar poder exprimi-la! A isto chama-se liberdade de expressão.

    Ozzy Bluesky

    ResponderEliminar
  5. Nós temos uma política de mercado bem adaptado aos tempos em que vivemos...comprar novo e barato,formar, e vender bom e caro...mas isso não significa que ainda por vezes cometemos erros...não se tem visto ultimamente mas é sempre bom de referir para não esqueçer.Comprar novo,com potencialidades e barato é realmente um dom,mas não podemos vender antes dos 25 anos porque é por volta desta idade(25,26)que os jogadores atingem uma plenitude de qualidade que potencia grandes vendas...não são demasiado "velhos",logo não restringe o valor de saída nem são demasiado novos e imaturos;ou seja,dão ideia de ainda terem enorme margem de progressão quando bem sabemos que após os 29 anos dificilmente conseguem cobrir os gastos de aquisição com nova venda...e depois,como muito bem foi dito,saem uns e vêm outros o que se mantêm é o Clube e os seus Adeptos.

    Ah...e farpas continuas em grande...grande abraço.

    Porto sempre.

    ResponderEliminar
  6. cá no burgo, é mais ou menos assim que funcionam as coisas... quer, paga... se vem só pra encher pneus, enganou-se na porta.

    a história diz-me que o FCPorto tem sido um excelente vendedor, é certo... com selo de qualidade, é verdade... ainda que não perceba muito de cálculos quando entram tantos milhões e por vezes, sinto que andamos a contar tostões, mas lá está, cada macaco no seu galho, digo eu.

    mais uma vez, ano após ano, é sempre a mesma cassete do costume... andamos sempre de novelas em novelas... este ano, pelo andar da carruagem, ameaça arrastar-se o filme Hulk e a novela James.

    mais cenas dos próximos capítulos, num qualquer jornal perto de si.

    até 30 de Agosto, é a silly-season habitual... filmes castelo lopes!!!

    ps - quanto ao post do Farpas, e à não menos famosa polémica, já muito foi dito e redito, daí que, soube a cada um o que melhor lhe aproveitar... para uns, mais um entre tantos outros, de qualidade, bem escrita e com orientação muito bem definida... para outros, um valha-me Deus, um ai Jesus, um ai quem é que me acode, um sacrilégio de tamanha ordem... moral da história: cada qual toma a dose bem quiser!

    ResponderEliminar