16 novembro, 2015

DESMISTIFICANDO MITOS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Ao longo das últimas décadas de sucesso do FC Porto, construiu-se uma série de mitos baseados em mentiras que muitas vezes repetidas acabariam por se tornar verdades. Mitos que foram suportados por muitos anti-Portistas mas que também, estranhamente ou talvez não, também foram alimentados por muitos Portistas.

Ao longo da minha existência sempre me habituei a ouvir uma série de mitos relacionados com o meu Clube, a maioria deles apenas tinha um único objetivo: desvalorizar todos os méritos do FC Porto enquanto clube, atribuindo o sucesso do clube a fatores extra que nada tinham a ver com simplesmente ter melhores jogadores, treinadores, dirigentes e Presidente.

Dito de uma forma muito simples, defendo hoje o que sempre defenderei no futuro e aquilo que sempre defendi no passado. Por muitos fatores externos que possam existir, há algo que para mim é completamente indesmentível: o sucesso de um clube tem a ver sobretudo com uma fórmula muito simples de apresentar mas extremamente complicada para materializar na realidade (ou seja, dizer é muito fácil, fazer é incomparavelmente mais difícil): MELHOR PRESIDENTE + MELHORES JOGADORES + BOM TREINADOR = SUCESSO. Foi com base nessa fórmula que o FC Porto teve tanto sucesso interna e externamente ao longo das últimas décadas. Não foi pelos árbitros, pelo apito dourado ou acastanhado, pelo estado do relvado, pela humidade relativa do ar ou por outro qualquer fenómeno que o FC Porto se tornou o sucesso que hoje lhe permite ter por exemplo um orçamento de 90 milhões depois de uma época em branco em termos de títulos. Porque no fundo é isso que acaba por definir muito acerca da dimensão de um clube... O Real Madrid nos últimos 7 anos apenas foi campeão uma única vez e continua ano após ano a investir forte e feio porque é um grande clube. Claro, também há os City´s e PSG´s que não sendo históricos do futebol europeu têm investidores por trás a bancarem muito e bom dinheiro.

Um dos últimos mitos que se criou no universo do futebol português com a anuência de muitos Portistas foi o mito de que Paulo Fonseca teria sido um "coitado" que apenas não teve sucesso no FC Porto por culpa exclusiva da SAD e Presidente que lhe deram um plantel ao nível da 2ª divisão. Sedenta de apontar más escolhas a Pinto da Costa e à SAD do FC Porto, a comunicação social lisboeta anti-Portista criou um mito envolto em muitas inverdades relacionado com a passagem do treinador português pelo clube azul e branco.

Ao longo do último ano e meio fui ouvindo muitas vezes que Paulo Fonseca não teria tido mínimas condições de sucesso no clube, nem tinha sido o principal responsável pelo insucesso do FC Porto, mas sim Pinto da Costa e a SAD Portista, fui ouvindo que a demissão de Paulo Fonseca tinha sido o assumir do fracasso da parte de Pinto da Costa, fui ouvindo que a SAD e Pinto da Costa tinham tratado mal Paulo Fonseca não lhe dando as condições mínimas que teriam dado a outros treinadores nomeadamente ao nível do apoio institucional que um Presidente deve dar a um treinador. Fui ouvindo tudo isto com apenas um único objetivo por parte da escumalha da comunicação social lisboeta anti-Portista: malhar em Pinto da Costa, o grande responsável pelo esgotamento de tantos stocks de comprimidos para a azia nas últimas 3 décadas de intenso domínio e sucesso azul e branco.

Na entrevista dada este fim-de-semana a um meio de comunicação por sinal completamente hostil ao FC Porto, a denominada “bíblia do futebol português”, Paulo Fonseca desmistificou pela sua própria boca alguns dos mitos que fui ouvindo ao longo do último ano e meio. Desde ter dito que devia ter dado o passo Braga antes de ter rumado ao Dragão por não estar completamente preparado para um “ferrari” chamado FC Porto, passando por ter dito que no FC Porto “nunca me senti desapoiado pelos dirigentes e o presidente sempre esteve do meu lado e tentou demover-me da intenção de sair, porque fui escolha dele”, terminando com uma declaração esclarecedora dizendo “se calhar não estava tão bem preparado, passado este tempo assumo que as coisas podiam ser diferentes se me tivesse preparado melhor”.

Com esta entrevista, Paulo Fonseca reafirma claramente que não foi demitido, mas sim demitiu-se por não aguentar a pressão de treinar um clube com a dimensão do FC Porto e disse claramente que não estava tão bem preparado como devia para o desafio que lhe foi colocado. Ou seja, humildemente assumiu que errou muito e foi dos principais responsáveis pelo insucesso do FC Porto na época 13/14. Acrescento apenas que naquela época é verdade que não tínhamos as opções que por exemplo tivemos o ano passado e temos este ano mas também é verdade que no plantel de 13/14 havia Helton, Danilo, Alex, Mangala, Otamendi, Maicon, Fernando, Lucho, Josué (em termos de qualidade teórica será Josué muito diferente de André André?), Carlos Eduardo, Ricardo Quaresma, Jackson Martinez e Varela. Tínhamos matéria-prima para não fazer a vergonha de época que fizemos, a todos os níveis. E Paulo Fonseca, juntamente com Luís Castro, foram também culpados por esse insucesso...

PS - Outros mitos relacionados com este poderiam ser desfeitos por completo mas fica para outro post. O mito de que qualquer um que se sente no banco do FC Porto é facilmente campeão, o mito de que os jogadores apenas rendem no FC Porto e não dão nada quando vão para outros clubes no estrangeiro, o mito de que os treinadores do FC Porto apenas ganham títulos e têm sucesso no clube, etc, etc. Tudo mitos inventados na sua maioria por porcos anti-Portistas com uma agenda muito própria.

7 comentários:

  1. A desvalorização do plantel do Paulo Fonseca, pela imprensa vermelha e verde, tem um único propósito: Colocar pressão no Lopetegui. E como se vê nos blogs portistas, o sucesso tem sido estrondoso, tal a quantidade de portistas que come e regurgita alegremente este engodo.

    Como pessoa, Paulo Fonseca é, e acredito que sempre será, um homem honesto. Tenho o máximo respeito por ele. Já como treinador,na perspectiva de uma equipa grande, é um verdadeiro desastre. Um homem que veio para o FCP impor uma lógica de duplo pivot defensivo, que conseguiu fazer do Lucho um jogador perdido no campo e do Otamendi um buraco na defesa, que mais se pode dizer.

    Aliás, a saída ignóbil do Lucho pela porta dos fundos a meio da época, coincide com o naufrágio da equipa.

    Para quem não se lembre, com o Paulo Fonseca, começamos bem a temporada, vencendo a supertaça convincentemente e dominando o campeonato na primeira volta como líderes destacados. Só depois é que o treinador (culpado ou não da saída do Lucho?) infelizmente não soube ter pulso na equipa, com os resultados conhecidos. Quanto ao plantel, concordo que não desse para ganhar a champions, mas era mais do que suficiente para as competições internas.

    ResponderEliminar
  2. O PF demitiu-se não uma, mas sim 3 vezes e PC é que foi teimoso em o manter. Fora uma aposta pessoal e PC tentou a todo o custo provar que ele estava certo. E é óbvio que PF não estava ainda pronto, preparado para assumir o cargo de Treinador do FCP.. mas, também foi óbvio que o SLB em 2014 foi levado ao colo para ser Campeão, tal como depois foi óbvio que tudo foi feito por outro lado para o fazer BI-Campeão ao fim de 31 anos de seca extrema!!

    Quem tem memória e percebe de futebol, sabe que tudo isto é verdade. E, é lógico que numa entrevista á Bolha, o PF não ia estar a ser mal educado e dizer que foram os árbitros da APAF vermelhusca quem o derrotaram. Mas que nós sabemos que é verdade, sabemos.

    ResponderEliminar
  3. A minha opinião é muito parecida com a sua.
    O mito que Paulo Fonseca não tinha jogadores, é uma falácia que só enfia quem quiser.
    O grande problema é que a tal formula simples que menciona e é verdadeira é que tal como actualmente temos O melhor Presidente + Os melhores jogadores e falta-nos o terceiro elemento, que parecendo que não poderá não ser determinante para ganhar, mas é determinante para se perder.

    ResponderEliminar
  4. Indefectível16 novembro, 2015

    O Prof. Fonseca, sobre o FC Porto, já esclareceu tudo há alguns meses. Ver link abaixo. Não tenho nada a acrescentar...

    http://www.record.xl.pt/entrevistas/detalhe/por-algum-motivo-o-fc-porto-foi-buscar-16-jogadores-novos-940243.html

    ResponderEliminar
  5. O mito PF também é para limpar a roubalheira, sim roubalheira que foi feita ao Porto nesse mesmo ano apesar de não jogarmos nada. Quem não se lemmbra do penalti no Estoril 1m e meio fora da área? Quem não se lambra da roubalheira no salão de festas do ASD que para além de cortar um contra ataque quando Jakson ia isolado para baliza não marcou 2 penaltis escândalosos a favor do Porto.O grande mal do PF foi esse mesmo, não denunciar estas e outras roubalheiras que nos fizeram apesar do nosso futebol ser fraco. O que eles querem é pôr os Portistas a comer palha como fazem aos lampiões/lagartos, falam do apito iventado para justificar o fracasso de anos e anos a serem humilhados e pelos vistos há muitos Portistas que vão na conversa dos meios de descomunicação social de lisboa, acordem Portistas deixem-se de ser burros como os de lá de baixo. Vejam que ainda ano passado se não fosse a roubalheira que foi tinhamos ganho o campeonato a brincar e que este ano a roubalheira mudou de lado na 2ª circular com medo que o jasus denuncie mais coisas para além dos vouchers. Vejam lá se eles falam nos vouchers?? se fossemos nós nem queriam saber dos atentados em Paris só falariam disso até a exaustão para criar pressão nos árbitros e para dar palha aos burros que é o que eles fazem melhor, acordem e deixem de ler os pasquins e de lhes dar cliks que vão ver a vossa sanidade mental melhorar a olhos vistos.
    Nós somos muito melhores e vamos continuar a sê-lo, basta ver na Europa os resultados deles para perceber que se não fossem empurrados, ajudados em Portugal seriamos nós sempre a ganhar sem margem para quaisquer dúvida, acordem e deixem de ir na conversa desses invejosos, resabiados e fdp, chega acordem de uam vez por todas!
    Basta o Braga ganhar-lhes para verem que eles vêem logo dizer mal do PF, é uma cambada de hipócritas sem escrupulos que para manter a mentira de certos mitos não olham a meios e repetem-na muitas vezes para passar a ser verdade na cabeça dos burros e só mesmo na cabeça dos burros porque em gente normal isso não acontece.

    ResponderEliminar
  6. Eu felizmente já nem gasto uma ponta da minha retina a ver esses pasquins |excepto os comentários dos nossos 2 Portistas|.
    De resto Paulo Fonseca não preparou bem a época, nunca se sabe se tivesse mais 2 jogadores no plantel, a ver se não haveria diferença...
    Os "ses" desta vida.
    E também acho que faltou aquela resistência, em termos futebolísticos para que os resultados fossem melhores.

    ResponderEliminar
  7. Eu também não me esqueço que na época 13/14 o FC Porto foi gravemente prejudicado em vários jogos… Assim de repente, lembro-me que a primeira vez que perdemos pontos na amoreira foi num jogo que acabou empatado a 2 golos, em que os 2 golos do Estoril foram ilegais, o primeiro num dos penalties mais inacreditáveis que vi marcar na vida (Otamendi estava um metro fora da área) e o segundo o avançado estorilista em posição de fora-de-jogo…

    Também me lembro que no galinheiro o sr. Soares Dias marcou uma falta a meio campo a favor do FC Porto, quando Jackson seguia isolado para a baliza adversária, ignorando completamente o beneficio da dúvida. E que não marcou 2 penalties a favor do FC Porto…

    Tudo isto é verdade, mas não deixa de ser verdade que também fomos muito incompetentes e acabamos a 13 pontos da liderança, e em 3º lugar a 6 pontos de uma equipa com plantel bem inferior ao nosso.

    No ano passado sim, podemos dizer que a diferença de 3 pontos a que ficámos do 1º lugar pode muito bem ter sido fortemente influenciada por erros graves de arbitragem todos no mesmo sentido ao longo do campeonato.

    ResponderEliminar