17 novembro, 2015

Manto Azul e Branco - 1984-1985 - Alternativo azul a lembrar Basileia.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Equipamento alternativo “Adidas” usado exclusivamente na época 1984/85. Camisola em azul liso, ostentando a publicidade “Revigrés”, com um largo colarinho em “V” debruado a branco e “imensa” gola também branca. Mangas expondo uma ampla faixa branca com 2 finas riscas azul-escuro. Logótipo “Adidas” desprovido de letras.
Calções estampados, sem logótipo da marca de equipamentos, em tom azul mais escuro que a camisola e com três riscas laterais brancas na vertical.
Meias brancas com 3 listas azuis no topo.

Uma equipa da época 1984-1985 envergando o equipamento alternativo azul. Em cima, da esquerda para a direita: Eurico, Lima Pereira, Inácio, João Pinto e Zé Beto; em baixo: Frasco, Fernando Gomes, André, Jaime Magalhães, Eduardo Luís e Futre.

Futre, considerado um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos, era dotado de um pé esquerdo fabuloso, rapidez de execução e drible fácil e curto. Protagonizou, como jogador Portista, exibições de grande nível nas competições nacionais e europeias. Futre encantou as Antas, Portugal e a Europa! No fim da gloriosa época de 1986-87 no FC Porto, com 21 anos transferiu-se para o Atlético de Madrid, naquela que foi até então a maior transferência do futebol nacional.

Eurico, foi campeão nacional nos "três grandes" (feito único) e o FC Porto o derradeiro clube em que jogou ao mais alto nível, antes de se lesionar com gravidade num jogo frente ao Benfica. Modelo de disciplina e rigor táctico foi, quando jogador Portista, considerado o melhor central da Europa pelo jornal italiano "La Republica". O poder de impulsão e colocação faziam dele um excelente defesa-central de marcação.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa, fotos e textos



Desde 7 Julho 2011 divulga-se “MANTO AZUL-E-BRANCO” em que, através de ilustrações exclusivas, são revelados todos os uniformes do FC Porto ao longo da sua existência. A totalidade dos post publicados fica reunida neste índice que proporciona seleção fácil e acesso célere; OU

CLIQUE no banner localizado na parte superior direita do blogue e identificado com “MANTO AZUL-E-BRANCO”; o ÍNDICE abre; CLIQUE na hiperligação que escolher e ei-lo no POST pretendido.

1 comentário:

  1. Com tantos e tantos tons de azul.. jamais irei perdoar a ofensa do equipamento alternativo deste ano. Falta de bom senso, de gosto..

    ResponderEliminar