30 outubro, 2017

9 EM 10… LIMPINHAS, LIMPINHAS, LIMPINHAS!


É muito simples e fácil de explicar: neste momento, decorrido que está praticamente 1/3 do campeonato, o FC Porto venceu 9 em 10 jogos, sem qualquer tipo de polémica, sem nenhuma “ajuda arbitral” e sem nenhum problema relacionado com o VAR. 9 vitórias por isso imaculadas, sem qualquer ponta de polémica, para além do único empate ter sido obtido em Alvalade, num jogo que o FC Porto foi superior em grande parte do jogo e justificou um resultado bem melhor do que aquele que obteve.

Mais, atualmente o FC Porto é, com larguíssima vantagem, a melhor equipa portuguesa, com melhor futebol, mais intensidade, mais competência, mais eficácia, melhor em todos os parâmetros que se possam analisar, seja o ponto de vista que for. Atenção, com isto não quero dizer que daqui para a frente tudo irá ser passeio, muito longe disso, a partir daqui tudo pode correr mal, mas aquilo a que neste momento assisto é a um FC Porto muito melhor que todos os outros adversários.

Olhando para a tabela classificativa e constatando os 2 pontos de vantagem para o 2º classificado e os 5 pontos de vantagem para o 3º, sinto também que, para aquilo que o FC Porto tem produzido, a forma afirmativa, clara e limpa com que se tem desembaraçado dos vários adversários, me sabe a muito pouco ter “apenas” 2 e 5 pontos de vantagem sobre os rivais diretos. Infelizmente, os nossos rivais, principalmente aquele que defende o título de campeão, só irão melhorar a partir de agora porque não é possível continuar a pobreza franciscana que tem ocorrido em vários jogos, e que mesmo assim apenas valeu uma derrota no bessa.

É verdade que ainda estamos apenas no final do primeiro terço de campeonato mas não se pode dizer, como nas primeiras jornadas ouvia de alguns “artistas anti-Portistas”, que o FC Porto ainda não foi fortemente testado e apenas teve jogos fáceis. Muito antes pelo contrário, nas 10 jornadas disputadas o FC Porto teve, em minha opinião, o calendário mais complicado de entre os 3 candidatos ao título senão vejamos: o FC Porto já teve 3 saídas teoricamente mais complicadas (Braga, Vila do Conde e Bessa) e um jogo na casa de um rival direto, o 2º classificado já teve 2 saídas teoricamente mais complicadas (Vila do Conde e Guimarães), enquanto o 3º já foi a Vila do Conde, Bessa e Madeira mas ainda nem sequer jogou frente a nenhum rival direto.

Sobre o jogo do Bessa, apenas dizer que o FC Porto demonstrou mais uma vez enormes virtudes para uma equipa que pretende ser campeão, nomeadamente maturidade e eficácia, dois ingredientes fundamentais quando se pretende conquistar algo. A forma compacta como a equipa aborda todos os jogos e a eficácia dos homens da frente tem sido excelente. Sejamos sinceros, poucos julgavam ser possível Marega estar a ter um papel fundamental na manobra da equipa, ou Brahimi estar transformado num jogador com muito mais espírito coletivo, muito menos individualista, ou mesmo Aboubakar estar a marcar golos que se farta, melhorando aspetos técnicos e mentais a cada dia que passa. Claramente mérito de Sérgio Conceição.

Os próximos 3 jogos disputam-se no Dragão, onde o excelente momento da equipa tem que levar a um grande apoio dos Portistas para enfrentar 3 desafios para 3 competições diferentes, mas igualmente importantes. É fundamental não ter excessos de confiança, o perigo espreita a qualquer momento, muitas vezes quando menos se espera, o relaxamento tem sido dos maiores inimigos do FC Porto perdedor dos últimos 4 anos. Fundamental pelo menos pontuar frente ao Leipzig para manter aspirações ou de seguir em frente na Champions ou pelo menos manter na Liga Europa, e depois despachar Belenenses e Portimonense, mantendo vantagens no campeonato, e seguindo em frente numa taça que já não ganhamos há 6 anos e que deve ser, logo a seguir ao campeonato, a grande prioridade do FC Porto na presente época.

Nota final: Segui com o habitual interesse a gala do melhor clube português dos últimos 40 anos. Em termos de organização e mesmo na forma como foi transmitida, nada tenho a dizer de crítica negativa, mas o ponto que mais tenho de elogiar daquela noite foi a consagração do EXCELENTE trabalho de um homem que tem feito muito pelo FC Porto (daqui a uns tempos isto vai ficar ainda mais claro!), Francisco J. Marques. Há já alguns anos que ansiava pelo nível qualitativo da atual comunicação do FC Porto. Tarde é o que nunca chega...

PS: A tentativa ridícula e patética de alguns palermas, que até já foram jornalistas "isentos" imagine-se, em tentar encontrar focos de polémica no jogo do bessa é uma coisa tão triste, tão triste, que sinceramente o único sentimento que tenho para com esse tipo de atitudes é mesmo de imensa pena de quem tenta, desesperadamente, encontrar algo que não existe. Contrariamente às bárbaras agressões que temos visto da parte de alguns meninos ao longo dos últimos 4 anos...

0 comentários:

Enviar um comentário