31 outubro, 2017

HOMENS DE VERMELHO.


Entre os clássicos do cinema de ficção científica dos finais do Séc. XX, um teve particular sucesso pela sinergia própria da dupla de actores (Will Smith e Tommy Lee Jones), bem como pela temática bem humorada dos contactos com alienígenas. Foi ele, Men in Black (Os Homens de Negro).

Para quem (ainda) não teve oportunidade de ver o(s) filme(s), a base principal do enredo eram dois agentes especiais, que tinham a seu cargo resolver e "limpar" contactos com extraterrestres. Para todos aqueles humanos que inadvertidamente fossem testemunhas dos actos, existia uma canetinha para apagar todas as memórias do acontecimento.

Esta história hollywoodesca vem a propósito do que tem sido o (habitual?) posicionamento dos media a respeito dos jogos do slb. Desvalorizando, encobrindo ou apagando irregularidades atrás de irregularidades nos jogos dessa colectividade, com a "infeliz coincidência" do clube beneficiado pelas dúvidas ou certezas dos senhores do apito ou VAR, equipar sempre de camisola encarnada. Azares!

Como muitos (senão a maioria) de vós, a pachorra de ver jogos completos do slb é deveras diminuta. No entanto, como cronista que se preze, existe a obrigação mínima de, pelo menos, acompanhar as incidências dos jogos, bem como o resumo dos mesmos.

Seguindo esta linha de pensamento, e visionando o resumo "oficial" que se encontrava na net, o recente slb - Feirense, pareceu-me enquadrar-se em mais um dos jogos dos vermelhos desta época. Sem brilho nem glória, resolvido com mais um chouriço de ressaltos, sem que aparentemente mais nada houvesse a registar.

Por coincidência, passando por um blog da "concorrência", eis que deparo com um lance óbvio e mais do que evidente de (mais) uma penalidade sonegada em favor daquele agrupamento de carnide - AQUI.


Como se pode ver na foto e vídeo, Luisão entra "carinhosamente" de cotovelo em riste sobre o jogador do Feirense, isto sob as barbas do apitador de serviço. Para azar do Feirense, o árbitro estava de frente para a jogada, com os dois olhos abertos o que, como pudemos atestar no Moreirense - FCP para a Taça da Liga da passada temporada, é um ponto fraco do sr. Luís Godinho, excelsamente conhecido pela sua superior visão traseira.

Comparadas as duas penalidades da Vila das Aves e esta, só apetece mesmo dizer: No Comments!

Contudo, para quem segue o futebol nacional há várias décadas, isto de ver penalidades assinaladas a favor do slb quando os seus jogadores tropeçam em formigas, ou não vistas, quando os atacantes adversários são atropelados por touros, são peanners, como diria o outro. A novidade da situação, é que ao canal do regime, com a conivência dos restantes meios de comunicação social, Liga e FPF incluídas, foi-lhe dada carta branca para censurar e desvirtuar lances controversos contra si. O que (não) se viu neste jogo do Slb - Feirense, é que os eventuais casos contra a equipa da casa são abafados, propositadamente e conscientemente colocados fora do radar crítico dos não benfiquistas e, obviamente desvalorizados pelos próprios. Resumindo, verdadeiros fantasmas da realidade.

Incrivelmente, esta situação absurda a nível europeu, onde nem colossos futebolísticos e financeiros como Real Madrid, Man United ou Bayern têm permissão para transmitir os próprios jogos, vai continuar a ser uma banalidade em Portugal. Até quando?


Caro Sérgio, isso de seres casmurro tem resultado às mil maravilhas no campeonato. Nem o mais céptico e crítico do portistas ousará levantar um sussurro que seja contra a tua prestação.

Mas caramba, a Champions não é campeonato! É preciso lá colocar os melhores se queremos chegar a algum lado.

Amanhã não há dúvidas! Um resultado negativo e arrumamos malinhas.

Não há que inventar. Há que vencer!

Cumprimentos Portistas!

1 comentário: