25 novembro, 2015

HUMILHAÇÃO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC PORTO-DÍNAMO KIEV, 0-2

UEFA Champions League, Grupo G, 5.ª jornada
ter, 24 Novembro 2015 • 19:45
Estádio: Dragão, Porto
Assistência: -


Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha)
Assistentes: Roberto Alonso e Juan Yuste; Jesús Gil Manzano e Carlos Del Cerro (Espanha)
4.º Árbitro: Angel Nevado Rodriguez (Espanha)

FC PORTO: Casillas, Maxi Pereira, Martins Indi, Marcano, Layún, Danilo Pereira, Rúben Neves (c), Imbula, Tello, Aboubakar, Brahimi.
Suplentes: Helton, Herrera, Evandro, André André (46' Maxi Pereira), Corona (67' Imbula), Bueno, Dani Osvaldo (67' Brahimi).
Treinador: Julen Lopetegui.

DÍNAMO KIEV: Shovkovskiy (c), Danilo Silva, Khacheridi, Dragovic, Antunes, Sydorchuk, Rybalka, Garmash, Yarmolenko, Júnior Moraes, Derlis González.
Suplentes: Rybka, Miguel Veloso, Petrovic, Gusev, Buyalskiy (84' Sydorchuk), Belhanda (78' Derlis González), Teodorczyk (86' Júnior Moraes).
Treinador: Serhiy Rebrov.

Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: Yarmolenko (35’ pen), Derlis González (64’).
Disciplina: cartão amarelo a Danilo Silva (36'), Garmash (38'), Sydorchuk (68').

Começo esta crónica com uma pergunta: Que palhaçada é esta, Sr. Lopetegui? O FC Porto que eu vi nesta noite foi talvez o pior FC Porto das duas últimas épocas com o actual treinador.

Primeiro porque, fora os 20 minutos iniciais, o FC Porto jogou para o empate e caiu que nem um anjinho na teia montada pelos ucranianos. Uma equipa ucraniana, diga-se de passagem, muito bem organizada, acutilante e venenosa.

Segundo porque após a má primeira parte em que não conseguiu criar uma única oportunidade de golo, ficando-se por duas ou três ameaças nos 20 minutos iniciais, o FC Porto foi uma equipa banalíssima aos pés do D. Kiev.

Terceiro, não compreendo nem ninguém compreende a opção inicial de deixar no banco o nosso melhor jogador do meio-campo no banco num jogo de exigência máxima: André André. Inicialmente perguntámo-nos porquê. E especulámos todos que pudesse ser por motivos de ordem física, atendendo às declarações de Lopetegui depois do médio ter sido muito utilizado nos jogos da selecção. Mas depois de Lopetegui dizer no fim deste jogo que André André não foi opção inicial apenas por decisão sua, eu fico pasmado com esta decisão. E a segunda parte veio dar razão. Mas já lá vamos.

Quarto, depois da calinada inicial de não colocar André André, no início da segunda parte foi pior a emenda que o soneto. Retirou Maxi Pereira, outro jogador que é essencial no onze deste FC Porto, colocou André André e baralhou a defesa toda como se estivesse a fazer uma saladinha de frutas: Layún foi deslocado para lateral direito, Danilo Pereira para central e Indi para lateral esquerdo. Que salada!!!

Repito a pergunta inicial: Que palhaçada é esta, Sr. Lopetegui?

O resultado só poderia ser catastrófico. Uma humilhação em pleno Estádio do Dragão, numa noite em que o resultado não foi mais vergonhoso por sorte. E não me venham falar nas duas bolas nos postes da equipa ucraniana porque o D. Kiev também teve uma no poste antes do primeiro golo e oportunidades flagrantes de golo. O FC Porto fez uma exibição péssima, paupérrima, de fazer corar de vergonha qualquer portista.

Por falar em portistas, pude constatar no estádio que os adeptos estiveram sempre com a equipa, apoiando do início ao fim e nunca ouvi assobios excepto depois do jogo acabar. Destaco o apoio incansável que as claques deram em prol da equipa durante os 90 minutos. Portanto, não foi pela massa associativa que o FC Porto perdeu o jogo. Não foi pela massa associativa que o FC Porto teve a noite miserável que todos vimos. Foi sim, por mais uma vez erros clamorosos cometidos por um treinador que teima em cometer erros atrás de erros.

Quanto a Lopetegui apraz-me dizer o seguinte. A dada altura, numa entrevista do saudoso Mestre José Maria Pedroto ao jornal "LÉquipe", em 1979 ele dizia o seguinte:
  • "Prescindir de um jogador nuclear, que é o motor da equipa, é um erro, se não se dispõe de um sistema de jogo que garanta, independentemente dos jogadores em campo, o controlo da partida (...)"
Mais à frente continuava o Sr. Pedroto:
  • "Defendo a rotatividade, mas esta só é possível quando se tem no plantel jogadores que garantam um sistema de jogo equilibrado, que seja, ao mesmo tempo, constante e flexível, capaz de se ajustar às situações de jogo e às necessidades de gestão da época. Mudar por mudar não é promover a rotatividade, é inventar (...)"
Só nestas duas declarações do Mestre temos escarrapachados dois erros de palmatória deste treinador que tudo teve para vencer e até agora nada conseguiu. Na primeira declaração do Sr. Pedroto vemos o erro crasso do treinador basco cometido ontem. Na segunda, os erros grosseiros do mesmo na época passada. Tirem as vossas conclusões porque eu já tirei as minhas.

Venham agora os críticos e defensores dizer o que entenderem mas depois de ter dado bastante crédito a Lopetegui, como dou sempre a qualquer treinador do FC Porto, para mim este senhor pode ter guia de marcha. Ou a qualquer momento ou no fim da época.

Inconcebível fazer as opções que fez no início de cada parte do jogo de ontem. E depois perdendo o controlo total, lançou dois avançados que andaram para lá aos papéis no meio duma equipa sem rei nem roque.

Custa-me perceber outra coisa.

A um treinador português que foi lançado às feras no FC Porto, após uma grande época nacional e europeia, recebe uma equipa campeã europeia de Liga Europa e que tinha vencido tudo, é- lhe retirado o grande ponta de lança da equipa no fecho do mercado, joga uma época inteira sem ponta de lança, é campeão nacional e na época seguinte, é-lhe novamente retirado, depois do fecho do mercado, a estrela da equipa, joga com um plantel curto e desequilibrado, recebe em Janeiro dois jogadores em fim de carreira, cheios de lesões e limitados, volta a ser campeão nacional, não recebe jogadores em condições e que possam criar uma equipa de dimensão europeia.

A um treinador basco são-lhe dadas todas as condições, satisfeitas todas as suas exigências, jogadores contratados de grande craveira e de qualidade excepcional, tudo para ser campeão nacional e candidato a vencer todas as provas, vai no segundo ano sem vencer NADA, arriscando-se a outra época com mais um ZERO bem redondo em títulos e continua como se nada fosse. Incrível!!!

Eu pergunto o que teria feito Vítor Pereira com este plantel e com o plantel da época passada. Se Vítor Pereira fez, por incrível que pareça, omeletes sem ovos, com estes ingredientes todos, teria feito muito mais, não acham? Com quem Liedsons e Izmaylovs é campeão nacional, com craques e estrelas teria todas as condições para grandes épocas internas e além-fronteiras. Estarei a especular? Não. Estou apenas a expor a diferença entre um treinador competente e de grande qualidade e um treinador banal e incompetente.

Vamos ao jogo mas por pouco pois não tenho vontade nenhuma em comentar a miséria que vi in loco. Numa só noite, os dragões comprometeram tudo. Comprometeram a qualificação, 7 milhões de euros (1.5 milhões pelos 3 pontos de ontem e mais 5,5 milhões pela passagem aos 1/8 de final da prova) e vêem-se agora obrigados a vencer em Stamford Bridge para continuarem em prova.

Ora juntando ao facto de ser muito difícil vencer o Chelsea de José Mourinho no seu reduto, apesar do mau momento dos londrinos, acresce o facto do FC Porto nunca ter vencido em terras de Sua Majestade. Portanto, depois do trabalho todo feito até à 4ª jornada da fase de grupos da liga milionária, um trajecto quase imaculado, com a liderança do grupo e com 10 pontos, o FC Porto com a derrota de ontem, previsivelmente irá terminar no 3º lugar e irá, ao que tudo indica, para a Liga Europa para fazer mais uns joguinhos.

Venham agora os crentes dizer que acreditar até ao fim é o lema, dizer baboseiras SOMOS PORTO, SEM IGUAL, SEMPRE PREPARADOS, TUDO NOSSO NADA DELES, blá, blá,... deixem-se de clichés e de frases feitas. Isso não serve para nada! ZERO!!! Apenas serve para encher chouriços.

Passando ao jogo propriamente dito… O Dínamo entrou muito retraído, na expectativa, dando o controlo do jogo ao FC Porto que inicialmente teve intenção de marcar, mas foi sol de pouca dura pois a partir dos 20 minutos, o FC Porto relaxou e acreditou que os ucranianos não davam mais do que aparentemente mostravam. Erro crasso.

Grande armadilha e grande estratégia para jogadores inocentes e ingénuos e para um treinador incompetente. Os ucranianos, venenosos, transfiguraram-se por completo e apanharam desprevenidos os Dragões. Primeiro aos 28 minutos com uma bola estrondosamente a bater no poste de Casillas e uma recarga que só não deu golo porque o jogador ucraniano deve ter calçado as chuteiras ao contrário. Depois o penalty claro e ingénuo cometido por Imbula aos 34 minutos.

Aberto o activo aos 35 minutos, restava ao FC Porto ir para cima do adversário mas não. Os ucranianos tinham a teia bem montada e o FC Porto não conseguiu soltar-se e criar qualquer oportunidade de golo até ao intervalo.

Além disso, desde que Lopetegui está no Dragão nunca assistimos a uma remontada. Ficou-se por duas tentativas (uma em Kiev e outra em Moreira de Cónegos). Mais uma contrariedade para os Dragões e uma barreira psicológica difícil de contornar.

Depois a palhaçada no início da 2ª parte e jogar sem rei nem roque que, apesar de tudo, ainda causou alguns calafrios na baliza do Dínamo mas na defensiva estava uma equipa do FC Porto tão desequilibrada como um trapezista alcoolizado.

Sem um fio condutor de jogo e sem uma estratégia, os Dragões revelaram-se trapalhões, precipitados, com investidas sem qualquer organização, confiando na sorte. E aos 66 minutos, numa perda de bola infantil e burra de Brahimi (mais um flop da noite), Derlis fugiu pela esquerda, passou como quis por Danilo e rematou para Casillas defender e dar um frango monumental. Estava feito o o 0-2.

Então entraram a 20 minutos do fim Corona, completamente desenquadrado com o jogo e com a equipa, e o homem da fitinha para atrapalhar e ser mais duas pernas na defensiva contrária. Nada trouxeram, apenas aumentaram a balbúdia.

O D. Kiev foi muito superior em todos os capítulos do jogo. Pelo FC Porto fica o registo de duas bolas nos ferros da baliza ucraniana, enviadas pelos jogadores contrários mas os Dragões não se livram de uma das piores exibições que há memória no seu estádio.

O FC Porto volta a perder no Dragão para a Champions League dois anos depois. A última derrota tinha acontecido a 22 de outubro de 2013 frente aos russos do Zenit.

Os Dragões deslocam-se a Aveiro no próximo Sábado para defrontar o Tondela. Iremos ficar a perceber até que ponto esta derrota vai ou não abalar a equipa e veremos se o Sr. Lopetegui deixa de uma vez por todas de inventar.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Está tudo em aberto”

No final do da partida desta terça-feira, em que o Dínamo Kiev impôs a primeira derrota da época ao FC Porto (0-2), Julen Lopetegui era um treinador insatisfeito com a exibição da equipa. Para o treinador espanhol, os Dragões tiveram uma boa entrada, mas o penálti que aos 35 minutos colocou os ucranianos na frente do marcador mudou a face do jogo. Apesar de as contas do apuramento para os oitavos-de-final terem ficado um pouco mais complicadas, Lopetegui acredita que “está tudo em aberto” e que o FC Porto tem capacidade para ganhar ao Chelsea em Stamford Bridge.

“Tivemos um bom início, estivemos melhor até aos 20 ou 25 minutos, não deixámos o adversário jogar, mas não conseguimos abrir o marcador. Depois sofremos o penálti que mudou completamente o jogo, pois permitiu que o Dínamo crescesse, enquanto nós baixámos em confiança, em tranquilidade e em rendimento; não fomos capazes de reagir à adversidade. Na segunda parte, estivemos em cima deles e, quando tentávamos o empate, eles marcaram o segundo golo. A partir daí, fomos precipitados, atacámos mal, tivemos pressa em chegar à baliza. Não foi um bom jogo da nossa parte”, analisou o treinador espanhol, em declarações no final da partida.

Para Lopetegui, não foi apenas o penálti que penalizou a equipa. A sorte também foi madrasta com o FC Porto, que viu duas bolas baterem nos postes da baliza ucraniana e o árbitro “não marcar um penálti claro sobre o André André ao minuto 53, que podia ter mudado a face do jogo”.

Com este resultado, as contas do apuramento para a próxima fase ficam adiadas para a derradeira jornada do grupo G frente ao Chelsea, em Londres. Lopetegui admite que a missão dos portistas “é difícil, mas não é impossível”. “Sabemos que não é fácil, mas acredito que temos capacidade para ganhar esse jogo e seguirmos em frente na prova. Está tudo em aberto para todas as equipas”, defendeu.

A derrota com os ucranianos coloca um ponto final na série portista de 20 jogos sem perder. O treinador portista reconhece que as derrotas “pesam sempre, são difíceis e duras de assimilar”, mas aponta já baterias para o encontro de sábado com o Tondela, no Municipal de Aveiro: “Amanhã temos que levantar a equipa. Temos uma jornada da Liga Portuguesa muito importante e depois queremos dar uma boa resposta na outra partida da Champions”.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

14 comentários:

  1. Foi um jogo de merda absoluto. Quantas oportunidades tivemos ? Treinador fora como alguns jogadores também . Fomos fraquinhos . Extremos paneleiros, que jogam 5 minutos por jogo. Já chega !!! Não criamos ocasiões nenhumas , não rematamos , não metemos ninguém na área adversária. Tinha tanto gosto em ver o jogo, e foi de uma nulidade total . Que seca ! Que se lixem , não merecem o nosso apoio ...

    ResponderEliminar
  2. ideias,automatismos.velocidade,garra,criar desequelibrios,remates a baliza perigosos. circular a bola com os olhos na baliza(adversaria)em suma futebol de qualidade andou arredio da nossa equipa.os erros são humanos mas a repetição destes sr. "treinador do f.c. Porto" revela falta de competencia para o cargo.

    ResponderEliminar
  3. Está na hora de mudar tudo. Alguém ouviu o Antunes jogador do kiev? Ele disse tudo, e até fiquei contente porque assim já não penso que sou demasiado exigente com a nossa equipa. Ele falou de jogo me previsível , jogo lento com pouca intensidade , linhas afastada entre os defesas e os médios, espaço nas costas dos laterais...enfim tudo o que está à vista de qualquer apreciador de futebol. Vai ser o mesmo filme que o ano passado . Pontos perdidos com equipas graças, duas ou três oportunidades por jogo. Fodes!!!! Ontem não criamos oportunidades nenhumas tirando aquele remate a trave. Parece que andamos a passear em campo. Precisamos de jogo mais vertical sem ser passes longos . O brahimi fez um jogo horroroso mas não o tiras para meter um Osvaldo que só sabe cometer faltas e perder tempo. E porquê que ele não meteu logo de início o André ? Ele tem sempre a mania de inventar num jogador ou outro. Já chega ! Rua ! A nossa direção anda cega! Mudos ... Sempre terei gosto em acompanhar o Porto, mas fodes, desde do A.v.B que não sinto prazer em vê-los jogar tirando uns jogos de vez em quando. Onde está a raça?! A imprevisivilidade? Mau foi mau de mais !

    ResponderEliminar
  4. Bem, é sempre um bom dia para regressar a este Blog. Onde andam os defensores desta merda de treinador que temos no banco?! Venham cá justificar isto , agora! Puto de gajo mais fraco. A mim, "anónimo", nunca me enganou! Um merdas, não vale um caralho!

    ResponderEliminar
  5. O jogo de ontem foi desastroso demais para ser verdade. Para mim, pior ainda do que o de Munique, onde ainda existiam atenuantes (adversário poderoso e equipa desfalcada).

    Não posso no entanto subscrever esta fúria contra um treinador que na Champions, tem sido um dos nossos melhores de sempre, apenas suplantado pelo Mourinho. Esteve pessimamente mal no jogo de ontem. Mas até chegar a esse dia, fez outros 13 jogos em que o Porto foi nosso motivo de orgulho na Europa.

    Compreendo perfeitamente o estado de espírito neste texto. Todos nós portistas estamos presentemente entre a letargia aguda ou a fúria sanguinária. Contudo, comparando os planteis do VP com o actual, só por desvario se pode sequer insinuar que era mais fraco do que o atual. Nem em sonhos. Basta dizer que só Hulk vale por Tello, Brahimi e Aboubakar juntos (e ainda tínhamos o Jackson no ataque). Otamendi vale pelo Marcano e o Indi juntos. E ainda existiam SÓ Moutinho e James (e depois Lucho).
    É só a diferença entre craques mundiais para os jogadores bons, mas não fora de série, que temos.

    O treinador tem (muitas) responsabilidades na derrota de ontem, mas não façam as costas do homem maiores do que o que são. Os jogadores e a própria SAD também não são inocentes neste processo todo. Os primeiros pelo pseudo-vedetismo que já mete nojo, e a SAD (e o nosso Presidente incluído) porque actualmente está muito mais preocupada nas vendas, do que visitar os jogadores ao balneário para dar um bom murro na mesa.

    Cumprimentos Portistas.

    ResponderEliminar
  6. Não sou portista de vitórias nem dos grandes momentos. Não acho que quando ganhamos está tudo bem e quando perdemos está tudo mal. Ainda assim não queria deixar passar aqui alguns aspectos que me parecem importantes:

    1.º - Dou de borla a má exibição da equipa. Há dias melhores, dias piores, dias em que tudo corre bem, dias em que tudo corre mal.
    2.º - Dou de borla as opções (más, do meu ponto de vista!) do treinador.
    3.º - Já o que eu não dou de borla nem percebo, é o seguinte: alguém achou que equipa sabia a diferença entre o 0-2 e o 1-2???? Eu fiquei com a nítida sensação de que a equipa não o sabia, e isso sim é MUITO GRAVE...induz falta de preparação dos jogos, falta de análise de todos os cenários, e a isso chama-se INCOMPETÊNCIA! E incompetência eu não posso aceitar no nosso clube.
    4.º - O que vai mal neste clube está longe de se resumir a Lopetegui. Ele é que tem que ser o "porta-estandarte" da mística e da cultura Porto? O problema vai bem mais longe....muito longe...e parece que continuamos a não querer ver, e os portistas de ocasião persistem em apenas fazer da net o seu espaço de portismo.

    SÁBADO LÁ ESTAREI EM AVEIRO....é onde me sinto bem, é onde sinto que cumpro o meu papel.
    O que falta a este clube é ter as mesmas insónias e a mesma falta de apetite que eu tenho.

    ResponderEliminar
  7. Viva,

    Foi também Pedroto quem começou a aplicar de modo sistema'tico a ana'lise estati'stica à leitura do jogo e resultados, tal como, igualmente, revolucionou o departamento médico... E, deste ponto de vista, o balanço de Vitor Pereira é catastro'fico. Em 17 jogos, no âmbito da uefa, so' ganhou 7, tendo um goal avarage negativo. Com jogadores excelentes e experientes, salientando-se, por exemplo, Hulk, foi incapaz de ganhar ao Apoel... em dois jogos.

    Não faço parte nem da sad do Porto nem de qualquer outra entidade administrativa do Porto e, por essa razão, apenas vou expôr o que me parece questionante "a quente".

    Segundo um estudo publicado pelo dia'rio "Le Monde" , salvo erro, Portugal encontra-se na 28° posição no que diz respeito às receitas de Bilheteira. Ou seja, o campeonato português não permite cobrir as despesas dum clube com dimensão internacional como o Porto ... A passagem aos oitavos é, pois, importanti'ssima. Para mim, Lopetegui falhou onde não devia ter falhado, onde não podia ter falhado. E onde tinha condições, aparentemente, para ganhar. Todavia não sera' demasiado fa'cil criticar, unicamente, o treinador?

    Concordo com o autor do texto quando escreve que até ao pénalti o Porto tem o jogo controlado. Pergunto agora: se tivesse sido ao contra'rio teria o arbitro marcado pénalti? A falta sobre André-André é pénalti ou não? O golo do empate do Di'namo é fora de jogo? O Porto devia ter entrado em campo ja' com 12 pontos. Foi o Di'namo favorizado pela arbritagem? Existem sete equipas sem sponsor. São desfavorecidas? O Valência que também não sponsor também perdeu e pelo mesmo resultado parece.

    O Herr Bayern de Munique mostrou a importância que têm os laterais. E jogadores como Danilo e Sandro não se substituem assim tão facilmente.

    Perder contra um histo'rico do futebol mundial não é nenhuma humilhação. So' a imprensa portuguesa é que pensa que o Di'namo de Kiev é um clube "fraco" e sem histo'ria.

    Se Lopetegui recuperou o presti'gio internacional que o Porto tinha perdido nos anos anteriores, não deixa de ser verdade que, quanto a mim, a não ida aos oitavos é um ponto negativo mas também não é drama'tico.

    Como ha' sempre uma primeira vez, talvez o Porto ganhe em Londres.

    E Viva o Porto!







    ResponderEliminar
  8. Sou outro aqui que não dormiu um car*lho, não é por casmurrice, é algo que não consigo evitar. Fico alterado e na cabeça revejo o jogo, arranjo resumos, vejo a repetição, puxo para trás na box, pergunto-me como é que se conseguem falhar passes assim, questiono-me que passa na cabeça de um jogador que faz um penalty assim.

    Ontem, deitei-me sem perceber qual era o plano de jogo. Havia? Só eu é que vi o Yarmolenko jogar no ultimo mes, pela ucrania? O treinador deles, nao avisou com bazófia, aos quatro ventos, da atitude que incutiu nos dele?

    Depois de sofrer o golo, como é possivel a equipa desagregar-se e deixar de jogar futebol? Não levavam preparação? Não há rotinas? Não há aviso nem sobre-aviso? Não há profissionalismo? COmo posso olhar para os meus jogadores e pensar se são eles ou clones dos infantis no lugar deles?

    Mais lentos, mais burros nas opções, previsiveis, relaxados, a sensação de preguiça, de desmotivação, ou de falta de ambição.

    Jogadores, equipa, treinador, ficaram com a imagem de terem todos subestimado o adversario. De terem preparado mal o jogo. De terem desprezado o perigo ou se preferirem, a qualidade ou determinação do Kiev em vir a conquista do que parecia dificil.

    A preparação do jogo, por parte do proprio clube, foi . "Basta um ponto", somos a maior equipa do facebook, campeonato dos likes, a unica equipa da europa que nao perdeu, entre outras mensagens fantasticas, habituais em outras paragens, mas que hoje sao a verdadeira imagem, são o brand do marketing do FC Porto, onde o cacau, disseram-me no inicio do ano, "veio para reinar".

    Não há equipa que ganhe jogos, ou títulos, por melhores treinadores ou jogadores que tenha, correndo menos que todos os adversarios, nem com tomadas de decisão piores. Por piores que sejam, algum vai haver que nos vai phoder.

    A marca de um campeão nacional, é a regularidade, contra fortes e contra fracos. Continuidade competitiva.

    A pior noticia na actualidade, é a inconstancia, a falta de regularidade. Aliada à falta de evolução/melhoria continua.

    Precisamos de ver um salto de qualidade, de automatismos, mas tambem de maturidade, nesta equipa.

    A falta de maturidade etária, não se resolve senao com o passar dos anos e acumular de experiencia. A falta de maturidade táctica, resolve-se com trabalho, com dedicação, determinação, persistencia, trabalho, mais trabalho, ainda mais trabalho, treino, treino, treino, combate, ambição, ambição, querer, querer mais, querer ainda mais.

    Todos os anos se começa do zero, hoje em dia. Todos os anos a evolução se faz de uma curva ascendente, que tem momentos positivos, outros negativos. Neste momento, já precisamos de um salto. Evoluir nao chega. Um abanão já. Isto assim, não chega. É esperar que esse salto venha, que nos mostrem o que nao mostraram ontem.

    Da nossa parte, o que nos cabe. Seguir a equipa. Apoiar a equipa. Marcar presença. A césar o que é de César. Obrigado aos mesmos de sempre, mas também a todos aqueles que na hora do aperto, aparecem e não voltam as costas ao clube.

    Hoje de manhã, os meus filhos levaram na rua logo com um sonoro "ah ah ah, perderam 2-0", ao qual iam preparadissimos para responder com um outro sonoro "nós somos do Porto quando ganha, quando empata, e quando perde! Porto até ao fim!"

    Sabado há mais.

    ResponderEliminar
  9. Viva,

    Esta' aqui um link para o que diz respeito à publicidade nas camisolas:

    http://www.sportbuzzbusiness.fr/7-clubs-sur-32-sans-sponsor-maillot-pour-luefa-champions-league.html

    Permite-me, assim, de assinar o texto anterior, ja' que me esqueci.

    Ja' repararam que no grupo do Porto ha' três equipas sem sponsor com o Porto inclui'do? E dessas três duas vivem num estado que conhece a guerra. Ou seja, o sorteio concentrou, praticamente, 50% das equipas sem sponsor no mesmo grupo.

    E Viva o Porto !

    Nuno PortoMaravilha

    ResponderEliminar
  10. Custa acreditar que o Porto fez aquele jogo
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site FAMOSAS e PLAYMATES )

    ResponderEliminar
  11. Viva o FCPorto sempre . nas vitórias e nas derrotas. Mas claro prefiro as vitórias. O porto já nos habituou a grandes feitos; pode ser que esteja reservado para Londres. Mas primeiro temos o Tondela abraços Azuis. Hernani Rocha. Açores

    ResponderEliminar
  12. Pedro Cardona, excelente crónica com a qual concordo por inteiro. Pedro, já sei que há por aí uns “iluminados” que se atiram a nós. Olha, sou suspeito a falar de mim, mas de Ti posso dizer a esses que és um grande, grande Portista! E que amamos o nosso FC Porto!
    Realço e comento:
    1) “O FC Porto fez uma exibição péssima, paupérrima, de fazer corar de vergonha qualquer portista.”
    SIM, UMA DAS PIORES EXIBIÇÕES QUE VI NO DRAGÃO! VERGONHOSA!
    2) “Venham agora os críticos e defensores dizer o que entenderem mas depois de ter dado bastante crédito a Lopetegui, como dou sempre a qualquer treinador do FC Porto, para mim este senhor pode ter guia de marcha. Ou a qualquer momento ou no fim da época.”
    SIM, TAMBÉM TENHO DEFENDIDO LOPETEGUI SEM REBUÇO! MAS ACABOU! POR MIM PODIA IR HOJE EMBORA! NÃO TEM ARCABOIÇO PARA A NOSSA EQUIPA/CLUBE!

    ResponderEliminar
  13. disses-te tudo.tenho dito a muito tempo que não temos treinador,não percebe nada de bola.ja fiz muitas vezes a comparação entre este incompetente e o vitor pereira que teve sempre de espremer a equipa ao máximo. este falhado teve carta branca para escolher o plantel e não vai ganhar nada.no fim da época rua com este gajo quer seja campeão ou não.NAO TEM ESTOFO PARA TREINAR UMA EQUIPA COMO O PORTO

    ResponderEliminar
  14. Se Lopetegui fosse realista e honesto com ele proprio só tinha hoje um caminho a seguir que era o de demitir-se. Está mais que provado que como treinador é um fracasso. É se o Presidente não consegue ver isto também tem um caminho a seguir: Demitir-se também e ir gozar o calor do Brasil. Não queira ser lembrado como aquele que deixou o clube nas ruas da amargura mas sim o dos grandes feitos e conquistas de que todos nós nos orgulhamos. Custa....mas a idade não perdoa!

    ResponderEliminar