02 novembro, 2015

COM A “CORDA NO PESCOÇO”.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Não podemos fazer de conta que as coisas estão como todos nós Portistas esperariam nesta altura do campeonato. A minha escolha para o título deste post não pretende de modo nenhum defender um qualquer cenário de catástrofe ou de que as coisas estão irreversíveis. Falta MUITO campeonato, falta disputar tudo em termos europeus e falta ainda a taça de Portugal, esta é a verdade.

Mas não podemos colocar a cabeça na areia, fingir que nada se passa e assobiar para o ar dizendo apenas e só, “falta muito campeonato”. Há que refletir e alertar, na medida do possível, enquanto é tempo, porque depois das coisas acontecerem é muito fácil vir a terreiro e dizer aquela coisa completamente inútil do “eu bem tinha avisado”. Sempre o defendi e várias vezes aqui escrevi neste blog, considero muito mais relevante para a boa reflexão do Portismo analisar, refletir e alertar ANTES das coisas acontecerem porque depois é muito fácil colocar-nos do lado de quem ganha ou malhar em quem perdeu.

Posto isto, creio que é inegável e até útil que neste momento TODOS (jogadores e treinador entenda-se!) tenham bem a noção de que o atual momento é necessariamente de pressão, e que essa pressão apenas pode ser aliviada com vitórias, objetivos cumpridos e boas exibições. Existem várias profissões em todo o mundo, umas mais bem remuneradas, outras bem menos remuneradas. A verdade é que a profissão de futebolista e de treinador de um clube com a dimensão do FC Porto é uma profissão principescamente paga, em comparação com a média do país, direi mesmo que é uma profissão galacticamente paga. A altura neste momento é de todos justificarem o seu ordenado, a sua qualidade e os seus pergaminhos enquanto profissionais de futebol.

Por muito que analisemos e incorporemos outros fatores extrafutebol, por muito que dissertemos sobre o porquê de algumas equipas beneficiarem de penalties ao minuto 96 e de nós em jogos onde o adversário faz anti-jogo do início ao fim apenas termos 3 minutos de compensação, por muito que digamos que uns jogam em campo emprestado e nós sempre na casa original, por muito que reflitamos sobre um qualquer berger que depois de rematar para dentro da sua própria baliza aparenta um ar de quem se está a c**** completamente para a própria equipa e que contra nós haja jogadores de outras equipas que são capazes de se c**** todos para evitar todo e qualquer lance de perigo, a VERDADE NUA E CRUA é que:
  1. Sim, estamos com a “corda no pescoço”, na medida em que errar mais nas próximas semanas pode levar-nos a uma situação extremamente difícil em que podemos passar para aquela fase do “ainda falta muito campeonato mas é preciso os outros perderem 4, 5 ou 6 pontos para nós lá chegarmos”;

  2. E sim, estamos com a “corda no pescoço” por nossa exclusiva responsabilidade, por culpa própria portanto. Quando empatamos com o ultimo classificado e não fomos capazes de capitalizar uma jornada de derby para ganhar vantagem a um dos rivais diretos, já para não falar da eterno bloqueio que começa já a ser psicológico na ilha da Madeira, em todas essas situações fomos MUITO incompetentes. O desperdício de 6 pontos, sendo 2 deles completamente incompreensíveis (moreira de cónegos) coloca-nos numa situação de extrema pressão por culpa própria.
Não deixa também deixa de ser verdade que esta é uma “corda” que ainda está muito longe de estar apertada e que apenas dependemos exclusivamente de nós próprios para nos libertarmos dela. Há que olhar para as coisas num sentido prático, realista e muito conservador. Temos de colocar na cabeça que os nossos rivais diretos ganharão todos os jogos até janeiro, mês onde nos deslocamos a alvalade e onde se pode decidir muito do título de campeão nacional. Dito por outras palavras, temos 5 pontos de desvantagem para o scp, necessitamos em primeiro lugar de reduzir a desvantagem para 2 pontos quando formos regularizar o calendário na ilha da Madeira (tenho a mesmo otimismo quando vamos jogar à Madeira ou ao Camp Nou!) e obviamente não ceder qualquer ponto nos outros desafios que temos pela frente. Para ajudar à festa teremos mais uma deslocação à Madeira para jogar com o Nacional na Choupana, um estádio em que as coisas têm corrido mal nos últimos anos. A verdade é que não podemos falhar em nenhum desses momentos.

Numa altura tão precoce da época, é triste já estar de calculadora na mão, mas em abono da verdade creio que se a vantagem para os de alvalade aumentar para mais de 2 pontos até irmos lá ficaremos em muito maus lençóis. Posto isto só temos uma saída: ganhar, convencer e jogar futebol que respeite todos os sócios e adeptos! Não podemos perder mais pontos...

PS - Na 4ª feira, temos também a possibilidade de dar um grande passo rumo aos oitavos-final. Jogar em Israel tem de ser encarado com a máxima seriedade sob pena de termos problemas e de também complicarmos a nossa situação na CL. Esta é mesmo a altura de todos justificarem as elevadas expetativas dos adeptos para esta época. Não nos desiludam!!!

5 comentários:

  1. Concordo com o apelo geral do texto. É preciso competência, muita competência nos tempos que se avizinham, sob o risco de penhorarmos esta época, caso não estejamos ao nosso nível.

    Mas do que vi até agora, penso que o dramatismo é exagerado. Há pouco mais de 1 semana, estavamos em 1º na Liga, em 1º no grupo da Champions, na próxima eliminatória da taça, e obviamente na taça da liga. O campeonato é uma maratona, não 100m. Empates existirão mais, quer nossos (infelizmente), como dos rivais. Compete-nos empatar menos do que eles. Temos essa obrigação!

    Por muito que nos queiramos centrar apenas na competência, tem havido um aspecto, quer esta época, como na anterior, que é importante para um campeão, e que Lopetegui parece efectivamente não ter. Chama-se estrelinha.

    Se analisarmos todos os nossos empates (não falo com o Marítimo porque não tive a oportunidade de ver o jogo), quer Moreirense, Braga e Dinamo, umas vezes em vantagem, outras lá perto, em todos esses jogos tivemos tudo na mão para vencer, e um ressalto, um charuto certeiro ou um pé sempre no local da bola impediram-nos os 3 pontos. Quem vê aquele 2º golo dos mouros contra o Tondela, só pode rir, pois quando comparamos com os nossos adversários, nunca temos benesses daquelas. O redes está sempre em forma, os centrais concentrados, até médios manhosos fazem os melhores jogos da época.
    Do lado contrário, apenas com o Estoril se pode dizer que o jogo correu muito melhor do que a exibição.

    Algo off-topic, mas não posso deixar de referir o grande erro estratégico que foi o adiamento do jogo da Madeira. Podia-se e devia-se ter jogado no Domingo à tarde. Do ponto de vista táctico nada a opor. Ganhamos tempo para o jogo da Champions e vamos mais preparados e descansados. Contudo, depois do boost psicológico que a jornada anterior tinha sido para a lagartagem, nada como lhes aliviar a pressão imediata, para eles se sentirem mais confiantes. Como sabemos do Jesus, e ao contrário de nós, ele não terá qualquer problema em abdicar de Europa ou Taças, para jogar 1 joguinho semana a semana. O que conviria bastante ao depauperado plantel leonino.

    Cumprimentos,

    Hugo

    ResponderEliminar
  2. Siceramente não creio que ganhemos o campeonato depois de perder pontos estúpidos e com os outros a serem ajudados não há volta a dar.

    ResponderEliminar
  3. Luis Gonçalves Vieira02 novembro, 2015

    Mais um alerta oportuno para quem está à espera que o bruxo de Fafe lhe resolva os problemas!... Depois de tanto marasmo, rezas e malapatas, chegou a ocasião da lucidez, de dar ao litro e sair da sombra da bananeira. Nenhum anjo te ajuda se não souberes agir a preceito... pois sem asas ninguem pode voar. É preciso dar a volta;
    para continuarmos a acreditar na reconquista do título... caso contrário, voltaremos a repetir o descalabro da época anterior!
    Se for necessário consultem um psiquiatra...
    Em suma, acabem duma vez com a "depressão" que vos tolhe... antes de serem tolhidos pelos olharapos e lobizomens!
    - Despertem;lutem; bocejem e levantem-se... pois já chega de "sorna"!

    ResponderEliminar
  4. Pede-se e exige-se competência. A continuar a incompetência, mais vale contratar alguém que a tenha para preparar atempadamente a próxima época.

    ResponderEliminar
  5. Não é preciso chamar a calculadora para pensarmos no futuro.
    Estamos em Novembro e irão ser Liga, Champions e Taça até Janeiro.
    Não se pode bi-polarizar o nosso estilo de jogo nuns jogos para outros.
    Temos de ter a tal "potência" para cada jogo.
    É para isso que se tem 2 jogadores por cada posição.
    E como o caro Luís Gonçalves Vieira disse, é preciso despertar.
    Dar o chuto na parede e dizer: "Já chega disto, estou farto!"
    Com este espírito essa corda chegará a ser queimada.

    Abraços!

    ResponderEliminar