10 novembro, 2015

IMAGINEM...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

  • Imaginem se o FC Porto oferecesse um kit a árbitros que incluísse jantares a árbitros, fiscais de linha e até observadores, bem como visitas ao museu BMG e camisolas oficiais do FC Porto...
  • Imaginem se o treinador do FC Porto se dirigisse num tom ameaçador a um 4º árbitro dizendo as seguintes simpáticas palavras em relação ao árbitro principal desse jogo: “Eu conheço-o bem! Eu sei muita coisa do ano passado…”...
  • Imaginem se dias depois esse mesmo treinador do FC Porto se referisse a essas afirmações apenas dizendo que “a muita coisa que sabia do ano passado” se resumia a uma expulsão sua num jogo em moreira de cónegos (em que curiosamente um jogador do moreirense foi expulso por “palavras”)...
  • Imaginem se o FC Porto perdesse por 3-0 frente a uma equipa albanesa de nome quase impronunciável que ocupa o brutal 191º lugar do ranking da UEFA e que com essa derrota ficasse a um pequeno passo da eliminação na Liga Europa...
  • Imaginem se o FC Porto ganhasse em Arouca ao minuto 90 e que minutos antes Martins Indi se deitasse literalmente sobre o avançado arouquense, derrubando-o e impedindo-o de prosseguir o lance...
  • Imaginem se o FC Porto ganhasse ao Estoril no Dragão com um penaltie assinalado no seguimento de um fora-de-jogo não assinalado ao jogador Portista...
Todos vocês sabem muito bem o que aconteceria, as primeiras páginas, o histerismo criado, a revolta dos paineleiros de serviço em tudo o que é canal de tv. Continuo a registar que à 10ª jornada do campeonato o FC Porto ainda não beneficiou de nenhuma grande penalidade a favor, nem beneficiou ainda de nenhum lance de arbitragem que o beneficiasse. Espero ansiosamente que esse dia chegue porque pela primeira vez este ano veremos a capa de um jornal desportivo com o seguinte título em letras garrafais: “FC Porto ganha com ajuda do árbitro!!”.

O objetivo deste post não é armar-me em vítima, nem em “calimero coitadinho”, apenas refletir sobre várias coisas que têm acontecido no futebol português nas últimas semanas perante muita passividade (e branqueamento!) da comunicação social, comissões disciplinares da Liga, da FPF, Ministério Publico, etc, etc. E sobretudo interessa refletir sobre a atitude do nosso clube em relação a tudo isso. Entra pelos olhos adentro que este ano, tal como aconteceu na época passada, sempre que o FC Porto jogar mal, errar ou estiver menos bem perde pontos seja onde for, por seu lado quando os outros estiverem menos bem, poderá sempre aparecer um golo aos 96 minutos, um penaltie perdoado aos 85 minutos ou um golo através de fora-de-jogo para desbloquear o resultado. Já foi assim no ano passado, será assim também este ano. Estou a falar de factos, não de opiniões subjetivas.

E nós FC Porto, como reagimos perante tudo isso?

Em minha opinião, estamos a reagir de forma demasiado leve perante tudo o que se está a passar nos últimos tempos, ainda para mais depois do que se passou o ano passado, nomeadamente, muitos erros de arbitragem a beneficiar uma só equipa que apenas se limitou a gerir depois a vantagem na liderança após tantos “erros humanos sempre no mesmo sentido”. Urge rapidamente uma reflexão no universo Portista: será justo continuarmos TODOS a esperar que seja Pinto da Costa a lutar sozinho contra tudo e contra todos? Depois de 30 anos em que o FC Porto fez o que quis desportivamente dos rivais de lisboa, reduziu a cinzas a concorrência interna e ganhou MUITO internacionalmente com GRANDE responsabilidade de Pinto da Costa, será justo ser ele o único a carregar a responsabilidade de lutar contra as filhas da putice diárias que se fazem contra o clube, tal como sempre aconteceu? Atenção que não tenho nenhuma resposta definitiva, apenas pretendo despoletar uma reflexão sobre isso, porque de facto parece-me algo muito importante no presente e no futuro a curto, médio e longo prazo.

Sempre ouvi dizer algo que considero muito importante entre Portistas com mais idade do que eu: ao longo de décadas fomos uns gajos porreiros, um clube simpático que ganhava uma taça de Portugal em cada 10 anos e um campeonato em cada 20, sendo quase sempre eliminados na 1ª ou 2ª eliminatória das competições europeias que disputávamos. Éramos digamos assim uns porreiraços que não chateavam nada nem ninguém, estávamos esquecidos e bem distantes lá na longínqua cidade do Porto, a muitos quilómetros de distância da capital de todas as virtudes políticas e desportivas. Foi exatamente a partir do momento em que os rivais nos começaram a odiar, insultando-nos diariamente, acusando-nos de tudo e mais alguma coisa que as coisas começaram a mudar até atingir as dimensões que todos nós conhecemos e vivemos até há bem pouco tempo.

Mais do que perceber se a tática utilizada é a A ou B, se o Imbula joga mais que o Ruben Neves ou se o duplo-pivot é melhor que jogar com apenas um trinco, tenho cada vez mais a sensação que este campeonato se vai decidir numa vertente em que o FC Porto sempre se distinguiu de todos os outros: na capacidade de combate, dentro e fora do campo! Sem perceber isso, não vale de muito ter orçamentos de 80, 90 ou 100 milhões de €, adquirir jogadores de 20M€ ou atingir recordes de receitas na venda de jogadores.

Em minha opinião, há 2 anos que o FC Porto perdeu parte significativa da sua identidade guerreira e lutadora. Dormimos (clube, entenda-se!) demasiado nos últimos 2 anos e de uma coisa estou certo se continuarmos acabrunhados, calados e resignados daremos por nós este ano e já estaremos a uma distância quase irrecuperável para a liderança. E sim, temos um excelente plantel e um treinador que já provou frente a Chelseas, Bayern Muniques e várias equipas de CL muito superiores a qualquer “equipa da treta” do campeonato português que não é seguramente um treinador tão fraco como alguns querem fazer crer. Bons jogadores e um treinador com ideias não é suficiente. Temos de ser o FC Porto que todos nós conhecemos e identificamos como o FC Porto lutador e guerreiro que incutiu uma imagem de marca inigualável no futebol português.

PS - No seguimento de tudo o que escrevi acho que todos os jogadores e treinadores do FC Porto que entrassem no clube deveriam ser obrigados, logo no 1º dia, a ver o vídeo da final da taça de Portugal de 1993/1994, onde João Pinto ergueu a taça por entre cuspidelas, garrafas de água e pedras. Esse grande vídeo exprime para mim na perfeição a génese do que é ser Porto, mais do qualquer frase de guerra numa qualquer rede social. Ser Porto é verdadeiramente o que aqueles guerreiros fizeram naquele dia em Oeiras. Um exemplo que deveria ser sempre seguido!

7 comentários:

  1. Existe maneira de ver esse mítico jogo da taça?

    ResponderEliminar
  2. https://www.youtube.com/watch?v=j5N2u3P9L7A

    https://www.youtube.com/watch?v=5vdNPZql18M

    ResponderEliminar
  3. "Um bonito espetáculo na capital do império"

    PdC


    "Chovem pedregulhos sobre os jogadores do FC Porto!"

    Jornalista da rtp

    ResponderEliminar
  4. Como se tem visto recentemente, Alvalade pode ser o antro da parolice nacional, mas a verdade é que a estratégia de ataque tem sido eficiente. De um momento para o outro, os árbitros começaram a pensar 2 vezes quando é para beneficiar mouros, e a deixar de pensar tanto nas benesses aos lagartos.
    Queira-se, quer não, árbitros são seres humanos (a maioria), e o barulho pesa-lhes nas decisões.

    Nesta época, ao contrário da passada, ainda temos ouvido umas bicadas esporádicas do Presidente, e algum combate pelo brejeiro Dragões Diário, no que às nomeações do Vitor Pereira diz respeito. Mas com factos tão graves, como as ofertas do benfica, e os depósitos do Paulo Pereira Cristóvão, devíamos pressionar o Ministério Público, nem que fosse necessário recorrer a queixas em tribunal, para haver investigação.

    E para quem anda desatento, na semana passada viu-se mais uma tentativa desesperada do Correio da Manhã, em colar o FCP a ofertas a árbitros, facilmente contra-argumentada, mas um sério aviso de que não podemos andar a dormir.

    Como o RCBC diz, e bem, sermos bons rapazes e um clube simpático é meio caminho para ganharmos uma taça e um campeonato de vez em quando. Como portista, estou-me lixando para a simpatia. Quero é que nos TEMAM!

    Cumprimentos Portistas,

    Hugo

    ResponderEliminar
  5. Luis Gonçalves Vieira10 novembro, 2015

    Enquanto o victor pereira for o "boss" da arbitragem, de nada vale
    lutar pelo título. Mais tarde ou mais cedo somos "mamados".
    A procissão já saíu pela "porta 18" com passagem pela 2. circular
    com destino ao Marquês. As "predinhas" dos lampiões e os "brados"
    do calimero, não vão permitir que os aficionados de Vímara Peres
    ganhem a batalha decisiva. Os mouros andam à solta e a espreitar,
    logo ali, à esquina...

    ResponderEliminar
  6. Sendo que estes casos chegaram a um ponto de ebulição.
    Questionar como é que agora as coisas estão muito calmas, é de facto uma pergunta de 1M de euros.
    Eu gostava de saber o que é lá para sul eles tomam para não conseguirem resolver este tipo de casos.

    Quanto a nossa posição, o caro RCBC tem razão de que não é só o Presidente que tem que levar com as balas todas.
    Tem que se por os nossos jogadores a prova, para sentirem o que se tem de ser para se ser jogador deste Clube.
    Aos adeptos cabe as gerações mais antigas ensinarem o que este Clube sofreu durante décadas.

    Ps: Na reportagem do Maxi para a revista Dragões, ouviu-se o João Pinto a dizer frases que muitos Portistas novos deviam ouvir. Incluindo eu.

    ResponderEliminar
  7. O que eu não entendo é como é possível os pasquins, cm tv etc ainda entram nas nossas instalações, sinceramente não entendo???
    Bom, se fosse connosco o carlinhos de paredes todos os dias faria uma peça sobre isto, as outras teleivsões idem e os pasquins e cm era capas todos os dias e não descansariam enquanto não estivessemos nos ditritais que é onde os vermelhos deviam estar e perderem o título da época passada, mas no nosso País de gente sem escrúpulos e sem honestidade intlectual, sem valores vale tudo, vejam os que se passa na política, na justiça e em por todo o lado, País de merda o nosso.

    ResponderEliminar