03 novembro, 2015

Manto Azul e Branco - 1984-1985 - Campeão com “Adidas” e “Revigrés”!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Em 1984-85 é estreado novo equipamento que, na sua forma global, vigorará até 1990-91. O equipamento em análise foi usado, com as suas especificidades (incluindo a malha), na época 1984-85 e na primeira metade da de 1985-86.
A camisola tem muitas semelhanças à da época 1983-84 mas o símbolo “Adidas” comporta letras por baixo. Três listas, nas mangas, até ao colarinho. Final do cano da manga sem debruado. “reviGrés” com letras minúsculas e o “G” maiúsculo. Não houve, desta feita, mais que um “lettering” e vários estilos de letras.
Calções curtos com cor azul do tom do da camisola; riscas laterais brancas na vertical e símbolo da marca alemã na perna esquerda com letras “Adidas”. Meias com 3 listas azuis no topo.

Campeões 1984-85 a três jornadas do final do Campeonato! Equipa que jogou com o Belenenses, nas Antas.
Em cima, da esquerda para a direita: Eurico Gomes, Lima Pereira, Inácio, Vermelhinho, João Pinto e Zé Beto; em baixo: Frasco, Fernando Gomes, Jaime Magalhães, Eduardo Luís e Futre.

Os emblemas: durante a época 1984-85 foram utilizados, nas camisolas do FC Porto, pelo menos 3 emblemas. O mais usado: o primeiro na imagem.

Fernando Mendes Soares Gomes (n. Porto, 22 Nov.1956) notabilizou-se como um dos melhores "pontas de lança" de sempre do futebol português ao serviço do FC Porto. Rapidamente assumiu a aura de menino-prodígio e com apenas 17 anos estreou-se em jogos oficiais na equipa principal. Com intuição rara para o golo, Gomes era um avançado fantástico, excelente no jogo de cabeça; movimentava-se muito bem na área e fazia jogo com os companheiros mais atrasados; com instinto extraordinário pelo golo, era dotado de uma finta curta deveras eficaz, de velocidade rara em jogadores da sua posição, de poder de antecipação e de um sentido posicional invulgar. Líder natural dentro e fora do campo, havia de estar ligado a grande parte dos feitos do clube nos 14 anos em que ali permaneceu. Chamou a si uma boa parte da tarefa de relançar a nível nacional e internacional um clube sedento de vitórias.
Marcou 318 golos no campeonato português, 288 dos quais pelo FC Porto, sendo o maior goleador de sempre. Ganhou 6 vezes a "Bola de Prata" e foi por 2 vezes o melhor marcador europeu, "Bota de Ouro" (1982-83 e 1984-85), pelo que é conhecido como o "Bibota de Ouro".
Fernando Gomes, uma das mais populares figuras de sempre do clube, prestigiado a nível nacional e internacional, um símbolo para os adeptos portistas, um ídolo, uma glória do FC Porto!
[In “História do FC Porto, Dragões de Azul Forte” – Fernando Moreira – Em blogue “Bibó Porto, carago!” (trecho da biografia a publicar brevemente)]

"Bibota de Ouro" – Fernando Gomes, pela segunda vez o melhor marcador europeu (39 golos em 1984-85), exibindo o troféu, em Paris.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa, fotos e textos



Desde 7 Julho 2011 divulga-se “MANTO AZUL-E-BRANCO” em que, através de ilustrações exclusivas, são revelados todos os uniformes do FC Porto ao longo da sua existência. A totalidade dos post publicados fica reunida neste índice que proporciona seleção fácil e acesso célere; OU

CLIQUE no banner localizado na parte superior direita do blogue e identificado com “MANTO AZUL-E-BRANCO”; o ÍNDICE abre; CLIQUE na hiperligação que escolher e ei-lo no POST pretendido.

6 comentários:



  1. sem qualquer desprimor para a nossa História, para mim, este é "O" equipamento.
    bem sei que coincide com o meu "nascimento" para o Futebol (pertenço à colheita de '75), mas é mesmo muito, muito lindo.

    ps:
    muito obrigado!, Rui, pela partilha desta soberba rubrica!

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  2. Também concordo. E apetece questionar: - Para quando, senhores responsáveis do F C Porto, a reposição oficial desta camisola histórica do F C Porto?!
    Armando Pinto
    Memória Portista

    ResponderEliminar
  3. OUTRO que também adora esta camisola de 84/85 :)

    Um abraço ao Rui e outro ao Fernando Moreira!

    ResponderEliminar
  4. Nesta década ainda não era nascido.
    Digo que este equipamento faz apaixonar qualquer Portista.
    São daqueles equipamento que nos fazem imponentes.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Tive a felicidade de encontrar este equipamento.
    Considero um dos equipamento mais bonitos de sempre do clube mas o de Viena e o de Tóquio são as minhas jóias da coroa.

    O Revigrés quase faz parte do equipamento mas a camisola sem sponsors é tão bonita!

    Apenas dizer que discordo que a camisola tenha semelhanças com a de 1983-84. Não são a mesma malha,« e o símbolo da adidas é diferente em ambas as camisolas.

    Têm emblemas em comum? Sim, têm. Um.

    Mas as camisolas, repito, são diferentes e feitas de malha completamente distintas.

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo “4Lusos”:
    Obrigado pelo teu comentário. Quando me refiro a “semelhanças”, são-no no que toca ao aspecto visual. Eu soube, sim, graças a ti, que a malha é diferente e inovadora. Vejamos o que referi no texto:
    1) “O equipamento em análise foi usado, com as suas especificidades (incluindo a malha),…”:
    2) “A camisola tem muitas semelhanças à da época 1983-84 mas o símbolo “Adidas” comporta letras por baixo.”
    Amigo, aproveito, mais uma vez, para te agradecer publicamente as informações relevantes e a ajuda inestimável que nos tens dado nesta fase particularmente complicada da história dos equipamentos do nosso amado Clube. Estamos muito gratos.
    Abraço AZUL MUITO FORTE!

    ResponderEliminar