01 outubro, 2016

A NOITE DO DJ.


NACIONAL-FC PORTO, 0-4

Quem ler este título, sem deduzir do que se fala neste blogue, julgará que estarei a escrever sobre algum DJ de alguma discoteca ou bar onde se passa música. Ou então de alguma “rave” famosa.

Nada disso. Esta noite na Choupana, o FC Porto cumpriu a 7ª Jornada da Liga NOS frente ao Nacional. Entrou praticamente com o onze que terminou os últimos 20 minutos do jogo em Leicester, minutos esses onde resolveu jogar futebol.


Adoptando um 4x1x3x2, desdobrando-se em 4x3x3, Os Dragões resolveram um jogo que se previa difícil. Os portistas realizaram, a par do jogo em Roma, a melhor exibição da época, onde se destacou claramente um jogador de 19 anos de nome Diogo Jota.

O avançado emprestado pelo Atlético de Madrid abriu o livro e deu os murros na mesa que eram necessários para acordar uma equipa que tem andado amorfa e sem ideias. Diogo, o DJ, jogou na frente de ataque com André Silva e cedo se percebeu que iria dar bastante trabalho aos insulares. Pressionante e sempre em movimento, o jovem jogador fez um “hat-trick”.

Apesar do Nacional estar bastante desfalcado de 6 unidades, não diminui a boa réplica dada pelos Dragões. Importa aqui realçar a postura e a mensagem que a equipa se predispôs a dar, mostrando ter vontade e crer em seguir pelo caminho que todos pretendemos. Será que vamos dar continuidade ao bom jogo mostrado em campo na Choupana nos próximos jogos? Ou será que vamos voltar aos jogos mais recentes? Prefiro esperar para ver.


Aos 10 minutos, Diogo J. tabelou com Herrera, escapou-se para a área e, já em desequilíbrio, com o pé esquerdo atirou para o fundo das malhas. O FC Porto manteve a toada e Diogo J. continuava a dar bastante trabalho à defesa nacionalista. Mas também André Silva teve a sua oportunidade, desperdiçando o 2-0 de uma forma clamorosa.

Diogo J., antes de bisar na partida, teve outra oportunidade para ampliar o “score” mas o golo só surgiu aos 37 minutos quando Diogo J. surgiu na cara do guardião contrário. Isolado por André Silva, Diogo J., perante a saída do guarda-redes, picou a bola e obteve um golo de classe. Mas antes do intervalo, o jovem avançado portista faz um “hat-trick” de cabeça e resolve a partida. Era claramente a noite de DJ.

O Nacional pouco incomodou Iker Casillas. Com alguns remates de meia distância, o guardião espanhol limitou-se a seguir com os olhos.


Regressados do intervalo, o FC Porto manteve a bitola relativamente alta. Apesar de já sem a intensidade da 1ª parte, o FC Porto chegou ao 4º golo ainda antes da hora de jogo cumprida. Numa bela jogada conduzida por Óliver Torres, Otávio surgiu na esquerda e cruzou de primeira para André Silva fazer o seu 5º golo na Liga NOS.

A partir daqui o Nacional deu-se completamente por vencido. O FC Porto foi gerindo o jogo e o resultado, tendo desperdiçado duas ou três oportunidades, nomeadamente por Herrera e André Silva e, ainda, com uma bola de Layún enviada à trave do Nacional na cobrança de um livre.

Terminada a 7ª Jornada, a Liga NOS vai para por 3 semanas para compromissos das selecções nacionais e para a realização da 3ª eliminatória da Taça de Portugal. A Liga NOS regressará no fim do mês depois dos jogos do FC Porto com o Gafanha para a Taça de Portugal e em Brugges para a Champions League.




DECLARAÇÕES

Nuno: “Fizemos um bom jogo e conseguimos uma boa vitória”

Após a goleada no terreno do Nacional (4-0)​, no jogo da sétima jornada da Liga NOS, Nuno Espírito Santo era um treinador muito satisfeito com o rendimento da sua equipa e dos seus jogadores. Na partida que marcou o regresso aos triunfos dos Dragões fora de casa, o técnico garantiu que a equipa soube interpretar na perfeição a ideia que trabalhou para o encontro e que esse acabou por ser o fator chave para a boa vitória. O objetivo, admitiu, é dar continuidade a este nível exibicional.

O segredo para a vitória
“Foi um bom jogo e uma boa vitória no campeonato, que é a nossa prioridade. Sabíamos das dificuldades de jogar na Choupana. A interpretação da ideia de jogo foi importante desde o primeiro ao último minuto e por isso os jogadores estão de parabéns. O segredo foi manter essa ideia ao longo dos 90 minutos. Um dos desafios que tínhamos era prolongá-la no tempo e sustentar durante todo o jogo a ideia de uma equipa controladora, dominadora e agressiva…e com finalização. É esta a nossa forma de jogar e hoje os jogadores conseguiram potenciar essa mesma ideia.”

A consistência durante os 90 minutos
“É isso que pretendemos [ser consistentes]. É isso que queremos que seja uma constante no nosso jogo. Uma ideia de jogo implementada e utilizada durante todo o tempo. Uma ideia que, independentemente do resultado, se mantenha, pois é a melhor maneira de uma equipa crescer. Este é o caminho a seguir para que estes resultados se repitam mais vezes”

Exibição do Diogo Jota
“O Diogo chegou tarde. Chegou já com o campeonato a decorrer. Foi adquirindo os nossos processos, as nossas dinâmicas. Teve a sua oportunidade hoje e fez um bom jogo.”

A importância da vitória
“O importante era que a nossa produção fosse igual tanto no Dragão como fora. Hoje foi e temos que nos manter assim.”

A pausa no campeonato
“Foi importante termos conseguido os três pontos. Temos 16 e há ainda um longo caminho por percorrer.”



RESUMO DO JOGO

5 comentários:

  1. Bom jogo do FCP, excelente estreia a titular de DJ! Agora... "esperar para ver".
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. É engraçado! Eu comento quase sempre. Mas há quem comente apenas quando o FCP perde! É estranho.

    ResponderEliminar
  3. Já quase que nem me lembrava de ver o VERDADEIRO FC PORTO a sufocar um adversário, ainda para mais num campo tradicionalmente difícil para nós. Basta lembrar que há 2 épocas meio campeonato perdeu-se na Choupana (a outra metade no Restelo...), e na época passada foi uma vitória repartida por 2 dias, com ajudas dos santinhos e até da equipa de arbitragem (!!).
    Assim sim! Grande jogo.

    Neste contexto, a interrupção do campeonato para compromissos das selecções e taça não vem nada a calhar, pois significa que esta equipa estará quase 3 semanas sem jogar junta (partindo do princípio de uma equipa muito alternativa no jogo com o Gafanha), o que poderá levar a algum decréscimo dos picos de motivação agora adquiridos. Caberá a NES manter o espírito e ambição que vimos na Madeira.

    ResponderEliminar
  4. Só me apetece dizer:

    Enfim!!! Obrigado Porto!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  5. JOGO: Ao contrário do jogo com o Leicester em que me irritei profundamente a ver o futebol, este já deu gozo de ver. Será que está tudo na diferença entre os adversários ou também naquilo que foi a atitude, empenho e vontade dos nossos jogadores???

    JOGADORES: Parece que desta vez começamos mesmo o jogo com 11 e nenhum jogador se "esqueceu" que estava dentro das 4 linhas e tudo! Incluindo até o Herrera que na Madeira, se lembrou que estava a jogar no Porto e não tinha sido transferido para Itália, acabando ele mesmo por fazer um jogo interessante. Diogo Jota foi brilhante e merece mais oportunidades pois tem sido bastante esforçado, já em jogos anteriores quando entrou mexeu com a equipa. Em contraponto acho que o Otávio estava a precisar de um joguito a entrar desde o banco... Para despertar um bocadinho mais!!! O resto da malta cumpriu e o André fez bem o seu trabalho com o destaque para mais um golinho!!!

    NES: Esse que fica com mais algum tempo para estudar os próximos adversários, pois sinceramente acho que aqui continua a falhar algum trabalho. A melhorar NES!!! Se estiver sempre tão bem no planeamento como nas conferências de imprensa isso é goleada certa! Só não quero é que ele por vezes me relembre um treinador que andou ali pelas bandas de Carnide que era um qualquer coisas das flores que a falar para a comunicação social ainda o jogo não tinha começado e ele já estava a ganhar por 3-0.!!

    SAD: O mesmo que tenho dito anteriormente! Com vitórias ou com derrotas a minha opinião continua a ser a mesma! Reina a incompetência por lá, mas nem vou bater mais porque senão ainda pensam que ando a fazer campanha contra o Pintinho e esse merece todo o respeito do mundo!

    Deste jogo reta destacar que saímos para um período de seleções com a moral mais alta, felizmente! É um bom tônico para que a rapaziada treine com afinco e ouça o treinador.

    ResponderEliminar