20 outubro, 2016

AZUL E BRANCO EM VIAS DE EXTINÇÃO.


“O céu é azul e tem nuvens brancas, é da cor do clube do estádio das Antas. O azul e branco, minha cor preferida, é a cor do Porto é a minha vida!”
Crescemos todos, sem exceção, a ter o azul e branco como marca de identidade do nosso clube. Aquela conjugação de cores, a entrar no relvado aos domingos à tarde sempre foi um momento mítico para todos quantos amam e sofrem pela instituição fundada por António Nicolau d' Almeida. Tudo o que fugisse a estes tons, não eram associados ao nosso Porto. Tudo o que não fosse azul e branco, não era nosso!

Os tempos evoluíram, a indústria do futebol evoluiu, os resultados financeiros como bem sabemos passaram a ter uma maior importância, a visão mercantilista do desporto apoderou-se dos clubes.
Tudo isto arrasta consigo a perda de identidade e de valores intrínsecos ao próprio clube, e faz-nos perceber que os donos disto tudo não são os sócios, os que verdadeira e desinteressadamente amam o seu clube, mas sim o poder económico.

No nosso caso, e é esse que nos interessa, cabe a cada um de nós lutar pela manutenção das nossas próprias raízes, das nossas próprias características distintivas, da nossa própria identidade. E se há coisa que nos marca a todos, julgo eu que são as nossas cores: o azul e branco!

Não quero entrar aqui em grandes divagações. Quero ser conciso e direto.
Percebo a importância do Marketing e do Branding, e inerentemente os interesses comerciais e/ou financeiros associados.
Não perceberei nunca que, em 13 jogos oficiais, apenas tenhamos jogado em 7 ocasiões de azul e branco! É pouco mais de metade das vezes... são quase tantas as vezes que jogamos de azul e branco como aquelas em que jogamos de amarelo!!!
E é isto que eu já não posso entender e jamais aceitar...

Não me interessa quem são os responsáveis ou quem se quer desresponsabilizar do tema.
Pouco me importa se a Liga propôs, indicou ou influenciou o que quer que fosse.
Basta ir ver o histórico de confronto com as equipas contra quem vestimos de Amarelo, para perceber que noutras ocasiões vestimos de azul e branco... a não ser que agora estejam todos preocupados que possamos ser daltónicos.

Isto pode parecer uma bacoquice, uma lamechice ou até mesmo uma parolice.
Mas não, é uma questão de cultura... cultura que existiu e está a desvanecer-se!
Não podemos depois ficar surpreendidos por ir ver os sub-17 e ver o Leandro Campos de chuteiras vermelhas (como é possível isto acontecer até na formação????) ou, um jogador de andebol, formado na casa, jogar de sapatilhas dessa mesma cor.
Pergunto: de quem é a culpa? Dos atletas que demonstram falta de respeito para com a instituição e associados, que demonstram falta de identificação com os valores do clube e sua cultura, ou culpa de quem manda por aparentemente negligenciarem temas tão simples mas tão castradores da nossa identidade?

Hoje e sempre, Contra o Futebol Moderno.
Hoje e sempre, defensor das Velhas Maneiras.
Hoje e sempre, defensor do Porto Bairrista e de identidade Tripeira!


Até sábado, no sítio do costume!

15 comentários:

  1. Completamente de acordo.. as nossas cores são o azul e branco. Fico danado quando vejo outra cor no corpo dos atletas. Não me convenço ainda ver a equipa de amarelo em Alvalade. Dá vontade de dizer "mas que é esta m... ;".
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  2. Bom dia meu caro "NORTE".

    É que não podia estar mais de acordo com o que diz!!! Ainda esta semana antes de se iniciar o jogo com os belgas, escrevi aqui num comentário essa situação.
    Que se lixem lá os direitos comerciais disto ou daquilo.
    Sempre que comprei camisolas do Porto foram azuis a brancas, por muito que tivessem lá na loja, laranjas, pretas, amarelas ou o que for... Azul e branco são a cores do meu clube e ponto.

    Qualquer dia só falta que os iluminados do marketing ou quem manda nessa porra no ponha a jogar de vermelho!!!
    Parece que já vale tudo!

    Por exemplo com o Sporting jogamos de amarelo porque raio??? Tantos confrontos entre as duas equipas me lembro de ver e sempre com os equipamentos normais, agora tem necessidade de mudar???

    Mas como diz e bem, isto é a nossa cultura!

    Saudações azuis e brancas
    CVP

    ResponderEliminar
  3. Não concordo em absoluto. Já não estamos no séc XX mas sim no XXI!!

    ResponderEliminar
  4. Caro Sr Fernando Pinto, como estamos no Séc 21, porque não na próxima assembleia geral propor-mos um equipamento às bolinhas azuis e laranjas?

    Totalmente de acordo com este post

    ResponderEliminar
  5. Caro Norte. Os tempos estão a mudar. Ou nos adaptamos ou morremos.
    Veja a minha crónica no Mística Azul e Branca.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Ainda há-de chegar o dia em que jogaremos de vermelho. Tudo em nome deste miserável capitalismo libertino, selvagem e robotizado!!!
    Já não somos sócios, somos clientes de um determinado produto!

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente. O FC Porto é algo especial, e não só um produto para os que se habituaram às vitórias. Quem sofreu 9 anos de espera, sem quase nada vitorioso futebolísticamente, sabe o que é ser Porto. Claro que aos antigos adeptos do tempo do anttigo campo da Constituição custou adaptarem-se ao estádio das Antas e ultimanete não se sente tamtp a mística no estádio do Dragão, mas não é só isso, é os adeptos gostarem a valer ou porque foi moda... E um clube tem de ter seus símbolos verdadeiros e perenes e não produtos de moda. Como exemplo, repare-se na história pátria de inícios do século XX: O que se passou com a mudança de bandeira portuguesa da Monarquia para a República mexeu com as pessoas e viu-se isso em como a 1ª República foi infeliz. Tem que haver mística, se formos só em modernismos tudo será passageiro!

    Armando Pinto
    Memória Portista

    ResponderEliminar
  8. Caro Norte,

    Dou-lhe toda a razão na sua argumentação. Há algo que mexe connosco quando vemos a equipa a entrar em campo de azul e branco vestida, sentimento esse que não é o mesmo quando a escolha são outras cores.

    Contudo há um nome para o que está a acontecer. Chama-se evolução. Infelizmente, nem sempre a evolução é constituída pelas coisas que mais gostamos ou sequer positivas.

    Não podemos estar a arrancar cabelos porque apresentamos resultados de 58 milhões negativos, e darmo-nos ao luxo de deitar dinheiro de patrocínios ao lixo. E ainda não chegamos ao ponto de transformar o Estádio do Dragão no Estádio Google, Samsung ou Huawei, mas esse dia é bem provável que venha a acontecer.

    Penso que grande parte dos adeptos ainda não entendeu que os clubes deixaram de ser organizações associativas sem fins lucrativos para se tornarem empresas que atuam num mercado competitivo. Por isso temos a distinção entre Futebol Clube do Porto - clube e a Futebol Clube do Porto SAD. Tecnicamente, são duas entidades diferentes. No belo momento em que houver uma desblindagem de estatutos que permita a venda da maioria de acções que o Porto clube detém na SAD, a nossa equipa de futebol pode vir a ser comprada por um sultão qualquer do oriente, que goste de camisas azuis com bolinhas rosas. Nesse momento, acredite o Norte que vai ser muito pior do que jogar de amarelo, preto ou castanho. Faço votos que nunca venha a acontecer.

    ResponderEliminar
  9. Perdoem-me a expressão mas "bardamerda para o modernismo e $adismo".

    O Futebol Clube do Porto é azul e branco.
    Ponto final.

    ResponderEliminar
  10. Meus amigos lembro me tao bem de grandes vitórias sem o manto azul e branco vestido.O que interessa é o símbolo, nao é a cor do equipamento. Fosse esse o maior problema do nosso clube. Abraço azul e branco

    ResponderEliminar
  11. Estou de acordo com o texto.
    Afinal o Azul e Branco é o que nos identifica.
    É algo que as pessoas notam e dizem, que irá entrar o FC Porto em campo.

    E modernismo é palavra que não cabe em FC Porto, mas sim evolução.
    Evoluir no factor de desenvolvimento de treino à evolução do atletas, evolução na ligação Adeptos-Clube sem hastags nem nada dessas tretas.
    Mas também evoluir desde o ponto da nossa Identidade.
    Tudo o que for economia deve vir depois, assim que o que em cima deva ser respeitado, e claro que se tenha sucesso.

    Não podemos levar o Clube num caminho em que depois se venham a fazer as piores decisões.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  12. Desculpa grande Norte, completamente em desacordo ! Tanta coisa importante e vamos olhar para a cor das chuteiras ? O gajo jogou bem? ou borrou o manto sagrado e a si próprio ? isso é que interessa...
    No tempo do João Pinto havia chuteiras de cor ? Claro que não; eram pretas e ele jogou sempre com as pretas. Já agora deveria ter jogado com graxa azul por cima... Home essa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Artur Matias22 outubro, 2016

      Tb detesto ver os nossos de chuteiras vermelhas. Estou 100 p cento de acordo com o azul e branco. Quem defende esta modernice do amarelo, laranja, castanho coco, etc, pense bem. Bastava comprar menos um barrete de 6 milhoes por ano que nao precisavamos de ter de abrir as pernas a nada disto. Alias, é raro ver alguem a comprar outra cor que nao azul e branco.

      Eliminar
  13. Desde que transportem o simbolo sagrado ao peito (quem conhecer que conheça, quem não conhece, não sabe qual o melhor clube do mundo) pouco me importam as cores das camisolas. Queria era treinadores competentes e futebol à F. C. do Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Artur Matias22 outubro, 2016

      E a cor do simbolo, tb é indiferente? Este ano mudou.

      Eliminar